Em dias quentes, nada melhor do que curtir a piscina ou cair na estrada para aproveitar o calor com um banho de mar, certo? Mas como a rotina nem sempre permite tais escapadinhas, a solução é investir em aparelhos que refrescam a casa, como é o caso do ar-condicionado, climatizador ou ventilador.

Se você está em dúvida sobre qual desses aparelhos é o mais adequado para a sua necessidade, a TempoTem preparou um guia completo para ajudar você a decidir se vale mais a pena investir no ar-condicionado, climatizador ou ventilador.

Ah, antes de mais nada, já adiantamos que as três opções possuem vantagens e desvantagens, mas com certeza alguma delas será perfeita para o seu estilo de vida e moradia. Afinal, a escolha deve estar adequada às necessidades dos diferentes ambientes.

Ficou curioso para descobrir a diferença entre os ares-condicionados, climatizadores e ventiladores, além de conhecer as características para você não errar na compra? Então, leia este manual até o final e deixe sua casa sempre fresquinha. Vamos lá?

Climatizador de ar: devo fazer esse investimento?

Antes de tudo, você deve entender que tanto o climatizador quanto o ventilador não diminuem a temperatura do local, mas produzem vento e movimentam o ar, fazendo com que ocorra uma troca maior de calor entre o corpo e o ambiente. 

Aqui o climatizador ganha um ponto. Além de circular o ar, ele faz a umidificação na atmosfera do cômodo. Isso acontece pois dentro do climatizador existe uma área de armazenamento de água ou caixas de gel, que são liberados para o espaço, deixando o ambiente mais fresco, além de ajudar em questões respiratórias — já que mantém a casa longe do clima seco.

Esse breve resumo pode te deixar convencido a comprar um climatizador e esquecer de vez o ventilador, porém, antes da escolha final, veja as vantagens e desvantagens de cada um, já que tais informações refletirão na sua compra: 

Vantagens do climatizador de ar

Para escolher entre ar-condicionado, climatizador ou ventilador, é necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada um.

Os principais benefícios do climatizador de ar são proporcionais às funções que o ventilador não possui, como purificador, aumento de umidade e, em alguns produtos, até mesmo o aquecimento da temperatura ambiente.

Abaixo, listamos as vantagens desse aparelho para você considerar na hora de decidir entre ter um climatizador ou ventilador:

  • o climatizador ganha destaque devido ao seu armazenamento de água que é liberada aos poucos pelo ambiente, deixando o ar mais agradável e fresco;
  • Não é necessário fechar todas as portas ou isolar o cômodo para que o climatizador funcione de maneira correta, como acontece com o ar-condicionado, por exemplo;
  • No Brasil, segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, 44% das pessoas sofrem com problemas respiratórios e a água liberada pelo climatizador funciona como uma inalação. Ou seja, é uma compra que une bem-estar e qualidade de vida para os moradores da casa;
  • Ao contrário dos ventiladores de teto e dos ares-condicionados convencionais, o climatizador pode ser transportado para todos os lugares, já que o aparelho é muito compacto e cabe facilmente no porta-malas do carro. Além disso, é possível que ele faça parte 100% do seu dia a dia, te acompanhando do quarto para a cozinha quando necessário;
  • Alguns modelos de climatizadores também conseguem aquecer o ar, ou seja, é extremamente útil independentemente da estação do ano;
  • Entre um climatizador ou ventilador, o segundo tem o preço mais atrativo, porém, se compararmos com o ar-condicionado, a economia dos climatizadores se reflete tanto no valor do aparelho quanto na conta mensal, já que ele consome 90% menos energia;

Desvantagens do climatizador de ar

Apesar de todos os benefícios, o climatizador de ar também possui suas desvantagens. Confira:

  • Em regiões muito úmidas, o efeito molhado que o eletrodoméstico proporciona no ar pode gerar o acúmulo de líquidos e facilitar o aparecimento de mofos dentro de armários e guarda-roupas. Nestes casos, se você tem dúvida entre o climatizador ou ventilador — ou ainda entre um ar-condicionado —, fique com as duas últimas opções;
  • O climatizador não é indicado para lugares em que a temperatura precisa ser muito baixa ou muito alta, já que a sua capacidade é apenas de alcançar um certo frescor e estabilidade. Ou seja, se você precisa realmente gelar ou esquentar a sua casa, o melhor é pensar em um investimento maior e adquirir o ar-condicionado.

Quando optar por um ar-condicionado?

O ar-condicionado pode ser uma excelente opção para quem busca um aparelho com multifuncionalidades.

Quando pensamos em cidades muito abafadas e quentes, o ar-condicionado é o desejo de qualquer pessoa. Porém, assim como os outros aparelhos, é importante conhecer suas vantagens e desvantagens.

Vantagens do ar-condicionado

  • A umidade pode ser um problema para muitos eletrônicos e o ar-condicionado pode ajudar nessa situação, já que a maioria dos modelos possuem a função de desumidificar o ar, contribuindo na tarefa de aumentar a vida útil dos aparelhos;
  • Possui multifuncionalidade. Para garantir o bem-estar e conforto da sua casa, você não precisa adquirir um ventilador, um climatizador de ambientes e um aparelho para filtrar o ar. O ar-condicionado conta com todas essas funções reunidas em um único aparelho.
  • Ainda em relação ao bem-estar, existem modelos de ar-condicionado que possuem filtros que eliminam as impurezas do ar, garantindo um ar puro e limpo e evitando problemas respiratórios.

Desvantagens do ar-condicionado

Apesar de ser o único capaz de resfriar o ar e fazer a queda de temperatura total do ambiente, o ar-condicionado também possui suas desvantagens.

  • O consumo de energia desse aparelho costuma ser bem mais alto em comparação ao climatizador ou ventilador;
  • Para que o aparelho funcione da forma correta, é preciso que o cômodo fique totalmente fechado, o que pode aumentar as condições ruins de saúde relacionadas à gripes e resfriados, já que a circulação do ar fica limitada. 

Considerando todos esses pontos, é importante que você tenha em mente que os gastos com o ar-condicionado serão maiores — tanto com a compra e manutenção do aparelho quanto com a energia mensal, ok?

Ventilador: a economia vale a pena?

Conhecer as vantagens e desvantagens de cada aparelho ajuda a realizar a escolha mais adequada.

Independentemente da classe econômica e social, o clima do Brasil faz com que os ventiladores estejam presentes nos mais diversos lares. Essa fama se dá por conta do seu preço acessível e também porque esse eletrodoméstico consegue ventilar o ambiente e causar a sensação de frescor e bem-estar.

Quando se fala em climatizador ou ventilador, uma das grandes vantagens do ventilador é que ele aparece em versões de todos os tamanhos. Existem opções de teto com pás giratórias potentes, que permitem que o ar circule por todo o cômodo, ou os ventiladores de chão e de coluna, para o dono escolher a altura e o movimento que deseja que ele faça.

Para você acertar na escolha entre o ar-condicionado, climatizador ou ventilador, assim como fizemos com o primeiro, elencamos os prós e contras dos ventiladores:

Vantagens dos ventiladores

Antes de analisar as vantagens e desvantagens do aparelho, é importante entender os aspectos que diferenciam um ventilador do outro e que fazem ele ser mais ou menos eficaz. A principal é a velocidade e a potência, ou seja, as rotações por minuto. 

Você deve analisar a rapidez do ventilador, como funciona a rotação das suas pás giratórias, qual a quantidade de pás e também seu diâmetro. Esses dados vão garantir que você faça uma escolha que atenda às suas necessidades.

Outros pontos positivos dos ventiladores — e que fazem eles saírem na frente na comparação — são:

  • O preço. Mesmo os modelos mais modernos são bem mais acessíveis do que os climatizadores e chegam a custar apenas 10% do valor de um ar-condicionado;
  • Existe uma grande variedade de modelos para os mais diversos momentos, tamanhos de casas ou necessidades;
  • Para os que possuem alergia a picadas de insetos, alguns modelos de ventilador possuem a função repelente que afasta os mosquitos, impossibilitando os pousos e afastando-os;
  • Ventiladores podem ser bem silenciosos e, em razão disso, não atrapalham pessoas com sonos mais leves que se incomodam com o barulho dos climatizadores e ares-condicionados.

Desvantagens do ventilador

Assim como todos os eletrodomésticos — especialmente os mais baratos —, os ventiladores também têm alguns contras. São eles:

  • Os ventiladores não possuem a função de umidificar o ar — como os climatizadores — e suas pás acumulam muita sujeira. Ou seja, seu uso constante sem limpeza adequada pode causar alergias e doenças respiratórias em pessoas predispostas a tais problemas;
  • O vento muito forte do ventilador pode ajudar a refrescar em altas temperaturas, porém, também pode atrapalhar tirando objetos leves do lugar, como folhas de papel e quadros;
  • Assim como o climatizador, o ventilador não consegue esfriar o ar, podendo não ser suficiente para os climas mais quentes;
  • Os ventiladores só são efetivos para os dias de calor, já que não tem funções de aquecimento. 

Ar-condicionado, climatizador ou ventilador: qual escolher?

Se você mora em locais mais secos e possui predisposição a problemas respiratórios, a dica é optar por um climatizador que umidificará o ambiente. Esse aparelho ainda tem a vantagem de ser móvel, permitindo que você leve-o para todos os lugares.

Porém, se você mora em cidades mais úmidas ou com temperaturas altas, a escolha fica a critério do seu bolso. Ou seja, se possui condições de comprar — e depois bancar as contas mais elevadas de luz —, investir em um ar-condicionado será um ótimo negócio. 

Ah, mesmo que você faça a compra deste item mais tecnológico que refrigera o ambiente, a dica é adquirir também um ventilador para usar nos dias mais frescos ou para você usá-lo em cômodos da casa que não tenham o ar-condicionado instalado. Dessa forma é possível economizar na conta de energia sem passar calor.

Agora você já sabe as vantagens e desvantagens do climatizador, ventilador e ar-condicionado e qual a opção ideal para cada situação. Se você optar pelo ar-condicionado, é essencial instalar o aparelho corretamente e cuidar da manutenção e da limpeza.

Para isso conte com a TempoTem. Agende online a visita do profissional. Basta escolher o melhor horário e ele vai até a sua casa realizar o serviço, tudo com 100% de garantia, segurança e avaliações positivas de centenas de clientes.

Para melhorar, a TempoTem possui o Plano Casa com 119 serviços residenciais disponíveis, desde prevenção e emergência, como chaveiro, encanador e eletricista até serviços de limpeza, instalação e trocas.

Não perca tempo, clique no botão abaixo e instale e higienize corretamente seus aparelhos: agende uma visita técnica online ou presencial agora mesmo!

Autor

Gina Trancoso

17 anos de experiência em Data-driven Marketing, Digital, Performance, Fidelidade e CRM, em empresas como MercadoLivre, Walmart.com, Livelo e British Telecom – UK. Engenheira de Computação, estudiosa de Marketing e Negócios e apaixonada por pessoas, Comportamento do Consumidor, Tecnologia, Criatividade e Inovação. Mãe do Gui (4 anos), cantora de chuveiro, ex-bailarina e em constante evolução!

Deixe seu comentário