Aprenda como desentupir cano de pia em menos de cinco minutos e descubra métodos caseiros e eficazes para solucionar o problema sem precisar de um técnico!

Você sabe como desentupir cano de pia sem danificar o encanamento da sua residência? Ter essa habilidade pode ser fundamental para acabar com a interdição da sua cozinha — ou até mesmo do seu banheiro e de qualquer cômodo com uma pia — o mais rápido possível e a qualquer hora do dia.

E, como a TempoTem é especialista em poupar o seu próprio tempo quando o assunto são reparos domésticos, preparamos um guia completo ensinando como desentupir cano de pia em poucos minutos.

Antes das dicas práticas, é importante frisarmos que embora o transtorno de um cano entupido seja enorme para os moradores, resolvê-lo pode ser bem mais fácil do que parece

O ponto de atenção é que você saiba o que causou a obstrução do canal e utilize o método certo para liberar novamente a passagem da água pelo ralo. 

Então, para descobrir qual solução ideal para a situação da sua pia, continue a leitura e descubra todas as alternativas caseiras e eficazes! 

O que é bom para desentupir cano de pia?

O clássico desentupidor de borracha é um desses acessórios que você precisa ter em casa para desentupir cano. Isso porque, muitas das vezes, a obstrução está bem próxima ao ralo e pode ser alcançada somente com a sucção do desentupidor, sem precisar solicitar o trabalho de um técnico. 

Normalmente, os encanadores possuem equipamentos específicos, no entanto, você pode tentar resolver o problema com alguns acessórios básicos e utensílios domésticos.

Saiba quais são e como utilizar essas ferramentas muito mais básicas que podem ser úteis para essa função, como ensinaremos a seguir.

Ferramentas e acessórios para usar na hora de como desentupir cano de pia:

Um recurso que praticamente todo mundo tem em casa e pode ser excelente para desentupir cano de pia é a mangueira de água — aquela comum, utilizada para lavar carros, por exemplo. 

Com ela é possível acabar com entupimentos grandes e profundos sem afetar a integridade do seu encanamento.

Além da mangueira, outro acessório que pode ser usado para retirar detritos e objetos presos na tubulação doméstica é o arame.

Contudo, para isso é necessário que a peça tenha comprimento suficiente para atravessar o ralo e içar o resíduo preso no cano, trazendo-o de volta para a borda da pia.

O melhor produto para desentupir cano de pia

Existem produtos químicos próprios para desobstruir entupimentos domésticos e eles podem ser encontrados facilmente em lojas de materiais de construção. Mas, se você tiver em casa itens como vinagre, bicarbonato de sódio ou sabão em pó, é possível solucionar o seu problema sem precisar pagar nada a mais por isso.

Caso esses métodos não funcionem, também tem como desentupir cano de pia de cozinha com soda cáustica, um componente bem mais forte e altamente corrosivo — indicado para tubulações com gordura ou resíduos orgânicos. 

Mas, aqui, vale lembrar que todo cuidado é pouco para que o produto não corroa também a tubulação, ok?

Truques para desentupir a pia em 5 minutos

Agora que você já conhece alguns dos itens que podem ser úteis para acabar com o transtorno do cano entupido, é importante testar outros truques rápidos que podem solucionar o caso em até cinco minutos e dispensar qualquer procedimento mais longo e trabalhoso, como aplicação de produtos corrosivos.

Para tanto, primeiro você precisará saber o que está causando o entupimento e isso pode ser descoberto analisando brevemente o uso da pia em questão. No caso de pias de cozinha, por exemplo, é comum que a obstrução seja causada pelo acúmulo de gordura ao longo do encanamento ou pelo excesso de restos de comida liberados pelo ralo. Outro grande causador de entupimentos são os fios de cabelo que caem na hora do banho, ou enquanto escovamos os cabelos.

O que é bom para desentupir cano com resto de comida?

A primeira alternativa para desentupir cano de pia de cozinha é utilizar o desentupidor de borracha e o arame para içar os restos de comida maiores, como já lhe explicamos. 

no caso de resíduos muito grandes e que não passem pela tubulação, pode ser necessário recorrer aos desentupidores químicos.

Na hora de lavar louças, tome alguns cuidados básicos para não deixar restos de comida! Assim, você evita ter que desentupir cano de pia.

Como desentupir cano de pia com gordura?

Se você não descarta comida pelo ralo, provavelmente a gordura será a culpada pelo bloqueio do encanamento.

Nessa situação você pode diluir duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em dois litros de água fervente e despejar pelo ralo, a fim de que as crostas de gordura se desmanchem.

7 dicas práticas de como desentupir cano de pia da casa

De modo geral, as dicas caseiras costumam ser muito eficazes no desentupimento e por isso vale testar todas elas de acordo com o nível de obstrução presente no seu encanamento. 

Para lhe ajudar, abaixo ensinamos sete truques infalíveis de como desentupir cano de pia rápido e fácil. Dá só uma olhada:

1. Com sal e água fervente

Para usar o sal como desentupidor basta despejar uma xícara do ingrediente pelo ralo e enxaguar com dois litros de água fervente.

A água precisa ser despejada toda de uma vez e o ralo deve ser tampado com um pano, bloqueando a saída de ar, para que a pressão interna ajude a empurrar os detritos.

2. Com vinagre e bicarbonato

O vinagre pode ser usado para complementar o processo anterior realizado com sal ou bicarbonato de sódio. 

Mas, atenção: antes de enxaguar com água quente, despeje o vinagre por cima do bicarbonato e espere a solução borbulhar para só então acrescentar o líquido.

3. Com sabão em pó

Também tem como desentupir cano de pia utilizando sabão em pó no lugar do sal — uma dica excelente para combater entupimentos por gordura. 

Contudo, é necessário cobrir toda parte do ralo com o produto de limpeza, acrescentar a água fervente e aguardar a solução agir.

4. Com enzimas

Quando a camada de gordura está muito densa, é comum que somente produtos com enzimas consigam desmanchar as crostas. 

As recomendações de uso variam de acordo com as enzimas da composição, mas a informação pode ser checada nas lojas de materiais para reformas de casa e empresas específicas em desentupimento.

5. Com soda cáustica

A soda cáustica é indicada apenas para obstruções severas e como a última alternativa para solucionar o problema e desentupir cano de pia na sua residência.

Saiba que apenas uma xícara da substância é suficiente! Ela deve ser aplicada no ralo, seguida de um litro e meio de água quente. Uma única solução basta para corroer os resíduos e liberar a passagem da tubulação.

6. Com mangueira

Primeiro, retire sifão do cano e empurre a mangueira no lugar o mais fundo possível. 

Em seguida, vede o entorno entre o cano e a mangueira com um pano ou uma sacola plástica e ligue a torneira da mangueira. 

A pressão criada pela água poderá empurrar o entupimento para a saída.

7. Com pressão

Como desentupir cano de pia com detritos presos na parte curva é uma tarefa mais complexa, a dica é testar sempre os métodos que utilizam pressão para retirar os resíduos do lugar.

Se mesmo assim não funcionar, será necessário solicitar o auxílio de um técnico para resolver o transtorno sem prejudicar a encanação.

Alguns cuidados básicos evitam que você precise desentupir cano de pia.

4 segredos para evitar o entupimento dos canos

Depois de descobrir como desentupir cano de pia e entender o que pode ter causado o problema na sua casa, é muito importante adotar algumas medidas básicas para evitar que esse mal volte a atrapalhar sua rotina.

Pensando nisso, selecionamos quatro conselhos essenciais para você pôr em prática hoje mesmo e nunca mais precisar lidar com canos entupidos. Veja:

1. Não descarte comida no ralo

Os restos de comida jogados pelo ralo são o principal motivo pelo entupimento das tubulações, e por essa razão você precisa abandonar esse hábito. 

Assim, antes de lavar os pratos e panelas faça o descarte correto dos resíduos de alimento e só então comece a ensaboar a sua louça — e lembre-se de fiscalizar se os demais moradores estão tirando o lixo do prato para poder colocá-los na pia.

2. Feche o ralo com uma cestinha

Mesmo retirando os restos maiores do prato, pode ser que pequenas sobras ainda tentem escapar pelo cano. 

Para que isso não aconteça mais, use as cestinhas próprias para o ralo sempre que estiver higienizando sua louça e remova-a somente para jogar os resíduos diretamente no lixo.

3. Lave o sifão regularmente

Para impedir que a gordura crie essa camada grossa pelo cano, o ideal é retirar o sifão periodicamente para lavá-lo por completo. 

Esse processo pode ser feito usando as mesmas técnicas de como desentupir cano de pia sempre que você perceber que a descida da água está lenta ou que um resíduo maior passou pelo ralo.

4. Conte com um bom encanador

Tão importante quanto todas as dicas anteriores é poder contar com a assistência de um bom encanador para auxiliar com as manutenções e limpezas periódicas — e ainda resolver qualquer problema que possa prejudicar o funcionamento da sua pia. 

Portanto, não deixe para solicitar ajuda de um técnico somente na última hora, ok?

Conte sempre com um profissional para os casos mais complicados de desentupir pia!

E, para você que procura um profissional de qualidade para oferecer todo suporte com os reparos residenciais, existe a TempoTem. Na nossa plataforma você pode contratar online um dos nossos encanadores, agendando o serviço para o melhor dia e horário.

Bom, agora que você já sabe como desentupir cano de pia de forma prática e já descobriu onde encontrar os profissionais certos para resolver os problemas do seu lar, vai sobrar muito mais tempo para curtir o melhor lugar do mundo com o conforto e bem-estar que a sua família merece. 

Mas, se você quer dicas para manter a casa sempre organizada, que tal navegar por nosso blog e ficar por dentro das melhores?

Autor

Bianca Maria Dos Santos

Analista de produtos. Especialista em desenvolvimento de produtos e novas soluções na prestação de serviços. Curiosa do mundo dos e-commerces, marketplaces e marketing digital. Apaixonada por inovação, negócios, música e gastronomia.

Deixe seu comentário