Você sabe quais são os exemplos de prestação de serviços mais utilizados e procurados pelos clientes atualmente? E, você já pensou em adotar algum deles para fazer uma grana extra — ou mesmo ser a sua principal fonte de renda? 

Se a resposta for não, você chegou ao lugar certo. Pensando em te ajudar a ingressar no mercado profissional, a TempoTem preparou um guia completo com tudo sobre essa forma de trabalho que cresce a cada dia e pode trazer diversos benefícios para o seu lado empreendedor, além de dar um empurrão na sua vida financeira.

Existem centenas de trabalhos e funções que servem como exemplos de prestação de serviços, como profissionais de salão de beleza, de segurança, de consertos residenciais, de locação de equipamentos em geral… 

Enfim, a variedade de ocupações que se encaixam nesta modalidade é imensa. Mas, o que de fato caracteriza este tipo de trabalho? Continue a leitura para descobrir essa resposta e conhecer alguns exemplos de prestação de serviços que podem se encaixar com o seu perfil.

Como ser um prestador de serviços?

Normalmente, há uma negociação prévia que estabelece as condições de trabalho e o pagamento do serviço em questão — e aqui são combinados os prazos de finalização da tarefa, o adiantamento ou não de parte do valor final e a descrição do que está incluso naquela prestação de serviço. 

Feito isso, ambas as partes devem assinar um contrato que conste todas as informações acordadas e assegure tanto a execução da atividade contratada quanto o pagamento da mesma.

Há ainda plataformas que reúnem alguns exemplos de prestação de serviços, facilitando assim a comunicação entre a mão de obra e o contratante. 

A TempoTem é uma dessas tecnologias e disponibiliza um aplicativo — o TempoTem Prestador —, no qual o profissional pode se cadastrar para receber diariamente ofertas de trabalhos e tarefas a serem executadas com ótimas oportunidades de ganhos.

O que faz um prestador de serviços?

Descubra todos os serviços que um prestador pode realizar.

Como mencionamos anteriormente, existem exemplos de prestação de serviços em todas as áreas, desde o mercado da beleza até o de reparos residenciais. 

Logo, o prestador pode ter muitas funções diferentes — um ponto positivo, já que quanto mais habilidades, mais serviços ele poderá executar —, podendo ser simplesmente o trabalho de limpar um ar-condicionado ou mesmo ser o responsável pela instalação completa do aparelho.

Mas uma observação importante que precisa ser feita para garantir os direitos desse trabalhador é quanto à descrição da sua função no contrato ou na plataforma em que foi realizado o contato com o cliente. 

Isso porque ainda que o prestador tenha habilidades e qualificação suficientes para executar qualquer tarefa, ele precisa ser pago por cada uma delas.

Portanto, é fundamental deixar bem claro os exemplos de prestação de serviços que estão inclusos na oferta, além do valor que será pago por cada um deles — ou do pacote especial com o preço do trabalho como um todo. 

Se durante o andamento das tarefas surgir a necessidade de acrescentar algum outro serviço, isso precisará ser negociado novamente entre o contratante e o trabalhador e fechado um novo orçamento.

4 benefícios de trabalhar com prestação de serviços

Para quem trabalha como prestador, especialmente aqueles que optam pelo intermédio de uma plataforma como a TempoTem, existem vantagens que tornam a jornada de serviço muito mais segura e confortável

São benefícios que fazem toda a diferença para quem busca manter um equilíbrio entre a rotina profissional e pessoal e ainda ter um tempo de qualidade para curtir com a família. 

Abaixo, listamos 4 desses ganhos. São eles:

1. Aumento da renda

O principal objetivo de quem procura possibilidades e prestações de serviços para trabalhar é impulsionar a renda mensal. E saiba que com o auxílio das plataformas online você pode até manter essa tarefa como seu trabalho principal, além de conseguir acumular um valor extra no final do mês.

2. Flexibilidade de horário

Ao contrário dos empregos fixos, as prestações de serviços que podem ser encontrados na plataforma TempoTem não possuem carga horária obrigatória ou mínima. Sendo assim, enquanto prestador, você tem a liberdade de trabalhar somente quando for chamado para um serviço e dentro do horário combinado com o cliente.

3. Crescimento da clientela

Trabalhar como prestador de serviço contratado por uma empresa convencional ou sem o suporte de uma plataforma acaba por limitar o seu alcance de atendimento. 

No app TempoTem Prestador, por exemplo, você tem acesso a dezenas de serviços por dia e pode aceitar somente aqueles que forem do seu interesse, bem como criar uma rede de contato por meio de cada cliente atendido.

4. Qualificação do trabalho

Quando você tem a oportunidade de trabalhar exatamente dentro da sua área de especialização, a tendência é que a qualidade do seu ofício só aumente — e, consequentemente, aumente a sua demanda de clientes e serviços solicitados. 

Deste modo, você terá mais recursos para investir em qualificação e um rendimento muito melhor em cada tarefa executada.

7 exemplos de prestação de serviços

Até aqui já citamos algumas funções que podem ser classificadas dentro desta modalidade de trabalho e que é possível de serem feitas por qualquer profissional, desde que se tenha qualificação para isso. 

Agora, para você saber na prática quais são os exemplos de prestação de serviços que pode desenvolver, fizemos uma seleção com as oito principais ofertas disponíveis no app TempoTem Prestador. Olha só:

1. Serviço de mecânico

Diariamente, centenas de pessoas são pegas de surpresa com algum problema no carro — como perda da chave, pane seca e bateria descarregada —, e recorrer a um prestador que atenda exatamente onde o veículo estiver é essencial.

 Além disso, outros reparos rotineiros, como a troca de óleo ou da bateria, a limpeza de ar-condicionado, a higienização do estofado e outras manutenções básicas também podem ser oferecidas.

2. Serviço de encanador

Um dos exemplos de prestação de serviços mais requisitados é o de encanador — afinal, consertar torneiras, chuveiros e tubulações danificadas é crucial para manter a economia dentro de uma residência. 

As principais funções são identificar origem de vazamentos, resolver problemas de infiltração e desentupir pias, ralos e vasos sanitários.

3. Serviço de eletricista

Eletricidade é coisa séria, portanto, não dá para confiar em qualquer profissional para mexer na fiação de um prédio ou casa. Por isso, os eletricistas também são muito solicitados para fazer instalação e troca de tomadas, verificar suspeitas de curto-circuito — e evitar que aconteça um —, consertar torneiras e chuveiros elétricos, entre outras tarefas. 

4. Serviços de pintor e decoração

Estar com a casa bonita e bem decorada é o desejo de qualquer pessoa, mas a falta de habilidade com pincéis, furadeiras e chaves de fenda exige que mais algumas prestações de serviços sejam solicitados. 

Deste modo, o profissional pode ser contratado para fazer pintura, instalar persianas e fixar quadros, kits de banheiro e até telas de proteção

5. Serviços de higienização

Cortinas, tapetes, colchões, sofás e demais peças de estofado precisam de uma higienização profissional para remover todas as impurezas que se alojam nas fibras do tecido. 

Nesse caso, a prestação de serviço se torna essencial para a manutenção da limpeza e a organização dos ambientes, uma vez que tal tarefa não pode ser realizada pelos próprios moradores por conta dos produtos e da complexidade da lavagem. Ou seja, uma ótima oportunidade para você faturar.

6. Serviço de dedetizador

Manter os insetos, roedores e larvas longe de casa é também questão de higiene e saúde, então, assim como os demais exemplos de prestação de serviços de limpeza, este não pode ser dispensado.

O prestador de serviços de dedetização tende a ser contratado ao menos duas vezes por ano em cada residência ou estabelecimento e deve ser feito rigorosamente, seguindo todas as normas sanitárias. 

7. Serviços de instalações em geral

E, dos exemplos de prestação de serviços, um dos mais populares é o de instalações em geral, o que inclui ar-condicionado, painéis e suportes para TV, varais de roupas, prateleiras, armários e assim por diante

São serviços básicos, mas que exigem uma certa aptidão com as ferramentas, além de agilidade para subir em escada de alumínio e conhecimento para garantir o bom funcionamento da peça instalada. Então, se essa é a sua expertise, não deixe de atender clientes e dobrar a renda.

Deu para entender como funciona o trabalho de um prestador e os principais exemplos de prestação de serviços mais solicitados atualmente, certo? Então, agora é só encontrar a sua especialidade, programar seus horários para encaixar os trabalhos na rotina e aproveitar a chance de juntar uma graninha extra todo mês.

Quer mais? Descubra quais as vantagens de ser um prestador de serviços TempoTem no infográfico abaixo:

Com esses exemplos de prestação de serviços e os benefícios oferecidos por tal modalidade de trabalho você já tem motivos para realizar o seu cadastro no app TempoTem Prestador e começar a fazer parte do nosso time, não é mesmo? 

Então, é só baixar o aplicativo no seu celular, preencher os dados necessários e aguardar as demandas chegando!

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário