Adotar um estilo de vida sustentável é o objetivo de parte da população, já a natureza deve ser preservada para garantir o equilíbrio ecológico, evitar o aquecimento global e zelar pela nossa saúde e a das próximas gerações. Essa mudança de hábitos é do que parece, como reutilizar a água utilizada nas tarefas domésticas e acabar com os desperdícios, por exemplo.

Ficou interessado em colocar atitudes mais responsáveis na rotina do lar e poupar água? A equipe da TempoTem conversou com especialistas e te mostrará como fazer isso na prática.

Aprender como reutilizar a água da chuva é uma das medidas sustentáveis mais simples de ser aplicada, mas que causa um grande impacto para o planeta. Afinal, sem o reaproveitamento, esse volume de água limpa e potável acaba indo parar direto no esgoto, juntamente com os resíduos e líquidos contaminados. 

Porém, essa não é a única alternativa para quem quer saber como não desperdiçar a água e, de quebra, ainda economizar um pouco a mais no final do mês. Então, confira o guia até o final e descubra dicas que separamos para você. Vamos lá?

A importância do reaproveitamento de água

Economize suas contas reutilizando a água de sua casa.

O passo mais importante para mudar o seu estilo de vida e começar a reutilizar a água é entender a importância dessa medida a curto e a longo prazo. Como já citamos, não desperdiçar a água pode render uma boa economia na sua conta mensal, mas essa não é única vantagem imediata.

Com o aumento da população e a maior exigência dos reservatórios naturais de água

— como rios, represas e barragens —, é comum vermos os noticiários alertando sobre o baixo nível destes tanques, especialmente durante as estações mais secas do ano. 

Acontece que a alta demanda de consumo e o aquecimento global tornam o reabastecimento natural por meio das chuvas em um processo muito mais lento, o que resulta nas crises hídricas e racionamentos que já chegaram a afetar as grandes cidades.

Ou seja, não são apenas as gerações futuras que vão sofrer com escassez de água, pois sem as medidas sustentáveis corretas — como reutilizar a água dentro de casa — outra crise hídrica pode vir a afetar diversas regiões do país e do mundo. 

Além disso, não podemos deixar de citar os danos ecológicos causados pela falta de água, o que inclui a extinção de espécies nativas de água doce, as alterações climáticas e o aumento da poluição.

3 principais benefícios de reutilizar a água

Ficou claro como a sustentabilidade é fundamental para garantir a saúde e o bem-estar da sua família hoje e também nos próximos anos. 

Mas, como reutilizar a água poderá ajudar na preservação do meio ambiente? Para responder essa pergunta, elencamos abaixo os três principais benefícios dessa prática:

1. Preserva água potável

Cerca de 71% do planeta é coberto por água. No entanto, apenas 2,4% deste total é doce e menos de 1% está acessível para o consumo animal e humano. 

Por esse motivo, atitudes como reutilizar a água do banho e da máquina de lavar para outras tarefas domésticas, por exemplo, ajudam a preservar uma quantidade significativa para a preparação de alimentos e para a ingestão.

2. Reduz o volume de esgoto

Quando passamos a não desperdiçar a água e reaproveitá-la, além de economizarmos no consumo das companhias de abastecimento, reduzimos também o volume despejado nos esgotos e canais de tratamento

Nas estações de águas residuais são empregadas diferentes formas de tratamento, incluindo substâncias químicas que impedem que aquele líquido seja consumido novamente. 

3. Diminui a exploração dos rios

Acima já mencionamos que a alta demanda exigida dos reservatórios —- diversas vezes causada pelo desperdício — resulta na queda do nível de água dos rios e represas naturais, afetando, diretamente, a vida da fauna e flora daquela região. 

Por isso, saber como reutilizar a água é uma ótima estratégia para ter o seu próprio armazenamento para as épocas mais secas.

Como reaproveitar a água da máquina de lavar?

Descubra como reaproveitar a água que você lava suas roupas.

Quando o assunto é economizar, a máquina de lavar é uma das maiores vilãs e a grande responsável por aumentar a sua conta com a companhia de abastecimento hidráulico. 

E, já que esse é um eletrodoméstico primordial na rotina de uma casa, a saída é descobrir como reutilizar a água que antes seria desperdiçada, mas pode ter várias utilidades na limpeza do lar.

Já que estamos falando de uma água que é eliminada tanto com os resíduos e sujeiras da roupa quanto com os produtos químicos de limpeza, não é em qualquer tarefa que ela poderá ser reutilizada. 

Ou seja, você deve evitar, por exemplo, usá-la para a higienização da cozinha e de áreas gourmets. Assim, uma opção é dar preferência para utilizar o líquido na descarga, na lavagem do carro ou para esfregar o chão das áreas externas.

Uma dica importante é separar a água de cada etapa da lavagem em baldes diferentes, uma vez que a primeira a ser descartada virá mais suja e com mais produto, enquanto a do enxágue chega à vasilha bem mais limpa e cheirosa. 

Dessa forma, você pode poupar não apenas na quantia de água, como também nos produtos de limpeza, já que essa misturinha estará pronta com os ingredientes para limpar e perfumar os ambientes.

Programe a sua máquina corretamente

Por falar em etapas de lavagem, certifique-se de que a máquina de lavar está programada para o nível certo de roupas no tanque. Uma sugestão é não acumular as peças, para que a máquina não precise de um nível alto de água — mas também não coloque roupas isoladas, senão o desperdício seria o mesmo.

Além disso, se for possível, reduza os ciclos utilizados para uma lavagem completa, pois a cada ciclo a máquina elimina a água do tanque e reabastece para repetir todo o processo. Especialmente para roupas leves e pouco usadas, apenas uma etapa pode ser suficiente para deixar suas peças impecáveis.

Como reutilizar a água da chuva?

Saiba para que serve a água da chuva nas tarefas de sua casa.

Para quem deseja aprender como reutilizar a água da chuva, essa pode ter ainda mais utilidades. Embora não seja recomendado utilizá-la para o consumo e nem para a preparação de alimentos, você tem a possibilidade de armazenar a água que cai das nuvens para regar plantas nos dias de estiagem, lavar roupas, lavar a casa, entre outros.

Para quem mora ou possui casa em zonas rurais — onde a poluição é menor e a chuva não precisa passar por telhas e calhas até chegar ao reservatório —, pode ser construída uma grande cisterna com encanamento que abasteça a descarga, o chuveiro e as torneiras de tanques. 

Assim, o volume da chuva estará armazenado por mais dias e você poupará mais da metade do que seria gasto com a companhia hidráulica.

Entretanto, como reutilizar a água para essa finalidade exige mais cautela, o ideal é consultar um especialista que possa aplicar os produtos indicados para um breve tratamento deste líquido e impedir que focos de dengue e outros microrganismos se instalem por ali. A limpeza deste reservatório também precisa ser feita periodicamente por um profissional.

6 dicas para aprender como não desperdiçar a água

Siga as dicas abaixo e veja a diferença nas contas do fim do mês.

Saber como reutilizar a água da chuva e da máquina de lavar é importante, mas aprender como não desperdiçar a água no dia a dia é ainda mais fundamental, uma vez que o volume gasto nas tarefas diárias é muito grande e pode ser reaproveitado na maior parte das vezes. 

Pensando nisso, separamos seis dicas simples, mas que reduzirão alguns números na sua conta mensal. São elas:

1. Colete a água do banho para lavar o banheiro

Reduzir o tempo no chuveiro já é um truque conhecido, porém, unir os poucos minutos à reutilização da água do banho pode ser ainda mais eficiente. 

Assim, com um recipiente grande, armazene todo líquido que respingar enquanto o chuveiro estiver ligado e faça o reuso ali mesmo para dar descarga, higienizar a pia e o sanitário, além de lavar o chão, o box e as paredes.

2. Utilize um copo para escovar os dentes

Com um copo de 200ml dá para fazer a escovação completa dos dentes e controlar a quantidade de água utilizada diariamente para a higiene bucal. 

Já que não temos como reutilizar a água dessa tarefa, a alternativa é minimizar o desperdício e usar somente o necessário para a limpeza.

3. Feche a torneira enquanto ensaboa a louça

Parece ser uma recomendação óbvia, mas muita gente ainda deixa a torneira aberta por vários minutos seguidos enquanto ensaboa a louça ou higieniza outros utensílios. 

E, aliás, tem como reutilizar a água da chuva para limpeza da cozinha também. Basta que ela esteja filtrada, incolor, inodora e com menos de três dias de coleta.

4. Regue as plantas com água dos alimentos

Você sabia que ainda tem como reutilizar a água usada no preparo dos alimentos? Sim, é isso mesmo. 

Aquele caldo ralo que sobra após cozinhar legumes e macarrão, por exemplo, pode ser usado para regar as plantas — uma vez que o líquido se torna rico em nutrientes e minerais que ajudam a fortalecer o seu jardim ou a sua horta. 

5. Use um balde em vez da mangueira

Vai lavar a casa ou o carro? Deixe a mangueira de lado. Ainda que você não tenha como reutilizar a água de nenhuma outra tarefa daquele dia, dê sempre preferência para o balde. 

Desse modo, além de evitar o desperdício com o excesso de água jorrando, você ainda tem o controle exato de quanto gastou para a limpeza.

6. Fique de olho nos vazamentos

Não adianta saber como reutilizar a água se a casa estiver cheia de vazamentos. Fique de olho em qualquer sinal de infiltração, tubulação quebrada ou vazão irregular

Além disso, contrate um técnico de confiança para avaliar o problema e não adie o conserto — afinal, os vazamentos pesam para o meio ambiente e mais ainda para o seu bolso.

Mas, o que não vai pesar nada para você é conhecer os serviços da TempoTem e resolver qualquer problema de vazamento que esteja atrapalhando sua economia de água. Clique aqui para acessar a plataforma online e solicitar uma visita com o melhor técnico na sua região.

Agora é só seguir as dicas de como reutilizar a água e garantir um futuro mais sustentável para você e sua família. Com os hábitos que listamos acima, você verá não apenas a conta do mês reduzindo, mas também todos os moradores da casa colaborando para bons cuidados com o planeta!

Autor

Bianca Amaral

Apaixonada por e-commerce e com mais de uma década atuando entre as áreas de Marketing e Inovação. Trabalhou com Eventos, “produtização” de Serviços e lançamento de Produtos, liderou a idealização e lançamento do Marketplace no Walmart.com Brasil e o lançamento de categorias na Amazon Brasil. Na TempoTem, dedica-se a trazer a simplicidade do e-commerce de Produtos para transformar o mercado de Serviços. Nas horas vagas, desdobra-se entre os papéis de mãe, atleta amadora de corrida de rua e entusiasta da cozinha saudável.

Deixe seu comentário