Encontrar a melhor tinta para parede de qualquer cômodo da casa vai muito além de escolher a cor mais harmoniosa e/ou o acabamento mais bonito: é preciso saber qual o tipo de tinta ideal para aplicar em cada ambiente, para assim garantir um resultado de primeira qualidade. 

Mas, se você não entende do assunto e está com medo de errar no meio de tantas latas e opções diferentes no mercado, não se preocupe. A equipe de pintores da TempoTem trouxe mais um guia para te ensinar qual a melhor tinta para parede em cada espaço da residência.

Antes de pegar o pincel, vale explicar que a ideia de tentar aplicar a mesma tintura na casa inteira, achando que essa é uma atitude econômica para o seu bolso, é uma verdadeira cilada. 

Afinal, identificar a melhor tinta para parede em cada local da residência pode facilitar a aplicação do produto, aumentar a durabilidade da pintura e, ainda, proporcionar um efeito muito mais bonito e visualmente agradável para a estética dos cômodos.

Se você quer evitar qualquer erro na nova pintura da sua casa e deseja entender um pouco mais sobre a aplicabilidade dos tons, continue a leitura e tire todas as dúvidas sobre os produtos e cores de tinta para parede interna e externa que são os mais indicados. Vamos lá?

5 melhores tipos de tintas para parede

Descubra qual a melhor tinta para parede logo abaixo:

No mercado existe um vasto catálogo de tintas para residências, cada uma com sua tecnologia apropriada para as diversas necessidades do lar. 

Contudo, cinco dessas opções se destacam entre as outras, e a partir delas você pode encontrar a melhor tinta para parede para diferentes áreas da casa. Abaixo te mostramos quais são elas:

1. Tinta acrílica para parede

Para algumas pessoas, a melhor tinta para parede é a acrílica, que justamente por possuir componentes de resina acrílica se torna impermeável e bastante resistente à lavagem — além de oferecer acabamento fosco ou brilhoso. 

Sendo assim, este tipo de tinta costuma ser aplicado tanto na parte interna quanto externa dos ambientes sem problema algum.

2. Tinta látex para parede

Embora seja confundida com a acrílica, em razão dos seus componentes químicos, a tinta látex — ou PVA — se trata de um produto diferente, dessa vez com o acabamento fosco, permeável e não lavável

Isto é, em áreas externas e espaços com grande umidade ou contato frequente com água, como banheiros e lavanderias, essa não é a melhor tinta para parede.

3. Tinta superlavável para parede

Por outro lado, para quem procura a melhor tinta para parede interna lavável e até mesmo para fachadas e varandas, a versão superlavável pode ser a opção certa. 

Esse produto contém resina acrílica e permite o uso de água — e até mesmo de detergente — para limpar a área pintada sem que a tonalidade das cores desbotem.

4. Tinta epóxi para parede

Já para azulejos e revestimentos em cerâmica, a melhor tinta para parede é a epóxi, altamente resistente às substâncias abrasivas e com uma ótima fixação em superfícies lisas e úmidas — por isso funciona tão bem em cozinhas e banheiros. 

No entanto, vale frisar que essa é uma tinta mais forte e alguns fabricantes indicam que antes da aplicação ela seja diluída em solvente químico em vez de água, ok?

5. Tinta óleo para parede

Apesar de não ser a melhor tinta para parede, a tinta óleo também pode ser usada para repaginar as cores da sua casa em diferentes espaços — uma vez que é famosa pela sua alta pigmentação

Por esse mesmo motivo, a secagem do produto acaba sendo mais lenta, o que indica que se deve evitar a aplicação em fachadas e áreas totalmente expostas, dando preferência para a pintura em áreas externas cobertas, por exemplo.

Qual a melhor tinta para parede?

Você sabe qual a melhor tinta para parede interna e externa? Saiba mais agora!

Depois de conhecer os principais tipos de tintas e a utilização recomendada para todos eles, é importante saber escolher a opção certa para determinado espaço, a fim de garantir um acabamento mais bonito e duradouro. 

Desse modo, para não sobrar nenhuma dúvida, a seguir explicamos qual melhor tinta para parede em cada cômodo da residência, de acordo com as necessidades da área. Dá uma olhada:

Qual é a melhor tinta para área externa?

Atualmente, os especialistas em pintura externa defendem que a melhor tinta para parede de fachadas, sacadas e muros é a acrílica emborrachada, uma variação da acrílica convencional, porém mais resistente tanto a exposição da chuva quanto ao sol e a ação do tempo — tudo sem desbotar, manchar ou descascar.

Qual a melhor tinta para parede interna?

Em contrapartida, a melhor tinta para parede interna é a látex ou PVA, pois além de secar rapidamente ela não possui cheiro forte e permite que todos os moradores da casa voltem a circular pelo ambiente logo no dia seguinte após a pintura — principalmente por ser diluída em água e conter um baixo nível de toxidade para a saúde.

Qual a melhor tinta para quartos e salas?

A tinta látex também pode ser aplicada em quartos, salas e outros ambientes fechados, entretanto, para casas com pessoas alérgicas, crianças e idosos é preferível optar por uma alternativa inodora dessa tinta, assim os habitantes podem voltar para seus aposentos até no mesmo dia e sem o risco de sofrerem com dificuldades respiratórias.

Qual a melhor tinta lavável para cozinhas e banheiros?

A melhor tinta para parede de cozinha e banheiro com revestimento é a epóxi, por ser extremamente resistente a umidade e ao uso de produtos de limpeza. 

Apesar disso, se a parede desses ambientes não tiver nenhum revestimento de cerâmica, o ideal é utilizar a tinta acrílica superlavável, que possui uma aplicação mais simples e componentes químicos menos agressivos para a saúde.

6 cores de tinta para parede interna

É claro que escolher a melhor tinta para parede envolve decidir cores e tonalidades que mais combinem com a decoração da casa e que possam dar um ótimo resultado final, especialmente na hora de pintar paredes já pintadas

Para tornar essa tarefa mais prática para você, fizemos uma lista com as seis cores e tonalidades que funcionam perfeitamente nas áreas internas. Veja:

1. Cor cinza e acinzentadas

Basta folhear os catálogos de tintas de qualquer loja para ver como a variedade de cores acinzentadas é enorme. 

Desde o azul até o rosa cimento, qualquer cor pode ganhar uma cara nova com essa tonalidade e dar um ar de requinte e aconchego para o ambiente, tudo isso sem tirar a graça das cores vivas. É óbvio que o próprio cinza e os estilos industriais não ficam de fora da lista de preferências, viu?

2. Cor verde e esverdeadas

O verde está entre as cores de tinta para parede interna mais versáteis, pois é aplicado tanto em áreas gourmets e espaços descontraídos quanto em salas e escritórios de home office

As tonalidades provenientes do verde — como o famoso azul esverdeado — também não ficam de fora da lista e podem colorir uma única parede de qualquer cômodo para dar mais charme ao design. 

3. Cores quentes escuras

Engana-se quem pensa que roxo, vinho e vermelho não pertencem ao grupo de melhor tinta para parede interna. Afinal, cores escuras e quentes ajudam a criar uma atmosfera mais enérgica e até mesmo mais alegre, embora precisem ser usadas com cautela para não pesar no ambiente. 

Assim, a dica é utilizar apenas em uma única parede com textura e decorar a área com quadros e acessórios de cores mais leves.

4. Tons de rosa claro

Já se foi o tempo em que rosa era usado apenas para colorir dormitórios femininos. Atualmente, tons rosados — como salmão e coral, por exemplo — estão ganhando espaço em cozinhas, salas e até mesmo em banheiros. 

Saiba que as tonalidades mais amenas do rosa podem compor uma decoração de casa suave, mas igualmente colorida — afinal, o rosa claro pode combinar com outras cores vivas, sejam elas frias ou quentes.

5. Tonalidades de bege

Para quem acredita que a melhor tinta para parede deve ser neutra, as inúmeras tonalidades de bege estão aí para agradar. 

De fato, cores neutras são mais fáceis de combinar com a mobília e harmonizar com o gosto de qualquer pessoa. Assim, os tons que podem ir do amarronzado até o amarelado são opções certas para variar a cor dos cômodos sem fugir da paleta do bege.

6. Variações de branco

O bom e velho branco continua sendo a melhor tinta para parede para os amantes de um estilo mais clean e minimalista, no entanto, as variantes dessa cor estão virando uma tendência crescente. 

Aqui vai uma dica: o branco gelo, o off white e o bege são algumas das cores de tinta para parede interna mais usadas nas residências modernas.

Qual a tinta de parede que pode ser lavada?

Uma parede que será lavada frequentemente necessita da melhor tinta lavável, descubra qual:

É importante deixar claro que, ainda que a parede seja branca ou de cor clara, caso seja pintada com uma tinta não lavável não será possível limpá-la com água, sabão ou outros produtos químicos sem causar manchas e danificar a tonalidade da pintura. 

Dito isso, se você está para pintar uma parede que precisa ser lavada frequentemente, escolha apenas tintas laváveis e evite opções como a látex e a esmaltada.

Como já mencionamos ao longo deste guia, existe mais de uma opção de tinta lavável indicada para paredes internas e externas. 

Entre elas, a acrílica superlavável e a epóxi são as mais populares e recomendadas pelos profissionais de pintura, mas ainda assim é importante saber escolher entre elas para conseguir o melhor acabamento na estética da sua casa.

Como escolher a melhor tinta para parede interna lavável?

Para escolher a melhor tinta para parede interna é preciso levar em consideração o quanto a parede é exposta a umidade, danos por sujeira e a frequência com a qual ela precisará ser limpa. 

Em casas com crianças e animais de estimação, por exemplo, salas e quartos devem ser coloridos com tinta superlavável, para facilitar a remoção de riscos de caneta, de marcas de sapatos e de patas, além de outras sujeiras que surgem com o toque.

Da mesma forma, a cozinha deve ser pintada com tinta epóxi nos revestimentos e com superlavável em alvenaria, evitando que os detritos de alimentos e o vapor das panelas quentes fiquem impregnados nas paredes. 

A regra vale também para banheiros, contudo, nos lavabos — onde não há problema com o vapor do chuveiro e nem com a gordura corporal eliminada no banho — e nas partes altas da parede sem revestimento pode ser aplicada a tinta acrílica convencional.

Como limpar paredes com tinta lavável?

O que faz da tinta lavável a melhor tinta para parede é justamente a facilidade de limpar as sujeiras sem alterar o acabamento da pintura

Assim, basta utilizar um pano úmido ou uma bucha com sabão neutro em movimentos circulares para eliminar riscos, manchas e nódoas que estejam prejudicando a estética do seu lar.

Além disso, confira as orientações do fabricante sobre o uso de outros produtos de limpeza e a indicação correta para remover cada tipo de sujeira. 

Afinal, algumas substância podem ser corrosivas não apenas para a tinta, como também para o material de acabamento da parede, o que causaria danos para a estrutura externa da área.

Mas, se você seguir as recomendações dos especialistas e anotar todas as dicas que trouxemos para você neste guia, não precisa se preocupar, pois com certeza você já saberá escolher a melhor tinta para parede e ainda terá alguns truques na manga para manter cada espaço da sua casa sempre limpo como novo!

Ah, e para o acabamento final da sua casa ficar perfeito, conte com a equipe de pintores da TempoTem e garanta um serviço durável, de qualidade e com o melhor preço do mercado

Autor

Bianca Amaral

Apaixonada por e-commerce e com mais de uma década atuando entre as áreas de Marketing e Inovação. Trabalhou com Eventos, “produtização” de Serviços e lançamento de Produtos, liderou a idealização e lançamento do Marketplace no Walmart.com Brasil e o lançamento de categorias na Amazon Brasil. Na TempoTem, dedica-se a trazer a simplicidade do e-commerce de Produtos para transformar o mercado de Serviços. Nas horas vagas, desdobra-se entre os papéis de mãe, atleta amadora de corrida de rua e entusiasta da cozinha saudável.

Deixe seu comentário