Embora seja opcional, a instalação de ar condicionado automotivo traz inúmeras vantagens tanto para o conforto dos passageiros quanto para o funcionamento do veículo. Contudo, o gasto para adicionar o acessório faz os motoristas pensarem duas vezes antes de fecharem negócio. 

Então, para tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a decidir se compensa ou não fazer o investimento, a TempoTem consultou seus mecânicos especialistas e montou um guia completo sobre instalação de ar condicionado automotivo.

Antes de aprofundarmos o assunto, vale ressaltar que além do ar condicionado ser o item responsável por controlar a temperatura dentro dos veículos e melhorar a sensação de bem-estar, ele também ajuda a desembaçar os vidros do para-brisa em dias chuvosos, o que é essencial para a segurança de todos no trânsito. 

No entanto, em muitas ocasiões, o preço final reduzido na hora da compra acaba falando mais alto e os motoristas decidem por adquirir o seu carro sem tal acessório de fábrica.

Portanto, se você se encaixa nessa situação e quer descobrir se a instalação de ar condicionado automotivo vale mesmo a pena para o seu veículo atual e quais despesas ela pode te trazer, continue a leitura e veja a opinião dos profissionais. Vamos lá?

3 motivos para fazer a instalação de ar condicionado automotivo

Vale a pena fazer instalação de ar condicionado automotivo? Saiba o que os especialistas acham.

Durante muito tempo, o ar condicionado foi considerado um artigo de luxo — ainda que agora seja uma característica comum na maioria dos carros. 

Dessa forma, até mesmo quem compra um automóvel sem o acessório visando o desconto nas parcelas, acaba optando por contratar a instalação de ar condicionado automotivo posteriormente.

Mas, se você segue na dúvida se precisa de um ar condicionado no carro e não tem certeza se os benefícios oferecidos compensam o custo adicional, separamos os três motivos principais que fazem os motoristas saírem da indecisão e investirem na instalação de ar condicionado automotivo sem medo de se arrependerem. 

Dá só uma olhada:

1. Aumenta a economia de combustível

Viajar com os vidros do carro abertos aumenta o consumo de combustível, além de desgastar o motor mais rapidamente — em razão da entrada de ar e o peso exercido sobre o veículo. 

Dessa maneira, com a instalação de ar condicionado no automóvel, não é mais necessário manter as janelas abertas enquanto você estiver na estrada.

2. Promove o conforto térmico

Passar horas dentro de um carro abafado e aquecido pelo calor do dia pode ser desagradável para qualquer pessoa. 

Por isso, a instalação de ar condicionado automotivo — que garante uma temperatura interna mais agradável, permitindo uma viagem confortável — se tornou praticamente obrigatória para quem está sempre nas ruas.

3. Proporciona mais segurança no trânsito

Andar com as janelas do carro abertas é algo cada vez menos comum, seja pela poluição das grandes cidades, pelo desconforto do barulho do vento ou mesmo pelo risco de assaltos. 

Deste modo, com a instalação de ar condicionado automotivo é possível manter o clima interno sempre ameno e continuar viajando em segurança com as janelas fechadas sem passar calor.

Custo-benefício da instalação de ar condicionado automotivo

O que vale mais: fazer instalação de ar condicionado automotivo ou as consequências de não ter?

Uma dúvida recorrente é se o custo-benefício realmente compensa, e aqui alguns fatores precisam ser analisados. O primeiro deles é o valor pela instalação. 

O acessório pode ter um preço mais elevado, em torno de 3 a 4 mil reais, dependendo do modelo do veículo. Entretanto, um ponto positivo é que essa é a despesa final pela instalação de ar condicionado automotivo completa — isto é, valor da peça e da mão de obra para instalação.

Também pode haver um aumento no gasto do combustível, principalmente em percursos dentro da cidade com a velocidade reduzida. Contudo, existem algumas variáveis que influenciam nesse aumento, como a potência do motor do ar condicionado e quantas pessoas estão presentes no veículo.

Apesar disso, é importante ressaltar que a instalação de ar condicionado automotivo é muito mais do que um fator de bem-estar, e abrir mão desse benefício pode custar ainda mais caro, uma vez que o motorista precisará optar entre abrir as janelas e diminuir sua segurança dentro do veículo.

Além disso, o motorista aumentará o consumo de combustível da mesma forma — além de suportar o calor interno e prejudicar a própria saúde.

Instalação de ar condicionado automotivo em diferentes veículos

Será que vale a pena fazer instalação de ar condicionado automotivo em carros antigos e usados? Descubra!

Até aqui já deu para encontrar bons motivos para realizar a instalação de ar condicionado automotivo, não é mesmo? 

Porém, para saber se realmente compensa colocar essa peça de acordo com o seu tipo de veículo, é fundamental ficar de olho em algumas variações mencionadas pelos especialistas e identificar em qual dos casos o seu carro pode se encaixar. Veja:

Instalação de ar condicionado em carros novos e sem ar de fábrica

Modelos populares, na maioria das vezes, possuem as condições necessárias para a instalação de ar condicionado automotivo que não seja de fábrica, o que permite aderir o item sem a necessidade de substituir componentes já presentes

Essa é uma das grandes vantagens, pois o veículo se mantém quase inalterado e com todo o conforto proporcionado pelo ar condicionado. 

Contudo, um dos pontos negativos é a redução da potência do motor, pois será dividida com o compressor de ar. Além disso, o carro poderá ficar um pouco mais lento por causa do peso desse novo item. 

De qualquer forma, instalar o ar condicionado no seu veículo pode ser mais vantajoso do que aguardar até a troca por um modelo que já venha com o acessório de fábrica.

Instalação de ar condicionado em carros usados

O primeiro ponto importante é analisar qual o estado atual do veículo, pois se outras peças não estiverem em boas condições será preciso fazer uma substituição completa e isso pode acabar saindo caro. 

Porém, se mesmo sendo usado o carro estiver apto para instalação de ar condicionado automotivo, então será uma ótima opção — pois o automóvel terá mais funcionalidade. 

Entretanto, automóveis usados têm probabilidades maiores de apresentarem problemas e perderem eficiência depois de manutenções e reformas grandes como essa. Assim, tenha em mente que fazer a instalação pode exigir outros cuidados que vão elevar um pouco o valor da revisão veicular, ok?

Instalação de ar condicionado em carros antigos 

Diferente dos modelos populares, os mais antigos não possuem a estrutura necessária para a instalação de ar condicionado automotivo. Dito isso, se você escolher adicionar o ar ao seu veículo, vai ser preciso escolher muito bem todo o sistema, bem como os profissionais responsáveis pelo trabalho.

Além disso, uma das desvantagens é a perda da originalidade — especialmente para quem possui modelos de colecionadores —, caso seja necessário a substituição de algumas peças. 

Logo, é muito importante avaliar com cautela se há o risco de desvalorizar o seu possante ou prejudicar o funcionamento, e a partir daí decidir o que fazer de acordo com o seu objetivo de uso do carro.

5 cuidados após instalação de ar condicionado automotivo

Como você pôde aprender, muitos detalhes precisam ser analisados antes da instalação de ar condicionado automotivo. Contudo, após a integração do sistema, alguns cuidados conseguem prolongar a vida útil do aparelho e melhorar o seu funcionamento

Assim, abaixo elencamos cinco dicas que vão ajudar a manter o seu ar condicionado em boas condições por anos e evitar gastos:

1. Evite estacionar sob sol forte

É comum na correria do dia a dia estacionar o carro onde surgir uma vaga, e isso muitas vezes implica em deixar o veículo sob o sol. Isso faz com o que o interior do carro fique quente, e utilizar o ar condicionado nessa situação pode danificar o sistema

Dessa forma, o recomendado é abrir as portas do automóvel e deixar todo o ar quente sair

Caso não tenha tempo, mantenha as janelas abertas e ligue o aparelho com as saídas direcionadas para cima, permitindo que o ar refrigerado desça e resfrie as outras áreas mais rapidamente.

2. Ligue o ar condicionado regularmente 

Após a instalação de ar condicionado automotivo é necessário usá-lo regularmente, no mínimo duas vezes por semana, por em média 10 minutos

O não uso causa ressecamento no sistema e compromete a pressão e os níveis de gás. Além disso, o acúmulo de umidade é a principal razão do surgimento de fungos e bactérias, por isso, o recomendado após desligar o ar é deixá-lo no modo de ventilação por alguns instantes.

3. Use a recirculação com cautela

Uma das funções adquiridas com a instalação de ar condicionado automotivo é a recirculação, que evita a troca entre o ar interno e o externo. 

Porém, é necessário moderação com o uso, pois sem a circulação de ar o interior do veículo fica com baixo nível de oxigênio e concentração elevada de dióxido de carbono — um resultado da queima de combustível extremamente prejudicial para a saúde, causando dificuldade respiratória e sonolência.

4. Evite fumar com o ar condicionado ligado

A fumaça expelida por quem fuma dentro do carro fechado fica circulando por ali, até se acumular nos dutos de ar, armazenando toxinas e penetrando no estofado do automóvel. 

Em vista disso, o mau cheiro do tabaco e as substâncias tóxicas permanecerão dentro do seu veículo até que seja feita uma limpeza completa no interior do automóvel. Ou seja, nada de cigarro com o ar condicionado ligado, combinado?

5. Faça a manutenção periodicamente

A manutenção e a higienização do carro é tão importante quanto a etapa de instalação de ar condicionado automotivo, e são elas que garantirão o bom funcionamento do aparelho

Dessa forma, a limpeza do filtro de ar precisa ser feita regularmente, de preferência a cada seis meses, sempre por profissionais especializados, assim como as demais manutenções.

Mas o que é quase mais importante que a instalação de ar condicionado automotivo é escolher o tipo de ar condicionado correto, não é? Veja o infográfico abaixo e descubra qual escolher.

Não esqueça que na TempoTem você conta com a melhor equipe para cuidar do seu veículo. Acesse a plataforma online e conheça ainda os benefícios do Plano TempoTem Auto, que garante 12 meses de proteção para o seu carro contra qualquer imprevisto sobre rodas.

Agora, sabendo o que precisa para fazer a instalação de ar condicionado automotivo e tendo os profissionais certos a sua disposição, você não precisa mais se preocupar com os apuros de viajar em um carro abafado, e muito menos se aventurar em um passeio com os vidros baixos em grandes metrópoles violentas, certo?

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário