Com a correria do dia a dia, manter a casa organizada pode parecer uma missão impossível. Essa tarefa se torna ainda pior quando os moradores não possuem hábitos de arrumação que garantam a ordem no lar. 

Se você quer uma vida mais prática, chegou ao lugar certo. Pensando em facilitar sua rotina, a equipe da TempoTem montou um guia com as melhores dicas de organização que te ajudarão a deixar a residência sempre arrumada sem gastar muito tempo.

É fato que a organização de um lar reflete diretamente no funcionamento da rotina e na produtividade de todos que moram ali. 

Além disso, uma estética bagunçada pode prejudicar a harmonia, o conforto e até mesmo a convivência em família. Por isso, é importante delegar as tarefas e ter em mente alguns truques que vão auxiliar na hora de manter a casa organizada.

Então, continue a leitura para descobrir quais são as dicas de organização mais funcionais e eficazes, e assim garantir o bem-estar dentro do seu lugar preferido no mundo.

5 truques para manter a casa organizada

Saiba como deixar sua casa organizada com as dicas TempoTem!

Uma das piores partes das tarefas domésticas é ver todas elas se acumulando enquanto a casa vai ficando desorganizada ao longo dos dias. 

Contudo, dá para evitar essa dor de cabeça seguindo cinco dicas de organização básicas, mas completamente efetivas. Dá só uma olhada em quais são elas e veja como adotá-las de forma fácil na sua rotina:

1. Crie hábitos de organização

Ter alguns hábitos de arrumação pode ser fundamental para manter a casa organizada. Anote todas as tarefas que precisam ser realizadas durante a semana, como por exemplo lavar e passar roupas, arrumar o escritório e separar os brinquedos da criançada, e encaixe cada uma entre um tempo livre e outro. 

Assim, tendo um checklist de limpeza e organização você consegue ter um plano semanal que ajuda a colocar tudo em prática de forma rápida.

2. Defina dias para faxina

Reserve um ou dois dias no mês para realizar aquela super faxina. Com datas específicas para realizar a limpeza pesada, você pode focar em outras tarefas ao longo da semana sem se preocupar com a bagunça da casa. 

Além disso, para manter tudo em ordem no dia a dia, o ideal é separar entre 15 a 20 minutos diários para uma arrumação rápida do seu lar. Dessa forma, você consegue economizar tempo e evitar a desordem dos ambientes.

3. Desapegue de itens desnecessários

Aparelhos que não funcionam, peças de decoração esquecidas na gaveta e artigos de uso pessoal que você não utiliza mais precisam ser passados para frente. 

Doe o que ainda estiver em bom estado e destine para reciclagem o que não tiver mais utilidade, assim você se livra da bagunça desnecessária e ganha mais espaço para os objetos que realmente importam.

4. Opte por mobílias funcionais

O mundo da arquitetura e do design de interiores já reconheceu que a vida moderna requer praticidade, e este ponto está refletindo na funcionalidade dos móveis e eletrodomésticos

Isso significa que além de decorativa, a mobília residencial está cada vez mais funcional — como vamos mostrar mais adiante —, sendo algo que faz toda a diferença para quem quer manter a casa organizada e muito bem decorada.

5. Organize a casa por cômodos

É fundamental organizar cada cômodo separadamente para evitar que objetos fiquem perdidos entre um ambiente e outro. 

Fazendo essa arrumação por etapas — e começando sempre pelo local mais bagunçado — é possível encontrar o lugar certo para todos os seus pertences de forma ágil, sem perder tempo andando pela casa e se cansando bem menos.

Melhores dicas de organização por cômodos

Para cada problema, uma solução diferente, não é mesmo? Por isso, os diferentes ambientes precisam ser arrumados cada um à sua maneira, de modo que fiquem mais práticos, confortáveis e harmoniosos com toda a mobília e decoração do lar

Para te ajudar, abaixo listamos as melhores dicas de organização separadas por cômodos. Veja:

Dicas de organização na cozinha

Uma forma de otimizar tempo é ir organizando o ambiente enquanto estiver cozinhando, assim você consegue realizar duas atividades simultaneamente. 

Além disso, ao terminar de limpar o que foi usado, é importante não esquecer de varrer e passar o pano no piso, pois assim você mantém a casa organizada e limpa sem precisar demorar horas com essa tarefa.

Dicas de organização na sala de estar 

A sala de estar é o melhor lugar para se entreter com a família e receber visitas nos dias de folga, certo? 

Após essas reuniões, é essencial sofás e estante ficarem organizados, portanto coloque as almofadas de volta no lugar, os utensílios de comes e bebes devem ser lavados e devolvidos aos armários corretos, enquanto videogames, controles e aparelhos de som precisam ser desligados e acomodados em gavetas — juntamente com seus fios e cabos.

Dicas de organização para os quartos 

Uma das dicas de organização mais antigas e valiosas é arrumar a cama assim que acordar, dessa forma você consegue deixar o quarto arrumado durante todo o dia. 

Além disso, manter o guarda-roupa em ordem é fundamental não só para o quarto como também para deixar a casa organizada, então nada de peças espalhadas em cadeiras, mesas e pelo chão, ok?

Dicas de organização para o banheiro 

O recomendado para limpeza do banheiro é que seja feita duas vezes por semana, focando em manter o vaso e a pia sempre higienizados. Contudo, o resto do ambiente pode ser limpo na faxina pesada mensal para deixar a casa organizada. 

Mantenha a bancada da pia do banheiro o mais vazia possível, pois isso facilita no momento da limpeza e dá um aspecto mais clean ao cômodo.

Dicas de organização para a área de serviço 

Uma ótima ideia é investir em armários de lavanderia, pois esses móveis são específicos para área de serviço e geralmente são mais estreitos e compridos. 

Uma das vantagens do modelo é que eles possuem prateleiras e espaço que permite guardar vassouras e tábuas de passar, evitando aqueles acúmulos atrás da porta. 

Tenha em mente que manter este cômodo em ordem é fundamental para deixar a casa organizada, afinal, é lá onde são armazenados os materiais para a limpeza de todo o lar.

Decoração e organização: 5 sugestões de mobília para repaginar seu lar

Como já citamos, a mobília residencial está ganhando uma nova cara e ficando cada vez mais funcional para suprir a necessidade de conservar a casa organizada mesmo com toda a correria do dia a dia. 

Se o que você quer são sugestões de móveis para repaginar a decoração da sua casa e ainda torná-la mais prática para a rotina, confira cinco opções úteis que podem dar um novo visual para o seu espaço:

1. Bancada tipo ilha com rodinhas

Mude sua bancada de posição e consiga espaços maiores para deixar sua casa organizada.

A bancada tipo ilha é utilizada em closets e cozinhas, e está em alta justamente por aliar um design sofisticado e a função de guardar itens e acessórios de diferentes tamanhos e utilidades, tornando a casa organizada, sem perder seu estilo elegante. 

A vantagem da bancada ilha com rodinhas é ainda poder mudá-la de posição sempre que precisar de mais espaço ou quiser variar a disposição da mobília.

2. Nichos e estantes suspensas

Uma das grandes vantagens dos nichos e estantes suspensas é poder instalá-los em diversos cômodos, poupando a área do piso e deixando a casa organizada e moderna. 

Seja na sala, substituindo o velho e básico rack, ou até no escritório para organizar livros e documentos, as possibilidades com essas peças são inúmeras.

3. Penteadeira com bancada de vidro

Nos últimos tempos, as penteadeiras ganharam espaço na decoração dos quartos por ser charmoso, versátil e muito prático. 

Optando por um modelo com bancada de vidro, você poderá ter uma visão completa da parte interna das gavetas, o que facilita tanto para encontrar os produtos, como na hora de devolvê-los para a repartição correta.

4. Calçadeira estofada com baú

A calçadeira foi um móvel muito utilizado nas mansões do século XIX e está voltando repaginado para compor os dormitórios mais modernos. 

A peça é utilizada para auxiliar na hora de calçar sapatos e sandálias e normalmente é posicionada nos pés da cama. 

Além disso, a novidade é que agora tal mobília conta com um baú na sua parte inferior, para onde os sapatos devem voltar assim que forem tirados dos pés, mantendo o quarto e toda a casa organizada.

5. Sapateira fechada com espelho

Por falar em calçados, para quem prefere manter a sapateira logo na entrada da casa — a fim de proteger e evitar sujeiras espalhadas pelo piso —, existem os modelos fechados e com espelho nas portas ou laterais que conferem um estilo muito mais sofisticado ao ambiente.

Principais tendências para casa organizada

O que a moda diz sobre sua casa organizada? Confira as dicas de organização abaixo:

Casa organizada e uma rotina mais prática é com certeza um dos maiores desejos de quem procura levar uma vida mais equilibrada. Para isso, várias tendências de organização e de decoração estão surgindo e caindo no gosto dos moradores(as) que cansaram de perder tempo com bagunças.

Então, se você é um(a) deles(as), veja a seguir quais são essas tendências e descubra como elas podem facilitar o seu dia a dia:

Espaços conjugados

Atualmente, os cômodos da casa se tornaram ambientes integrados. Em vista disso, a sala de jantar pode se transformar em home office, a varanda pode virar uma área gourmet e até mesmo a cozinha está sendo adaptada para servir de lavanderia. 

Para que tudo seja possível, a mobília funcional é um recurso indispensável — como você já viu ao longo deste guia. Mesas e bancadas mais amplas, cadeiras reguláveis e uma iluminação de apoio são exemplos de itens que não podem faltar nos espaços conjugados e em uma casa organizada.

Decoração minimalista

O estilo de decoração minimalista é uma das maiores tendências do século exatamente por proporcionar uma estética livre de adornos em excesso, por eliminar os aparelhos sem utilidade e por facilitar a arrumação e a limpeza dos cômodos. 

A melhor vantagem é que para aderir a essa tendência sua única missão é dar fim ao que está ocupando espaço — e destoando da casa organizada — sem precisar gastar nada a mais para fazer isso.

Mobília neutra

Outra tendência que deriva do estilo minimalista é a mobília em tons e estilos neutros

Cores como branco, preto, marrom e cinza, por exemplo, podem ser utilizadas em qualquer cômodo da casa — logo, móveis destas tonalidades também podem migrar de um ambiente para outro quando for necessário conservar a casa organizada de um modo diferente e sem precisar adquirir outras peças.

Uma tendência e uma das mais preciosas dicas de organização que você não pode deixar de lado é sempre procurar profissionais de qualidade caso precise instalar prateleiras, suportes, cortinas ou qualquer outro acessório para manter a casa organizada

Na TempoTem, por exemplo, você encontra a equipe certa para isso de forma online e agenda tudo sem precisar sair de casa — e o melhor: pelo menor preço do mercado.

Bom, é fato que não tem coisa melhor do que deixar o espaço onde moramos mais funcional e agradável, não é mesmo? 

E agora, com as nossas dicas de organização deste manual, você já sabe tudo o que precisa para manter sua casa organizada e ainda dar aquela repaginada na decoração sempre que quiser sair da mesmice. 

Não esqueça de acompanhar o blog da TempoTem para conferir mais conteúdos exclusivos de home décor e de truques de organização para sobrar tempo para você curtir a vida! 

Autor

Bianca Maria Dos Santos

Analista de produtos. Especialista em desenvolvimento de produtos e novas soluções na prestação de serviços. Curiosa do mundo dos e-commerces, marketplaces e marketing digital. Apaixonada por inovação, negócios, música e gastronomia.

Deixe seu comentário