Climatizador ou ventilador: qual a melhor opção?
04/05/2020 | Por: Gina Trancoso
As opções possuem vantagens e desvantagens, mas com certeza alguma delas será perfeita para o seu estilo de vida.
Em dias quentes, nada melhor do que curtir a piscina ou cair na estrada para aproveitar o calor com um banho de mar, certo? Mas como a rotina nem sempre permite tais escapadinhas, a solução é investir em aparelhos que refrescam a casa, como é o caso do ar-condicionado, climatizador ou ventilador.
Se você está em dúvida sobre qual desses aparelhos é o mais adequado para a sua necessidade, a TempoTem preparou um guia completo para ajudar você a decidir se vale mais a pena investir no ar-condicionado, climatizador ou ventilador.
Ah, antes de mais nada, já adiantamos que as três opções possuem vantagens e desvantagens, mas com certeza alguma delas será perfeita para o seu estilo de vida e moradia. Afinal, a escolha deve estar adequada às necessidades dos diferentes ambientes.
Ficou curioso para descobrir a diferença entre os ares-condicionados, climatizadores e ventiladores, além de conhecer as características para você não errar na compra? Então, leia este manual até o final e deixe sua casa sempre fresquinha. Vamos lá?
Climatizador de ar: devo fazer esse investimento?
Antes de tudo, você deve entender que tanto o climatizador quanto o ventilador não diminuem a temperatura do local, mas produzem vento e movimentam o ar, fazendo com que ocorra uma troca maior de calor entre o corpo e o ambiente.
Aqui o climatizador ganha um ponto. Além de circular o ar, ele faz a umidificação na atmosfera do cômodo. Isso acontece pois dentro do climatizador existe uma área de armazenamento de água ou caixas de gel, que são liberados para o espaço, deixando o ambiente mais fresco, além de ajudar em questões respiratórias — já que mantém a casa longe do clima seco.
Esse breve resumo pode te deixar convencido a comprar um climatizador e esquecer de vez o ventilador, porém, antes da escolha final, veja as vantagens e desvantagens de cada um, já que tais informações refletirão na sua compra:
Vantagens do climatizador de ar
Os principais benefícios do climatizador de ar são proporcionais às funções que o ventilador não possui, como purificador, aumento de umidade e, em alguns produtos, até mesmo o aquecimento da temperatura ambiente.
Abaixo, listamos as vantagens desse aparelho para você considerar na hora de decidir entre ter um climatizador ou ventilador:
- o climatizador ganha destaque devido ao seu armazenamento de água que é liberada aos poucos pelo ambiente, deixando o ar mais agradável e fresco;
- Não é necessário fechar todas as portas ou isolar o cômodo para que o climatizador funcione de maneira correta, como acontece com o ar-condicionado, por exemplo;
- No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, 44% das pessoas sofrem com problemas respiratórios e a água liberada pelo climatizador funciona como uma inalação. Ou seja, é uma compra que une bem-estar e qualidade de vida para os moradores da casa;
- Ao contrário dos ventiladores de teto e dos ares-condicionados convencionais, o climatizador pode ser transportado para todos os lugares, já que o aparelho é muito compacto e cabe facilmente no porta-malas do carro. Além disso, é possível que ele faça parte 100% do seu dia a dia, te acompanhando do quarto para a cozinha quando necessário;
- Alguns modelos de climatizadores também conseguem aquecer o ar, ou seja, é extremamente útil independentemente da estação do ano;
- Entre um climatizador ou ventilador, o segundo tem o preço mais atrativo, porém, se compararmos com o ar-condicionado, a economia dos climatizadores se reflete tanto no valor do aparelho quanto na conta mensal, já que ele consome 90% menos energia;
Desvantagens do climatizador de ar
Apesar de todos os benefícios, o climatizador de ar também possui suas desvantagens. Confira:
- Em regiões muito úmidas, o efeito molhado que o eletrodoméstico proporciona no ar pode gerar o acúmulo de líquidos e facilitar o aparecimento de mofos dentro de armários e guarda-roupas. Nestes casos, se você tem dúvida entre o climatizador ou ventilador — ou ainda entre um ar-condicionado —, fique com as duas últimas opções;
- O climatizador não é indicado para lugares em que a temperatura precisa ser muito baixa ou muito alta, já que a sua capacidade é apenas de alcançar um certo frescor e estabilidade. Ou seja, se você precisa realmente gelar ou esquentar a sua casa, o melhor é pensar em um investimento maior e adquirir o ar-condicionado.
Quando optar por um ar-condicionado?
Quando pensamos em cidades muito abafadas e quentes, o ar-condicionado é o desejo de qualquer pessoa. Porém, assim como os outros aparelhos, é importante conhecer suas vantagens e desvantagens.
Vantagens do ar-condicionado
- A umidade pode ser um problema para muitos eletrônicos e o ar-condicionado pode ajudar nessa situação, já que a maioria dos modelos possuem a função de desumidificar o ar, contribuindo na tarefa de aumentar a vida útil dos aparelhos;
- Possui multifuncionalidade. Para garantir o bem-estar e conforto da sua casa, você não precisa adquirir um ventilador, um climatizador de ambientes e um aparelho para filtrar o ar. O ar-condicionado conta com todas essas funções reunidas em um único aparelho.
- Ainda em relação ao bem-estar, existem modelos de ar-condicionado que possuem filtros que eliminam as impurezas do ar, garantindo um ar puro e limpo e evitando problemas respiratórios.
Desvantagens do ar-condicionado
Apesar de ser o único capaz de resfriar o ar e fazer a queda de temperatura total do ambiente, o ar-condicionado também possui suas desvantagens.
- O consumo de energia desse aparelho costuma ser bem mais alto em comparação ao climatizador ou ventilador;
- Para que o aparelho funcione da forma correta, é preciso que o cômodo fique totalmente fechado, o que pode aumentar as condições ruins de saúde relacionadas à gripes e resfriados, já que a circulação do ar fica limitada.
Considerando todos esses pontos, é importante que você tenha em mente que os gastos com o ar-condicionado serão maiores — tanto com a compra e manutenção do aparelho quanto com a energia mensal, ok?
Ventilador: a economia vale a pena?
Independentemente da classe econômica e social, o clima do Brasil faz com que os ventiladores estejam presentes nos mais diversos lares. Essa fama se dá por conta do seu preço acessível e também porque esse eletrodoméstico consegue ventilar o ambiente e causar a sensação de frescor e bem-estar.
Quando se fala em climatizador ou ventilador, uma das grandes vantagens do ventilador é que ele aparece em versões de todos os tamanhos. Existem opções de teto com pás giratórias potentes, que permitem que o ar circule por todo o cômodo, ou os ventiladores de chão e de coluna, para o dono escolher a altura e o movimento que deseja que ele faça.
Para você acertar na escolha entre o ar-condicionado, climatizador ou ventilador, assim como fizemos com o primeiro, elencamos os prós e contras dos ventiladores:
Vantagens dos ventiladores
Antes de analisar as vantagens e desvantagens do aparelho, é importante entender os aspectos que diferenciam um ventilador do outro e que fazem ele ser mais ou menos eficaz. A principal é a velocidade e a potência, ou seja, as rotações por minuto.
Você deve analisar a rapidez do ventilador, como funciona a rotação das suas pás giratórias, qual a quantidade de pás e também seu diâmetro. Esses dados vão garantir que você faça uma escolha que atenda às suas necessidades.
Outros pontos positivos dos ventiladores — e que fazem eles saírem na frente na comparação — são:
- O preço. Mesmo os modelos mais modernos são bem mais acessíveis do que os climatizadores e chegam a custar apenas 10% do valor de um ar-condicionado;
- Existe uma grande variedade de modelos para os mais diversos momentos, tamanhos de casas ou necessidades;
- Para os que possuem alergia a picadas de insetos, alguns modelos de ventilador possuem a função repelente que afasta os mosquitos, impossibilitando os pousos e afastando-os;
- Ventiladores podem ser bem silenciosos e, em razão disso, não atrapalham pessoas com sonos mais leves que se incomodam com o barulho dos climatizadores e ares-condicionados.
Desvantagens do ventilador
Assim como todos os eletrodomésticos — especialmente os mais baratos —, os ventiladores também têm alguns contras. São eles:
- Os ventiladores não possuem a função de umidificar o ar — como os climatizadores — e suas pás acumulam muita sujeira. Ou seja, seu uso constante sem limpeza adequada pode causar alergias e doenças respiratórias em pessoas predispostas a tais problemas;
- O vento muito forte do ventilador pode ajudar a refrescar em altas temperaturas, porém, também pode atrapalhar tirando objetos leves do lugar, como folhas de papel e quadros;
- Assim como o climatizador, o ventilador não consegue esfriar o ar, podendo não ser suficiente para os climas mais quentes;
- Os ventiladores só são efetivos para os dias de calor, já que não tem funções de aquecimento.
Ar-condicionado, climatizador ou ventilador: qual escolher?
Se você mora em locais mais secos e possui predisposição a problemas respiratórios, a dica é optar por um climatizador que umidificará o ambiente. Esse aparelho ainda tem a vantagem de ser móvel, permitindo que você leve-o para todos os lugares.
Porém, se você mora em cidades mais úmidas ou com temperaturas altas, a escolha fica a critério do seu bolso. Ou seja, se possui condições de comprar — e depois bancar as contas mais elevadas de luz —, investir em um ar-condicionado será um ótimo negócio.
Ah, mesmo que você faça a compra deste item mais tecnológico que refrigera o ambiente, a dica é adquirir também um ventilador para usar nos dias mais frescos ou para você usá-lo em cômodos da casa que não tenham o ar-condicionado instalado. Dessa forma é possível economizar na conta de energia sem passar calor.
Agora você já sabe as vantagens e desvantagens do climatizador, ventilador e ar-condicionado e qual a opção ideal para cada situação. Se você optar pelo ar-condicionado, é essencial instalar o aparelho corretamente e cuidar da manutenção e da limpeza.
Para isso conte com a TempoTem. Agende online a visita do profissional. Basta escolher o melhor horário e ele vai até a sua casa realizar o serviço, tudo com 100% de garantia, segurança e avaliações positivas de centenas de clientes.
Para melhorar, a TempoTem possui o Plano Casa com 119 serviços residenciais disponíveis, desde prevenção e emergência, como chaveiro, encanador e eletricista até serviços de limpeza, instalação e trocas.
Não perca tempo, clique no botão abaixo e instale e higienize corretamente seus aparelhos: agende uma visita técnica online ou presencial agora mesmo!
Deixe seu comentário