A decoração natalina é uma das mais esperadas do ano ao redor do mundo inteiro, portanto, quando os meses de dezembro e novembro se aproximam, não dá para deixá-los passar em branco.

Se você não sabe o que aderir para a sua casa ficar com a cara do Natal ou deseja inovar nos enfeites natalinos sem gastar muito, confira o guia especial de ideias que a TempoTem preparou para você se inspirar na hora de decorar o seu lar.

Antes de irmos para as dicas, vale lembrarmos que quando o clima do Natal chega, todos os lugares embarcam na temática e até mesmo os sentimentos de união e renascimento tomam conta dos ambientes. 

É óbvio que a tradicional decoração natalina cumpre um papel muito importante na criação dessa atmosfera mais familiar e agradável, por isso vale — e muito — a pena investir nos acessórios festivos para enfeitar a sua casa. 

Continue a leitura e confira 15 inspirações e sugestões de adornos e de decoração natalina que separamos para você embelezar — de forma criativa e fugindo do óbvio — cada cômodo da sua casa com o espírito do natal.

6 ideias de decoração natalina por cômodo

Deixe os cômodos da sua casa preparados para o natal com as dicas da TempoTem!

Nem só de árvore de Natal e pisca-pisca é feita a decoração nesta época do ano. Embora esses dois itens sejam essenciais para a composição dos enfeites natalinos, existem muitas outras opções que podem ser posicionadas pela casa inteira e deixam a sua decoração natalina bem mais completa e personalizada.

Se você é do tipo que sofre na hora de ter ideias para decorar tantos ambientes diferentes ou quer sair da mesmice na organização das peças de decoração de Natal que já possui, fizemos uma seleção com os enfeites natalinos ideais para cada cômodo da residência. Dá só uma olhada:

1. Decoração natalina para fachada

A rede de pisca-pisca dourado já é tradicional para os portões e o guarda-corpo das sacadas, mas dá para caprichar um pouco mais na aparência da fachada

Ao invés de colocar somente as luzes piscantes, que tal revestir parte da estrutura do portão ou da sacada com arbustos sintéticos bem verdes e só então contornar as peças com o pisca? 

Para dar um toque extra, experimente ainda pendurar algumas bolinhas e enfeites da árvore de natal nos ramos do arbusto.

2. Decoração natalina para varanda

Já na parte interna da casa, a decoração natalina pode ter mais acessórios. Então, separe um espaço da sua varanda para criar um “mini mundo de natal”. 

Você pode cobrir o chão com algodão para simular neve, montar duas ou três árvores pequenas e sem grandes enfeites, e até colocar um Papai Noel em um trenó carregado por renas. A dica é que esses últimos enfeites natalinos sejam de pelúcia ou feltro e de tamanhos médios.

3. Decoração natalina para sala

A sala acomoda sempre a maior parte da decoração natalina, começando por uma árvore bem completa e iluminada. 

Mas, além dela, não pode faltar uma guirlanda graciosa na sua porta de entrada para as visitas já entrarem no clima festivo antes mesmo de passarem pela porta. 

Uma dica é apostar ainda em velas aromáticas dentro de potes que acompanhem a cor dos demais enfeites natalinos para deixar o ambiente mais agradável e aconchegante.

4. Decoração natalina para cozinha

Nessa época do ano fica fácil encontrar guardanapos, canecas, toalhas de mesa e até porta temperos temáticos. 

O ideal é levar para esse cômodo enfeites menores, como um arranjo de mesa decorado ao invés de uma árvore de Natal inteira, por exemplo. Se a cozinha tiver iluminação pendente, um Papai Noel se aventurando pela estrutura entorno da lâmpada com certeza deixará suas refeições mais alegres.

5. Decoração natalina para quarto

A decoração natalina combina muito bem com a atmosfera acolhedora dos dormitórios. Você pode substituir as luminárias de cabeceiras pelo pisca-pisca e apostar em jogos de cama e capas de almofadas com o tema do momento. 

Se quiser deixar o design do quarto com mais cara ainda de Natal, escolha uma guirlanda para colocá-la bem acima da sua cama e uma pequena árvore de Natal — que pode ser feita até de papelão ou de madeira — para sua mesa de estudos ou penteadeira.

6. Decoração natalina para banheiro

Sim, o seu banheiro também pode — e deve — ganhar o espírito do Natal e receber alguns acessórios para combinar com o restante da casa. 

Neste cômodo a dica é organizar o frasco de sabonete líquido e o dispenser de lenços descartáveis em uma bandeja de madeira ou de cerâmica e acrescentar uma vela aromática decorada com bolas de natal na base do potinho.

4 enfeites natalinos para fazer em casa

Faça você mesmo: confira como fazer enfeites natalinos com materiais recicláveis!

O Natal também é uma ótima época para quem ama artesanato e gosta de fazer seus próprios itens decorativos — onde além de poupar uma graninha, ajuda a reciclar alguns materiais que estão parados no armário.

Pensando nisso, trouxemos quatro enfeites para você fazer em casa sem gastar muito e ainda ter uma decoração natalina personalizada. Veja:

1. Mascotes de feltro

Lembra que demos a sugestão de decorar a sua varanda com bichinhos em feltro? Pois bem, você pode fazê-los com suas próprias mãos e usando poucas ferramentas. 

Será necessário apenas o feltro da cor dos seus mascotes, enchimento para pelúcia, linha, agulha, cola de tecido e os moldesdisponíveis gratuitamente na internet.

2. Árvore de rolhas

Sabe aquelas rolhas de vinho que sempre aparecem pelas gavetas da cozinha? Elas também podem virar decoração natalina para o ambiente. 

Bom, quanto mais rolhas você tiver, maior ficará a árvore, e para criá-la basta empilhar umas sobre as outras untadas com bastante cola branca seguindo um formato de arbusto. Depois de seca, você pode acrescentar laços e fitas ou até mesmo um pisca-pisca.

3. Guirlanda de E.V.A

A guirlanda de E.V.A é perfeita para uma decoração natalina no quarto da criançada — inclusive, pode ser feita com a ajuda dos pequenos. A base da guirlanda será feita com o material emborrachado, enquanto os adornos podem ser de laços de tecido, bolinhas de isopor coloridas com glitter e o rosto do Papai Noel também feita de E.V.A, por exemplo.

4. Sininhos de garrafa pet

Recortando a parte de cima da garrafa pet você terá em mãos um modelo de sino pronto para ser pintado e decorado da forma que preferir. 

Com uma corrente natalina você ainda pode prender bolinhas douradas — ou da cor que for o seu sino — na parte interna do enfeite para simular a lingueta da peça. Além disso, para fazer uma dupla de sino use duas garrafas pets e una-os através da parte da tampa utilizando um laço de fita vermelha.

Mais decoração natalina: 5 inspirações de árvores de Natal criativas

Quem disse que árvore de natal é só a convencional? Aprenda 5 tipos de árvores de natal!

A árvore é uma das protagonistas da decoração natalina e existem diversos modelos diferentes no mercado. No entanto, você pode confeccionar o seu próprio “arbusto temático” e ter um item exclusivo para a sua família, atribuindo um valor sentimental a mais para a sua criação. 

Para te inspirar na elaboração da sua árvore de Natal, trouxemos cinco sugestões um tanto inovadoras para enfeitar a sua casa. Confira!

1. Árvore de Natal com fotos

Escolha uma parede bem visível na sala ou em um dos quartos e separe as melhores fotos com as pessoas mais especiais da família e do grupo de amigos. 

Em seguida, com fita dupla face — sim, nada de cola ou fita adesiva comum para não danificar o acabamento da parede, ok? — fixe as fotografias de modo que todas juntas formem uma pirâmide. Contorne a figura com um pisca pisca e acrescente uma estrela de papel laminado no topo dela.

2. Árvore de Natal com nylon

Sabe todos aqueles enfeites natalinos que ficam pendurados pelos ramos da árvore

Eles também podem ser colocados separadamente em fios de nylon de diferentes comprimentos, cujas as pontas devem ser amarradas em uma espécie de tela de nylon ou de metal e fixada no teto do local onde você deseja posicionar sua árvore. 

Esse é um adorno estiloso, sofisticado e prático de ser elaborado, e que garante uma decoração natalina superincrível.

3. Árvore de Natal de papelão

Para fazer uma pequena árvore de Natal de papelão — como a que sugerimos para decorar o dormitório —, você não precisará de muito mais do que algumas lâminas de papelão pintado de verde ou com uma estampa do seu gosto, além de tesoura e cola. 

Para montá-lo, corte dois pedaços do papelão em formato triangular e os restantes das folhas também em triângulos, mas de tamanhos menores. 

Em seguida, dobre os pedaços maiores ao meio para formar um vinco e cole ambas as partes pelo lado de fora. Para finalizar, os triângulos pequenos devem ser pregados entre as metades e laterais da parte maior da árvore e pronto!

4. Árvore de Natal de suculentas

É possível ainda fazer uma decoração natalina utilizando as queridas plantas suculentas. Para isso, será necessário uma tela hexagonal que formará o cone e servirá de base para a árvore. 

Esse cone deve ser totalmente preenchido com musgo esfagno. Feito isso, a estrutura será fixada em um vaso de planta de tamanho apropriado para receber a aguação. Depois, com o musgo bem umedecido, é só fixar as suculentas por toda a estrutura.

5. Árvore de Natal de doces

Para enfeitar a mesa no dia da ceia vale preparar uma árvore toda feita de doces. Se gostou da ideia, faça um cone de cartolina verde ou vermelho e cole bombons, bem-casados e outros doces de sua preferência cobrindo toda a parte do papel. 

Depois, no topo, experimente adicionar uma estrela colorida feita de pasta americana, que também é comestível e dará um charme extra — uma decoração natalina bem saborosa, não acha?

Dica extra para um Natal bem decorado e sem estresse

Deixe sua casa pronta para os convidados: nada de problemas residenciais!

O Natal chega bem acompanhado do final de ano e do desejo de dar aquela repaginada na vida, não é mesmo? 

Por esse motivo, muitas pessoas aproveitam a época para colocar a casa em ordem e efetuar todos os reparos que ficaram pendentes ao longo do ano. Ter esse cuidado com a manutenção estética da residência também ajuda na sua decoração natalina.

Portanto, una o útil ao agradável para se livrar de qualquer problema estrutural que esteja afetando a residência e deixe sua casa pronta para receber os enfeites natalinos e abrigar o clima gostoso em família que só essa fase do ano nos traz.

O plano TempoTem Casa conta com 119 serviços residenciais e está disponível em todos os meses do ano para proporcionar um lar mais aconchegante para você. Basta acessar a plataforma online para encontrar uma equipe completa que realizará pinturas, instalações e manutenções em geral para o lar

Autor

Bianca Amaral

Apaixonada por e-commerce e com mais de uma década atuando entre as áreas de Marketing e Inovação. Trabalhou com Eventos, “produtização” de Serviços e lançamento de Produtos, liderou a idealização e lançamento do Marketplace no Walmart.com Brasil e o lançamento de categorias na Amazon Brasil. Na TempoTem, dedica-se a trazer a simplicidade do e-commerce de Produtos para transformar o mercado de Serviços. Nas horas vagas, desdobra-se entre os papéis de mãe, atleta amadora de corrida de rua e entusiasta da cozinha saudável.

Comentários

  • Regina Luiza Silva Amaral

    7 de dezembro de 2020

    Amo tudo que a Bianca faz...estas dicas foram maravilhosas, chegaram no momento certo. Obrigada

Deixe seu comentário