Os sofás de couro são itens muito procurados pelos amantes de decorações sofisticadas. E que eles são lindos e deixam a casa com um toque de glamour, isso não é segredo. Mas, quem opta por este móvel precisa estar atento à higienização do tecido. Saber como limpar sofá de couro é essencial para que o lar fique sempre livre de bactérias.

E se você tem um sofá de couro sujo em sua residência — ou está pensando em adquirir um novo, e não quer ter dores de cabeças com a higienização da peça —, não precisa se preocupar. 

A TempoTem criou um guia com dicas valiosas e um passo a passo de como limpar sofá de couro de cada tipo, além de truques para aumentar a durabilidade do móvel. Vamos lá?

Como limpar sofá de couro: passo a passo para cada tipo de tecido

Antes de aprender como limpar um sofá de couro, é necessário saber o tipo de couro que ele é feito e qual a sua estrutura — ou seja, se é lisa ou não —, para comprar os produtos certos e não correr o risco de manchar ou até mesmo furar o pano, já que certas químicas podem deixar o tecido mais fino.

Os couros naturais, por exemplo, embora sejam mais duradouros, acabaram sumindo dos estoques, tanto em razão do alto valor para fabricação quanto por questões socioambientais.

Por isso, o couro sintético é o mais famoso, já que conta com um custo-benefício melhor e embora não tenha a mesma resistência, transmite beleza semelhante devido ao brilho no estofado.

Para lhe ajudar a descobrir como limpar sofá de couro de acordo com o seu estofado, separamos um passo a passo de limpeza para cada tipo de couro e courino. Confira!

Como limpar sofá de couro anilinado

Saber como limpar sofá de couro de acordo com o seu estofado é importante para garantir a durabilidade do móvel.

Por ser feito com couro revestido em uma espécie de camurça ou tecido aveludado, a versão anilinada é muito usada em residências de locais mais frios, como chalés, casas de campos e outros ambientes com a presença de árvores e montanhas.

Além disso, vale lembrar que ele também exige mais cuidado, tanto por juntar pelos e poeira quanto pela fragilidade. 

Embora sua limpeza seja mais trabalhosa devido à delicadeza do tecido, os produtos para mantê-lo higienizado não são caros e podem ser encontrados facilmente em qualquer supermercado ou loja específica de móveis e utilidades. 

Com isso em mente, vamos ao tutorial de como limpar sofá de couro anilinado:

  1. Primeiramente, passe um pano seco ou uma escova de cerdas macias para retirar a poeira e possíveis restos de comida do estofado. E atenção: nunca utilize escovas mais duras — aquelas que, geralmente, são usadas em tapetes —, pois elas podem rasgar o sofá;
  2. Em seguida, passe um aspirador de pó por todo o móvel, retirando o excesso de detritos. Caso você não tenha o aspirador, um pano levemente úmido pode auxiliar de maneira igualmente eficaz;
  3. Por último, tanto para matar os ácaros quanto para manter o sofá sem odores fortes, espirre uma mistura composta de 100ml de vinagre branco — e deve ser o branco, pois os coloridos podem manchar —, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, 100ml de álcool e 50ml de amaciante — de preferência neutro. Tenha cuidado para não encharcar o tecido, ok? O spray deve ser borrifado de longe e em poucas doses, apenas com o intuito de dar um acabamento perfeito na limpeza.

Como limpar sofá de couro liso

Saber como limpar sofá de couro é importante para deixar o ambiente sempre agradável e livre de ácaros e bactérias.

Embora o sofá de couro liso possua uma estrutura mais quente, ele está presente em muitas residências, inclusive em cidades com temperaturas mais altas. É uma peça requisitada por pessoas que amam arquiteturas mais tradicionais e refinadas. Além disso, oferece elegância ao ambiente e muito conforto.

O tipo de estofado liso, apesar de precisar dos mesmos cuidados dos demais modelos quando o assunto é a sua limpeza, possuem maneiras mais simples de serem higienizados. 

Além disso, o diferencial será na hora de manter o couro macio e sem rachaduras. Para isso, será necessário passar uma cera específica em toda a estrutura da peça, o que exige paciência, tempo livre e disposição — mas já adiantamos que o esforço com certeza valerá a pena.

Pronto para aprender como limpar sofá de couro liso? Então, é só seguir os passos abaixo:

  1. Com uma escova de cerdas macias ou com próprio cano pequeno do aspirador, retire o excesso de poeira e de sujeira das laterais e da parte do encosto do sofá;
  2. Depois, passe um pano molhado com detergente ou sabão neutro por todo o móvel. Ah, e se você tiver sabão exclusivo para limpeza de carpetes, dê preferência a ele;
  3. Na sequência, higienize-o aplicando uma mistura de 25ml de álcool e 25ml de vinagre para um litro de água. Para limpar, você deve usar um pano umedecido com essa mistura e depois enxugar toda a superfície com um outro pano que esteja limpo e seco;
  4. Finalize o processo com a cera própria para couro. Nessa etapa, é importante garantir que o produto seja passado em toda a superfície, incluindo as áreas atrás dos sofás. Afinal, a falta de brilho em alguns locais pode parecer que o estofado foi manchado ou está velho.

Essa última dica serve tanto para sofás de tecidos naturais quanto para os sintéticos. A diferença ficará por conta da cera de hidratação que é aplicada no final, pois existem produtos específicos para cada tipo. 

Então, para comprar a cera específica para o seu tipo de sofá leia as normas do fabricante e a descrição da embalagem com atenção antes de comprar os produtos, e se tiver dúvidas, consulte um vendedor ou o site da marca.

Como retirar manchas do sofá de couro

Caso algum produto ou alimento com corante caia sobre o sofá de couro e o tecido fique manchado, uma misturinha caseira pode ser colocada sobre a área. 

Para saber como limpar sofá de couro quando ele estiver com marcas, você só precisa seguir as receitas e os passos que separamos para você, levando em consideração qual foi o responsável pelo problema:

  • Para retirar manchas de gordura: uma mistura de bicarbonato de sódio com amido de milho pode te ajudar nessa questão. Para isso, aplique a mistura sobre a mancha, deixe agir por 5 minutos e passe uma escova de cerdas macias para retirar o pó.
  • Para retirar manchas de bebidas com corantes, como vinho e refrigerante de cola: o vinagre branco, já utilizado para a limpeza do sofá de couro, também serve para eliminar manchas de bebidas escuras. Para isso, basta colocar o vinagre no local e depois secar a superfície com pano úmido em água;
  • Para retirar tinta de caneta ou esmaltes: nestes casos, o ideal é contar com o trabalho de limpeza de uma empresa especializada. Afinal, truques caseiros para tintas e esmaltes são pouco eficazes e podem rasgar o seu sofá, fazendo com que o problema se torne ainda maior. 

3 motivos importantes para você limpar o seu sofá de couro

Fazer a higienização do sofá é fundamental, principalmente em casas com crianças ou animais de estimação. 

Saber como limpar sofá de couro é fundamental, principalmente para quem tem criança ou animais de estimação em casa. E mesmo que na sua família só tenha adultos e o lar não possua pets, a higienização é o que manterá o móvel sempre conservado e aumentará a durabilidade da peça.

É importante destacar que a limpeza pesada e profunda dentro do estofado deve ser realizada anualmente por uma empresa qualificada que tenha os equipamentos e os profissionais habilitados em sofás. Já a manutenção e a higienização do dia a dia pode ser feita a cada 15 dias para preservar a limpeza e deixar a peça sempre nova.

Se você ainda não acredita na importância de limpar o sofá de couro, separamos 3 motivos principais: 

1. Dê adeus às alergias

A estética é a principal razão das buscas por sofás de couro, mas a higienização desses móveis vai além de ter uma peça bonita na sala. Mantê-lo em perfeito estado e saber como limpar sofá de couro auxilia, principalmente, em casas que tenham pessoas alérgicas ou propensas a desenvolverem problemas respiratórios.

A limpeza é fundamental para eliminar poeiras, ácaros, vírus e bactérias que adoram se esconder em estofados de couro e causam grandes danos à saúde.

2. Ambiente limpo para uma decoração perfeita

Quem não gosta de receber familiares e amigos em um local agradável e aconchegante, não é mesmo?

Saber como limpar sofá de couro pode te ajudar nessa missão, já que não adianta um banquete maravilhoso se a sua sala de estar — local onde as visitas passam a maior parte do tempo — se encontra cheia de poeira, sujeira e manchas. 

E nada mais constrangedor do que alguém de roupa clara sentar em nosso sofá e sair com a calça ou a saia suja. Portanto, para evitar esse tipo de problema, os passos acima te ajudarão a deixar o sofá bem higienizado e pronto para receber as visitas.

3. Higienizar é economizar

Sabemos que o sofá de couro possui um valor acima dos demais da loja, certo? Justamente por este motivo, é necessário saber como limpar sofá de couro para que o seu móvel tenha um ciclo maior de duração e o investimento valha a pena. 

Como manter o sofá de couro sempre bem cuidado

Além de realizar a higienização, é importante tomar alguns cuidados para manter o sofá sempre em boas condições.

A manutenção dessa higienização e o cuidado da peça acontece no dia a dia, com a limpeza semanal — ou no máximo quinzenal — do móvel, utilizando as técnicas que ensinamos neste guia. 

Além disso, é importante evitar que o sofá seja colocado em áreas da casa onde bate muito sol, pois isso faz com que o couro da peça resseque e descasque ou danifique. É fundamental também manter a hidratação do couro em dia com as ceras corretas e evitar refeições longas sob ele para que não caia resíduos que manchem o estofado, combinado?

Dica de limpeza profissional para sofá de couro

Como vimos neste guia completo de como limpar sofá de couro, existem muitas maneiras de cuidar do móvel no dia a dia. Porém, uma vez por ano — ou quando surgirem manchas e sujeiras profundas —, o ideal é contar com o trabalho de um profissional para que o móvel fique sempre perfeito como se tivesse acabado de sair da loja.

E uma higienização especializada ajudará na rotina corrida. Ou seja, peça conservada, economia de tempo e nada de riscos de você usar algum produto que estrague o couro e danifique-o.

Mas, onde encontrar uma empresa que saiba como limpar sofá de couro com garantia e que vá até a sua casa fazer o serviço? Na TempoTem.

E caso queira ser um prestador de serviços da TempoTem e realizar limpezas e higienizações como as deste artigo, é só baixar o nosso APP na Google Play e fazer parte do nosso time

Conheça a plataforma online de serviços residenciais com as melhores recomendações do mercado.

Autor

Bianca Maria Dos Santos

Analista de produtos. Especialista em desenvolvimento de produtos e novas soluções na prestação de serviços. Curiosa do mundo dos e-commerces, marketplaces e marketing digital. Apaixonada por inovação, negócios, música e gastronomia.

Comentários

  • Eduardo Luiz

    13 de setembro de 2020

    Olá Bianca ! Suas dicas são boas . Sou do seguimento de couros há muitos anos tenho diversos produtos e dicas para higienização tratamentos e revitalização de couros. Ñ há uma regra geral q eu possa colaborar mas o cuidado no dia a dia e suas dicas certamente vai ajudar bas

Deixe seu comentário