Saber como pintar parede já pintada é essencial para mudar as cores do seu lar e transformar a decoração dos ambientes sem precisar trocar nenhuma peça da mobília. 

Para que essa mudança dê certo, a TempoTem preparou um guia respondendo as principais dúvidas sobre repintura e trouxe ainda um passo a passo completo de como pintar parede já pintada — além de dicas para preparar uma parede velha para pintura — para você repaginar a sua casa sem estresse.

Antes de mais nada, é fato que a cor das paredes é um dos detalhes que mais chamam atenção na estética da residência e, por isso, é muito importante tomar cuidado na hora de colorir uma parede já pintada para evitar erros que possam prejudicar o acabamento final das superfícies. 

Assim, se você quer acertar na hora de mudar a tonalidade do seu espaço que já havia recebido tintas e pincéis, continue a leitura para aprender como pintar parede já pintada e aproveitar todas as dicas que preparamos para você!

Tirando suas dúvidas de como pintar parede já pintada

Não sabe como começar? Descubra como pintar parede já pintada!

Algumas etapas da reforma da casa, como pintar parede já pintada, exigem técnicas um pouco mais profissionais na aplicação da tinta — já que a camada antiga do acabamento pode alterar o resultado final da nova pintura. 

Assim, é comum surgirem dúvidas sobre a ordem correta de utilizar os produtos e quais os cuidados para preparar uma parede velha para pintura.

Pensando nisso, fizemos uma seleção com as principais perguntas a respeito do tema e pedimos para nossa equipe de pintores profissionais da TempoTem responder todas elas logo abaixo. Dê uma olhada e mãos à obra:

Posso passar fundo preparador em cima de tinta?

O fundo preparador é o componente que serve como revestimento, uma camada preparatória para a tinta. Assim, sua utilização é indicada para repinturas, para paredes de gesso e para paredes que estejam descascando

Contudo, lixar a superfície antes de aplicar o produto pode proporcionar um resultado melhor.

Preciso passar selador antes de aplicar a tinta?

O selador é usado em paredes novas para corrigir a absorção causada pela porosidade da alvenaria

Como pintar parede já pintada presume que a correção com selador tenha sido feita na primeira pintura, não é necessário aplicar o produto novamente — só o fundo preparador já é suficiente.

Como preparar parede velha para pintura?

Problemas como mofo, manchas e sujeiras, além de tinta descascando e buracos nas paredes, podem danificar completamente o acabamento da pintura

Para isso, água sanitária, sabão neutro, espátula e massa corrida serão seus aliados na hora de preparar uma parede velha para pintura e deixá-la como nova antes de receber a tinta.

Como pintar parede por cima de outra cor?

Ao pintar parede por cima de outra cor, a tinta aplicada anteriormente não deve sobressair a nova cor e nem causar nenhuma mancha que modifique a tonalidade da pintura mais recente. 

Assim, a parede deve ser inteira lixada para suavizar a coloração antiga e finalizada com o fundo preparador.

Como pintar parede já pintada com cor escura?

Contudo, o desafio é saber como pintar parede já pintada com cor escura por baixo sem deixar nenhuma mancha ou sombreado — especialmente se a nova tinta for mais clara que a anterior —, certo? 

Nesse caso, é preciso fazer a raspagem completa da tintura antiga e depois lixar e selar a parede para aplicar a nova cor.

Como pintar parede já pintada em 5 passos

Vai pintar parede por cima de outra cor? Acompanhe o passo a passo abaixo!

Após esclarecer suas principais dúvidas de como pintar parede já pintada e descobrir como preparar uma parede velha para pintura, você já pode colocar a mão na massa e trocar o visual de todos os cômodos. 

Então, confira nosso tutorial prático e aprenda a repaginar a cor da sua casa da maneira certa em apenas cinco passos. Veja:

1. Cubra os móveis e piso do ambiente

Esse é um dos passos iniciais mais importantes das fases de como pintar uma parede já pintada — afinal, você não quer estragar a sua mobília e nem fazer uma sujeirada pelo, não é mesmo? 

Então, antes de tudo, retire os móveis que ficam próximos da parede que será pintada e cubra os objetos com uma lona plástica para garantir que respingos de tinta não cairão sobre eles. Em seguida, utilize mais um pedaço de lona ou papelão para forrar o piso.

2. Prepare a área para receber a tinta

Como pintar parede já pintada pode envolver trabalhar superfícies com fissuras, descascando ou ainda que estejam com o acabamento esfarelando, use uma espátula de aço para remover estas camadas antigas de produto

Nessa etapa, devem ser retirados também os resquícios de papel de parede, cola de quadros ou qualquer outro material que cause irregularidade na parede.

Outro passo importante é passar uma lixa para nivelar a superfície e garantir que todos os resíduos sejam eliminados. 

Para quem pretende pintar parede por cima de outra cor — e precisa eliminar completamente a coloração velha —, o ideal é usar uma lixadeira elétrica para facilitar o trabalho. 

Além disso, no final deste passo, uma ótima dica é passar uma vassoura ou pano úmido sobre a parede para retirar o pó acumulado pelo lixamento, ok?

3. Repare os danos e desgastes da parede

Para saber como pintar parede já pintada e deixá-la com aparência de nova, é fundamental identificar problemas estruturais que possam estar afetando sua estética — como infiltrações e umidade — e corrigi-los antes de começar a preparar uma parede velha para pintura. 

Afinal, essa etapa é a garantia de que o ambiente não voltará a apresentar o mesmo problema.

Feito isso, um passo fundamental para conseguir um bom resultado é cobrir os danos e desgastes do local

O gesso, por exemplo, serve para cobrir os buracos mais profundos e aqueles deixados pelo uso de pregos e parafusos, enquanto a massa corrida ajuda a uniformizar o acabamento.

4. Sele a superfície da parede com fundo preparador

Passe o fundo reparador com um rolo de lã por meio de movimentos de sobe e desce e aguarde o tempo de secagem indicado na embalagem para poder partir para o próximo passo. 

Esse produto impede que a tonalidade da tinta destoe em alguns pontos ou fique manchada, em razão da absorção causada pela alvenaria estrutural.

5. Aplique a tintura e as demãos necessárias

Depois de realizar todos os tópicos anteriores, não tem segredos em como pintar parede já pintada, e o processo é praticamente o mesmo de colorir uma parede nova. 

A única dica especial é aplicar a tintura primeiro nos locais onde foi usado o gesso ou a massa corrida, prevenindo o surgimento de manchas mais escuras.

Vale lembrar que não é necessário afundar o rolo na tinta e a aplicação na parede é feita de baixo para cima, em movimentos de vai e vem — evitando que o produto escorra pela área. 

Ah, e não esqueça de diluir a tinta com água na caçamba de tintura para chegar no tom da cor que você deseja para decorar o cômodo.

Erros para evitar ao pintar parede já pintada

Foi pintar e comprou pouca tinta? A parede não ficou lisa? Aprenda a não errar!

Até aqui deu para notar como pintar parede já pintada pode ser uma tarefa longa e cheia de cautela, concorda? Por esse motivo, no meio de todas as etapas, alguns erros acabam sendo muito comuns — além de prejudicarem diretamente a finalização e a estética do espaço. 

Para que você não tenha esse problema na reforma do seu lar, a seguir listamos os erros mais cometidos para que você passe longe de todos eles. Fique de olho:

Utilizar pincéis e produtos ruins

Não tem como pintar parede já pintada com um pincel inadequado ou com materiais de má qualidade e esperar que a pintura tenha o melhor acabamento. 

No mercado existe uma grande variedade de pincéis — como as versões de cerdas grises, de cerdas brancas, as trinchas, os rolos e muitos outros modelos que se adequam às suas necessidades —, portanto não poupe na hora de fazer a escolha correta.

E isso também vale para o fundo preparador, o selador e a tinta, que precisam ser bons o bastante para deixar a sua casa ainda mais bonita.

Pintar paredes sujas e danificadas

Se as paredes sujas de gorduras, manchadas ou riscadas não forem limpas, todo o esforço dedicado a pintá-las será em vão. 

Esse é um detalhe quase óbvio, mas que é muito negligenciado, então, quando pensar em como pintar parede já pintada, antes de mais nada lembre-se de limpá-las para garantir um resultado satisfatório.

Não comprar tinta o suficiente

Outro descuido cometido com bastante frequência é comprar uma quantidade de tinta inferior à que precisa ser usada — e aí não tem como pintar parede já pintada sem material suficiente para isso. 

Logo, o ideal é comprar exatamente o que for preciso ou até um pouco mais — já que eventuais retoques podem surgir com o passar do tempo.

3 dicas para pintar parede já pintada

Confira um checklist de como pintar parede já pintada abaixo!

Depois de te ensinar como pintar parede já pintada do jeito certo, consultamos os pintores experts da TempoTem e trouxemos mais três dicas que com certeza vão tornar a reforma da sua casa em um processo muito mais prático e livre de qualquer dor de cabeça. Para não perder nenhum truque, anote:

Prepare o checklist dos materiais para pintura

Antes de começar os trabalhos é importante ter em mãos todos os materiais que serão utilizados. 

As ferramentas podem variar de acordo com as etapas que você precisará seguir na sua parede, no entanto, fizemos um checklist com os materiais que citamos ao longo deste guia sobre como pintar uma parede já pintada. São eles:

  • Espátula de aço;
  • Massa corrida e gesso em pó;
  • Lixa de parede ou lixadeira elétrica;
  • Lona plástica ou papelão;
  • Caçamba de tintura;
  • Rolo de pintura e trincha;
  • Fundo preparador de paredes e tinta.

Escolha uma cor adequada ao ambiente

Como pintar parede já pintada com cor escura pode ser uma missão um pouco mais difícil, opte por cores em tonalidades parecidas quando for fazer a repintura

A sugestão é diminuir um tom sempre que for colorir novamente o espaço até chegar a tonalidade mais clara que você pretende manter no ambiente.

Conte com auxílio de profissionais qualificados

Para não correr o risco de errar e nem se perder na execução de todos esses passos, conte com um profissional qualificado para te orientar sobre os melhores materiais e técnicas de como pintar parede já pintada

Assim, você evita o desperdício de produtos e poupa seu tempo otimizando cada etapa.

Se preferir, lembre-se que na TempoTem você contrata uma equipe completa para cuidar do seu lar pagando o melhor preço do mercado

Na nossa plataforma online você pode assinar o Plano TempoTem Casa e dispor de 119 serviços — como pintar parede já pintada e demais pinturas e instalações de decoração para a sua residência — disponíveis para te atender a qualquer hora do dia.

Agora que você está por dentro de todas as etapas de como pintar parede já pintada, está na hora seguir o nosso passo a passo para colocar a mão na massa — ou deixar na mão dos especialistas da TempoTem — e caprichar no novo visual do seu lar.

Autor

Bianca Amaral

Apaixonada por e-commerce e com mais de uma década atuando entre as áreas de Marketing e Inovação. Trabalhou com Eventos, “produtização” de Serviços e lançamento de Produtos, liderou a idealização e lançamento do Marketplace no Walmart.com Brasil e o lançamento de categorias na Amazon Brasil. Na TempoTem, dedica-se a trazer a simplicidade do e-commerce de Produtos para transformar o mercado de Serviços. Nas horas vagas, desdobra-se entre os papéis de mãe, atleta amadora de corrida de rua e entusiasta da cozinha saudável.

Deixe seu comentário