Trabalhar de casa se tornou a rotina de milhares de pessoas. Se este é o seu caso, saiba que escolher um cantinho como escritório é a melhor estratégia para manter a produtividade. Se o problema for falta de espaço, temos uma notícia: é possível montar uma ótima área de trabalho com poucos metros quadrados, sem gastar muito. A TempoTem elaborou um guia completo de dicas para a organização e a decoração home office pequeno.

Pesquisas apontam que o home office possui inúmeros benefícios, como o fato do profissional não precisar lidar com o trânsito diariamente ou poder cozinhar suas próprias refeições saudáveis. Mas, para que esse esquema realmente funcione, é importante também separar o trabalho da vida pessoal, começando pelo espaço físico. 

A tendência é que o modelo remoto cresça ainda mais daqui pra frente. Então, continue a leitura para entender melhor sobre essa divisão e ainda aprender alguns truques de decoração para home offices pequenos. Vamos lá?

Importância do espaço adequado para o home office

Separe um espaço inteiramente seu. É essencial ter tudo que precisa para trabalhar nesse lugar.

Trabalhar no conforto de casa pode ser o sonho de muita gente. Mas a verdade é que deixar o lado profissional se misturar com o seu cantinho de descanso merece cautela

Isso porque, ao invés de aproveitar o aconchego do lar para desempenhar suas tarefas do escritório com mais tranquilidade, pode acontecer justamente o contrário: a inquietação da firma se tornar parte da moradia e atrapalhar na carreira e na convivência da família.

Mas é aí que uma boa decoração home office pequeno deve entrar em ação e ajudar a solucionar o seu problema. Afinal, não é necessário um cômodo inteiro para isso, pois o que importa é criar um espaço com tudo o que você precisa para trabalhar confortável e corretamente — assim, é possível distanciar o seu lado profissional do seu local de lazer e sossego, mas sem perder as vantagens do emprego remoto.

Como já citamos anteriormente, essa decoração para home office pequeno — se bem organizada e longe das dezenas de distrações que possuímos em casa — também ajuda a melhorar o foco, manter a concentração durante o período de expediente e, consequentemente, aumentar os resultados

Para isso, nenhum item necessário para a realização das atividades deve ficar de fora, o que inclui desde agendas, canetas e notebook, até a cadeira adequada para o seu tipo de mesa.

O melhor local para montar seu home office

Uma das maiores dúvidas de quem pretende montar a decoração para home office pequeno é decidir qual o melhor local da casa para trabalhar. E a resposta pode variar bastante de acordo com a disposição da residência e com o tamanho dos cômodos, além de levar em consideração a rotina dos demais moradores.

Algumas pessoas já possuem um pequeno escritório em casa — seja em um quarto projetado para isso ou em uma área organizada no canto da sala de estar, por exemplo —, o que pode facilitar a adaptação da decoração para home office pequeno. 

Mas, também dá para adotar a ideia em qualquer outro ambiente, como no próprio dormitório ou em uma varanda coberta. Por isso, a preocupação com o espaço não deve ser sua prioridade.

No entanto, é fundamental que o local escolhido seja usado unicamente para o seu trabalho enquanto durar o expediente. Afinal, pode ser difícil manter a atenção nas tarefas com pessoas conversando paralelamente, barulhos de televisão alta e crianças brincando. Ou seja, dê preferência para os lugares silenciosos e com o mínimo de movimentação possível dos outros moradores da casa, ok?

Peças essenciais na decoração de um home office pequeno

Um espaço amplo e planejado não precisa estar entre as prioridades da decoração home office pequeno, pois é preferível que você destine um cuidado para a mobília e para ferramentas específicas que seu serviço exige. Afinal, são esses itens que garantirão o seu conforto e bem-estar para permanecer cerca de oito horas por dia nesse ambiente sem que ele se torne incômodo e cansativo.

A boa notícia é que dá para adaptar muitas das coisas que você já possui e investir somente em peças que realmente são mais apropriadas para o trabalho em casa, além dos objetos decorativos que deixarão o espaço mais aconchegante e agradável. 

Pensando nisso, fizemos uma lista com os itens que não podem faltar na sua decoração para home office pequeno. Dá só uma olhada:

Cadeira de escritório

Escolha a cadeira correta para trabalho e cuide da sua saúde.

A ergonomia não pode ser deixada de lado só porque você está trabalhando de casa. Os cuidados com a postura são essenciais para evitar as escolioses e outros problemas sérios de coluna — especialmente para quem passa horas sentado em frente a tela do computador. 

Então, não abra mão de uma boa cadeira de escritório com braço e apoio para as costas, e ainda que seja confortável e que tenha a possibilidade de ajuste para o seu biotipo e para a altura da sua mesa de trabalho. Os modelos chamados de Cadeira Presidente, Cadeira Diretor e Cadeira Executiva são as opções mais indicadas. 

Mesa ou bancada

Pode parecer óbvio citar a necessidade de uma mesa ou bancada na decoração para home office pequeno, no entanto, precisamos reforçar a importância de que esse espaço seja exclusivamente seu durante o serviço. 

Se você optar por trabalhar na mesa da cozinha ou da sala de jantar, por exemplo, estabeleça seus expedientes em horários que ninguém esteja fazendo a refeição e que o móvel fique vazio e limpo para receber seu material.

Iluminação de apoio

Não force seus olhos trabalhando em um local sombreado. Invista em luminárias!

As luminárias não podem faltar na decoração para home office pequeno — afinal, já sabemos que uma boa iluminação exerce também o papel de nos manter despertos e concentrados. Assim, se o local escolhido não recebe a claridade natural ou se o seu expediente de trabalho também ocupa parte da noite, tenha sempre uma luminária de mesa para deixar o ambiente mais produtivo e reduzir o esforço excessivo da sua visão.

Nichos e caixas organizadoras

Todo material de trabalho precisa ficar separado do restante das coisas pessoais, evitando que você perca itens ou gaste horas procurando um documento. Caso você opte por um ambiente fixo no quarto ou tenha um cômodo de escritório em casa, os nichos são ótimos para ordenar papéis, pastas e arquivos de forma prática e acessível. No entanto, as caixas organizadoras também podem te auxiliar, especialmente se você conta com um espaço menor para o home office.

4 dicas de decoração para home office pequeno

Agora que você já sabe o que não pode faltar na decoração para home office pequeno, que tal ver algumas inspirações para criar o seu espacinho de trabalho em diferentes cômodos do lar? Selecionamos quatro ambientes ideais para montar um escritório, além de algumas dicas simples e práticas que vão tornar a sua experiência profissional em casa muito mais agradável. Confira!

1. Home office na sala

Lembre-se de utilizar fones de ouvido. Trabalhar em uma área pública pode ser sonoro.

A sala da sua casa pode receber muito bem a decoração para home office pequeno, pois parte da mobília já existente no cômodo consegue ser aproveitada com facilidade. A sua estante de TV, por exemplo, pode ser usada como mesinha ou gaveta de apoio, desde que você reserve esse espacinho exclusivamente para seus itens de trabalho — e que, de preferência, outras pessoas não mexam ali.

E nada de trabalhar no sofá e de frente para a TV, pois essa deve estar sempre desligada durante seu expediente, já que misturar televisão e rotina de escritório é um hábito totalmente prejudicial para a sua coluna e concentração a longo prazo. Assim, posicione uma pequena mesa ou bancada próxima a uma janela e aproveite a luz do dia. Vale até instalar um papel de parede ou textura diferente somente nessa área para dar aquele destaque no seu home office.

2. Home office no quarto

Passar o dia trabalhando na cama pode ser tentador, não é mesmo? Mas, na verdade, essa rotina pode te deixar improdutivo e fazer com que seus dias não tenham um bom rendimento. Por isso, se você deseja fazer reuniões no quarto, a decoração para home office pequeno dentro do cômodo precisa funcionar para te dar mais disposição logo nas primeiras horas do dia.

Se o quarto possui luzes amarelas, use a iluminação de apoio com luz branca para que você possa desligar horas antes de ir dormir. Adote uma bancada para trabalhar e abuse dos nichos e prateleiras para tirar do seu campo de visão qualquer item que possa te distrair. Além disso, o painel em grade é uma boa sugestão para fixar notas, lembretes e frases motivacionais.

3. Home office no escritório

É claro que o escritório é o ambiente perfeito para a decoração para home office, pois permite que você usufrua melhor do espaço sem precisar dividir a área com camas e sofás, por exemplo. Para otimizar o cômodo, opte por móveis planejados, assim você terá uma mesa da altura ideal, armários e gavetas para guardar todos os documentos, além de um cantinho só para colocar os enfeites.

Para deixar a decoração para home office pequeno mais a sua cara, invista em quadros do seu gosto e alguns souvenirs e objetos que lhe tragam boas recordações, tornando assim o ambiente mais alegre. Mas, claro, não deixe de fora as peças funcionais, como um relógio de parede e uma estante de livros. Ah, e opte sempre por escolher itens em uma mesma paleta de cores para manter um design mais harmonioso, ok?

4. Home office na área externa

E se você possui uma área externa coberta, saiba que dá sim para inovar e criar uma decoração para home office pequeno em ambientes mais abertos. Afinal, o contato mais próximo com a luz solar e a ventilação natural são excelentes para reduzir a sensação de estresse e de cansaço que tendem a surgir depois de um expediente cheio. Mas, atenção: é fundamental que o espaço seja protegido contra a chuva e do sol intenso.

Monte a decoração dentro da sua área gourmet, por exemplo. Se você optar por deixar seu cantinho montado somente nos dias de trabalho, aposte nas caixas organizadoras, nas estantes com rodinhas e em móveis fáceis de recolher ao final da semana e folgas de serviço, para que você não perca o cômodo de lazer. Vasinhos de plantas e mobília de madeira rústica entram em jogo e podem ser seus aliados para deixar o ambiente mais aconchegante.

É sempre possível inovar na decoração para home office pequeno e criar um lugarzinho especial e confortável para trabalhar de casa mesmo com pouco espaço. E, com as dicas que você conferiu neste guia, certamente inspiração não vai faltar, não é mesmo? Por isso, conte com a TempoTem para colocar suas ideias em prática e te ajudar com qualquer instalação e reparo residencial, combinado?! 

E caso queira ser um prestador de serviços da TempoTem, é so baixar o nosso APP na Google Play e fazer parte do nosso time

Autor

Gina Trancoso

17 anos de experiência em Data-driven Marketing, Digital, Performance, Fidelidade e CRM, em empresas como MercadoLivre, Walmart.com, Livelo e British Telecom – UK. Engenheira de Computação, estudiosa de Marketing e Negócios e apaixonada por pessoas, Comportamento do Consumidor, Tecnologia, Criatividade e Inovação. Mãe do Gui (4 anos), cantora de chuveiro, ex-bailarina e em constante evolução!

Deixe seu comentário