É uma verdadeira dor de cabeça quando os amortecedores de carro começam a dar problema, não é mesmo? O veículo trepida nas oscilações e a traseira do automóvel balança, causando desconforto para os passageiros e dirigir torna-se até mesmo perigoso.

Você conhece este cenário e quer saber quando trocar o amortecedor de carro, como perceber que eles estão ruins, quais as principais causas ou o que fazer em casos de vazamento? Então, é só continuar a leitura deste guia que vamos te contar tudo! 

Os carros possuem 4 amortecedores — dois dianteiros e dois traseiros — que fazem parte da suspensão do automóvel. Quando essas peças começam a causar problemas, passam a tornar sua viagem menos segura e confortável

Por isso, pensando em todos que dirigem e querem cuidar do seu automóvel, o time de serviços mecânicos da TempoTem preparou um material com todas as informações sobre amortecedores de carro. Vamos lá? 

Como saber se o amortecedor está ruim?

Seu amortecedor está vazando? Pode ser a hora de trocá-lo!

O sistema de suspensão de um automóvel é composto por um conjunto de peças que são capazes de adequar a dissipação de energia existente entre o veículo e sua base, bem como mantê-lo fixo ao solo. 

As suspensões podem ser ativas (controladas eletronicamente), semiativas (contam com fluidos ferromagnéticos) e passivas (contam com o óleo hidráulico). As duas peças responsáveis por esse filtro mecânico são a mola e os amortecedores de carros. 

O amortecedor tem como principal função suavizar os impactos recebidos pelo automóvel, garantindo conforto e estabilidade ao dissipar as oscilações. Vale ressaltar que existem quatro partes que compõem os amortecedores de carro, sendo: 

  • Suporte;
  • Pistão;
  • Cilindro de reserva;
  • Válvula.

Esses componentes controlam e reduzem os movimentos causados pelas molas que são estendidas e comprimidas ao longo do caminho. 

Dessa forma, sem os amortecedores de carro, a mola oscilaria o tempo todo causando enorme desconforto e muitos estragos ao carro, principalmente quando for necessário dirigir em ruas com buracos, lombadas ou em estradas de terra.

Mas, como saber se o amortecedor está ruim e como saber quando trocar amortecedor, de fato? Bom, essa não é uma tarefa nada difícil de se identificar. 

Afinal, se as oscilações estão muito aparentes durante a frenagem, se você notou o amortecedor vazando ou se em uma curva têm-se a sensação de que o veículo desgarra da pista, esses podem ser sinais claros de que chegou a hora de trocar os amortecedores

Ou seja, é preciso ficar de olho e atento às pequenas mudanças do seu quatro rodas, para assim você conseguir identificar quando o problema começar.

Amortecedor vazando: quais os motivos e riscos?

Descubra os 3 principais motivos de vazamento no amortecedor!

Os amortecedores de carro são compostos por um cilindro cheio de óleo por onde um pistão com algumas aberturas percorre seu interior. Porém, por conta da resistência do óleo quando passa por essas aberturas, ele pode acabar sendo travado, dando origem aos vazamentos.

O vazamento desta peça pode causar um mau funcionamento no sistema de suspensão e acarretar em danos graves ao veículo, por isso, é fundamental estar alerta para fazer a troca de amortecedor do carro assim que notar qualquer contratempo.

Existem alguns motivos que levam o amortecedor a vazar, e abaixo listamos as principais: 

Pistão torcido

O pistão sobe e desce dentro do cilindro. Caso essa peça sofra algum impacto, há a torção do mesmo, ocasionando o deslocamento das peças do sistema de suspensão e, consequentemente, há o vazamento de óleo. 

Esse é um problema sério, pois há a possibilidade de quebra de outras peças, principalmente se o carro se desloca em alta velocidade. 

Desgastes das vedações

Algumas das peças de vedação são feitas de borracha. Ao longo do tempo, é normal que elas ressequem e comecem a rachar, causando vazamento nos amortecedores de carros. 

Quando isso ocorre, o desempenho da suspensão acaba sendo danificado, e assim, o automóvel passa a perder estabilidade — o que posteriormente pode ocasionar o aumento do desgaste dos pneus.

Deterioração das peças do amortecedor 

Além do pistão e das vedações, as outras peças internas desgastam com o tempo e isso resulta no mau funcionamento desse aparelho. 

Por isso se torna importante a verificação do sistema de suspensão periodicamente, evitando o surgimento de surpresas desagradáveis. 

Não há dúvidas que o amortecedor vazando é um problema que precisa ser resolvido. Afinal, as consequências disso são a danificação do sistema de freios do carro e o desgaste dos pneus do automóvel, fatores que põem em risco a sua segurança e de toda família.

Portanto, caso os amortecedores do seu carro estejam vazando, é porque o tempo de utilidade chegou ao fim e você precisa trocá-los antes que maiores danos prejudiquem o seu veículo e o seu bolso. 

O que causa problemas em amortecedores de carro?

Muito tempo sem revisão no carro? Isso pode se tornar um problema.

É preciso entender que os amortecedores de carro não quebram sempre ou de uma hora para outra, muito pelo contrário. 

O desgaste ocorre de forma bem gradual, por isso, é necessário conhecer quais as causas dos principais problemas nessa peça automobilística com objetivo de evitar seus danos no dia a dia.

Para que você saiba preservar os amortecedores de carro e poupar com a troca de amortecedores constante, abaixo elencamos alguns alertas:

Estrada e ruas por onde o veículo passa

Se por onde seu veículo circula diariamente tem muitos buracos — ou ainda a estrada é desnivelada —, o desgaste dos amortecedores do carro serão maiores e mais rápidos. 

Bem como automóveis que andam por estradas de terra, a oscilação excessiva, as pedras e toda a poeira torna o ciclo de vida dos amortecedores de carro mais curto. 

Condução do motorista 

Quando o condutor do veículo é do tipo mais agressivo, isso de fato influencia na qualidade das peças do seu automóvel

Acelerar muito o veículo e fazer curvas fechadas em alta velocidade, por exemplo, são alguns dos fatores que ocasionará um maior uso dos amortecedores de carro, já que esses por sua vez irão agir para manter todas as rodas do veículo no chão. 

Não respeitar as especificações do veículo 

Os amortecedores de carros novos possuem carga de compressão e tração estabelecidas pela montadora. Caso as mesmas não sejam respeitadas, a deterioração ocorre de forma mais rápida. 

Falta de manutenção 

Automóveis que não passam por revisões e manutenções regulares têm vida útil bem reduzida. As peças que o compõem são as primeiras a serem afetadas — o que inclui os amortecedores de carro. 

Por isso é tão importante ficar de olho e levar seu veículo para uma revisão semestral, mantendo assim o funcionamento do carro em dia.

Quando trocar o amortecedor de carro?

Como vimos acima, os amortecedores de carro podem causar uma tremenda dor de cabeça se não estiverem em bom estado. Mas, quando trocar o amortecedor? 

Em geral, os amortecedores de carro duram, em média, 60.000km, contudo, esse número pode variar devido às circunstâncias de uso e as condições do solo por onde o veículo circula — ponto que já explicamos anteriormente. 

Em regra, o tempo ideal de revisão do carro é a cada 10.000km rodados, mas caso isso não aconteça, é recomendado trocar o amortecedor ao chegar na marca de 60.000km de uso.

Se mesmo com estas informações você ainda não está seguro quanto a trocar os amortecedores de carro nesse período aconselhado, a dica é observar as condições do seu veículo e suas peças. Alguns sinais podem que podem te ajudar quanto a isso são:

  • Presença de ruídos externos;
  • Amortecedor vazando;
  • Peças do sistema de suspensão que estão danificadas;
  • Desgastes prematuros do pneu;
  • Travamentos do amortecedor;
  • Perda parcial do sistema de frenagem;
  • Deterioração dos amortecedores de carro. 

5 dicas para fazer a troca de amortecedores corretamente

Na hora da troca dos amortecedores de carro, existem algumas dicas que merecem ser seguidas. São elas:

1. Tome cuidado com os charlatões 

Pelo fato dos amortecedores de carro não possuírem um tempo de vida 100% determinado, os donos dos veículos precisam tomar bastante cuidado com a lábia de alguns profissionais que não são tão confiáveis. 

Afinal, como já ressaltamos, o desgaste do amortecedor depende de vários fatores e um deles é a condição do solo

2. Procure profissionais de qualidade

Ir em busca de um mecânico especializado em manutenção é a melhor escolha que você pode fazer. Trocar as peças dos amortecedores de carro por conta própria ou ir a uma oficina sem experiência pode ser prejudicial tanto ao seu carro quanto ao seu bolso. 

Por isso, a opção mais viável é procurar pessoas qualificadas que, de fato, irão te ajudar com o seu problema. 

Além disso, caso o contratempo não seja especificamente com os amortecedores do carro, um técnico conseguirá detectar o que está danificando o veículo e oferecer a melhor solução

3. Faça avaliações constantes 

Como citado em tópicos anteriores, um automóvel com revisões periódicas em dia contribui não só para a verificação de um possível problema no sistema de suspensão, como mantém todo o bom funcionamento do carro. 

Por isso, é indicado levar o veículo para avaliações a cada 6 meses ou ao chegar aos 10.000km rodados. 

4. Evite peças usadas ou recondicionadas 

Amortecedores de carros usados podem ser uma boa economicamente, contudo, causam prejuízo a longo prazo

Com os recondicionados acontece quase a mesma coisa, pois para dar aos amortecedores recondicionados as mesmas características que um original, o custo seria equivalente a um novo. Por isso, a melhor solução é investir sempre em peças novas e de boa qualidade

5. Opte por equipamentos de qualidade 

Tão importante quanto contar com mecânicos qualificados é escolher os melhores amortecedores de carro para seu veículo. Eles são divididos em Convencionais/Hidráulicos e Eletrônicos/Pressurizados, e dentro delas ainda existe uma subcategoria. 

A escolha certa para seu veículo vai depender do modelo e das necessidades do sistema de suspensão presente nele, mas aqui neste guia podemos te apresentar algumas das marcas mais recomendadas

Atualmente, a Nakata, a Monroe e a Cofap são os principais fabricantes de amortecedores de carro no Brasil. Contudo, no momento da decisão, não esqueça de procurar um profissional especializado para orientar na compra. 

Dessa forma, vale frisarmos que a melhor solução quando seus amortecedores de carro derem problema é, além de apostar em peças de boa qualidade, procurar um mecânico qualificado

Bom, agora você já está por dentro de tudo sobre amortecedores de carro, não vai arriscar a segurança e o conforto da sua família, não é mesmo?

Então, siga todas as dicas acima e lembre-se que é muito importante ficar atento(a) aos sinais que seu veículo apresenta, pois qualquer barulho estranho ou comportamento diferente com certeza é o automóvel alertando que algo não vai bem, combinado?

Na plataforma da TempoTem você encontra os serviços certos para o seu carro, seja para as revisões periódicas, seja para aquelas revisões supercompletas. Aproveite para conhecer o Plano TempoTem Auto e utilize até 3 serviços em diferentes veículos!

Clique no botão abaixo e conheça os melhores técnicos especializados em troca de amortecedores, guinchos ou qualquer outro reparo automobilístico, e o melhor, por preços populares e acessíveis. 

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário