Veja um tutorial completo de como pintar parede de gesso e aprenda quais são as técnicas e produtos corretos para ter um acabamento profissional no seu lar.

Quando o assunto é como pintar parede de gesso, alguns detalhes técnicos precisam de atenção especial — afinal, o gesso é um material mais refinado e delicado se comparado a outros tipos de acabamentos

Pensando em quem deseja repaginar as cores da casa sem gastar muito, a equipe de pintores da TempoTem montou um guia com um passo a passo completo para ensinar como pintar gesso e, além disso, auxiliar em todas as etapas da pintura dos seus cômodos.

Antes de iniciarmos o tutorial, é importante explicar que o gesso possui uma superfície mais porosa, com alta absorção e pouca resistência a umidade, requerendo cuidado dobrado na hora da pintura

Mas, nada de desespero! Com o passo a passo de como pintar gesso e as dicas extras que separamos para você, deixar a parede com o melhor acabamento possível ficará muito fácil.

Continue a leitura e aprenda!

Como pintar gesso: tudo o que você precisa saber

Para aprender como pintar parede de gesso, primeiro é imprescindível ressaltar que o material de construção da parede pode influenciar diretamente nas recomendações para o acabamento e a pintura do espaço

Mas, por que essa informação é tão importante? Isso acontece pois a parede pode ser de alvenaria — com tijolos de barro, concreto ou pedras — ou mesmo feita com o próprio gesso. 

Sendo assim, a peculiaridade de cada parede deve ser levantada e adaptada para saber como pintar gesso!

Logo, para saber como pintar gesso corretamente e evitar problemas decorrentes de uma má finalização — como tinta descascando ou mofo e umidade na parede, por exemplo — se torna fundamental conhecer o material com o qual você está lidando.

E não se esqueça de seguir as recomendações dos profissionais sobre a preparação e a aplicação de tinta e outros produtos em paredes de gesso.

Está com dúvidas de como pintar gesso? Antes de mais nada, organize-se com a TempoTem!

Para se orientar corretamente a respeito do assunto, fizemos uma seleção com as principais perguntas e respostas sobre como pintar parede de gesso para que você acerte em cheio na pintura do seu lar. Veja:

Precisa passar massa corrida no gesso antes de pintar?

Essa é uma dúvida recorrente, devido a utilização da massa corrida para reparar imperfeições que surgem na parede, como pequenos buracos. 

E a resposta para esta pergunta é não, pois as correções podem ser feitas com o próprio gesso, não sendo necessário aplicar massa corrida.

O que é fundo preparador para gesso?

O fundo preparador é muito importante no passo a passo de como pintar gesso, já que o gesso suga muita tinta e, como consequência, podemos nos deparar com um aspecto amarelado. Dessa forma, o fundo preparador, aplicado antes da pintura, funciona vedando a superfície e igualando a absorção de tinta.

Pode pintar gesso com tinta óleo?

Apesar de ser indicada para superfícies de madeira e metal, também é possível pintar parede de gesso com tinta óleo e conseguir um bom acabamento

No entanto, o processo de secagem é mais demorado, sendo ideal manter o local isolado durante, ao menos, uma semana para evitar borrões.

Qual o tipo de tinta para pintar gesso?

Atualmente, existe no mercado uma tinta específica para pintar parede de gesso, desenvolvida para ser aplicada diretamente na base e dispensando o uso do fundo preparador. 

Contudo, também é possível pintar gesso com tinta acrílica e látex, desde que anteriormente seja usado o fundo preparador, que citamos acima.

Como pintar parede de gesso: checklist de materiais

Para descobrir como pintar parede de gesso, organize-se e, em seguida, é essencial ter em mãos os materiais certos para a aplicação dos produtos — afinal, sem as ferramentas adequadas, ou com produtos de má qualidade, não tem como pintar gesso e conseguir um bom resultado. 

Após organizar sua lista completa de materiais, fica muito mais fácil saber como pintar parede de gesso!

Para não esquecer de nenhum item, preparamos um checklist completo para você providenciar tudo. Dá só uma olhada:

  • Lixa para paredes;
  • Fundo preparador;
  • Rolo de pintura;
  • Tinta comum ou tinta para gesso;
  • Bandeja para tinta; 
  • Pincel e broxa para pintura.

E como pintar gesso envolve também preparar o espaço para a reforma, é interessante que você tenha à disposição lonas, papelão, folhas de jornal e fita crepe para cobrir os móveis do cômodo e delimitar as áreas que serão pintadas. Além disso, tenha panos de chão limpos e um balde de água por perto para desempoeirar a parede quando necessário.

Passo a passo de como pintar gesso

Agora que você já sabe o que pode ou não fazer na parede antes de pintá-la, e também já tem todo o checklist de materiais, está na hora de descobrir como pintar parede de gesso com um tutorial prático e profissional

Por isso, acompanhe a seguir o passo a passo da preparação da superfície até o acabamento final do ambiente:

1. Lixe por completo a parede que será pintada

Utilize a lixa para eliminar manchas de gordura e demais sujeiras que estejam danificando a estética do local. 

Importante: Caso o gesso seja recente, aguarde cerca de 15 dias para secagem completa para só então lixá-lo! 

Depois, utilize um pano úmido para retirar o excesso de pó e veja como pintar gesso será bem mais fácil.

2. Se preciso, faça os retoques para uniformizar irregularidades

Como pintar parede de gesso exige que a base esteja 100% uniforme, caso surjam imperfeições e desníveis, após lixar faça os retoques com pequenas aplicações do mesmo gesso

Em seguida, com as correções já feitas, espere a superfície secar por completo para lixar e limpá-la com pano úmido novamente.

3. Aplique o fundo preparador para gesso na superfície

Por possuir uma maior variedade de cores de tinta e ser mais resistente para diferentes ambientes, a tinta acrílica é a mais usada quando a questão é como pintar gesso. 

Logo, a aplicação do fundo preparador é indispensável para selar a parede antes de receber a tintura e os acabamentos finais.

4. Prepare uma quantidade de tinta suficiente para a área

Para pintar parede de gesso é preciso diluir a tinta antes da aplicação, a fim da tintura ganhar uma consistência mais maleável. Então, despeje um pouco da tinta em uma bandeja e acrescente a quantidade de água recomendada na embalagem do produto.

Lembre-se de sempre preparar um pouco a mais de tinta para evitar imprevistos! Mesmo assim, sempre que possível, anote a diluição feita para que você possa repetir caso a tinta acabe e você precise preparar uma nova diluição.

5. Aplique a tintura seguindo as instruções de como pintar gesso

O último – e mais importante – passo de como pintar parede de gesso é espalhar o produto pela superfície

Sendo assim, não deixe os passos abaixo de lado:

  • Utilize o rolo em movimentos de vai e vem, sempre de baixo para cima, para evitar que a tinta escorra; 
  • E, após uma ou duas demãos, use um pincel para dar um melhor acabamento nos cantos;
  • Espere secar e corrija o que for necessário ou aplique uma nova demão de tinta.

7 dicas para um bom acabamento em paredes de gesso

O acabamento é tão importante quanto a pintura em si, pois garante que a parede fique com um aspecto uniforme e pronta para receber a nova coloração — além de aumentar a durabilidade da pintura e o rendimento do produto. 

Agora que você já sabe como pintar gesso, prepare-se para deixar as paredes de sua casa com um ótimo acabamento e decoração!

Pensando nisso, selecionamos sete dicas de acabamento para você seguir e poder iniciar corretamente o processo que lhe ensinamos de como pintar parede de gesso:

1. Corrija possíveis problemas estruturais da parede

Se houver infiltração no teto ou na parede, além de vazamentos nas tubulações de água e do ar-condicionado, ou defeitos na instalação elétrica, todos devem ser corrigidos de imediato.

O objetivo é sempre impedir que a área precise ser quebrada posteriormente para realizar os consertos — evitando também desperdiçar a mão de obra e o investimento feito para pintar.

2. Prepare a parede para receber o gesso

Em paredes de alvenaria é necessário esperar, em média, 30 dias antes de pensar em como pintar gesso. 

Isso porque é preciso que a argamassa de assentamento seque, e que a parede esteja bem limpa para que o gesso consiga aderir da melhor forma possível. Ah, certifique-se ainda de que a parede esteja nivelada e sem rebarbas, ok?

3. Retarde o endurecimento da massa de gesso

Em alguns casos, a maior dificuldade não é saber como pintar parede de gesso, mas sim conseguir retardar o endurecimento do produto para melhor aplicá-lo na superfície

Para que isso não ocorra, o recomendado é utilizar um aditivo retardador de gesso, que pode ser facilmente encontrado no mercado.

4. Escolha a lixa própria para gesso

Lixar a parede é um dos passos mais importantes de como pintar gesso, e por isso deve ser feita com atenção, utilizando o número certo de lixa

Assim, para as partes mais grossas do gesso é recomendado utilizar lixas nº 60 e nº 80, já para o acabamento nas partes lisas as de nº 100 ou nº 120 são suficientes.

5. Encontre os produtos certos para aplicar no gesso

Como falamos no checklist de como pintar parede de gesso, ter os produtos certos na hora de colocar a mão na massa é fundamental para que o serviço seja feito de forma correta

Por isso, escolha apenas materiais de qualidade e indicados para acabamento e pintura em texturas desse tipo.

6. Prepare a parede de gesso antes de pintar

Como pintar gesso requer a remoção de irregularidades e a selagem da parede com o fundo preparador, pular essas etapas pode prejudicar completamente a fixação da tintura e a estética final do ambiente. 

Portanto, para que o acabamento fique mais bonito e com aspecto profissional, uniformize a parede e deixe-a no ponto ideal para receber a tinta.

7. Conte com um profissional de confiança 

O segredo de como pintar parede de gesso e obter um bom resultado é ter cautela na realização de cada passo, uma vez que a aplicação dos produtos feita da maneira correta facilita todas as etapas de como pintar gesso. 

E, seguindo as dicas que aprendeu neste guia, você consegue realizar uma pintura com acabamento perfeito.

Quer garantir o sucesso no passo a passo de como pintar parede de gesso? Conte com nossos profissionais!

Ah, e se você é do tipo de pessoa que prefere prevenir do que arriscar, procure profissionais especialistas em como pintar parede de gesso para lhe auxiliar nessa tarefa. 

Na TempoTem você encontra os melhores pintores da sua região por um preço popular e ainda pode agendar online o melhor dia para a realização do serviço no seu lar. 

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário