Veja como tirar cheiro de tinta da parede e, também, conheça formas de devolver o aroma agradável para o lar, além de proteger a saúde e o olfato da sua família.

Saber como tirar cheiro de tinta da casa recém-pintada é essencial para que os moradores possam voltar a ocupar o lar sem sofrer com a química forte incomodando o olfato — e, principalmente, sem correr o risco de se intoxicar inalando tal produto. 

Pensando nisso, a TempoTem conversou com especialistas em reforma domiciliar e preparou um artigo completo sobre os perigos de respirar perto da pintura fresca e, ainda, vai te ensinar como tirar cheiro de tinta em cada ambiente de forma efetiva.

É fato que, depois de seca, dificilmente a química da tinta poderá oferecer algum risco para a saúde. Porém, enquanto o produto está úmido na parede, as chances de desencadear uma crise alérgica, por exemplo, são altíssimas. 

Por isso, continue a leitura e descubra como tirar o mau cheiro de tinta do quarto e de outros cômodos que tenham longa permanência de pessoas. Vamos lá?

Cheiro de tinta X saúde: riscos e perigos

Mais do que um incômodo para o nariz, o cheiro forte da tinta é capaz de causar sérios problemas respiratórios. Além disso, é possível sentir um mal-estar durante dias, até que o corpo elimine as substâncias inaladas. Para crianças, idosos e alérgicos os efeitos podem ser graves.

Irritação nos olhos e na pele, enjôos, vertigens e dores de cabeça são alguns dos sinais de alerta de que o cheiro da química está fazendo mal ao seu organismo, podendo resultar em uma intoxicação severa. 

Portanto, caso você não saiba como tirar cheiro de tinta da casa e a exposição ao produto úmido continue, a tendência é que a sensação de indisposição aumente à medida em que as toxinas são inaladas. 

Para além de saber como tirar cheiro de tinta, conte sempre com ótimos profissionais e com os serviços da TempoTem.

O que acontece se uma pessoa inalar tinta?

O que ocorre ao se inalar tinta são problemas como irritação das vias aéreas — o que inclui desde a mucosa das narinas até canais internos de circulação de ar para o pulmão — e inflamação dos brônquios. Além disso, fígado e rins também podem ser afetados.

Dessa forma, mais do que afastar as complicações respiratórias, descobrir como tirar cheiro de tinta evita outros problemas de saúde, como algumas variações de doenças renais, sejam desenvolvidos. 

Por isso é de grande importância proteger o organismo de pessoas sensíveis, incluindo alérgicos e crianças, que ainda não possuem o sistema imunológico totalmente formado.

O que fazer para dormir com cheiro de tinta?

Se não houver tempo de tirar o cheiro de tinta do quarto até o horário de ir dormir, recomenda-se deixar o cômodo vazio, com portas e janelas abertas o máximo de horas possíveis e escolher outro ambiente da casa, mais arejado e sem pintura recente, para ter uma noite de sono tranquilo.

Dito isso, a dica é sempre pintar um cômodo da casa por vez, de preferência pela manhã e mantendo a ventilação natural do espaço, para que o odor de tinta possa sair mais rapidamente. 

Quando o assunto são os dormitórios, o ideal é aplicar tintas inodoras ou com baixo nível de cheiro e de secagem rápida.

Os quartos demandam cuidados especiais! Fique ligado em nossas dicas como tirar cheiro de tinta. 

Causas para o cheiro forte de produtos químicos

Como tirar cheiro de tinta nem sempre é uma tarefa prática e pode levar algumas horas para que a sua casa volte a ter um aroma agradável, entender o que está causando o odor forte após a pintura pode te ajudar a encontrar uma solução melhor para o problema e para você se livrar desse risco em futuras reformas do seu lar.

Muitas vezes, quando o acabamento da parede também é novo, o cheiro forte pode vir do cimento fresco e durar algumas semanas no ambiente. Sendo assim, mesmo após a pintura, o local continuará com um odor químico bastante incômodo de respirar e pode ficar pior quando misturado com a tinta.

Outra causa comum para a residência ficar com um odor ruim é o uso de tinta vencida, pois os componentes começam a se degradar — afetando, inclusive, a qualidade do produto para aplicação, o que prejudica drasticamente o resultado final da pintura

E, atenção, pois nesse caso as dicas de como tirar cheiro de tinta podem não ser tão eficientes, ok? Ou seja, estar de olho na validade da embalagem é fundamental.

Como tirar cheiro forte de cimento?

Iluminação e ventilação são o segredo para tirar o cheiro de tinta da parede e de cimento novo. Para ambientes que recebem luz solar, a secagem do produto pode ser muito mais rápida e acabar com o mofo e umidade no cômodo.

Assim, logo é possível que o cômodo seja ocupado novamente em segurança pelos moradores. 

Contudo, fique atento se não houver uma boa ventilação e nem a incidência solar adequada dentro do espaço em questão. Nestas condições, bastam apenas algumas horas do dia, caso contrário será necessário aguardar mais tempo para que o cimento seque 100%.

 O ideal é adotar alguns truques utilizados de como tirar cheiro de tinta da casa para amenizar o odor — como vamos lhe ensinar mais adiante.

Como tirar mau cheiro de tinta vencida?

Inicialmente, a decisão correta é jamais utilizar produtos fora do prazo de vencimento, seja na estrutura ou no acabamento da residência

Mas, se a validade não foi checada e a tinta vencida já foi aplicada, o carvão vegetal é uma alternativa para eliminar odores químicos.

Deste modo, o carvão deve ser espalhado pelo cômodo — se possível, dentro de recipientes para não sujar o local. Ele deve ser trocado por novas unidades diariamente para acelerar a absorção do mau cheiro. 

Por fim, lembre-se sempre de deixar as portas e janelas do cômodo abertas pelo máximo de horas do dia.

Eliminando o cheiro de tinta fresca mais rápido 

Demora entre cinco e sete dias para sair o cheiro de tinta da parede e o lugar voltar a ter um aroma agradável e seguro para respirar. No entanto, leve em conta dias e semanas até o espaço estar 100% pronto, pois o tipo e a cor da tinta escolhida para a área também influenciam diretamente no tempo de secagem.

Conte sempre com a TempoTem: da pintura ao passo a passo de como tirar cheiro de tinta.

Apesar disso, com as tintas inodoras e de secagem rápida, esse processo costuma durar bem menos — permitindo que os moradores voltem para o cômodo 24 horas após a pintura. 

Porém, se você utilizou químicas convencionais e necessita agilizar a eliminação do odor forte, fique tranquilo(a), pois a seguir te mostramos como tirar cheiro de tinta dos ambientes com alguns artifícios simples e eficientes.

Como tirar cheiro de tinta da parede?

Uma das opções é dissolver, em um recipiente, 15 ml de amoníaco em 500 ml de água e deixar a solução agindo no espaço

Entretanto, essa dica não deve ser usada nos quartos, uma vez que é perigoso dormir no local após usar amoníaco, ok?

Como tirar cheiro de tinta do quarto?

A maneira adequada de tirar cheiro de tinta da parede em espaços fechados e de longa permanência de pessoas — como dormitórios e escritórios — é com a técnica caseira do carvão vegetal, que já mencionamos ao longo deste artigo. 

Além disso, existem outras misturas econômicas que neutralizam os odores fortes da pintura e podem auxiliar na retirada de cheiro de tinta do ambiente. 

No próximo tópico do guia apresentaremos seis dicas e, também, ensinaremos quando e em quais cômodos utilizá-las. 

6 dicas para tirar o cheiro de tinta dos ambientes

Chegou o momento de saber na prática o que fazer para tirar o cheiro forte de tinta da sua casa e devolver o conforto e bem-estar para a sua família! 

Para te auxiliar nessa missão, selecionamos seis dicas de como tirar cheiro de tinta em diferentes ambientes usando apenas métodos caseiros e seguros para a saúde.

1. Com vinagre branco

O vinagre é um forte aliado de como tirar o cheiro de tinta do ambiente. Basta diluir, em um balde grande e aberto, 250 ml de vinagre branco em dois litros e meio de água e colocar a solução para agir no local recém-pintado.

Essa mistura deve ser renovada diariamente na mesma proporção por quanto tempo for necessário.

2. Com café

Outro agente eficaz para remover o odor de produtos químicos é o café. Esse ingrediente consegue ser ainda mais prático, pois é necessário apenas espalhá-lo pelo local — seja no chão ou em pequenos recipientes abertos — e aguardar algumas horas. 

Saiba que além de eliminar o cheiro da tinta, o café ainda perfuma o espaço!

3. Com leite

O leite é mais um item da culinária que também é útil nas dicas de como tirar cheiro de tinta da casa, e para isso deve ser aquecido e usado morno

Ele pode ser misturado com óleos essenciais para neutralizar seu próprio cheiro e exalar uma fragrância mais agradável para os cômodos.

4. Com velas

Para quem prefere alternativas aromatizadas as velas são excelentes opções. Principalmente, tendo em vista que os ingredientes anteriores podem deixar um cheiro forte não muito apropriado para algumas áreas da casa. 

Tenha cuidado apenas para não acendê-las perto de cortinas, estofados e lençóis de cama, ok?

5. Com incenso

Os incensos, comumente usados para aromatizar e auxiliar em alguns tipos de tratamentos terapêuticos, são uma sugestão interessante para limpar o odor ruim das substâncias químicas e perfumar o local por algumas horas com uma fragrância de sua escolha. 

Aqui, tenha atenção somente com a intensidade do cheiro no cômodo, uma vez que ele não funciona bem para remover aqueles odores de tintas muito fortes.

6. Com óleo essencial

Como tirar o cheiro de tinta do quarto não deve envolver nada que possa queimar — como as velas, por exemplo —, a recomendação é apostar em óleos essenciais neste tipo de cômodo

Desse modo, acrescente algumas gotas do óleo com a fragrância de sua escolha em um recipiente com água e deixe agir no quarto ou borrife no ar.

Nada de odores! Após saber como tirar cheiro de tinta, desfrute de cada cômodo da sua casa.

Agora que você sabe como tirar cheiro de tinta da parede em qualquer área da sua casa, é só escolher as cores e os produtos certos para reformar cada ambiente! 

Após a pintura, siga nossas dicas para eliminar o odor de química com muito mais facilidade e rapidez e, de quebra, proteja a saúde de quem você mais ama.

Fique sempre ligado em nossas dicas e serviços! Cadastre-se agora mesmo em nosso site:

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário