Meu ar-condicionado não está gelando, e agora? Descubra quais são as causas mais prováveis para o problema e veja como solucioná-las rapidamente!

Se o seu ar-condicionado não está gelando, mesmo ligado e com todas as funções ativas, é necessário ficar de olho em alguns pontos para identificar o que está causando o problema no seu aparelho — e descobrir se será mesmo necessário chamar um técnico para realizar o reparo. 

Por isso, para lhe ajudar no diagnóstico, os especialistas da TempoTem prepararam um manual completo com as oito prováveis causas e suas soluções. 

Antes de seguirmos com nosso guia, vale explicar que, muitas vezes, quando o ar-condicionado não está gelando o problema pode ser resolvido facilmente pelos moradores da casa, sem precisar de ajuda profissional.

Porém, se não for identificado rapidamente, o defeito que está impedindo o funcionamento adequado do equipamento é capaz de danificar as peças internas, complicando o conserto. 

Então, para evitar dores de cabeça e ter sua casa resfriada novamente, continue a leitura e descubra onde e por quê o seu ar-condicionado está falhando!

Como saber se o ar não está gelando?

Quando o ar-condicionado não está gelando, dá para notar alguns sinais de alerta no funcionamento do aparelho, que revelam que algo não vai bem. 

Fique atento(a) caso perceba os seguintes erros:

  • Vazamento de água na parede;
  • Aumento no consumo de energia;
  • Demora para resfriar o ambiente.

E, encontrando esses indícios o mais rápido possível, fica fácil de resolver a situação e impedir que o equipamento pare de funcionar por completo.

Assim, se você já observou que o seu ar-condicionado não está gelando e verificou mais algum desses sinais no seu aparelho, o próximo passo será encontrar a origem do defeito. Só assim é possível buscar pela solução mais adequada.

Lembre-se sempre de conferir as orientações do fabricante para uso e manutenção do ar-condicionado.

Quer saber por quê seu ar-condicionado não está gelando? Confira nosso guia completo!

Quanto tempo demora para gelar o ar-condicionado?

Existe uma série de fatores que indicam o tempo médio que cada tipo de ar-condicionado leva para resfriar um ambiente. Mas, como saber se meu ar-condicionado de janela não está gelando no tempo indicado, por exemplo?

 Bom, neste caso é necessário avaliar ainda a potência do item, o tamanho do ambiente e a circulação de ar no espaço.

Em um cômodo de 3m² com um equipamento de 7000 BTUs de potência e portas e janelas fechadas, serão cerca de 20 minutos até que a área fique completamente resfriada. 

Contudo, antes mesmo de atingir os graus programados, já é possível sentir imediatamente o condicionamento da temperatura, que começa a reduzir significativamente.

Assim, tendo essas condições como referência, se o seu ar-condicionado não está gelando mesmo ligado após 40 minutos ou mais, pode ser que algo esteja errado

Logo, observe os demais pontos indicados acima e veja o que está causando a ineficiência na refrigeração do aparelho.

O que pode ser quando o ar-condicionado para de gelar?

Se você ainda está se perguntando “por que meu ar-condicionado não está gelando”, pare um minuto e, antes de chamar um técnico, confira quais falhas devem estar gerando o defeito no seu aparelho

Como dissemos, é possível até mesmo resolvê-las por conta própria, caso seja algo simples! 

Pensando nisso, preparamos uma lista com as oito principais causas para checar quando perceber que o ar-condicionado não está gelando, e também lhe ensinamos como solucionar cada uma delas:

  1. Filtro sujo ou entupido

A poeira que se acumula dentro do filtro de ar na unidade evaporadora — aquela instalada na parte interna da residência — é uma das principais responsáveis pela ineficiência do equipamento ao longo do tempo. Quando não retirada periodicamente, essa poeira engrossa e pode entupir completamente o filtro.

Quando isso acontece, somente uma higienização completa do ar-condicionado é capaz de resolver o transtorno. 

A limpeza pode ser feita por um morador da casa, desde que não seja alérgico a poeira, contudo uma higienização profissional garante a retirada de todas as impurezas, bactérias e fungos alojados nas peças internas.

A higienização correta garante que você não tenha grandes dores de cabeça quando seu ar-condicionado não está gelando!

2. Passagem de ar obstruída

Fora a poeira, outros objetos acabam obstruindo a passagem de ar tanto na evaporadora quanto na condensadora externa — especialmente após longos períodos sem manutenção e limpeza das peças.

Folhas de árvores e pequenos detritos de galhos, por exemplo, podem ser alguns dos responsáveis quando o ar-condicionado não está gelando. 

Assim, vale sempre ficar de olho se não há nada impedindo a circulação do ar pelo aparelho. 

Se houver qualquer detrito de fácil remoção, ele poderá ser retirado, porém, todo cuidado é necessário para evitar choques elétricos e acidentes domésticos, assim como danos ao utensílio — portanto, o ideal é sempre contar com uma orientação profissional.

3. Mau uso do equipamento

Independentemente da potência, o ar-condicionado tem limitações de uso e recomendações do fabricante para manter as funções sempre estáveis. 

Dito isso, manter portas e janelas abertas com o aparelho ligado é uma das contraindicações que pode acarretar não apenas na ineficiência do resfriamento, como na sobrecarga do utensílio e um posterior vazamento.

Assim, a única forma de impedir essas complicações se o ar-condicionado não está gelando é relendo o manual de instruções e seguindo as orientações de fábrica

E, claro, também deve-se manter as portas e janelas sempre fechadas enquanto fizer uso do equipamento, regulando a temperatura adequadamente e desligando-o quando não for preciso usá-lo.

4. Vazamento do gás refrigerante

O gás refrigerante é a substância utilizada para resfriar o ar que entra no utensílio em temperatura ambiente, funcionando em um processo cíclico sem que seja necessária sua reposição. 

Isto é, o gás refrigerante não acaba, exceto quando ocorre algum vazamento — e aí você poderá notar que o ar-condicionado não está gelando como antes.

Em situações como essa, apenas um técnico autorizado poderá realizar o conserto, já que é preciso encontrar a origem do vazamento para corrigi-lo, sendo necessário examinar peças internas e componentes mais complexos.

Ah, o especialista também deverá recarregar o gás refrigerante de volta para o nível correto do dispositivo, ok?

5. Potência baixa para o ambiente

Para que o ar-condicionado funcione de forma satisfatória, ele deve ser escolhido levando em consideração sua potência para a necessidade do ambiente.

Desse modo, cômodos maiores, com mais incidência solar e grande fluxo de pessoas exigem um equipamento mais potente e com uma capacidade maior em BTUs.

Infelizmente, depois de instalado não é possível alterar a capacidade do aparelho, então se o técnico realmente avaliar que a potência está baixa para o local, será necessário trocá-lo por um mais potente.

Para saber qual a indicação correta de BTUs para cada cômodo da sua residência, confira aqui a tabela de potência e espaço para ar-condicionado.

Um dos motivos do ar-condicionado não está gelando pode ser sua potência em relação ao tamanho do cômodo. Por isso, conte sempre com um profissional de confiança na instalação de seus aparelhos!

6. Funções desconfiguradas

Cada modelo de ar-condicionado possui diferentes funções para serem adequadas de acordo com a necessidade do ambiente.

Assim, se o seu ar-condicionado de janela não está gelando direito mesmo com uma potência adequada para área, por exemplo, é provável que alguma função não esteja configurada corretamente.

Aqui, mais uma vez destacamos a importância de conferir o manual de instruções do fabricante para entender como regular todas as funcionalidades do seu utensílio.

Dentre essas, devemos incluir as funções turbo e ventilação, que podem ser necessárias durante as épocas mais quentes do ano, e a função autolimpeza, que ajuda a manter as peças higienizadas no período entre uma limpeza profissional e outra.

7. Aparelho ultrapassado

Outra dificuldade que pode ocorrer quando o ar-condicionado não está gelando é o alcance da vida útil do objeto. 

Afinal, os aparelhos eletrodomésticos também têm um período médio estimado para uso, e após esse período pode começar a apresentar falhas frequentes, ineficiência, funções desreguladas e consumo excessivo de energia.

Nessas circunstâncias, a recomendação é realizar a troca por um modelo mais moderno, avançado e com funções completas. 

E, lembrando que mesmo o investimento para a troca sendo um pouco maior, tende ainda a ser mais econômico do que pagar pelos reparos frequentes e pelo aumento potencial na conta de energia por um aparelho ineficaz.

8. Manutenção mal feita

E se o ar-condicionado não está gelando, a manutenção mal feita também pode ser um problema, uma vez que o sistema de um ar-condicionado é relativamente complexo e pequenos danos nas peças prejudicam todo o processo de resfriamento.

Por isso, é indispensável contar sempre com profissionais qualificados para realizar qualquer tipo de reparo no seu aparelho, assim como para fazer as instalações e a higienização do aparelho.

Para você não cometer erros na escolha da equipe, a TempoTem reuniu os melhores profissionais especialistas em conserto de ar-condicionado para lhe atender. 

Solicite o seu orçamento sem compromisso, basta acessar a nossa plataforma online e consultar valores para o serviço que você procura.

O que acontece quando o ar-condicionado não gela?

Quando o ar-condicionado não está gelando acontece uma sobrecarga, indicada principalmente pelo aumento na conta de energia. Outro ponto é o desgaste dos componentes internos, além de reduzir a vida útil do aparelho, aumenta as chances de ocorrer um curto-circuito na rede elétrica da residência.

Agora que você já sabe porque o ar-condicionado não está gelando e o que fazer para solucionar esse transtorno, é interessante entender quais os riscos podem haver quando o aparelho começa a apresentar algum tipo de problema

Afinal, a persistência das falhas técnicas podem acarretar em danos graves para o equipamento e até mesmo colocar a segurança da sua família em risco.

Desfrute de seus momentos em família sem se preocupar se seu ar-condicionado não está gelando! Faça sempre a manutenção dele com a TempoTem.

Como fazer o ar condicionado voltar a gelar?

Se o ar-condicionado não está gelando, a primeira coisa a se fazer é uma limpeza completa no aparelho, para garantir que não há poeira e nenhum outro detrito bloqueando a passagem do ar. 

Feito isso, lembre-se de manter portas e janelas fechadas, e observe se o equipamento volta a gelar normalmente

Cheque também se existe algum tipo de infiltração ou vazamento de água na parede de instalação do utensílio. 

Se houver algo diferente do esperado ou se mesmo com tudo certo o ar-condicionado não voltar a funcionar como o esperado, não desperdice tempo e solicite o serviço técnico o quanto antes.

E, não esqueça que na TempoTem você encontra os melhores profissionais para realizar consertos e manutenções de ar condicionado com garantia de qualidade a preço popular. 

Clique aqui e conheça esses e outros dos nossos serviços residenciais agora mesmo!

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário