Para entender qual o melhor pneu para seu carro, primeiramente você deve analisar as características do automóvel. Ele é alto ou rebaixado? Veloz ou tem um motor de menor potência? Compacto ou espaçoso?

Responda essas perguntas com atenção, pois são detalhes que refletirão na decisão final para encontrar o pneu ideal. Além disso, a utilidade também precisa fazer parte da seleção, uma vez que a descoberta de qual o melhor pneu é baseada no uso.

Ou seja, se você dirige diariamente, apenas para passeio ou na estrada, são informações que ajudam a acertar na compra.

Caso a definição de qual o melhor pneu esteja lhe causando muitas dúvidas, não se desespere e acompanhe esse guia completo criado pela TempoTem.

Você aprenderá quais pontos analisar em um pneu para saber se ele é realmente de qualidade, além de uma lista com as marcas mais recomendadas do país e dicas para o pneu do seu carro durar muito mais.

Vamos lá?

5 pontos para analisar e escolher os melhores pneus

Para responder qual é o melhor pneu, precisamos pensar no custo-benefício. Afinal, vale mais a pena investir em um item que tenha alta durabilidade e outros prós e seja mais caro, mas que pensando a longo prazo lhe farão poupar no futuro.

Menos trocas, nada de furos, mais quilômetros rodados com o pneu em bom estado. Todos estes fatores serão uma economia se você não errar na escolha. Além disso, fazendo a compra certa, os resultados serão visitas menos frequentes ao mecânico e um menos imprevistos na estrada.

Os pontos importantes para analisar qual o melhor pneu são:

1. Dê preferência a pneus maiores e confortáveis

Mesmo que o seu carro seja mais baixo, escolher os pneus rebaixados para dar uma aparência mais esportiva pode não ser a melhor decisão.

Os pneus maiores possuem mais capacidade de estocar ar e contam com uma camada mais grossa de borracha, possibilitando que o veículo passe por lombadas, buracos e paralelepipedos sem sentir tanto os atritos. Ou seja, você dirige com mais segurança e conforto.

2. Veja se possui características de alta durabilidade

Pergunte ao vendedor ou procure na descrição do produto quais são suas especificações em relação a qualidade e o tempo de vida útil. Em resumo, você deve verificar a durabilidade do item, pois essa é uma das principais características para saber qual o melhor pneu. A dica é procurar pelas siglas HT (Highway Terrain) e rodas para passeio, pois são as mais indicadas.

Caso a compra esteja sendo feito pessoalmente, aproveite e coloque a mão na borracha. Se ela for macia, significa que a sua duração é menor e os furos podem aparecer rápido.

3. Garanta que ele ande bem em pistas molhadas

Saber os pontos para analisar na hora de escolher qual o melhor pneu é essencial.

Para fugir do que chamamos de aquaplanagem e não derrapar ou causar acidentes os pneus precisam andar bem na chuva.

Portanto, principalmente se você mora em cidades chuvosas, verifique a roda de bandagem do produto — que é aquela parte do pneu que fica em contato com o asfalto — e observe se possui ranhuras mais profundas na sua estrutura, pois é isso que permite que a água passe pela borracha, aumentando a aderência ao solo. 

Quanto mais profundas, menores serão as chances do veículo sofrer uma aquaplanagem. Vale explicar que a profundidade dos sulcos do pneu é medida pelo Tread Wear Indicator (TWI), que fica na banda de rodagem, ok?

4. Consulte o modelo do pneu manual do seu carro

Tudo o que você precisa saber para a troca de qualquer equipamento do seu automóvel — incluindo os pneus — está no manual do carro.

Portanto, mesmo que você descubra qual o melhor pneu e opte por um de outra marca, ele deve possuir as características corretas para o modelo do veículo. As indicações ideais de largura, aro, quantidade de sulcos e outros quesitos podem variar de um carro para outro. Ou seja, os melhores pneus para um carro esportivo podem ser diferentes da melhor opção para um carro de passeio.

5. Analise o terreno em que o veículo mais roda

Para fazer com que seu carro rode de maneira mais segura, confortável e econômica, saiba qual tipo de terreno ele está inserido diariamente ou de maneira frequente.

Veja se a rua é de paralelepípedo, de terra ou asfaltada, pois para cada trajeto existem os modelos corretos e você não terá dúvidas de qual o melhor pneu de acordo com as suas necessidades.

Qual o melhor pneu: as marcas mais recomendadas do mercado

Conhecer os melhores pneus é importante para garantir mais conforto e segurança na hora de dirigir seu carro.

A famosa frase “não troque o certo pelo duvidoso” é uma ótima forma de mostrar qual o melhor pneu e as marcas ideais para investir. Ou seja, a dica é apostar em empresas estáveis dentro do mercado e que fornecem garantia no produto

Portanto, apesar do valor algumas vezes ser mais elevado, os pneus fabricados por companhias líderes a nível nacional ou mundial permitem que você tenha mais segurança, além de disponibilizarem canais transparentes de comunicação com os clientes e muitas opções para os mais diversos modelos de veículos.

E para você saber qual o melhor pneu e as empresas mais recomendadas, a TempoTem elencou as 5 marcas tops de linha e que são eleitas como as queridinhas dos motoristas, com opções bem classificadas para todos os bolsos:

1. Pneus Pirelli

Apesar de ser uma marca italiana, com mais de 150 anos de história a Pirelli é uma das mais conhecidas entre os brasileiros quando o assunto é pneu.

A empresa conta com muitas alternativas, porém leva destaque pelos melhores pneus do estilo misto, que servem tanto para asfaltos quanto para estradas de terra, por exemplo. Esse é um grande atrativo para os proprietários que tem apenas um automóvel e usam para o trabalho e para viagens ou passeios.

Como dica, sugerimos a linha Scorpion Pirelli, que disponibiliza versões para carros médios e grandes, com pneus que oferecem tipos de sulcos para ambientes molhados ou mais quentes. 

2. Pneus Goodyear

Embora inicialmente seu mercado fosse voltado para automóveis de grande porte — como caminhões, tratores e similares —, a companhia começou a investir também nos melhores pneus para automóveis de passeio.

Assim, os pneus Goodyear suportam temperaturas mais altas e evitam a aquaplanagem dentro das rodovias, sendo projetados perfeitamente para elas.

3. Pneus Michelin

Não teria como falar qual o melhor pneu sem citar a empresa francesa que é uma das queridinhas entre os brasileiros, especialmente pelo ótimo custo-benefício.

A marca iniciou seu trajeto no país oferecendo pneus para caminhões e automóveis pesados, porém, atualmente possui diversas opções que são destaque no quesito aderência e impacto em diversos testes. Em razão disso, os pneus Michelin são extremamente confiáveis e estão no topo da lista de vendas.

Como sugestão especial está a linha Michelin Energy, que suporta pistas molhadas e conta com produtos fabricados com uma camada mais grossa de borracha.

4. Pneus Continental 

Uma das marcas de maior ascensão no mercado dentro dos últimos anos é a Continental. Seus pneus possuem um valor bem abaixo das empresas citadas acima, e embora a qualidade seja levemente inferior, o custo-benefício acaba sendo um destaque quando é preciso poupar no bolso. 

Como a Continental está na mesma linha de corporações com preços acessíveis, ela disponibiliza algumas vantagens extras em seus produtos, se tornando uma opção para quem quer saber qual o melhor pneu barato e que garanta medidas de segurança e conforto. 

5. Pneus Bridgestone

Famosa não só no Brasil mas em todo o mundo, a Bridgestone está posicionada como a marca que possui os melhores pneus da atualidade. A empresa disponibiliza um vasto catálogo que contempla desde carros de passeio até veículos de transporte, como caminhões e ônibus.

Além disso, por conta da sua variedade, a Bridgestone consegue atender os mais diversos públicos que buscam conforto, rapidez e economia de gasolina, já que cada pneu está dentro de uma linha com características exclusivas.

Portanto, caso a ideia seja investir em qualidade máxima para o seu pneu, essa é uma ótima escolha.

Dicas para a preservar os pneus

Além de saber escolher qual o melhor pneu, é importante conhecer os cuidados que ajudam a aumentar a durabilidade do acessório e garantir mais segurança.

Saber qual o melhor pneu e comprá-lo é essencial e mantê-lo bem cuidado faz com que a segurança do motorista esteja em dia e a durabilidade do produto dobre, independentemente de qual marca você escolheu.

Portanto, veja abaixo algumas dicas que farão a diferença na manutenção do pneu e o preservarão por mais tempo:

1. Mantenha a calibragem em dia

A principal preocupação quando pensamos nos melhores pneus é o investimento em segurança, certo? Para isso, opções que evitam a aquaplanagem, que tenham ranhuras profundas e que sejam maiores — como explicamos acima — aumentam a estabilidade no volante e, assim como a escolha dos pneus, a manutenção é extremamente importante

Portanto, a calibragem deve ser feita quinzenalmente e com os pneus frios, ou seja, após uma hora rodando em velocidade menor ou após sair da garagem da sua casa. Isso aumentará o tempo útil de suas rodas que, junto com a qualidade da marca, resultarão em trocas menos frequentes.

Pneus calibrados geram menos desgaste na borracha e economizam combustível, já que pneus murchos exigem mais força do motor — o que, de certa forma, tem reflexo no restante do automóvel. 

Carros são máquinas e todo o conjunto é interligado, por isso, por mais simples que seja, descobrir qual o melhor pneu e verificar semanalmente se ele está em seu limite correto de ar fará a diferença na eficiência — além de permitir que você analise se o item não está furado e necessitando de restaurações ou trocas.

Você também deve manter o alinhamento do veículo e a revisão do carro em dia para evitar acidentes e prejuízos..

2. Opte por profissionais qualificados para fazer as trocas e os reparos nos pneus

Contar com uma mão de obra qualificada é essencial para ajudar na manutenção e nos cuidados com o carro. Afinal, de nada adianta saber qual o melhor pneu se você não colocá-lo corretamente, certo? 

Se você precisa realizar a revisão do veículo ou fazer a troca de pneus e quer economizar no serviço, existem empresas especializadas — como a TempoTem — que  contam com profissionais qualificados e te atendem onde e quando você quiser.

E se seu carro te deixa na mão frequentemente, conheça o Plano Auto da TempoTem, com 11 serviços disponíveis, desde a troca de pneus até a utilização do serviço do guincho.  Você utiliza até 3 serviços em diferentes veículos e pode usá-lo em todos os automóveis da sua família!

Clique no botão para agendar online a visita de um mecânico sem pesar no bolso!

Autor

Bianca Amaral

Apaixonada por e-commerce e com mais de uma década atuando entre as áreas de Marketing e Inovação. Trabalhou com Eventos, “produtização” de Serviços e lançamento de Produtos, liderou a idealização e lançamento do Marketplace no Walmart.com Brasil e o lançamento de categorias na Amazon Brasil. Na TempoTem, dedica-se a trazer a simplicidade do e-commerce de Produtos para transformar o mercado de Serviços. Nas horas vagas, desdobra-se entre os papéis de mãe, atleta amadora de corrida de rua e entusiasta da cozinha saudável.

Deixe seu comentário