A geladeira é um eletrodoméstico indispensável dentro das residências. Afinal, sem ela fica difícil conservar alimentos abertos, aumentar a durabilidade de frutas e legumes, sendo assim, se a geladeira parou de gelar a melhor ideia é procurar uma ajuda.

Já que a TempoTem é especialista em serviços domésticos e consertos e adora te dar uma mãozinha, criamos este guia com instruções práticas para você arrumar seu aparelho refrigerador agora mesmo.

Você notou que a sua geladeira parou de funcionar, mas não faz ideia de quais os possíveis defeitos ela pode ter apresentado?

Saiba que, antes mesmo de contratar um técnico, é importante conhecer as possíveis causas para esses problemas acontecerem e já se preparar para as soluções que o profissional recomendará.

Além disso, mantenha a calma, pois essa é uma tarefa simples e vamos te ensinar tudo no decorrer deste manual. Vamos lá?

A geladeira parou de gelar: 5 possíveis causas para o problema

Conhecer as possíveis causas para o mal funcionamento da geladeira é essencial para solucionar o problema da forma correta.

Mesmo para quem não entende nada de eletrodomésticos, a boa notícia é que poucos defeitos podem atingir o funcionamento dos refrigeradores.

É claro que sempre há aquelas exceções raras em que componentes minúsculos e com uma função quase irrelevante podem atrapalhar o bom desempenho da geladeira.

Porém, nessas situações não tem muito o que fazer a não ser contratar um especialista rapidamente para dar o diagnóstico exato.

Entretanto, existem alguns sinais iniciais que você mesmo pode checar e quem sabe já encontrar a saída do seu problema.

Então, se a sua geladeira parou de gelar, fique de olho nessas cinco possíveis causas mais comuns e identifique quais são as mais prováveis de ter ocorrido na sua cozinha:

Borracha deteriorada

A borracha da qual estamos falando é aquela que fica bem na porta do refrigerador e garante a vedação de toda a parte interna do seu aparelho.

Com o tempo, com as sujeiras e com o mau uso, a tendência é que a borracha comece a afrouxar e não proporcione o fechamento ideal.

Isto pode fazer você notar que a geladeira parou de gelar mesmo estando ligada e com tudo aparentemente em ordem.

Esse é um problema bem fácil e barato de ser solucionado, basta retirar a borracha antiga e desgastada e substituí-la por uma nova.

O reparo pode ser feito por você seguindo as orientações dos fabricantes, mas é recomendado consultar um profissional para checar a instalação da peça caso o problema persista.

Termostato com defeito

O termostato é a peça responsável por regular a temperatura do refrigerador.

Em muitas situações, se a geladeira parou de gelar ou simplesmente não liga, o vilão provavelmente é o termostato e não o motor — o que pode ser um grande alívio para o seu bolso.

Tanto o refrigerador convencional quanto o frost free possuem termostato, embora possam ter uma instalação bem diferente de acordo com a variação do modelo do seu equipamento.

Por se tratar de uma peça bem delicada, um profissional de sua confiança é quem deve dar as orientações sobre a aquisição do termostato correto e realizar a troca, ok?

Problema com motor

Se a geladeira parou de gelar, o motor pode ser uma causa possível do problema.

Se a geladeira parou de gelar por estar ligando e desligando consecutivamente mesmo conectada à tomada, o defeito pode vir do motor.

Além da variação da temperatura, essa causa também é possível de ser identificada pela instabilidade no ruído habitual do eletrodoméstico e no acendimento da luz interna do refrigerador ao abrir a porta.

O motor é uma das peças mais complexas e que exige maior investimento na hora do reparo, por isso, somente um técnico pode realizar o serviço.

Além disso, o técnico é a melhor pessoa para dar um diagnóstico prévio sobre o melhor a se fazer com o seu equipamento, ou seja, se vale mais a pena arrumar ou trocá-lo por um novo refrigerador.

Isso porque eletrodomésticos antigos ou fora de linha não possuem novas peças para conserto ou não compensam o preço que seria gasto para reparo. 

Vazamento de gás

Todas as geladeiras possuem uma substância chamada fluido refrigerante, popularmente nomeado de gás, que é responsável por fazer tudo ficar gelado dentro do aparelho.

O problema é que a mangueira que transporta esse fluido pode entupir ou furar, provocando vazamento do gás.

Consequentemente, sem o gás, você pode notar que a sua geladeira parou de gelar.

É importante que você compreenda que o fluido refrigerante não tem como sair do sistema da geladeira senão por meio de vazamento, logo, não existe reabastecimento.

Nesses casos, o recomendado é que o refrigerador seja substituído por um novo.

Se a opção de trocar o aparelho não for possível, existem técnicos capacitados para realizarem o conserto.

Porém, saiba que este serviço pode custar um pouco mais do que nas demais situações que citamos acima.

Falha nos componentes eletrônicos

Se a sua geladeira parou de gelar e é uma frost free, é possível que tenha ocorrido alguma falha nos componentes eletrônicos do equipamento.

Esse modelo de refrigerador é muito mais tecnológico do que os convencionais e possuem inúmeras peças e fios ligados tanto ao resfriamento quanto à outras funções digitais da sua geladeira.

Ou seja, toda essa modernidade é muito suscetível a bugs.

Porém, esse tipo de defeito é bem mais fácil e rápido de resolver, ainda que sejam mais difíceis de ser encontrados.

Além disso, a maioria das peças são acessíveis no mercado, o custo de reparo é baixo e muitas garantias podem cobrir o conserto completamente, desde que esteja dentro dos termos de uso.

Dicas especiais para garantir o bom funcionamento da sua geladeira

Alguns cuidados especiais com a geladeira podem contribuir para o bom funcionamento do aparelho.

Como você viu no tópico anterior, se uma geladeira parou de gelar e o motivo é mais complexo, apenas um técnico profissional e com experiência em eletrodomésticos pode identificar e resolver a origem da falha.

No entanto, você pode cuidar para que outros imprevistos não surjam em decorrência do mau uso ou da falta de conservação do equipamento.

Para te ajudar nessa missão, elencamos cinco dicas de cuidados simples que você pode utilizar no seu dia a dia e que farão você manter o bom funcionamento do seu refrigerador e aumentar a vida útil das peças.

Confira essas dicas a seguir:

Mantenha a geladeira limpa

A falta de higiene, além de ser extremamente prejudicial para a saúde e favorecer a proliferação de fungos e bactérias nos alimentos, também é motivo da geladeira parar de funcionar.

Os resíduos de comida acabam se movimentando com a mudança dos potes e recipientes nas prateleiras e porta, e podem se alojar nos componentes do equipamento.

Portanto, ao menos duas vezes por semana, retire todos os alimentos que estão com prazo de validade vencido e passe um pano úmido pelas prateleiras, suportes e caixas do refrigerador.

Além disso, quinzenalmente faça uma limpeza mais pesada, desligando a geladeira e removendo tudo para realizar uma higienização minuciosa.

Organização é fundamental

Evite guardar alimentos que não precisam estar sob baixas temperaturas.

Assim você não lota seu refrigerador com utensílios, refeições e lanches que só tomam espaço e te deixam com dificuldade em encontrar o que procura. 

Vale frisar também que muitos profissionais acreditam que se a geladeira parou de gelar mesmo com todas peças em ordem, uma possível causa pode ser o superlotamento e as aberturas excessivas da porta do eletrodoméstico.

Isso pode acontecer, pelo simples fato de que quanto mais coisas estiverem lá dentro, mais vezes você precisará abri-la na hora de cozinhar.

Não acumule gelo

Se a sua geladeira parou de funcionar, o acúmulo de gelo também pode ser o responsável.

Nas geladeiras convencionais, gelo em excesso também pode ser um responsável pelo entupimento da mangueira do refrigerador e pela instabilidade na temperatura programada.

O problema é que este gelo em excesso, além de ocupar espaço dos seus compartimentos e ser mais uma fonte de aglomeração de resíduos alimentares e bactérias.

Portanto, se você não possui um modelo frost free, o excesso de gelo pode ser a causa para a sua geladeira ter parado de gelar.

Mas fique tranquilo, pois você pode corrigir a falha apenas descongelando o equipamento quinzenalmente ou sempre que o gelo produzido atingir as marcas de limite impressas no compartimento. 

Desencoste-a de paredes e móveis

Muitas vezes a geladeira parou de gelar devido à falta de espaço externo.

Os componentes de um refrigerador estão o tempo inteiro trabalhando para absorver o calor interno e deixá-lo com uma baixíssima temperatura.

Logo, todo esse ar quente precisa ser dissipado para fora do equipamento.

Portanto, tanto em versões novas quanto antigas, é necessário dar aproximadamente 5cm de distância entre móveis e paredes e as laterais e a parte traseira do aparelho refrigerador, ok?

Como dissemos, sem este espaço, o calor dissipado não consegue se espalhar no ambiente, acaba voltando para o equipamento.

E neste caso, quando você se der conta, é possível notar que a geladeira parou de gelar sem razões ou defeitos aparentes.

Não tente consertá-la sozinho

Se a sua geladeira parou de gelar e você não conseguiu identificar o que ocorreu, a regra de ouro é não mexer no seu equipamento antes de entrar em contato com um técnico de confiança.

Descumprir isso pode agravar o problema do refrigerador e dificultar o conserto, além de colocar a sua segurança e da sua família em risco, já que estamos tratando de um aparelho que utiliza energia elétrica.

Ou seja, notou que a geladeira parou de funcionar? Observe as possíveis causas que listamos neste guia e tente encontrar alguma delas no seu equipamento.

Com o problema identificado ou não, solicite o auxílio de um profissional qualificado para realizar o trabalho

Na TempoTem, por exemplo, você encontra técnicos especialistas e agenda online o melhor dia para o serviço ser realizado na sua casa.

Depois de conferir todas essas dicas, você já sabe o que fazer se a sua geladeira parou de gelar e como mantê-la sempre nova, não é mesmo?

Com os reparos feitos e uma cozinha funcionando perfeitamente, você recupera seu tempo e energia para gastar do melhor jeito: pertinho da sua família e livre de dores de cabeça!

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário