Quando falamos em decoração, um elemento versátil que pode ser usado em diversos cômodos da casa são os quadros para decoração. Essa peça tão simples e cheia de história é capaz de dar vida até aos ambientes mais sem graça, despertar sentimento de aconchego e, além disso, refletir a personalidade dos moradores. 

Portanto, foi pensando em deixar o seu lar harmônico e estiloso, que a equipe de instalação da TempoTem conversou com designers de interiores renomados e montou um guia para tirar suas principais dúvidas sobre quadros para decoração.

Uma das vantagens de usar esse item é a praticidade. Eles são fáceis de transportar e só precisam de algumas observações na hora de colocá-los na parede. Além disso, são artigos democráticos, com versões econômicas e populares, ou ainda é possível encontrar obras de luxo assinadas por grandes artistas. 

Ou seja, os modelos de quadros para decoração são infinitos e variam em formato, texturas, design e diversos outros elementos que se adequam ao seu estilo e cartão de crédito, e com certeza deixam uma casa ou apartamento personalizado com a cara do morador. 

Se você tem dúvidas de quais quadros para decoração escolher para sua sala, quarto, cozinha e banheiro — ou ainda quer saber os truques de especialistas para eleger quadros modernos de acordo com o tamanho e tipo de cômodo —, continue a leitura deste manual.

Os quadros para decoração de cada cômodo

Quadros modernos, quadros para sala de TV, quadros para sala pequena: confira os tipos de quadros para decoração!

Seja na sala, nos quartos ou até mesmo na cozinha — e utilizando-os na vertical, na horizontal, de forma simétrica ou não —, diversas são as formas e os lugares nos quais podemos usar os quadros para decoração. 

Ou seja, se você quer incluir essa peça na decoração dos cômodos, é fundamental conhecer a maneira certa conforme o espaço e assim deixar o local estiloso, mas igualmente aconchegante e harmônico.

Para que você não erre nos quadros para sala de tv e nem nos demais cantos da residência, confira abaixo os modelos mais adequados de acordo com cada área da casa:

Quadros para halls e corredores

Por contarem com paredes mais amplas, halls e corredores são ótimos para utilização de quadros para decoração. Dessa forma, vale usar a criatividade para enfeitar o espaço da melhor forma. 

Os halls de entrada transmitem a mensagem de boas-vindas, pois esse é o primeiro cômodo que vemos quando chegamos e abrimos a porta. 

Assim, nada melhor do que tornar o canto alegre e receptivo com um quadro que demonstra sua essência, como uma obra de arte nas suas tonalidades preferidas.

Utilizar quadros para decoração nos corredores também é uma ótima opção, pois essa é uma área da casa esquecida e, se for ornamentada, deixa o cômodo com aspecto moderno. Contudo, deve-se ter cuidado. 

Apesar das paredes amplas, o indicado é usar uma composição de quadros menores por se tratar de um espaço de passagem. Ou seja, tenha em mente que a ideia é deixar o ambiente mais descontraído e não carregado.

Quadros para quartos

Saiba como deixar seu quarto um pouco mais sua cara com dicas de quadros para decoração!

Por ser um espaço mais íntimo, sem dúvidas o quarto é um dos cômodos da casa que mais transmite a personalidade do morador. E aqui, apostar em quadros para decoração é a boa pedida, portanto três sugestões são:

  • Experimente criar uma parede personalizada com um mix de quadros modernos de diferentes tamanhos, imagens e molduras;
  • É possível ainda colocar um único quadro grande — desde que tenha cor e desenhos que passam a sensação de tranquilidade — acima da cabeceira da cama;
  • Ou vale apoiar os quadros para decoração em artes preto e branco nas prateleiras. 

Sim, as opções são diversas e conferem um estilo próprio para o quarto. Usar quadros para decoração de dormitórios infantis também é uma opção super válida. 

Normalmente, os quartos destinados às crianças seguem uma temática, e essa peça pode ser usada como parte do décor, conferindo ao espaço um ar divertido e leve. 

Contudo, os quadros para decoração quando em espaços com animais de estimação e menores de idade precisam ser fixados e instalados da melhor forma possível para que não caiam.

Quadros para sala de TV e sala de estar

A sala de TV é uma das partes da casa que normalmente mais se usa quadros para decoração, porém, é preciso ficar atento(a) para que o espaço fique harmônico. 

É importante destacar que não existe uma regra do que pode ou não ser usado, o segredo é soltar a criatividade para combinar os móveis com os quadros para sala de TV

Uma dica é utilizar essa peça na parede onde costuma ficar o sofá, respeitando um limite de mais ou menos 25 cm entre a parte inferior da moldura e a mobília, para que o ambiente não fique carregado.

Quando o assunto é quadros para sala pequena, o truque é analisar quais são os espaços disponíveis. 

Nem sempre ambiente reduzido é sinônimo de quadros para decoração pequenos, portanto pode-se utilizar um único quadro com tamanho maior desde que este combine com o restante da estética local. 

Aliás, não é regra usá-los apenas nas paredes. Ultimamente está em alta usar essa peça em nichos e aparadores.

Quadros para sala de jantar

Como a sala de jantar normalmente é mais clean, os quadros modernos caem superbem. Contudo, a dica nesse caso é apostar em quadros para decoração que fiquem centralizados e que respeitem o padrão de aproximadamente 1,60m do chão. 

Dessa forma, a peça fica na altura dos olhos de um adulto em pé, permitindo que se aprecie a obra de forma confortável.

Quadros para cozinhas

Usar quadros para decoração de cozinhas é uma boa pedida se você está a procura de mudar o visual do espaço, mas não quer fazer uma reforma

O indicado aqui é procurar quadros com molduras de fácil limpeza e não colocá-los perto de torneiras ou fogão, para não danificar. Portanto, antes de instalá-los, analise bem o local e escolha os quadros para decoração que mais se adequam ao design da cozinha e ao seu estilo. 

Para ideias de desenhos, o que cai bem são peças menores e mais temáticas. Vale abusar das cores, de artes com frutas e legumes, além de imagens com frases que remetem à culinária, viagens, cardápios e pratos que a família aprecie.

Quadros para banheiros

É possível utilizar quadros para decoração tanto em banheiros quantos em lavabos, e assim proporcionar ao ambiente um charme extra. 

O ideal para esse cômodo é apostar em quadros menores que deixem o espaço mais harmônico, porém, moradores mais criativos decoram o banheiro de forma temática e usam artes que seguem o estilo fun ou retrô. 

Saiba que o mais importante é conciliar as peças com a decoração. O único ponto negativo é a umidade do local, que pode danificar a moldura com mais facilidade.

7 dicas para escolher os quadros para decoração corretos

Você sabia que quadros para decoração podem seguir a personalidade de quem reside no local?

Vimos acima que os quadros para decoração podem ser usados em diversos cômodos da casa.Contudo, dúvidas específicas referentes à maneira certa de escolher as peças podem surgir. 

Antes de mais nada, entenda que não existem regras na hora de decorar seu espaço, o importante é deixá-lo com a sua cara e o mais confortável possível. Agora, para facilitar suas compras, separamos sete dicas que auxiliarão na seleção de quadros para decoração da sua casa:

1. Defina o seu estilo

Essa dica é válida não só no momento da escolha entre as opções de quadros para decoração, mas também quando falamos do mood de todo o ambiente. Ou seja, você prefere uma estética minimalista, retrô, clássica, sofisticada ou rústica

Caso você não tenha isso definido, nosso conselho é pesquisar referências de home décor e filtrar o que mais combina com você. E aqui, é importante que tanto a mobília quanto os outros elementos do seu lar transmitam a sua essência, a sua personalidade e esse estilo central eleito, ok?

2. Escolha o local ideal

Diversos são os locais onde podemos colocar os quadros para decoração, como salas, banheiros, quartos e cozinhas. 

Definir onde as peças ficarão varia da escolha do próprio morador e de onde os quadros combinam mais. Uma ótima ideia é utilizá-los em espaços vazios — como corredores, paredes amplas, na região atrás do sofá e da mesa de jantar, ou nos vãos embaixo de escadas —, pois assim será possível trazer mais alegria a tais ambientes.

3. Combine com a decoração

A decoração do ambiente, entre outras coisas, transmite a personalidade do morador e nada melhor que deixar todas as peças em harmonia, não é mesmo? 

Por isso, na hora de escolher os quadros para decoração do seu espaço, observe quais as suas principais características. 

Se o ambiente for clássico, uma ótima aposta são quadros com artes tradicionais, já se for mais moderno é possível ousar utilizando desenhos geométricos e fotografias, por exemplo.

4. Experimente formas e texturas diferentes

Se você procura peças de décor que fogem das tradicionais, os quadros com texturas podem ser uma boa escolha. 

Outra opção são os quadros para decoração de diferentes formatos, sejam eles retangulares ou quadrados, com moldura ou sem. Assim, por serem diferentes, mais uma vez o que vai definir a escolha é seu estilo.

5. Combine vários quadros modernos na parede

Tendência decorativa no mundo inteiro, a famosa Gallery Wall mescla tamanhos e molduras diferentes de quadros, trazendo ao local um ar divertido e leve. 

Dentro desse modelo a criatividade é o ponto alto, vale montar uma composição com elementos simétricos, lineares e espirais, além de misturar tamanhos, formatos e alturas diferentes. Aqui, a única condição é quanto ao alinhamento dos quadros para decoração, que deve ser seguido para não poluir a visão no ambiente.

6. Coloque na altura ideal

A altura é outro ponto muito importante quando usamos quadros para decoração — pois uma medida correta confere ao espaço mais harmonia e aconchego. Assim, o recomendado é que as peças penduradas fiquem a 1,60m de distância, contando do chão ao seu centro. 

Além disso, para os quadros posicionados em aparadores ou próximos de outros móveis, o ideal é manter uma distância de, em média, 25 cm.

7. Utilize quadros para decoração em diversos locais

Use e abuse da sua criatividade e coloque os quadros para decoração em mais de um cômodo. Só tenha cuidado para não sobrecarregar os ambientes. 

O ideal é equilibrar os locais sabendo onde ficaria mais adequado o uso da peça. Contudo, não esqueça que a regra aqui é se divertir sempre montando um ambiente com a sua cara.

Dicas para instalar os quadros para decoração

Escolhido os locais e os modelos dos quadros que serão usados, chegou a hora da instalação. É importante usar materiais que fixem os quadros para decoração da forma correta para que eles não caiam da parede. 

Alguns dos materiais que auxiliam nessa etapa e permitem escolher entre perfurar as paredes ou não, são os ganchos adesivos, a fita dupla face de espuma e a fixação com velcro especial.

Além de produtos e materiais de qualidade, é necessário profissionais responsáveis pela instalação, garantindo que os quadros para decoração fiquem 100% fixos e que não estraguem a parede ou os móveis. 

Na TempoTem, por exemplo, você encontra online os especialistas líderes em serviços de instalação e agenda uma visita técnica pagando o menor preço do mercado. 

Não deixe de seguir as nossas dicas e de acompanhar o blog da TempoTem com conteúdos exclusivos para facilitar sua rotina doméstica. 

Autor

Bianca Maria Dos Santos

Analista de produtos. Especialista em desenvolvimento de produtos e novas soluções na prestação de serviços. Curiosa do mundo dos e-commerces, marketplaces e marketing digital. Apaixonada por inovação, negócios, música e gastronomia.

Deixe seu comentário