O serviço de guincho é um daqueles que ninguém deseja precisar, não é? Mas, já que quando o assunto é carro e direção segura todo conhecimento é importante, entender como funciona esse suporte é fundamental para você não passar por nenhum sufoco caso o seu veículo dê pane no meio da rua

Pensando sempre em trazer proteção e facilidade para a sua vida, o time da TempoTem preparou um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre os serviços de guincho.

Seja sincero(a): você já pensou o que faria se o seu automóvel ficasse sem combustível em uma avenida desconhecida e/ou distante de qualquer posto de gasolina? Você sabe como agir caso alguma peça falhe e o veículo empaque de vez? 

Sem dúvidas em ambas as perguntas o serviço de reboque seria o socorro mais eficiente, porém, para onde levar o carro depois que o guincho chegar? 

Essas são apenas algumas das questões que talvez você não saiba responder caso nunca tenha passado pela situação antes. Mas, pode manter a calma, pois no decorrer deste manual vamos esclarecer todas elas e muito mais. Vamos lá?

Entendendo os tipos de serviço de guincho

Você sabia? Alguns serviços de guincho podem desgastar mais seu veículo.

Antes de aprofundarmos o tema, você sabia que existem diferentes tipos de serviços de guincho? Sim, é isso mesmo. 

De acordo com a finalidade do reboque, o veículo responsável por carregar o seu carro também precisa ter algumas características específicas e possuir resistência suficiente para levar o automóvel em segurança até o destino final. 

Ou seja, não basta solicitar qualquer guincho barato sem checar se o serviço é o ideal para o seu caso

Para você entender melhor, abaixo explicamos os tipos de serviço de guincho disponíveis no mercado e qual deles poderia ser a melhor opção para te socorrer em um momento de apuros com seu possante:

Caminhão com plataforma para guincho

O caminhão com plataforma para guincho é aquele veículo que possui a parte traseira totalmente plana para receber o carro rebocado. 

Além disso, essa plataforma plana funciona como uma espécie de elevador, pois pode ser inclinada para baixo para dar a altura necessária para o veículo com problema ser posicionado no caminhão de maneira mais fácil — assim que ele estiver no local certo, a “rampa” volta à posição plana.

Esse é um dos modelos de serviço de guincho mais utilizados, justamente pela segurança e facilidade que proporciona tanto para o profissional que fará o transporte do carro quanto para o cliente que precisa que seu automóvel chegue em perfeitas condições no destino final. 

No entanto, atenção: essa opção pode não ser a melhor para quem possui veículos maiores e mais pesados, e sobre isso falaremos abaixo.

Serviço de reboque integrado

Se o seu caso é exatamente esse citado anteriormente — ou seja, você possui um automóvel mais pesado e difícil de transportar —, o serviço de reboque integrado é a escolha certa. 

O dispositivo de guincho desse caminhão é reforçado com eixos adicionais e o cabo de ligação à cabine do veículo é incorporada de modo que promove mais sustentação ao caminhão como um todo — e, consequentemente, mais segurança ao carro transportado na plataforma.

Esse serviço de guincho pode ser usado para transportar caminhonetes, vans, outros caminhões e até mesmo ônibus, o que mostra sua potência. Portanto, apesar de resistente, tenha em mente que se o seu veículo é leve e menor não há necessidade de investir em um guincho desse porte.

Guincho de gancho e corrente

O serviço de guincho de gancho ou corrente é aquela alternativa na qual o carro reboque é preso na parte de trás do reboque e transportado no chão. 

Esse serviço pode ser mais barato, mas atualmente tem sido bem pouco utilizado, uma vez que o sistema costuma desgastar bastante o veículo que está sendo praticamente “arrastado” o caminho inteiro.

Entretanto, se a distância for curta e você não possuir outra opção de serviço de guincho, essa pode ser uma alternativa, mas saiba que ela não é recomendada

E como curiosidade, te explicamos que as empresas de reboque dão preferência para esse transporte somente em casos de acidente, quando o veículo guinchado está muito danificado ou quando o seu destino é o ferro velho — ou seja, onde os danos a mais que surgirem na estrada não farão muita diferença.

Caminhão com elevador de rodas

O caminhão com elevador de rodas é um serviço de guincho semelhante ao anterior, porém, essa alternativa conta com dois suportes inferiores nos quais os pneus da frente do seu veículo estarão posicionados e elevados. 

Sendo assim, o automóvel só terá trabalho nas rodas de trás, causando menos desgaste. Em alguns casos, o carro também pode ser posicionado ao contrário, elevando as rodas traseiras e deixando as dianteiras em contato com o asfalto.

Nesse sistema, o guincho pode dar maior sustentação e estabilidade ao veículo rebocado, evitando impactos brutos com o chão ou colisões com outros automóveis e objetos pela estrada. 

Embora esse ainda não seja o serviço de guincho mais seguro, o seu valor é bem acessível e deve ser opção a ser considerada em situações de extrema emergência.

Principais dúvidas sobre os serviços de guincho

Saiba o que fazer caso você precise solicitar um serviço de guincho!

Provavelmente você ainda não sabia a diferença entre todos esses tipos de serviços de guincho, acertamos? 

Pois bem, e por se tratar de uma atividade que não será solicitada com frequência — ou que ao menos deseja-se que o carro não dê pane sempre que sair da garagem —, outras dúvidas podem surgir quando, de fato, for necessário rebocar o seu veículo.

A situação de ter um carro guinchado por si só já causa incômodo, logo, você não vai querer que os pormenores desconhecidos torne o momento ainda mais embaraçoso, não é mesmo? 

Por isso, abaixo responderemos as principais dúvidas sobre o serviço de guincho, para você já chegar sabendo tudo quando precisar de um:

Quem oferece o serviço de reboque?

A maioria dos planos de seguro incluem o serviço de reboque 24h, o que significa que pelo valor pago mensalmente ou anualmente você pode contar com uma assistência para guincho em qualquer hora do dia caso o seu automóvel precise ser rebocado. 

Entretanto, você deve conferir no seu contrato qual a distância de cobertura para guincho permitida pelo seguro.

Mas, se você não possui um plano de seguro veicular ou caso o seu contrato não cubra o serviço de guincho, há ainda a opção de contratar um reboque 24h particular. 

Na plataforma da TempoTem, por exemplo, você pode encontrar online o guincho mais próximo do seu carro e contratar o suporte de forma rápida, descomplicada e por um preço popular.

Quanto custa um guincho?

Como já mencionamos, se a seguradora do seu veículo cobrir os serviços de reboque, dentro da distância determinada em contrato você não precisará pagar nada além do seu valor mensal/anual

Caso o percurso ultrapasse o previsto pelo seu plano, poderá ser acrescentado um valor adicional, que deve variar de uma seguradora para outra — ou seja, vale pesquisar para saber qual oferece o guincho barato e mais adequado para sua necessidade.

Já para o serviço de guincho particular, a conta costuma ser a seguinte: existe uma taxa fixa de saída para até “X” km, a partir disso será acrescentado um valor por km rodado, contando do ponto de partida do guincho até o seu carro e do seu carro até o destino final. 

O custo total dessa quilometragem deve ser multiplicado por dois, pois o reboque precisará fazer a viagem de volta ao ponto de partida original.

Quando chamar o serviço de reboque 24h?

São muitas as situações que permitem que você solicite o serviço de guincho e resolva o problema com seu veículo de forma rápida e prática. 

Em casos de pane seca, mecânica, elétrica ou da bateria descarregada, por exemplo, você pode contar com o reboque 24h para tirar o seu carro da rua e levar até o profissional de confiança.

Além disso, nem todos os motoristas sabem, mas se porventura você ficar sem combustível no veículo no meio da estrada, uma plataforma de guincho também pode ser solicitada para te socorrer e encaminhar até o posto mais próximo

A mesma coisa para problemas com pneus furados, onde o reboque irá levá-lo até uma borracharia para que seja feita a troca.

O que fazer quando precisar da plataforma de guincho?

Esteja preparado para imprevistos: saiba como proceder quando chegar um reboque.

Se o carro empacou de vez na rua e você já sabe que necessitará de um serviço de guincho, depois de chamar o socorro você ainda precisará decidir o que será feito após a chegada do reboque — afinal, dificilmente o conserto do seu possante poderá ser realizado ali no meio da avenida. Por isso, você terá de fazer as seguintes ações:

Identificar brevemente o problema do veículo

Calma, você não precisa ter grandes conhecimentos de mecânica para identificar rapidamente o que fez seu automóvel parar de rodar. 

Cheque o painel de combustível, os pneus, o funcionamento dos amortecedores, a bateria e todas as demais funções primordiais do veículo. Assim, a partir disso você poderá ter uma noção do que deu errado no funcionamento do carro.

Decidir para onde levar o carro rebocado

Entendendo brevemente qual o defeito do automóvel, você saberá o melhor lugar para levá-lo quando o serviço de guincho chegar. 

Dessa forma você poupa tempo e economiza na hora de escolher o melhor posto ou borracharia, já que não precisará tomar a decisão de repente — e arriscar deixar o seu automóvel nas mãos de qualquer profissional.

O que fazer para não precisar dos serviços de guincho?

Como o sonho de qualquer motorista é jamais precisar de um serviço de guincho, uma dica essencial para que esse desejo continue sendo realidade é sempre finalizar todas as manutenções e revisões do seu carro, assim como manda o fabricante. 

Para te ajudar, a TempoTem preparou um infográfico exclusivo para você descobrir o que fazer se seu carro parar no meio da rua. Confira: 

Além disso, sempre tenha na manga o contato de bons mecânicos para resolver qualquer imprevisto que possa surgir no dia a dia.

Com o Plano TempoTem Auto, por exemplo, você pode dispor de 12 meses de cobertura de serviços de guincho 24h, troca de óleo e pneus, chaveiro e mais: são 11 serviços disponíveis!

Tudo a qualquer hora do dia e em onde você estiver. Agora que você já sabe tudo sobre o serviço de guincho e onde encontrar a equipe para te socorrer numa eventual necessidade, clique no botão abaixo para conferir mais benefícios do plano e contratar a assistência veicular mais moderna, barata e rápida do país.

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário