O check list de viagem envolve etapas fundamentais para que você tenha uma estadia tranquila no seu novo destino, o que inclui reservar passagens e hospedagens, fazer as malas e, ainda, separar todos os documentos que podem ser exigidos enquanto estiver longe. 

Para que você possa pegar a estrada — ou a ponte aérea — sem o medo de esquecer algum item essencial, a TempoTem preparou um guia completo mostrando como fazer o check list de viagem perfeito para a sua necessidade.

Antes de iniciarmos a parte prática, vale ressaltar que seja a trabalho ou a lazer, passar alguns dias fora de casa pode ser extremamente estressante se você não levar tudo o que precisa ou não tomar alguns cuidados antes de fechar a mala e trancar a porta da frente do seu lar. 

No entanto, existem diversos tipos de check list de viagem para garantir que você cumprirá com tudo o que precisa antes de partir para o seu destino e evitar qualquer dores de cabeça que possa atrapalhar os seus dias. 

Então, para descobrir como funciona um check list de viagem e aprender a fazer o seu, continue a leitura e aproveite todas as dicas exclusivas. Vamos lá?

Como fazer um check list de viagem? 

Saiba como fazer um check list de viagem com as dicas abaixo:

No check list de viagem deve conter todas as tarefas que precisam ser realizadas até sua data de viajar. Na lista é necessário incluir o dia marcado para fazer reservas, compras e pagamentos adiantados, até detalhes sobre o que levar na mala e cuidados para deixar a casa segura enquanto você estiver fora.

Logo, se for sair a lazer, por exemplo, o check list de viagem deve elencar suas pendências e obrigações de trabalho que precisam ser concluídas antes da saída para os seus dias de folga. 

Da mesma forma, não esqueça de listar também todos os passeios que deseja fazer, o roteiro que pretende seguir e tudo que precisará colocar na bagagem para não ficar na mão sem os seus itens pessoais.

Aliás, além de se livrar do desconforto e dos problemas de esquecer objetos importantes para a sua estadia, o check list de viagem também ajuda a economizar, já que reservando tudo com antecedência dá para pegar descontos e valores promocionais. 

Claro, levando tudo o que precisa ainda é possível evitar comprar peças e acessórios que você já tem em casa — e certamente pagaria bem mais caro, fugindo do seu orçamento inicial.

Check list de viagem: o que levar na mala de viagem: lista

Você sabe o que levar na sua mala? E na sua mala de mão? Confira agora!

Uma das etapas mais complicadas para quem vai viajar é fazer caber na mala tudo o que precisa levar, sem esquecer nada e sem ultrapassar o peso e o tamanho estipulado para a bagagem. 

Para te ajudar com isso, no check list de viagem devem ser anotados somente os itens essenciais, eliminando qualquer peça desnecessária que só fará ocupar espaço na mala.

Para não ficar na dúvida na hora de escolher entre o que vai e o que fica — e nem correr o risco de deixar alguma coisa importante para trás —, fizemos uma seleção com os objetos obrigatórios em qualquer tipo de trip e que você deve marcar no seu check list de viagem independentemente de qual seja o destino e de quanto tempo ficará longe. 

Dá só uma olhada:

Roupas básicas

Blusas, calças, shorts, saias, vestidos e pijamas são a primeira parte do check list de viagem que você precisará garantir um espaço na mala. 

Faça as contas de quantos dias dura o seu passeio e quantas mudas de roupas usará nesse período. Lembre-se: leve somente os looks que serão usados e duas ou três mudas extras para emergências.

Roupas íntimas

Roupas íntimas, roupas de banho, meias e outras peças menores — como luvas e cachecol, se for o caso — devem ser agrupadas juntas para facilitar a organização da mala. 

Por ocuparem menos espaço, esses itens podem ser encaixados entre uma brecha e outra que sobrar das roupas maiores, aproveitando a área da bagagem por completo.

Agasalhos

Ainda que você esteja indo para lugares quentes, acrescente ao menos um agasalho no check list de viagem. Para escolher entre casacos mais leves ou pesados, confira a previsão do tempo para o local no período da sua estadia. 

Ah, e saiba que jaquetas de jeans são ótimas opções em climas mais amenos — até mesmo para ambientes com ar-condicionado — e ocupam menos espaço do que os agasalhos mais grossos.

Calçados

Sapatos fechados — como tênis e botas —, sandálias abertas e chinelos são indispensáveis. 

Levando ao menos um par de cada um dos três modelos você terá calçados o suficiente para lidar com diferentes climas e situações sem ficar desconfortável — afinal, ninguém quer ficar com os pés doloridos logo no primeiro dia fora de casa, não é mesmo?

Acessórios

Acessórios de beleza e utilidades, como cintos, relógio, óculos de sol e de grau, escova de cabelos, maquiagem e perfume, por exemplo, não podem faltar no check list de viagem. 

Esses costumam ser os itens mais esquecidos — e também os responsáveis por fazer você gastar um pouco mais nas lojas de conveniência —, por isso vale dar uma atenção especial ao tópico.

Produtos de higiene

Nem sempre dá para contar com os produtos de higiene dos hotéis e pousadas — e até mesmo para quem se hospeda em casa de amigos, levar seus artigos pessoais é bem mais seguro e confortável. 

Então, reserve um espaço na nécessaire para a escova e creme dental, desodorante, shampoo, condicionador, sabonete, protetor solar e lenços secos e umedecidos. Se preferir, leve também sua toalha de banho e de rosto.

Eletrônicos

Ninguém sai mais de casa sem o celular, não é verdade? Mas, ainda que estejamos todos sempre conectados, algumas vezes os apetrechos eletrônicos acabam sendo esquecidos longe da bagagem. 

Por esse motivo, fones de ouvido e carregador devem ser guardados em um lugar de fácil acesso na mala, enquanto notebook, câmera fotográfica, cartão de memória e adaptadores de tomada podem ir para bolsos mais seguros — mas sempre em mala de mão junto com você.

O que não se deve esquecer para uma viagem?

Confira o check list de viagem abaixo e não se esqueça de nada na sua organização!

Agora que você já sabe o que levar na sua mala, precisamos destacar também outros itens, que apesar de não fazerem parte da bagagem mais pesada, são cruciais para que nada saia do controle na estrada. 

Para você não deixar nada para trás, criamos um check list de viagem com tudo aquilo que você não pode esquecer jamais. Confira e anote tudo!

Documentos e cartão de crédito

Prepare uma carteira com um documento oficial com foto, cartão de vacina, carteirinha do plano de saúde e cartão de crédito — afinal, alguns hotéis e estabelecimentos exigem um número de cartão de crédito para aprovar sua estadia no local. 

Já para viagens internacionais, confira a validade do seu passaporte e faça o câmbio do dinheiro para a moeda do país de destino.

Contrato do seguro viagem

Junto com os seus documentos não esqueça de colocar o comprovante do seguro viagem, pois é ele que garante socorro a você em diversas eventualidades. 

Ainda que você tenha um contrato ou comprovante digital, faça questão de imprimir uma via também — e se previna de ficar de mãos atadas em caso de furto ou celular sem bateria.

Kit farmácia e remédios

No check list de viagem não deixe de incluir um pequeno kit de farmacinha com curativos adesivos, gaze, esparadrapo, algodão, álcool em gel e antisséptico

Leve também analgésicos, antialérgicos e seus remédios de uso controlado, assim você se protege contra emergências básicas e manda embora pequenas dorzinhas que possam prejudicar o passeio.

Contatos de emergência

Por falar em emergências, é muito importante ter em local de fácil acesso — seja no celular ou em uma agenda comum — os seus contatos de emergência. 

Ponha na lista o número de celular e e-mail da sua seguradora, do seu plano de saúde e de pessoas próximas a você que possam te ajudar caso seja necessário. Você pode acrescentar ainda o contato do seu hotel e da empresa responsável pela locação de veículo e/ou traslado.

Check list de viagem para cada tipo de viagem

Vai viajar de carro? Não se esqueça de revisar o automóvel!

Dependendo do destino, do tipo de transporte e de quantos dias você ficará fora, o check list de viagem, a lista de tarefas e as coisas para colocar na bagagem podem variar.

Como nós pensamos em tudo e queremos ver você de malas prontas e organizadas para partir rumo ao seu próximo destino, trouxemos os principais tipos de check list de viagem para você escolher o seu de acordo com suas necessidades. Veja:

O que levar na mala de viagem de três dias?

Viagens de até três dias são consideradas curtas e por isso alguns viajantes preferem organizar uma única mochila com todos os seus pertences e uma mala ou bolsa de mão com documentos e acessórios práticos

Porém, a organização fica a seu critério e o check list de viagem rápida pode seguir o seguinte planejamento:

  • Garantir passagens aéreas ou outro meio de transporte para o destino final;
  • Reservar hospedagens e passeios com antecedência;
  • Preparar documentos e seguro viagem;
  • Montar o roteiro de atividades e passeios;
  • Organizar a mala com roupas básicas, roupas íntimas, agasalhos, calçados, acessórios, produtos de higiene e eletrônicos;
  • Separar uma mala de mão com uma ou duas mudas de roupas e produtos de higiene.

Check list de viagem longa

Para quem vai ficar mais dias longe de casa em uma viagem longa, o check list de viagem ganha alguns pontos a mais para serem marcados. 

Mas, não precisa se preocupar, afinal os acréscimos da lista são apenas uma garantia de que a sua casa ficará segura e protegida enquanto estiver vazia. Dito isso, os itens a serem solucionados são:

  • Garantir passagens aéreas ou outro meio de transporte para o destino final;
  • Reservar hospedagens e passeios com antecedência;
  • Preparar documentos e seguro viagem;
  • Montar o roteiro de atividades e passeios;
  • Organizar a mala com roupas básicas, roupas íntimas, agasalhos, calçados, acessórios, produtos de higiene e eletrônicos;
  • Separar uma mala de mão com uma ou duas mudas de roupas e produtos de higiene;
  • Em casa, tirar aparelhos elétricos da tomada, desligar os registros de água e gás e ativar o alarme residencial anti furto — se houver.

Check list de viagem para praia

Se a viagem for para a praia e destinos quentes, os cuidados são com a sua pele e a hidratação do seu corpo. 

Isso porque saindo para atividades de lazer que duram o dia inteiro, além de ser exposta (o) ao sol, a tendência é que o organismo fique muito mais desgastado. Portanto, aqui o check list de viagem completo deve:

  • Garantir passagens aéreas ou outro meio de transporte para o destino final;
  • Reservar hospedagens e passeios com antecedência;
  • Preparar documentos e seguro viagem;
  • Montar o roteiro de atividades e passeios;
  • Comprar protetor solar e creme pós-sol;
  • Organizar a mala com roupas básicas, roupas íntimas, agasalhos, calçados, acessórios, produtos de higiene e eletrônicos;
  • Dispor de roupas de banhos, chapéus, óculos de sol e toalhas de praia;
  • Separar uma mala de mão com uma ou duas mudas de roupas e produtos de higiene;
  • Garantir uma garrafa reutilizável para água.

Check list de viagem no frio

Os passeios no frio também exigem cuidados com o corpo e já vale avisar que as roupas grossas podem deixar sua bagagem mais pesada — portanto, evite ao máximo peças desnecessárias. 

Para não passar frio em nenhum momento da sua estadia, confira a previsão do tempo e marque o check list de viagem com os seguintes itens:

  • Garantir passagens aéreas ou outro meio de transporte para o destino final;
  • Reservar hospedagens e passeios com antecedência;
  • Preparar documentos e seguro viagem;
  • Montar o roteiro de atividades e passeios;
  • Providenciar casacos pesados, luvas, meias grossas, cachecol e toucas;
  • Organizar a mala com roupas básicas, roupas íntimas, agasalhos, calçados, acessórios, produtos de higiene e eletrônicos;
  • Separar uma mala de mão com uma ou duas mudas de roupas e produtos de higiene.

Check list de viagem de avião

O principal item do check list de viagem de avião é sobre a bagagem despachada que deve conter os itens maiores e mais pesados, além dos frascos com líquidos e produtos com mais de 90ml. 

Essa mala precisa ser pesada com antecedência para não correr o risco de ultrapassar o limite da companhia e você precisar pagar a mais por isso. Assim sendo, você deve:

  • Garantir passagens aéreas e traslado para o destino final;
  • Reservar hospedagens e passeios com antecedência;
  • Preparar documentos e seguro viagem;
  • Montar o roteiro de atividades e passeios;
  • Organizar e pesar a mala para despachar com roupas básicas, roupas íntimas, agasalhos, calçados, acessórios, produtos de higiene e eletrônicos;
  • Separar uma mala de mão com uma ou duas mudas de roupas e produtos de higiene.

Check list de viagem de carro

Já nos passeios de carro, por segurança, ambas as malas precisam ficar no porta-malas. A dica é organizar as bagagens deixando a mala de mão por cima das outras, facilitando na hora de encontrá-la para qualquer necessidade — e saiba que documentos vão na frente, no porta-luvas

É importantíssimo estar com a revisão do automóvel precisa estar atualizada, hein? 

Logo, o check list de viagem de carro fica assim:

  • Reservar hospedagens e passeios com antecedência;
  • Preparar documentos e seguro viagem;
  • Montar o roteiro de atividades e passeios;
  • Organizar a mala com roupas básicas, roupas íntimas, agasalhos, calçados, acessórios, produtos de higiene e eletrônicos;
  • Separar uma mala de mão com uma ou duas mudas de roupas e produtos de higiene.
  • Fazer a revisão completa e abastecer o veículo.

Conte com a TempoTem para fazer a revisão do seu carro e só então viajar em segurança, combinado? Aproveite para acessar a nossa plataforma e contratar agora mesmo o Plano TempoTem Auto e garantir uma assistência completa com mais de 120 serviços para o seu veículo durante 12 meses

Agora, depois de conferir todas essas dicas, resolver o seu check list de viagem inteiro e contratar a assistência TempoTem para o seu carro, é só fechar as malas, colocar o pé na estrada e partir para sua próxima aventura sem medo de deixar nada para trás. Partiu?!

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário