As tubulações são uma das principais preocupações antes de construir uma casa, afinal, ali é onde passará toda a água suja com detritos e sujeiras da residência. Por isso, além de investir em canos de qualidade, também é necessário saber desentupir encanamento de maneira segura e tomar cuidados diários para que o problema não apareça.

Sabendo disso, a TempoTem — que é líder em soluções para serviços residenciais — elaborou um guia completo com dicas, informações e métodos para recuperar um encanamento entupido de forma eficaz e prática.. 

Então, salve este manual nos seus favoritos e compartilhe à vontade, pois os truques encontrados aqui mudarão a vida de todos os seus amigos e familiares. Vamos lá? 

Dicas para desentupir encanamento de pias, ralos e vasos sanitários

Muitas técnicas para desentupir o encanamento sem prejudicá-lo envolvem produtos facilmente encontrados nos supermercados e um pouquinho de paciência.

Já em lojas especializadas, existem outros materiais que necessitam de mais cuidado ao serem manuseados e, possivelmente, uma mão de obra qualificada por conta do processo químico.

Para facilitar o seu entendimento, separamos as dicas de como desentupir o encanamento por categoria, assim você pode aplicar as técnicas de acordo com o local que teve sua tubulação obstruída:

Pias e tanques

Para desentupir encanamento de forma eficaz, é importante saber técnicas para cada ambiente onde a tubulação entupida se encontra.

Muitas pessoas depositam gordura na pia e isso acaba gerando problemas futuros de encanamentos entupidos — já que a gordura enrijece e impede a passagem da água junto com a sujeira.

Além disso, alguns tipos de alimentos, como café e caroços de feijão, também são inimigos dos canos e podem impedir o fluxo de líquidos. Ou seja, comida no ralo é uma dor de cabeça a longo prazo. Usar uma proteção que impeça os pedaços maiores de entrarem pelo ralo — como aquelas famosas cestinhas de metal — pode ajudar a evitar este problema.

Além dessa, listamos algumas medidas para prevenção e solução de encanamentos entupidos e que são acessíveis a todos:

Detergente

Depositar uma quantidade significativa de detergente no ralo da pia e em seguida jogar água quente no local pode desentupir o encanamento caso a protagonista do problema seja a gordura.

O detergente possui ingredientes que desfazem a gordura e diminuem sua potência — por isso é utilizado para a lavagem de louças — e a água em altas temperaturas serve para derretê-la.

Sabão em pó

O sabão em pó funciona da mesma maneira que o detergente, a diferença é que ele é mais potente. Por isso, é um excelente aliado para desentupir encanamentos que já apresentam problemas com gorduras há algum tempo.

Para fazer o procedimento em casa você deve colocar duas xícaras de sabão em pó na superfície interna da pia e, na sequência, despejar cerca de 5 litros de água fervida sobre o local.

Arame

Caso sua tubulação seja pequena, a entrada de pó de café, feijão, lentilha e outros alimentos sólidos impossibilita a descida da água. Para retirá-los, a opção é utilizar um arame. 

A dica é fazer uma espécie de pinça com a ponta do arame que será colocada dentro do ralo. Realizando movimentos de vai e volta na tubulação você deve puxar os detritos para fora, liberando o espaço e desentupindo o encanamento.

Desentupidor de borracha

Este acessório já é comum e pode ser encontrado a baixo custo em qualquer loja de produtos domésticos.

Aqui, ao contrário do arame, o desentupidor de borracha faz pressão para que os detritos que estão impedindo a passagem da água se movimentem para desentupir o encanamento e liberar o vácuo internamente, mandando a sujeira diretamente para a rede de esgoto.

Bicarbonato de sódio e vinagre

A dupla preferida dos amantes de limpeza também pode ser utilizada para desentupir encanamentos.

Basta colocar o bicarbonato de sódio sobre o ralo e depois inserir o vinagre, esperando a mistura borbulhar. Ao fim do processo químico, acrescente cerca de 2 litros de água fervendo e deixe agir. 

Essa receita serve tanto para derreter gorduras quanto para expulsar café, trigos e outros produtos em pó que possam ter se aglomerado pelo cano.

Limpeza do sifão

Caso nenhuma opção dê resultado para desentupir o encanamento da pia, o ideal é fazer uma limpeza no sifão e, se necessário, trocá-lo.

Geralmente a peça fica localizada na parte debaixo do lavatório e presa por uma rosca. Para a higienização você deve abrí-lo e retirar a sujeira com água e uma escova que caiba em sua parte interna. 

Ralos de chão

Os canos entupidos de ralos também são problemas comuns nas residências e podem ser resolvidos com algumas técnicas.

Em casas e apartamentos menores, os ralos de chão costumam estar interligados — o que pode se tornar uma dor de cabeça imensa. Afinal, se um ralo tiver o encanamento entupido, a chance dos outros não escoarem a água corretamente também é grande. 

Já em residências maiores, os canos ficam separados, porém os cuidados e a atenção devem envolver todos os cômodos em que ele está presente, como banheiro, área de serviço, quintal e cozinha.

Se você está enfrentando algum problema com os ralos do seu lar, abaixo trouxemos algumas técnicas para desentupir o encanamento do local:

1. Água sanitária ou cloro

Além de gordura, esses ralos podem ser entupidos por areia, terra, folhas, insetos e outros detritos trazidos pela chuva. Uma boa maneira de prevenir — e até mesmo resolver casos de encanamento entupido — é colocar um litro de água sanitária no lugar e, na sequência, depositar um litro de água quente. 

Para problemas mais graves, o cloro em fórmula pura pode ser uma medida eficaz para expelir as sujeiras e deixar o cano livre novamente.

Mas atenção: antes de mexer com qualquer uma destas substâncias, não se esqueça de usar luvas de borracha para evitar queimaduras na pele, ok?

2. Água quente e sabão

Assim como nos ralos da pia, caso o contratempo tenha sido causado por gorduras, é possível utilizar água quente para derretê-la. 

Essa solução também é eficiente contra folhas e outras matérias orgânicas. A água quente irá murchar ou amolecer o detrito, fazendo ele escoar diretamente para a rede de esgoto.

Vale citar que o sabão em pó junto com a água quente pode ser eficaz para desentupir encanamento dos ralos de chão e ainda fazer uma “dedetização”, pois essa mistura também afasta bichos e insetos que costumam ser atraídos por tubulações.

3. Mangueira

Se um objeto sólido, como um brinquedo ou uma escova de limpeza, por exemplo, tiver caído dentro do ralo, de nada adianta usar água quente ou outro produto para desentupir o encanamento. 

Neste caso, o fluxo de água deve ter mais pressão para que o objeto vá embora. Uma boa maneira de aumentar o escoamento e mandar o item para a rede de esgoto é colocando uma mangueira no ralo e ligando-a em potência máxima.

Vasos sanitários

Devido à frequência de uso, os vasos sanitários também são focos comuns do encanamento entupido.

O vaso sanitário também entope com frequência devido ao seu alto uso, assim como a pia e o tanque em que as louças e roupas são lavadas.

Em casas onde há somente um banheiro, isso acaba sendo um grande contratempo na rotina do lar, já que as necessidades fisiológicas aparecem diariamente e não podem esperar.

Mas calma, para privada entupida também temos alguns truques simples e matadores:  

1. Baldes com água

Uma maneira de desentupir o encanamento da privada é jogar, de uma só vez, um balde grande com água quente dentro do vaso. Afinal, algumas vezes o problema é a falta de potência na descarga e esse método faz a função da válvula.

Mas atenção: caso a água não esteja escoando, não coloque mais líquido e nem use essa técnica, pois ela pode fazer o sanitário transbordar.

2. Desentupidor de borracha

Se a passagem de líquido não acontece de maneira alguma, ao invés do balde com água quente, você deve apostar em outra maneira de desentupir o encanamento: utilizar um desentupidor de borracha.

Este objeto foi criado especificamente para fazer pressão nos detritos que estão presos, usando o vácuo do cano e a água já existente no local.

Ah, e diferente dos desentupidores pequenos de pia, para privadas eles são maiores e costumam ter um longo cabo de madeira. Tenha um modelo para cada cômodo e finalidade, ok?

Cuidados para evitar encanamentos entupidos

Tomar alguns cuidados na rotina de limpeza da casa evita o encanamento entupido futuramente.

Você aprendeu algumas técnicas de como desentupir encanamento, mas melhor do que consertar esse tipo de problema é evitar que ele ocorra. Para isso, existem alguns cuidados que devem fazer parte da rotina de limpeza da casa. Confira:

Nos ralos de chão, por exemplo, o ideal é que, semanalmente, seja depositado uma dose de água quente misturada com água sanitária, pois isso faz com que gorduras e sujeiras não se acumulem nos canos

Na pia e no tanque, o mesmo procedimento pode ser feito, porém, no lugar da água sanitária — por razões ecológicas — coloque uma boa quantidade de detergente, de preferência, na versão de coco ou neutro.

Além disso, outra recomendação é nunca jogar gordura e restos de comida diretamente no ralo. Portanto, não abra mão da redinha de proteção de metal que segura a sujeira.

Já no vaso sanitário, por se tratar de um local com difícil acesso ao seu cano, o ideal é preservar o sistema próprio da descarga. Para isso, nada de fazer pressão desnecessária na hora de apertar o botão. E se você quer fugir da privada entupida, em hipótese alguma jogue papel higiênico, absorvente, cotonete ou qualquer outro item que não seja os dejetos do corpo, ok?

Nenhuma solução deu certo, e agora?

Algumas vezes, fórmulas caseiras não solucionam o encanamento entupido, como é o caso de caixas de gorduras cheias e que estejam devolvendo a sujeira para o ralo, de canos quebrados ou da necessidade de limpezas pesadas em determinadas peças.

Se você tentou os passos acima e não obteve resultado, a primeira regra é manter a calma e não utilizar por conta própria os materiais químicos que são vendidos em lojas especializadas — como a soda cáustica, que apesar de ser recomendada em diversos sites, pode causar intoxicação no corpo, além de corroer toda a estrutura da tubulação.

Então, a solução para casos em que seja preciso trocar a pia, reformar a privada, higienizar os canos, limpar o sifão ou qualquer outro problema relacionado ao encanamento entupido, opte por uma mão de obra especializada.

A TempoTem está aqui para te ajudar com isso! Aqui você encontra profissionais qualificados e experientes em desentupimento de encanamentos e contrata o serviço online com garantia e recomendação de outros clientes.

E caso queira ser um prestador de serviços da TempoTem e realizar desentupimentos como os deste artigo, é só baixar o nosso APP na Google Play e fazer parte do nosso time

Quer saber mais?

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário