Muitas pessoas têm dúvidas de qual a melhor bateria para carro de acordo com o modelo do automóvel. Já que essa é uma das peças fundamentais para o funcionamento do veículo, é importantíssimo fazer a escolha correta na hora da compra e prestar atenção em todos os sinais para garantir que nenhum imprevisto te deixe pelo meio do caminho.

Pensando em facilitar a sua vida no volante, a TempoTem preparou um guia completo e prático para você descobrir qual a melhor bateria para carro, além de entender tudo sobre a função da peça e ainda saber como e quando deve trocá-la por uma nova.

Para compreender qual a melhor bateria para carro, não basta apenas ler sobre marcas e preços, é preciso saber como ela funciona dentro de um sistema automotivo e quais necessidades cada carro possui. Por isso, se você tem mais de um veículo, é provável que baterias diferentes sejam usadas em cada um deles. 

Ficou confuso? Não se preocupe! No decorrer deste manual vamos te explicar detalhadamente sobre essas diferenças e dar dicas que farão você ficar a par de qual a melhor bateria para o seu carro. Vamos lá?

Entendendo a função da bateria nos automóveis

Sabe aquela força necessária para dar o arranque inicial ao ligar um carro? Ou então, a energia utilizada para manter os acessórios elétricos do seu automóvel ligados?

Pois bem, tudo isso é movido pela carga elétrica produzida através da bateria, o que significa que sem ela você não consegue usar o aparelho de som ou ar-condicionado e muito menos dar partida no veículo.

Provavelmente, você já deve ter passado por alguma dessas situações e precisou recorrer ao empurrãozinho para o carro pegar no “tranco” ou fazer uma ligação direta com outra bateria automotiva — a famosa e popular “chupeta” —, acertamos?

Se a resposta é sim, saiba que essas são apenas alternativas de emergência e nem um pouco recomendadas pelas montadoras, pois podem danificar seriamente o sistema elétrico do veículo que está recebendo a ajudinha — ou de ambos, no caso da chupeta.

Portanto, o ideal é evitar esses imprevistos e, para isso, você deve ficar sempre de olho no estado de funcionamento da peça — e quando necessário, saber como escolher a melhor bateria para carro e aderí-la —, priorizando as necessidades atuais do seu automóvel.

Por que escolher uma bateria de qualidade para o carro?

Saber escolher qual a melhor bateria para carro evita problemas com o funcionamento do veículo.

Mas afinal, se sua função é somente fornecer energia, por que não usar o mesmo padrão de bateria em todos os automóveis?

A explicação é simples: cada veículo precisa de diferentes cargas de energia durante o seu funcionamento e uma bateria com potência superior ou inferior às exigências do carro tem a vida útil menor do que o estimado, além da possibilidade de deixar o condutor na mão diversas vezes.

Cada automóvel possui inúmeras necessidades que podem ser conferidas no seu “manual do proprietário”, ok? Agora, antes de acabar com a dúvida de qual a melhor bateria para os carros, queremos mostrar a importância de investir na opção correta. Confira:

Permite o funcionamento do sistema start/stop

O sistema start/stop faz toda diferença na hora de decidir qual a melhor bateria para o carro, já que essa tecnologia consiste no desligamento do veículo sempre que ele para em um semáforo, por exemplo, ou em uma nova partida quando precisa voltar ao movimento. 

Essa novidade nos automóveis tem como objetivo reduzir o consumo de combustível e a emissão de gases no meio ambiente e, para isso, exige uma bateria mais potente para dar conta de tantas partidas durante seu ciclo de uso. Neste caso, fica claro que se o seu automóvel possui o sistema, a peça responsável pela energia deve ser de qualidade.

Possibilita a instalação de novos acessórios no veículo

Escolher a melhor bateria também contribui para um bom funcionamento dos acessórios do carro.

Entre as necessidades que devem ser observadas para saber qual a melhor bateria para seu carro, uma das principais é em relação aos acessórios do seu veículo no momento da troca do equipamento. 

Se você adquiriu um automóvel com travas elétricas e sem ar-condicionado, por exemplo, a bateria de fábrica supre somente a elétrica das travas. Caso você aprimore seu carro com um ar-condicionado, a bateria também precisará ser melhorada. Ou seja, mais um motivo para você descobrir qual a melhor bateria para carro e mais um ponto para o quesito qualidade!

Mantém as especificidades da bateria original, mas com mais tecnologia

Outro tópico que não pode ficar de fora na hora de definir qual a melhor bateria para o carro é checar as recomendações do fabricante, o que inclui analisar as especificidades da sua bateria original e manter o padrão de bom funcionamento e segurança do veículo, mesmo trocando por uma mais moderna. 

Ah, e para não cometer nenhum equívoco nessa checagem, solicite o auxílio de um profissional, ok?

Qual a melhor bateria para carro: 7 pontos para você analisar

Se chegou o momento de realizar a troca da peça do seu automóvel, é fundamental tomar todos os cuidados para escolher um equipamento de boa qualidade e compatível com seu veículo. Afinal, para evitar defeitos e danos que sairão caro no futuros, a regra é saber optar pelo modelo de bateria correto.

Para não cair no erro, confira abaixo uma série de instruções práticas que vão te ajudar a descobrir qual a melhor bateria para carro e garantirão uma compra sem gastos desnecessários:

1. Dimensão

Todo automóvel possui um espaço destinado para o encaixe da bateria — espaço esse que varia de um modelo de veículo para outro. Tentar utilizar uma bateria de tamanho diferente pode gerar mau contato com a fiação e até mesmo danificar o sistema elétrico do carro. 

Sendo assim, ao finalizar a leitura deste guia sobre qual a melhor bateria para carro e antes de adquirir sua nova peça, certifique se as dimensões da sua bateria estão de acordo com o local disponível e indicado no seu automóvel.

2. Tecnologia

As baterias de carros podem apresentar três tecnologias diferentes:

  • SLI: usada em modelos convencionais e de baixa demanda;
  • EFB: indicada para os veículos convencionais com mais acessórios instalados e sistema start/stop de fábrica;
  • AGM: também recomendada para carros com sistema start/stop, além de alternador inteligente e acessórios e tecnologias mais avançadas.

Assim, para saber qual a melhor bateria para seu carro, a regra é estar atento e escolher uma versão que tenha a tecnologia correspondente ao seu tipo de veículo e aos acessórios que você deseja instalar.

3. Amperagem/hora

A amperagem por hora diz respeito à capacidade da bateria de armazenar e distribuir energia pelo sistema elétrico do carro a cada hora. Ou seja, quanto mais acessórios e dispositivos elétricos forem acrescentados ao seu carro, maior será a necessidade de energia — e portanto, maior deverá ser a amperagem/hora da bateria escolhida.

4. Capacidade nominal

A capacidade nominal do automóvel também é um fator importante na hora de escolher uma bateria de qualidade.

Colocando uma bateria com amperagem/hora maior do que o veículo suporta, o alternador não é capaz de gerar energia suficiente e reabastecer a peça após o arranque inicial e de alimentar os demais acessórios elétricos.

Já com uma bateria de capacidade de amperagem/hora inferior à necessidade do automóvel, o descarregamento e a dificuldade em dar partida também serão frequentes.

Então, para descobrir qual a melhor bateria para o carro da sua garagem, você deve saber qual a capacidade nominal do automóvel e respeitá-la na hora de escolher a amperagem da peça.

5. Data de embalamento

No momento da compra, dê preferência à baterias que tenham data de embalamento menor do que seis meses. Ainda que sejam todas novas, a vida útil dessas peças começa a ser contada antes do início de uso, já que sua funcionalidade depende de componentes químicos que estão armazenados ali dentro quando foram fabricadas.

6. Tempo de garantia

A bateria de carro é praticamente um investimento e deve cumprir sua vida útil sem apresentar defeitos. Para isso, é essencial adquirir um equipamento com bom tempo de garantia.

E claro, não deixe de consultar quais são as condições ofertadas pelo fabricante ou revendedor e ficar de olho nas possíveis situações que o termo de garantia não cobre.

Vale frisar que a garantia de um produto diz muito sobre a sua qualidade e sobre o comprometimento do fornecedor com seus clientes. Dito isso, ao finalizar este guia sobre qual a melhor bateria para carro, lembre-se de comprar sua peça em lojas de confiança e de solicitar o documento de garantia.

7. Recomendações do fabricante

Mais uma vez, ressaltamos a importância de sempre seguir as recomendações do fabricante do veículo. Afinal, conhecer qual a melhor bateria para carro e levá-la para casa precisa ser uma decisão alinhada com as orientações de fábrica.

Fugir das normas estabelecidas na fabricação do automóvel é extremamente prejudicial para o sistema elétrico do veículo e a longo prazo pode causar defeitos sérios em toda a fiação.

Quando trocar a bateria do carro?

A troca da bateria do carro sempre deve ser realizada por um profissional especializado para garantir a qualidade e segurança do serviço.

É importante saber que a bateria do carro é, na verdade, um armazenador de energia e depende essencialmente de uma outra peça automotiva: o alternador. Esse último é o responśavel por gerar a energia que será guardada pela bateria de forma química e, posteriormente, transformada em elétrica para alimentar os acessórios do veículo.

A capacidade da bateria de um automóvel de receber e armazenar essa energia química de maneira constante é de dois a três anos, aproximadamente. Após esse período, se o equipamento começar a apresentar falhas — especialmente na hora de ligar o motor — a decisão correta é realizar a troca o quanto antes e evitar os imprevistos.

Portanto, não recorra para as ligações diretas — como as chupetas, que falamos anteriormente — por mais de uma ou duas vezes em situações emergenciais, ok?

Além disso, se a bateria do seu carro for do tipo não selada, dentro do período de dois a três anos de uso é possível realizar a sua recarga, embora a peça exija manutenções semestrais realizadas somente por um mecânico profissional.

Já a bateria para carro do tipo selada não pode ser recarregada e não exige manutenções semestrais, porém, uma vez que ela estiver descarregada, será necessária a troca imediata.

Viu como identificar qual a melhor bateria para carro pode ser muito mais simples quando você entende para que serve essa peça, conhece a exigência elétrica dos seus acessórios e respeita as necessidades do veículo?

Seguindo sempre as instruções que demos acima e com seu “manual do proprietário” em mãos — além de contar com o auxílio de um bom mecânico, como os profissionais da TempoTem —, você não precisa mais se preocupar na hora de trocar a bateria do seu carro e nem ter medo de errar na compra da peça!

E caso queira ser um prestador de serviços da TempoTem e realizar trocas de baterias como as deste artigo, é só baixar o nosso APP na Google Play e fazer parte do nosso time

Autor

Gina Trancoso

17 anos de experiência em Data-driven Marketing, Digital, Performance, Fidelidade e CRM, em empresas como MercadoLivre, Walmart.com, Livelo e British Telecom – UK. Engenheira de Computação, estudiosa de Marketing e Negócios e apaixonada por pessoas, Comportamento do Consumidor, Tecnologia, Criatividade e Inovação. Mãe do Gui (4 anos), cantora de chuveiro, ex-bailarina e em constante evolução!

Deixe seu comentário