O cômodo onde passamos nossas noites de sono deve ser o local mais confortável e aconchegante da casa, e a decoração pode colaborar muito para isso. Portanto, com algumas dicas de decoração para quarto, a escolha dos móveis, dos adornos e acessórios, além da iluminação e da disposição de cada peça, trarão clareza para suas escolhas. 

Assim, pensando em ajudar quem deseja deixar o seu espaço de descanso incrível, a TempoTem preparou um manual completo com inspirações e dicas de decoração para quarto.

Embora estes ambientes sejam destinados para dormir e relaxar, podem servir para outras coisas, como espaço de estudo, trabalho, leitura, cantinho da beleza — com uma penteadeira organizada — e, claro, o provador ideal para montar looks. 

Mas, para conseguir essa versatilidade, você precisa saber usar dicas de decoração para quarto. Vamos lá?

5 dicas de decoração para quarto

Você quer dicas de decoração para quarto que sejam a sua cara? Siga as dicas! 

Cada parte da casa traz um pouco da personalidade de seus moradores. No entanto, no quarto esses traços e gostos são mais presentes. Logo, é importante que cada escolha represente não apenas o seu estilo, como também seja adaptável para todas as suas necessidades

Para entender como fazer a junção do útil com o agradável, veja só dicas de decoração para quarto que separamos para você:

1. Planeje de acordo com o espaço

Se dentro do seu quarto você precisa ter espaço para mesa de estudos, para o guarda-roupas e outros móveis, além de uma cama realmente confortável, planeje isso com antecedência. 

Um designer de interiores pode te ajudar a montar o seu projeto de modo com que cada metro seja bem aproveitado sem perder o seu toque de estilo, entretanto, você também pode fazer esse trabalho sozinho(a) com a ajuda de uma fita métrica e alguns rascunhos de folha de papel — afinal, com essa dupla em mãos dá para ter uma noção prévia de como ficará a disposição de mobílias no ambiente. 

Para isso, meça tanto a área do dormitório quanto a dimensão dos móveis, assim fica mais fácil para dispor as peças sem atrapalhar a circulação pelo espaço, bem como a abertura de portas, janelas e gavetas.

2. Defina um estilo de decoração

Não é necessário seguir a decoração da sua casa. Inove seu cantinho, ele é único!

As dicas de decoração para quartos são universais e ajudam na construção de qualquer cenário, mas, se você já tiver um estilo definido, fica mais fácil imaginar qual tendência pode harmonizar melhor com a sua proposta. 

Do clássico ao despojado ou do rústico ao moderno dá para usar a criatividade e combinar diferentes ideias para criar um cantinho exclusivamente seu. Não se limite! O estilo do seu quarto não precisa ser igual ao restante da casa e você pode mudá-lo completamente, mesmo após pronto. 

Para isso, o truque é investir em mobílias neutras e apostar em acabamentos e peças decorativas com o mood ou a temática que você deseja implementar — assim a troca fica mais fácil, caso resolva repaginar o local depois.

3. Escolha móveis funcionais

A mobília é a parte mais importante das dicas de decoração para quarto, afinal, ela ocupa o maior espaço dentro do dormitório e pode chamar atenção esteticamente. 

Porém, saiba que é sempre mais vantajoso optar por móveis funcionais e de qualidade que vão atender a todas as suas necessidades e durar por anos, do que dar preferência para materiais que são visualmente bonitos, mas nada úteis ou que se desgastam facilmente.

Ou seja, escolha mobílias que tenham um tamanho adequado para a metragem disponível do cômodo e que possuam um estilo mais clean

A personalização da mobília é uma sugestão eficiente para acrescentar a sua personalidade nas peças sem precisar de um investimento maior — especialmente para quem já tem móveis com medidas e a qualidade desejadas, ou que atendam as necessidades do momento.

4. Aposte na psicologia das cores

A psicologia afirma que as cores são capazes de proporcionar diferentes sensações e emoções no cérebro humano

Por isso, podem ser usadas para criação de ambientes mais tranquilos e relaxantes ou mais alegres e enérgicos. No caso dos dormitórios, por exemplo, a recomendação é usar tons frios de azul e verde para causar a sensação de harmonia.

Sendo assim, a escolha da cor não é somente uma das dicas de decoração para quarto, mas uma sugestão relevante para quem procura ter noites de sono mais serenas, além de evitar insônias e crises hiperativas pela noite. 

Mas, muita calma! Usar tonalidades frias não significa que você ficará sonolento(a) sempre que estiver no ambiente. O truque aqui é combinar as paletas certas para equilibrar e dar estilo ao local, como lhe mostraremos mais adiante.

5. Não esqueça da iluminação

Nas dicas de decoração para quarto, tão importante quanto a escolha das cores é a iluminação do ambiente. O excesso e a escassez de luz no dormitório nunca são bons, pois é necessário ter um equilíbrio de claridade que facilite a hora de adormecer, mas, obviamente, sem dificultar o despertar e os momentos em que você precisa utilizar o cômodo para outras atividades, como a leitura.

Os arquitetos dão prioridade para a instalação de lâmpadas amarelas nos quartos, já que causam uma sensação de conforto, não incomodam a visão e tampouco dificultam a realização de qualquer outra atividade — afinal, elas podem ter a mesma potência das luzes brancas, mas sem deixar o seu cérebro agitado. Aliás, apostar em iluminação pendente traz um design único.

6 principais estilos de decoração para quarto

Todos temos uma preferência de estilo. Escolha qual combina com sua personalidade!

Entre as dicas de decoração para quarto que listamos no tópico anterior, a definição do estilo é a principal para o ambiente ficar visualmente agradável. 

Por isso, abaixo elencamos seis dos moods mais usados atualmente no décor de dormitórios para você se inspirar e criar um espaço com a sua cara. Dê uma olhada:

1. Contemporâneo

As dicas de decoração para quarto contemporâneo consistem em adotar o que há de mais moderno em móveis, tintas, acabamentos e acessórios. 

Assim, quadros coloridos, luminárias triangulares e estamparias geométricas são algumas das coisas que não devem faltar. Já na disposição do dormitório, você pode seguir o modelo convencional, pois a inovação fica a cargo das peças decorativas com design diferenciado.

2. Minimalista

O estilo minimalista é ideal para quem foge de desorganização e do excesso de informações na decoração do quarto ou da casa de modo geral. 

Aqui são utilizadas somente as peças essenciais para a composição do dormitório e tudo na paleta de cores mais neutras, onde a proposta vale desde o modelo dos móveis até as cortinas e jogos de cama escolhidos. Em resumo, para esse quarto com certeza o menos é mais

3. Clássico

Para quem gosta de adornos mais sofisticados e tradicionais, o estilo clássico nunca sai de moda. Dá para apostar em cabeceiras acolchoadas, papéis de parede com arabescos, pendentes mais elegantes, entre outros. 

Além disso, poltronas, penteadeiras e espelhos com acabamentos delicados são as dicas de decoração para quarto clássico que não podem ficar de fora.

4. Rústico

O quarto rústico é mais adotado em casas de campo, mas também é possível colocar esse estilo amadeirado em apartamentos e casas da cidade. 

O piso laminado é uma ideia para dar o toque “campestre” ao ambiente, porém, o envelopamento da mobília com o adesivo rústico sai mais econômico e prático. Os jogos de cama escuros, além de quadrinhos e caixas de madeira, complementam essa decoração com pegada bucólica.

5. Industrial

Para quem gosta de ares mais ousados, não poderíamos deixar de citar a tendência industrial nas dicas de decoração para quarto. 

Neste dormitório vale ter um papel de parede na cor concreto ou chumbo, ou ainda investir na textura de tijolinhos, por exemplo. 

Além disso, a iluminação em trilho e os móveis com detalhes metálicos são a marca registrada para o estilo — afinal, aqui a intenção é que os móveis e peças decorativas imitem canos, tubos metálicos e demais atributos típicos de fábricas retrô.

6. Boho

A decoração boho reúne diversas tendências de outros estilos para formar um único visual mais autêntico e original. As principais influências vêm da cultura hippie, folk e, até mesmo, do punk. Tais combinações permitem utilizar cores mais vibrantes, artesanatos, plantinhas e tecidos diferentes. 

Em resumo, essa é uma das alternativas preferidas para quem procura dicas de decoração para quartos mais despojadas e joviais.

3 tendências em mobília para quartos

Nada sai de moda pra sempre. Ela vai e volta constantemente!

Existem peças que independentemente do estilo, vez ou outra retornam para a composição das casas e trazem de volta charmes que foram famosos há alguns anos, não é mesmo? 

Tem também os materiais que vão ganhando espaço nos cantinhos decorativos, além dos itens mais simples que se tornam peças-chaves para o estilo da residência.

Pensando nisso, fizemos uma seleção com três tendências de mobília que são ótimas dicas de decoração para quarto:

1. Cama com dossel

Lembra aquela cama típica da realeza com uma armação metálica ou de madeira que faz parte da estrutura do leito? Ela está de volta e pronta para agradar a todos os gostos. O modelo pode ser encontrado no formato mais clássico e elegante ou com um estilo despojado e até industrial.

2. Almofadas grandes

As almofadas são dicas de decoração para quarto extremamente úteis e versáteis, pois além de servirem como apoio durante a leitura ou num momento de cinema em casa, também ajudam a complementar o visual do dormitório. O melhor é que dá para trocar facilmente as capas e dar aquela diferenciada no estilo do ambiente sempre que desejar.

3. Peças decorativas de madeira

A madeira nunca sai de moda, mas se há alguns anos ela estava sempre sendo pintada de branco e ficando mais discreta na decoração, atualmente até os itens decorativos estão ganhando o tom amadeirado. Então, se você não quiser investir nos móveis de madeira, vale apostar em vasinhos de plantas, prateleiras, nichos e demais peças de decoração neste material.

Descubra as cores do momento para decoração

Se você quer dicas de decoração para quarto sobre as tintas, sem dúvidas as cores quentes e vivas estão dominando o momento. Agora você deve estar se perguntando o que aconteceu com a recomendação dos tons frios que demos no começo do guia, acertamos? Pois bem, a sugestão ainda vale, porém, foi atualizada de acordo com algumas tendências do universo da arquitetura e decoração.

O coral, por exemplo, é uma cor viva que pode ser muito usada na pintura de dormitórios. Entretanto, a sua tonalidade deve ser suave. Isso significa que você pode aplicar as cores mais quentes nas paredes do seu quarto, desde que eleja uma variação mais amena e menos vibrante — o que lhe permite manter a estética alegre, mas sem atrapalhar a sensação de tranquilidade ideal para noites de sono melhores.

Para quem ainda prefere ficar nos tons de azul e cinza, mas não quer estar totalmente de fora das cores do momento, uma opção é escolher as paletas mais escuras — como o azul marinho e o verde exército —, mas com acabamentos opacos. E, entenda: essas dicas de decoração para quartos servem para a pintura, mas também para o restante dos itens, como as cortinas, os tapetes e até a mobília.

Agora que você já tem em mãos as melhores dicas de decoração para quarto e está com tudo pronto para repaginar o seu cantinho, não deixe de contar com o suporte da TempoTem. Na nossa plataforma online você pode encontrar profissionais de qualidade para realizar pintura, instalações e demais reparos que a sua casa precisar. Acesse o site saiba mais.

Autor

Gina Trancoso

17 anos de experiência em Data-driven Marketing, Digital, Performance, Fidelidade e CRM, em empresas como MercadoLivre, Walmart.com, Livelo e British Telecom – UK. Engenheira de Computação, estudiosa de Marketing e Negócios e apaixonada por pessoas, Comportamento do Consumidor, Tecnologia, Criatividade e Inovação. Mãe do Gui (4 anos), cantora de chuveiro, ex-bailarina e em constante evolução!

Deixe seu comentário