Veja 5 dicas práticas de como desentupir caixa de gordura com técnicas caseiras e aprenda o que fazer para evitar que esse problema aconteça novamente no lar!

Saber como desentupir caixa de gordura é crucial para quem mora em uma residência independente, e quer se manter livre de problemas com resíduos de esgoto. Contudo, tão importante quanto entender o que fazer para acabar com este imprevisto, é descobrir o que causa o entupimento e evitá-lo enquanto possível

E, como a TempoTem é especialista em solucionar imprevistos domésticos, preparou um guia completo ensinando a limpar e a desentupir todos os tipos de caixas de gordura com técnicas caseiras.

Antes de aprofundarmos as dicas, vale explicar que a caixa de gordura de concreto ou de PVC é uma estrutura responsável por filtrar a gordura liberada pela pia da cozinha. 

Além disso, a caixa de gordura é responsável por impedir que a gordura desça para o esgoto juntamente com a água utilizada para higienizar os alimentos e utensílios domésticos. 

Esse sistema é empregado para que os rejeitos oleosos não se acumulem na tubulação de saída e não entupam o canal de esgoto da casa ou da rua. Contudo, a própria caixa de gordura pode entupir, causando um problemão para os moradores da residência. 

E, se você está passando por esse transtorno agora — ou quer evitar que ele aconteça — continue a leitura e veja como desentupir caixa de gordura de forma rápida e eficaz. Vamos lá?

Entendendo porque a caixa de gordura entope

Existem diversos porquês que nos auxiliem a entender porque a caixa de gordura entope. Os mais comuns estão relacionados ao tamanho da caixa versus a quantidade de dejeto gerado. Porém, de nada adianta uma grande caixa de gordura se não é realizada sua manutenção periódica.

É importante saber que a caixa de gordura fica localizada na parte externa da casa — normalmente na garagem, no quintal ou na área de serviço da residênciae está diretamente ligada à pia da cozinha

Por essas questões, devemos entender que o tanque que armazena a gordura filtrada da água é limitado e pode até transbordar, caso fique entupido. 

Desentupir caixa de gordura não precisa ser uma tarefa das mais complexas! Siga sua leitura e descubra soluções fáceis.

Confira com detalhes as principais causas para esse problema são:

Longos períodos sem realizar limpeza

Se o tanque ficar muito cheio, com gordura e rejeitos velhos, por mais de seis meses, a tendência é que esse material endureça nas paredes da caixa e impeça que mais resíduos sejam armazenados

Quando isso acontece, além de saber como desentupir caixa de gordura, o dono precisará descobrir como fazer a limpeza adequada da estrutura. Neste momento, saiba que a TempoTem é seu aliado na execução desta tarefa!

Excesso de dejetos eliminados pelo ralo

Pode acontecer, também, da caixa ser pequena para a quantidade de dejetos eliminados pelo ralo. 

Neste caso, o problema possivelmente está no descarte indevido de restos de alimentos e outros objetos pelo ralo

O procedimento correto, então, seria o de dispensar tais conteúdos em um lixo apropriado e não na pia. Para isso, colocar uma cestinha fixa no ralo pode ajudar a evitar o entupimento.

Caixa pequena para o uso residencial

Como desentupir caixa de gordura não costuma ser uma necessidade corriqueira no dia a dia doméstico. 

Contudo, se o problema passa a acontecer com frequência é provável que o tanque seja pequeno para o uso da residência. Sendo assim, é provável que ele precise ser trocado por uma caixa maior e/ou mais moderna e eficiente, como as de PVC

Em caso de restaurantes e estabelecimentos comerciais, por exemplo, a peça precisa ter uma estrutura reforçada para atender a demanda do local — o que afeta diretamente o seu tamanho.

Cuidados prévios são a melhor forma de evitar que você tenha que desentupir caixa de gordura.

Como é feita a limpeza de caixa de gordura?

Para a limpeza de caixa de gordura, basta abrir a tampa do tanque e, com luvas, pá e sacos de lixo, retirar toda a camada de rejeitos do espaço. As paredes da estrutura podem ser higienizadas com uma bucha para remover as crostas secas de gordura.

Essa é uma sugestão básica de limpeza para caixas novas e sem grandes camadas de gordura acumulada. 

Porém, existem outros truques interessantes para quando surgirem complicações nesse processo, como limpar caixa de gordura com bicarbonato ou soda cáustica

Abaixo, veja como usar esses produtos na higienização de caixas antigas e de concreto. Anote as dicas:

Como limpar caixa de gordura antiga?

Como desentupir caixa de gordura antiga pode ser desafiador, limpá-la antes do transtorno acontecer é essencial. 

Assim, nos modelos mais ultrapassados é comum que os rejeitos fiquem resistentes nas paredes do tanque — e para remover essas crostas o bicarbonato pode ser um forte aliado.

Como limpar caixa de gordura com bicarbonato:

  1. O produto deve ser aplicado somente depois de retirar manualmente as camadas mais densas dos resíduos e de eliminar toda a água do tanque;
  1. Após essa etapa, aplique duas colheres de bicarbonato nas paredes do tanque e, em seguida, utilize água quente para amolecer o restante das crostas;
  1. Aguarde cerca de 15 minutos e finalize a limpeza da caixa de gordura retirando a sobra dos rejeitos e lavando todo recipiente com água fria.

Como fazer limpeza de caixa de gordura com soda cáustica?

Para caixas que estão com um nível de sujeira seca muito mais antigo e resistente, o bicarbonato pode ser substituído pela soda cáustica — uma substância corrosiva e bem potente, normalmente usada para tarefas como desentupir caixa de gordura e limpar locais oleosos e com sebo.

  1. O primeiro passo para usar este químico é dissolvê-lo com o dobro de água para a quantidade do produto. Assim, você evita que a soda corroa o encanamento ou acabe deteriorando as paredes da caixa de gordura;
  1. Com a soda cáustica dissolvida, e usando os equipamentos de segurança adequados — luvas, botas e óculos de proteção —, aplique a solução cautelosamente nos trechos engordurados do tanque e deixe agir por poucos minutos;
  1. Remova os resíduos soltos pela ação da substância e lave a caixa por completo antes de voltar a usá-la. Se preciso, faça duas lavagens utilizando água corrente para ter certeza que nenhum resquício da soda ficará parada no encanamento.
Conte sempre com profissionais de confiança para que o serviço de desentupir caixa de gordura seja feito com excelência.

Como limpar caixa de gordura de concreto?

Mesmo que a peça instalada na residência seja nova, saber como limpar caixa de gordura com bicarbonato em estruturas de concreto pode envolver a mesma dificuldade das caixas antigas, uma vez que possui paredes extremamente aderentes. 

Nessas situações, uma assistência especializada é a melhor saída. Saiba como será o passo-a-passo deste profissional:

  1. O técnico contratado poderá fazer a abertura da caixa de maneira correta — uma vez que algumas caixas de concreto possuem a tampa chumbada ao chão — e retirar a gordura mais densa e a água presente no tanque.
  1. Após isso, o profissional utilizará o maquinário adequado para o espaço e o material da caixa, removendo todos os dejetos sem danificar a tubulação da residência e garantindo que o incômodo da caixa entupida chegue na sua casa.
  1. Além disso, o técnico fornecerá instruções aos moradores sobre como desentupir caixa de gordura em emergências, como usar a pia da cozinha evitando o excesso de resíduos alimentares escoando pelo ralo, e ainda indicando qual a época ideal para a próxima limpeza da caixa.

O que fazer quando a caixa de gordura da pia fica transbordando?

A caixa de gordura da pia pode transbordar, basicamente, por dois motivos: tanque cheio demais ou entupimento da encanação. Você precisará identificar qual a solução indicada para a situação, se é utilizando métodos de como desentupir caixa de gordura ou limpá-la para retirar seus rejeitos.

Onde devo jogar a sujeira da caixa de gordura?

A sujeira retirada da caixa pode ser colocada em sacos plásticos e jogada no lixo comum ou no repartimento orgânico da coleta seletiva.

É muito importante isolar bem a gordura descartada para evitar a proliferação de bactérias e o mau cheiro pela casa.

Como desentupir caixa de gordura de pia de cozinha?

Existem diversos métodos caseiros de como desentupir caixa de gordura sem precisar solicitar o serviço técnico. Contudo, vale lembrar que essa tarefa envolve o contato direto com odores e com os rejeitos da gordura — e por isso, usar equipamentos de segurança é indispensável.

Dessa forma, o desentupimento é feito sempre no ralo, aplicando os produtos pela pia da cozinha para amolecer e desmanchar as crostas de gordura por toda a tubulação, e só depois disso você precisará ir até a caixa para remover os rejeitos. 

E não se esqueça: após o desentupimento é importante fazer a higienização completa da estrutura, como lhe ensinamos acima.

5 maneiras fáceis de desentupir caixa de gordura 

Se você chegou até aqui é porque precisa mesmo descobrir como desentupir caixa de gordura de modo prático e rápido para se livrar desse transtorno o mais breve possível, acertamos? 

Se a resposta é sim, confira a seguir cinco dicas dos nossos especialistas para desentupir caixa de gordura com produtos acessíveis. Dá uma olhada:

1. Como usar sal para desentupir caixa de gordura?

Para cinco colheres de sal grosso despejados no ralo, adicione mais cinco de bicarbonato de sódio e um litro de água quente na sequência. 

A mistura pode demorar alguns minutos para fazer efeito e é recomendada para entupimentos leves e limpezas da caixa de gordura.

2. Como usar diabo verde para desentupir caixa de gordura?

O diabo verde tem ação similar à soda cáustica, e é extremamente corrosivo para agentes orgânicos — como restos de comida. 

Para usá-lo no desentupimento da caixa de gordura basta diluir uma tampinha do produto em três litros de água quente e aplicar no ralo.

3. Como desentupir caixa de gordura com Coca-cola?

Devido à sua composição ácida, os refrigerantes de cola podem ser eficientes em desentupimentos. 

Para isso, é necessário despejar dois litros da bebida diretamente no ralo da pia e aguardar até que o líquido desça e chegue na caixa com os detritos de gordura.

4. Como desentupir caixa de gordura com bicarbonato?

O método de como limpar caixa de gordura com bicarbonato pode ser usado no desentupimento — porém, agora a solução será na pia, para atingir toda a tubulação

Essa alternativa é segura para a estrutura da casa, pois a capacidade abrasiva do bicarbonato é baixa.

5. Como desentupir caixa de gordura com garrafa pet?

Como desentupir caixa de gordura necessita retirar por completo todos os rejeitos, a garrafa pet se torna uma ferramenta útil

Basta cortar a garrafa ao meio e utilizá-la como uma espécie pá ou pegador para a gordura, evitando seu contato direto com os detritos.

Agora que você já sabe como desentupir caixa de gordura e o que fazer para evitar que esse incômodo aconteça, não deixe de utilizar corretamente a pia da sua residência para manter a caixa limpa e a tubulação longe de problemas

Seu dia-a-dia fica mais tranquilo com a TempoTem! Se precisar desentupir caixa de gordura, conte com a gente.

Também lembre-se de ter ao seu lado profissionais de confiança para lhe socorrer nos momentos de urgência e garantir que todo o sistema de esgoto da casa não seja afetado pela falta de manutenção na sua cozinha, ok?

Quando o assunto é equipe técnica de qualidade, a TempoTem traz a solução certa para você. Somos a melhor plataforma online de serviços residenciais na qual você encontra profissionais especialistas em desentupimento, por preços populares e que chegam na sua porta em apenas um clique

Quer mais dicas para manter sua residência sempre em pleno funcionamento e organizada? Navegue agora mesmo em nosso blog:

Autor

Bianca Maria Dos Santos

Analista de produtos. Especialista em desenvolvimento de produtos e novas soluções na prestação de serviços. Curiosa do mundo dos e-commerces, marketplaces e marketing digital. Apaixonada por inovação, negócios, música e gastronomia.

Deixe seu comentário