Para quem cuida da limpeza e organização da casa com as próprias mãos, dicas de faxina são sempre bem-vindas, não é mesmo? 

Afinal, manter tudo em ordem e poupar tempo durante a higienização dos cômodos é essencial para quem precisa conciliar a rotina doméstica com a vida profissional e ainda reservar um horário de autocuidado e lazer. 

E, pensando sempre em facilitar os seus dias, a TempoTem trouxe um guia com as melhores dicas de faxina existentes, incluindo truques eficazes que te ensinarão como desinfetar a casa.

Cuidar do lar não precisa ser uma tarefa exaustiva, desde que você adote alguns métodos diários de limpeza que vão deixar a sua rotina mais prática e funcional. 

Em algumas culturas, manter a residência limpa é considerado um recurso terapêutico, uma vez que deixa o seu espaço mais harmonioso, despertando a sensação de pertencimento com o ambiente, estimulando a liberação de energia e de movimentação do corpo.

Então, se você deseja aproveitar todos esses benefícios morando em um lugar impecável e sem muito trabalho, continue a leitura e aprenda todas as dicas de faxina que separamos a seguir.

Faxina X Organização da casa

Saiba como a organização impacta na limpeza de sua casa.

Um erro comum e que pode tornar o dia de limpeza da casa mais longo e trabalhoso é não manter a organização durante a semana

Isso não significa que você precisa gastar uma ou duas horas diárias limpando cada cômodo, mas sim dedicar alguns minutinho para colocar os detalhes em ordem.

Falamos em detalhes, mas não se engane: são pequenas dicas de faxina que fazem a diferença e podem ajudar na conservação dos seus móveis, aumentando assim a vida útil da sua decoração — um alívio para quem curte o ambiente bem decorado e para quem paga por tudo isso. 

Quer entender a fundo o poder da organização e como ela impacta na limpeza? Nós te explicamos abaixo:

Cada coisa no seu lugar

Uma pequena e rápida organização diária evita um longo dia de faxina.

Se você usa os cômodos da sua casa, eles ficarão bagunçados ao longo dia — e isso acontecerá no dobro da velocidade caso tenha crianças. 

É normal que no final da noite a cozinha esteja desorganizada e o seu material de estudos acabe sendo empilhado sobre uma mesa — sem contar os brinquedos que encontrará espalhados em cada cômodo.

Agora, imagine acumular tudo isso durante três, quatro dias ou mais? Por isso, uma das principais dicas de faxina é sempre guardar todos os itens no seu devido lugar antes de ir para a cama

Assim, com apenas 30 minutos dá para lavar a louça do dia, guardar seu material nas gavetas ou nichos apropriados e devolver todos os jogos para caixa de brinquedos. 

Ah, e vale contar com a colaboração da criançada para essa última tarefinha, viu?

Cuidado com roupas espalhadas

Na correria dos compromissos, as trocas de roupa acontecem sempre com muita pressa e pouca organização. Mas, já aproveitando as dicas de faxina do tópico anterior, o truque é separar um local certo para peças usadas

E vale ter mais de um cesto, destinando cada “recipiente” para determinados tipos de vestimentas — como, por exemplo, um só para peças brancas, outro para as coloridas, e mais uma opção para looks delicados.

Essa ideia evita que as roupas fiquem espalhadas pela casa ou amontoadas em uma cadeira do quarto

Além disso, no dia da lavagem o processo também será mais rápido, já que as peças já estão separadas e você poderá colocar um cesto completo por vez na máquina de lavar. 

Ah, e claro: com este método seus looks também ficarão muito mais bonitos e conservados, já que não estarão em contato com tecidos que podem agredir ou manchar mesmo quando secos.

Nada de manchas acumuladas

Remova manchas de imediato para não correr o risco de manchar o local permanentemente.

Acidentes acontecem e algum morador pode deixar cair líquidos ou comidas no chão. Quando isto ocorrer, não deixe para remover a mancha depois que o produto ou o alimento entornado já estiver seco. 

Faça a limpeza na hora, a fim de recuperar 100% da estética original do local. 

E atenção: essa é uma daquelas dicas de faxina bem versáteis, pois serve tanto para roupas quanto para os demais tecidos e móveis da casa, ou mesmo para as paredes e para o piso.

Fique de olho também na resistência do material ou da superfície antes de aplicar produtos de limpeza que possam danificar a sua peça, como removedores ou água sanitária. 

A princípio, tente usar apenas água e sabão neutro e, caso não funcione, consulte as orientações do fabricante para saber qual substância pode ser utilizada.

Janelas abertas para ventilar

Remover o odor e as manchas de mofo da parede te custará mais tempo do que abrir as janelas dos cômodos diariamente.

Essa é uma das dicas de faxina mais rápidas e úteis para melhorar a ventilação da casa e acabar com a umidade, que tende a se instalar em ambientes muito fechados e sem circulação de ar.

Pode parecer uma dica de faxina simples, mas não subestime, além dos danos estéticos, a falta de ventilação pode acarretar em problemas respiratórios aos moradores, como rinite e asma. 

Logo, especialmente em quarto de crianças, idosos e pessoas alérgicas, mantenha as portas e janelas abertas diariamente por, no mínimo, duas ou três horas.

Atenção especial para a poeira

Utilizar o aspirador de pó uma vez por semana evita ataques alérgicos.

Assim como a umidade é um perigo para a saúde, a poeira também causa diversos danos e deve ser retirada todos os dias. 

Afinal, o pó que vai se acumulando nas superfícies carregam germes, ácaros e toda a poluição da rua, sendo tóxico para o nosso sistema respiratório.

Com um pano macio e úmido você pode higienizar rapidamente as estantes, nichos, bancadas e peças de decoração. 

Além disso, uma vez por semana utilize o aspirador de pó nos sofás, colchões, cortinas e tapetes — não se esqueça de optar por uma higienização profissional destas peças a cada três meses. Trocar e lavar todas as roupas de cama a cada sete dias também é fundamental, ok?

6 truques e dicas de faxina

Saiba como otimizar seu tempo no dia de faxina pesada com as dicas abaixo.

Chegou o dia da limpeza pela casa e você precisa de dicas de faxina para acelerar todo o processo e poder curtir o seu lar com o restante da família, certo? 

Para te dar uma mãozinha, elencamos 6 segredos e truques rápidos que deixarão o seu cantinho brilhando.

1. Cestinho de sapatos na porta de entrada

Coloque um cestinho para todos depositarem os sapatos antes de entrar dentro de casa, assim evita que os calçados sujos da rua deixem escapar aquelas sujeirinhas indesejadas no chão que você acabou de limpar. 

E na parte interna da residência, com o piso limpo, dá para andar de meia, com chinelinhos do estilo pantufa ou mesmo descalço. 

Ah, saiba que essa é uma das dicas de faxina que serve também para as visitas, ok?

2. Cebola para desembaçar os vidros

Janelas, portas, mesas e demais adereços decorativos fabricados em vidro são lindos e dão aquele ar sofisticado para o ambiente. 

Mas, na hora de limpar, como não deixá-los com um aspecto embaçado? 

Calma, pois nós temos um segredo. 

Para manter os itens brilhando, corte uma cebola ao meio e esfregue uma das metades na superfície de vidro até que a sujeira seja transferida por completo para o legume. Simples e econômico, não é mesmo?

3. Vinagre para limpar utensílios engordurados

Precisa de dicas de faxina para as bancadas da cozinha, as grelhas do fogão e até mesmo o box do banheiro que armazenam gorduras conforme são usados? A solução é fácil. 

Para remover a textura oleosa, faça uma loção de vinagre de álcool e água, coloque num borrifador e aplique nas partes engorduradas. Depois disso, enxágue o local com água morna e seque com um pano limpo e macio.

4. Pó de café para eliminar odores da geladeira

Mesmo após limpar diversas vezes você ainda sente um odor estranho quando abre a geladeira?

Aqui vai uma das dicas de faxina mais práticas: experimente colocar uma porção de pó de café em um recipiente aberto e deixá-la dentro do eletrodoméstico por alguns dias para ver o milagre acontecer. 

Ah, tome cuidado com os alimentos guardados fora do prazo, prestando atenção na validade e fazendo uma vistoria mensal para jogar fora tudo o que estiver vencido e possa ocasionar cheiros ruins, combinado?

5. Limão para remover manchas de ferrugem

A ferrugem também pode surgir em alguns cômodos da casa, devido a oxidação das peças metálicas. 

Para estes casos, a dica mais eficaz é espirrar o suco do limão na região manchada e esfregar levemente com uma buchinha ou escova de limpeza. 

Se a superfície atingida pela ferrugem for sensível a arranhões, utilize somente um pano de tecido macio após borrifar a fruta. Ah, sempre lave as mãos após espremer limões, eles mancham sua pele logo no primeiro contato com o sol.

6. Rolinho de pintura para limpar o teto

Eventualmente, algumas manchinhas podem surgir pelo teto, especialmente aquelas causadas pela umidade.

E como alcançar o local sem correr o risco de subir em cadeiras e escadas que podem causar acidentes? 

Existem dicas de faxina simples e eficazes para solucionar a altura, uma delas basta você utilizar o rolinho de pintura com cabo longo e aplicar o produto para limpeza

Além disso, caso o seu pincel tenha um cabo curto, o segredo é encaixá-lo em uma vassoura como forma de extensão.

E afinal, como desinfetar a casa?

Saber como desinfetar a casa da maneira correta também é importante para garantir a proteção da sua família contra vírus e bactérias trazidos da parte exterior. 

Afinal, estes organismos precisam ser eliminados antes de se proliferarem pelos cômodos da residência.

Por isso, a primeira — e mais importante — regra é lavar bem as mãos com água e sabão sempre que chegar da rua e antes de tocar em qualquer objeto. Vale levar um pequeno borrifador com álcool 70 ou um recipiente de álcool gel sempre na bolsa, hein?

Mas, voltando às dicas de faxina, alguns dos itens que precisam ser desinfetados ao menos duas vez por semana são os aparelhos eletrônicos, as maçanetas, as torneiras, os sofás e as poltronas de couro. 

E aqui, saiba que o detergente neutro é a melhor indicação para todas essas superfícies. 

Já para vasos sanitários e pias, recomenda-se a higienização diária com água sanitária, enquanto para pisos e superfícies de plástico se deve utilizar desinfetantes apropriados semanalmente. 

E, como já mencionamos ao longo das dicas de faxina pela casa, a higienização profissional precisa ser feita ao menos uma vez a cada trimestre em peças de tecido e permeáveis, a fim de desinfectar móveis e estofados. 

Na plataforma da TempoTem, por exemplo, você pode encontrar um profissional experiente neste tipo de limpeza por preços superacessíveis. Então, vale acessar o site, conhecer os serviços e compartilhar com todos os amigos e familiares!

E caso queira ser um prestador de serviços da TempoTem e realizar limpezas e higienizações como as desse artigo, é só baixar nosso APP na Google Play e fazer parte do nosso time!

Autor

Bianca Amaral

Apaixonada por e-commerce e com mais de uma década atuando entre as áreas de Marketing e Inovação. Trabalhou com Eventos, “produtização” de Serviços e lançamento de Produtos, liderou a idealização e lançamento do Marketplace no Walmart.com Brasil e o lançamento de categorias na Amazon Brasil. Na TempoTem, dedica-se a trazer a simplicidade do e-commerce de Produtos para transformar o mercado de Serviços. Nas horas vagas, desdobra-se entre os papéis de mãe, atleta amadora de corrida de rua e entusiasta da cozinha saudável.

Deixe seu comentário