As telas de proteção são importantíssimas para quem mora em sobrados ou em apartamentos a partir do primeiro andar, especialmente se entre os moradores houver crianças, idosos e animais de estimação, neste caso, a questão é: como instalar tela de proteção?

Por isso, pensando sempre em lhe ajudar a garantir o bem-estar doméstico e a segurança da sua família, a TempoTem preparou um guia completo ensinando como instalar tela de proteção e a importância deste item nas janelas e sacadas das casas.

Primeiramente, entenda que não basta você adquirir uma rede de qualquer material e tentar fixá-la sem seguir as devidas normas de segurança — afinal, a malha pode tanto se romper quanto se desprender por completo quando submetida ao menor peso ou mesmo ação do vento, da chuva e do sol. 

Portanto, não caia na falsa ilusão de que apostar em qualquer rede resolve o problema e aprenda agora como instalar tela de proteção corretamente, além de dicas para escolher o material e modelo corretos. Vamos lá?

A importância de instalar tela de proteção em sobrados e apartamentos

Instalar uma tela de proteção é essencial para quem tem bichinhos de estimação.

Os acidentes domésticos com animais, crianças e idosos são imprevisíveis, bem como os adultos também estão sujeitos a contratempos, como um pequeno desequilíbrio enquanto limpa a janela do apartamento, por exemplo. 

Logo, instalar a tela de proteção é uma tarefa obrigatória e que deve ser realizada antes mesmo da mudança — ou quando o bebê está a caminho. 

Embora a exigência maior seja para os edifícios e sobrados, se você mora em uma casa térrea pode ser extremamente útil saber como instalar tela de proteção, já que a peça impede também a queda de objetos na parte externa e evita que bichinhos fujões fiquem passeando sozinhos pela vizinhança e colocando a própria vida em risco.

Além disso, com as sacadas, varandas e janelas revestidas pela rede de segurança, sua família fica livre para circular por toda residência sem medo.

Mas atenção: cuidado com o tipo de tela e com a instalação

Escolher o material certo e saber como instalar tela de proteção corretamente fazem toda diferença na garantia de funcionalidade da peça. 

Afinal, existem materiais adequados para esse tipo de rede, e tentar economizar na hora da compra não é uma boa ideia, uma vez que a composição utilizada para os entrelaçados pode não ter resistência ao peso mínimo indicado e até mesmo vir danificada, ressecada e, consequentemente, menos firme.

Quanto à fixação da peça, ela pode sim ser realizada pelo próprio morador, desde que o mesmo saiba como instalar tela de proteção e siga todas as normas e orientações de segurança. 

No entanto, já adiantamos que existem no mercado profissionais qualificados para o serviço e que cobram preços superacessíveis, como é o caso dos técnicos da TempoTem, por exemplo.

Como escolher o material da tela de proteção?

Há tipos de materiais de telas que não são indicados para locais com maior incidência de chuvas e umidade.

Uma tela de proteção aprovada pelas normas de segurança deve suportar em média 500 kg por m². 

E não, essa medida não é exagerada, uma vez que em possíveis acidentes, a depender da velocidade e da força do impacto, o corpo de uma pessoa pode pesar 10 vezes o seu valor real contra a rede. 

Em outras palavras, uma criança de 15 kg pode gerar um peso de 150 kg ao colidir com a rede.

A poliamida é uma das composições utilizadas na fabricação de telas de proteção, por ser maleável e resistente ao peso.

Porém, malhas compostas por esse material são contraindicadas para locais expostos às chuvas, tornando-se opções inviáveis para sacadas e para grande parte das janelas, especialmente em prédios.

Para suportar todo esse peso e ainda ter uma alta durabilidade à ação do tempo, o ideal é somente instalar tela de proteção fabricada em polietileno, uma resina química flexível, porém firme. 

O material é indicado por engenheiros especialistas e, portanto, está dentro das normas de segurança recomendadas pela ABNT NBR 16046-2.

Onde devo instalar a tela de proteção?

Ao tratar de segurança, as telas podem ser retiradas com maior facilidade pelo corpo de bombeiros em emergências.

É possível que alguns modelos de janelas não tenham como instalar tela de proteção, e esse é o caso dos basculantes de banheiro, onde a abertura do vão não é espaçosa o suficiente para a fixação do item. 

Logo, esse tipo de local não oferece riscos de acidentes e dispensa a necessidade das redes de segurança.

Por outro lado, todas as demais janelas de ampla abertura e as sacadas precisam conter a tela, ok? 

Uma atenção especial deve ser dada aos dormitórios e cômodos onde crianças e animais costumam brincar, independentemente de ser do primeiro andar em diante ou até mesmo no térreo.

Tela de proteção x grade

A dúvida entre instalar tela de proteção ou grade é uma questão frequente, por isso é fundamental pontuar as diferenças entre ambas e a eficiência em cada situação. 

Por exemplo, a grade de segurança é eficiente contra arrombamentos e ação de ladrões em andares térreos, porém, não evita a fuga de animais de estimação e permite que objetos sejam lançados para o lado de fora.

Uma vantagem extra e muito relevante de optar por instalar tela de proteção é que, em casos de incêndios e resgate realizados por essas aberturas, o corpo de bombeiros pode remover a rede com mais facilidade — somente utilizando ferramentas próprias para a situação — e assim alcançar os moradores na parte interna da casa rapidamente. 

Já com as grades, esse processo é mais demorado e exige equipamentos difíceis de serem manuseados em grandes alturas.

Além disso, as telas de proteção podem facilmente ser colocadas em qualquer janela, vão ou sacada sem causar interferência na estética da fachada e sem impedir a ventilação e a claridade dos ambientes. 

Vale lembrar ainda que em alguns edifícios, a instalação de grades de metal é proibida por regulamento, enquanto as telas podem até mesmo ser obrigatórias.

Como instalar tela de proteção em 8 passos

Além de considerar a segurança do ambiente ao instalar a tela de proteção deve-se observar no acabamento sua estética.

Ainda que você opte pelo serviço de um profissional, saber como instalar tela de proteção é uma forma de conferir se o trabalho contratado foi feito corretamente e identificar quando qualquer dano ou alteração surgir na sua rede. 

Então, continue a leitura para aprender como instalar tela de proteção em oito passos e garantir a segurança da sua família:

1. Instale os ganchos de fixação

Primeiramente é necessário realizar os furos na parede para introduzir buchas nas quais serão instalados os ganchos.

 Dê uma distância média de 30 cm entre um furo e outro — e em casas que tenham gatos de estimação o espaçamento pode ser menor, evitando assim brechas pelas quais o bichano consiga fugir ou mesmo se enroscar.

2. Fixe a rede nos ganchos

Com os ganchos devidamente instalados na parte mais firme da parede — isto é, não basta furar somente a cerâmica ou a massa de acabamento, mas sim atingir a região rígida da alvenaria —, fixe a tela encaixando-a a estes suportes, de modo que toda a estrutura fique bem esticada e presa.

E atenção: antes de passar para o próximo passo, certifique-se de que a tela está realmente firme em todos os ganchos e que não corre o risco de se soltar facilmente quando forçada. 

3. Corte o excesso da rede

Depois de instalar a tela de proteção, certamente haverá um excesso de rede ultrapassando as bordas da janela.

 Toda essa sobra deve ser cortada para dar o acabamento estético para o ambiente, além de evitar que objetos e mãozinhas perdidas se enrolem na malha.

 Apenas tome cuidado para não cortar na região dos nós, ok? Pois isso pode fazer a tela se desmanchar a longo prazo.

4. Transpasse um cordão naval 4 mm

Para dar a sustentação ideal à estrutura, transpasse um cordão naval de 4 milímetros por todos os ganchos. Esse cordão deve ser contornado de forma alternada entre as aberturas da rede e também fazer volta por toda a malha da tela de proteção, como uma moldura ligada aos ganchos e a rede.

5. Estique e amarre o cordão

Para terminar este processo prático de como instalar tela de proteção, você deve esticar bem o cordão naval, garantindo a firmeza, a resistência e a tensão entre os ganchos e a rede.

 Ah, e não esqueça de fazer um nó robusto na ponta final do fio amarrado, para que assim nenhuma das partes se desprenda da parede com uso.

6. Aplique somente sabão neutro para limpeza

Por fim, depois de instalar a tela de proteção, sempre que julgar necessário você deve realizar a limpeza da rede somente com água e sabão neutro. Ou seja, evite os demais produtos de limpeza que possam ser abrasivos e que desgastem o material.

7. Nunca remova os ganchos para higienizar

Para limpar as janelas, jamais remova os ganchos da parede, pois ao recolocá-los nos orifícios a fixação pode ficar frouxa e soltar facilmente.

 O mesmo vale para a malha, que só deve ser removida quando for necessária a troca por uma nova ou durante as vistorias anuais realizadas por um profissional — que falaremos a seguir.

8. Realize a manutenção da tela todos os anos

Como mencionamos, após seguir todos os passos de como instalar tela de proteção nas janelas e na sacada da sua casa, tenha o cuidado de fazer a manutenção anualmente para garantir que a ação do tempo não danificou nenhum componente da estrutura.

E ainda que a instalação tenha sido de sua responsabilidade, opte por contratar um profissional de confiança para prestar esta revisão, já que pequenos defeitos podem passar despercebidos por quem não tem experiência na área.

Agora que você já sabe como instalar tela de proteção, como fazer a limpeza e a manutenção da estrutura, além de todas as informações que provam que este item é fundamental para manter a sua família e animais longe de acidentes, não deixe de colocar as redes nas janelas, varandas e sacadas.

 Afinal, nada é mais importante do que ter um lar seguro e confortável para curtir os melhores momentos da vida ao lado de quem você mais ama!

Se você quiser ter um resultado profissional garantido na instalação de sua tela de proteção, a mão de obra qualificada da TempoTem é a melhor escolha. Como líder em em serviços assistenciais, não há escolha melhor do que contar com os instalações mais qualificadas!

Autor

Gina Trancoso

17 anos de experiência em Data-driven Marketing, Digital, Performance, Fidelidade e CRM, em empresas como MercadoLivre, Walmart.com, Livelo e British Telecom – UK. Engenheira de Computação, estudiosa de Marketing e Negócios e apaixonada por pessoas, Comportamento do Consumidor, Tecnologia, Criatividade e Inovação. Mãe do Gui (4 anos), cantora de chuveiro, ex-bailarina e em constante evolução!

Deixe seu comentário