Usar nichos para decoração e organização da casa é uma tendência que cresce cada vez mais — afinal, o item possui uma das melhores utilidades para os amantes de um design de interiores mais moderno e despojado, além de facilitar o dia a dia de quem têm muitos enfeites. 

Portanto, se você quer descobrir como confeccionar os seus próprios nichos e também dicas para combiná-los de acordo com o cômodo, a TempoTem conversou com especialistas em estética residencial e preparou um guia completo para você.

As lojas de mobílias e itens para casa possuem diferentes modelos de nichos para decoração — ainda que todos tenham estrutura similar. Ou seja, existem opções fabricadas em materiais, formatos e cores diversas, o que torna as peças versáteis para se enquadrarem na sala, no quarto e até no banheiro. 

Então, se você quer otimizar o espaço do seu lar e apostar nestas estantes que por si só dão um up em qualquer ambiente, continue a leitura deste manual e veja como aproveitar todas as funcionalidades dos nichos para decoração. Vamos lá?

Qual a função dos nichos decorativos?

Os nichos para decoração substituem as convencionais prateleiras, oferecendo assim a mesma funcionalidade para armazenar utensílios domésticos, organizar livros e documentos, entre outros. Além disso, a peça se torna um espaço ideal para posicionar objetos decorativos e complementar a estética e o estilo da residência, já que os formatos geométricos e as disposições destes tipos de “cubos” são arquitetados para tal propósito.

Portanto, os nichos podem ser incluídos na elaboração de um novo projeto residencial ou mesmo usado como alternativa de repaginar casas e apartamentos sem gastar muito dinheiro. 

Afinal, com eles é possível otimizar espaços — que seriam ocupados por armários muito maiores e nem tão práticos para o dia a dia — e ainda economizar na aquisição de prateleiras, aparadores e outros móveis que podem ser trocados por estes famosos “quadrados de paredes em forma de estantes”.

Por que investir em nichos para decoração?

Dessa forma, apostar em nichos para a decoração dos ambientes da casa é uma maneira de manter a versatilidade de cada cantinho, uma vez que as peças podem ser utilizadas em conjunto ou separadamente — e realocadas pelos ambientes — de acordo com a sua necessidade. 

Os nichos, além de organizarem, é uma ótima peça decorativa.

Mas, é claro que para isso é importante que os nichos permitam a reinstalação e sejam confeccionados em materiais que se adequem aos diferentes estilos de cada local da residência.

Explicando de forma prática, os nichos podem ser fixados diretamente na parede, em bases de apoio no chão ou mesmo posicionados diretamente no piso. Além disso, saiba que você pode encontrar essas divisórias feitas em madeira, metal, plástico e até mesmo vidro. 

Ah, e vale frisar que em ambientes com umidade, por exemplo, o ideal é investir em materiais de vidro ou com acabamentos impermeáveis e antioxidantes para garantir a durabilidade, ok?

Outro ponto que merece destaque é que os nichos são conjuntos com preços super acessíveis no mercado, mas que também podem ser produzidos por você mesmo(a). 

Sendo assim, cada peça poderá ter o tamanho ideal para o lugar escolhido, além de utilizar somente os materiais apropriados para o cômodo. Ou seja, o décor do seu lar sai muito mais em conta e ainda imprime sua personalidade única em cada cantinho, tudo feito do seu jeito.

Como organizar os utensílios e objetos nos nichos 

Os nichos para decoração mais usados são os quadrados e retangulares, justamente por serem fáceis de instalar e ainda oferecerem um espaço útil tanto dentro do vão quanto na superfície superior. Logo, nesse tipo de “móvel” é possível colocar livros, garrafas, potes de mantimentos e até mesmo roupas caso a versão de nicho escolhida tenha portas — um complemento opcional que pode ser acrescentado.

No entanto, os nichos em formatos redondos, triangulares e hexagonais, por exemplo, também oferecem a mesma função — mesmo que sejam necessárias bases para o suporte dos objetos — e ainda dão um toque a mais de personalidade ao cômodo. E quer uma dica extra? Os nichos de ferro em geometria de losangos quando inseridos em escritórios, salas e varandas são uma ótima representação da versatilidade do item e caem muito bem nestes ambientes. Vale testar!

Diferentes maneiras de usar os nichos para decoração

Combinar objetivos afetivos nos nichos para decoração é uma tendência muito legal. 

E já que estamos falando em versatilidade, que tal conferir os principais usos do nicho para decoração em diferentes ambientes da casa? Abaixo listamos alguns modelos da peça e ideias para você se inspirar:

Nichos retangulares para sala

Nas salas de estar existem inúmeras maneiras de empregar os nichos e tornar o ambiente mais despojado e funcional. 

As estantes, por exemplo, podem ser substituídas, dando lugar ao nicho retangular que ficará acima do painel da televisão — ou mesmo ao lado ou abaixo —, deixando o ambiente mais clean. Dessa forma, somente os itens decorativos escolhidos para o cômodo ficarão alí, garantindo menos chance de se acumular bagunças fora do lugar.

Nessa área da casa os nichos para decoração não precisam ser à prova de umidade, já que dificilmente terão contato direto com água. Portanto, madeira, MDF e até o metal podem ser utilizados na composição da peça. Ah, e para o acabamento vale apostar em tinta PVA ou acrílica, pois ambas são de secagem rápida.

Nichos quadrados para escritório

Os nichos para decoração também podem ser extremamente úteis em escritórios, já que possibilitam a organização e a identificação fácil de livros e pastas. Assim, para manter a sofisticação do ambiente e a praticidade na hora de encontrar os documentos e demais papéis de trabalho ou estudo, recomenda-se o nicho quadrado.

Aqui o material de fabricação fica a critério do estilo do escritório, podendo ser vidro, madeira ou metal — pois igualmente à sala, este cômodo não tem contato com umidades. 

Nestes tipos de nichos para decoração vale ainda apostar na instalação de portas, garantindo que contratos e arquivos profissionais fiquem guardados com discrição e não interfiram no restante dos enfeites que ficarão expostos nos demais nichos ao redor do espaço.

Nichos hexagonais para quarto

Quartos sempre ganham um charme extra quando os objetos do(s) seu(s) dono(s) fazem parte da decoração. Pensando nisso, os nichos hexagonais dão uma modernidade para o ambiente e ainda possibilitam um espaço mediano para se deixar perfumes, porta-retratos, velas aromáticas e, no caso das crianças, brinquedos e quadrinhos. 

Ou seja, é uma.maneira de fazer com que itens utilitários recebam também um efeito estético no dormitório.

Igualmente em salas e escritórios, os nichos instalados nos quartos podem ser fabricados em materiais não resistentes à umidade. 

Mas, é importante lembrar que caso você use essa estante para colocar os seus cosméticos e outros produtos de beleza, é imprescindível que a tinta do móvel seja lavável para não ter a pintura danificada e nem causar manchas caso entre em contato com a química do item beauté acidentalmente.

Nichos embutidos para banheiro

No banheiro, os nichos para decoração podem ser ainda mais funcionais, pois servem para armazenar todos os produtos de higiene pessoal, além de proporcionar um espaço para colocar plantinhas e outros adornos, como um aromatizador de ambientes, um jogo de toalhas ou até pequenas luminárias que dêem mais claridade ao espelho.

Os nichos para banheiro estão cada vez mais em alta.

Uma vantagem dos nichos no banheiro é a possibilidade de fazê-los embutidos. Ou seja, o vão deve ser aberto diretamente na parede e revestido com cerâmica, que pode ser igual ou diferente ao restante do cômodo. E aqui, por se tratar de uma pequena alteração na estrutura da casa, é importante contratar um profissional para realizar a instalação sem causar nenhuma perfuração na tubulação ou na viga.

Como fazer e instalar nichos de madeira em 4 passos

Como você conferiu acima, os nichos para decoração podem ser usados em conjunto ou separadamente para harmonizar com as outras mobílias do cômodo. Deste modo, é possível comprar as peças prontas e somente instalá-las em casa, ou criá-las você mesmo(a) sob medida.

Pensando em lhe dar uma mãozinha, abaixo elaboramos um “DYI” de 4 passos para você aprender como fazer e como colocar os seus nichos para decoração na parede de forma simples e prática:

Prepare as peças para montagem

Primeiramente escolha o material de sua preferência, que pode ser madeira, MDF ou outro semelhante. 

Defina também qual será o formato do nicho, para saber quantas partes serão necessárias para a montagem. Ou seja, três para triângulos, quatro para retângulos ou quadrados, e seis para caso queira um nicho hexagonal.

Com cada parte em mãos, meça e faça os recortes com uma serra para que o seu nicho fique no tamanho exato. É muito importante que os cortes sejam retos para as peças encaixarem perfeitamente uma na outra, ok? 

Ah, e lembre-se que a madeira ou o MDF precisam ser lixados e envernizados antes de se realizar a montagem, para evitar que a estante arranhe ou enganche nos objetos.

Cole cada um dos lados do nicho

Depois de medir, cortar e preparar todos os lados do seu nicho, chegou a hora de colar. Utilize cola de madeira somente nas beiradas de encaixe e evite que o produto escorra para as superfícies. Espere secar completamente e certifique-se de que todos os lados estão bem firmes antes de passar para a próxima etapa.

Faça a pintura e acabamentos finais

Escolha a cor que mais combina com os seus nichos para decoração, sempre de acordo com o cômodo onde o mesmo será instalado. O tipo da tinta também precisa ser levado em consideração, já que nem todas as químicas oferecem um bom resultado na madeira. Assim, a sugestão é dar preferência para tinturas de PVA, acrílicas ou as versões de laca de nitrocelulose e poliuretano.

Outro ponto importante: se o nicho for colocado em locais úmidos, é fundamental aplicar um impermeabilizante para dar o acabamento e garantir que a sua peça não ficará oxidada, descascada ou inchada por absorver o vapor d’água do ambiente. Ah, e nada de removedores para realizar a limpeza dos nichos, ok?

Instale os nichos 

Com seus nichos prontos e secos, chegou a hora de fixá-los nos locais apropriados. Para instalações na parede você precisará de buchas de parafusos, parafusos e uma furadeira, e com estes itens em mãos, o primeiro passo é fazer os orifícios de apoio nos pontos de base da “estante geométrica” e igualmente na parede. 

Após isso, fixe as buchas e os parafusos na superfície e, na sequência, encaixe o nicho na cabeça destes pregos. Pronto, trabalho feito.

Mas, se quiser facilitar esse processo e garantir que os seus nichos para decoração fiquem bem fixados, alinhados e harmônicos, conte com o serviço de instalação da TempoTem. Lá,  você encontra técnicos qualificados em trabalhos residenciais por um preço  cabe em qualquer bolso. Vale conferir! 

Agora que você já sabe todas as utilidades dos nichos para decoração e organização dos cômodos de uma casa — além de ter aprendido como criá-los sozinho(a) gastando pouco —, com certeza o seu lar ficará muito mais moderno, funcional, aconchegante e arrumado, pronto para você e toda família curtirem momentos inesquecíveis em um espaço sem bagunça e cheio de charme.

Autor

Bianca Amaral

Apaixonada por e-commerce e com mais de uma década atuando entre as áreas de Marketing e Inovação. Trabalhou com Eventos, “produtização” de Serviços e lançamento de Produtos, liderou a idealização e lançamento do Marketplace no Walmart.com Brasil e o lançamento de categorias na Amazon Brasil. Na TempoTem, dedica-se a trazer a simplicidade do e-commerce de Produtos para transformar o mercado de Serviços. Nas horas vagas, desdobra-se entre os papéis de mãe, atleta amadora de corrida de rua e entusiasta da cozinha saudável.

Deixe seu comentário