Entenda a importância de fazer a limpeza de estofados regularmente e aprenda como limpar sofá a seco com técnicas caseiras que realmente funcionam!

Uma boa limpeza de estofados pode garantir mais do que a estética e a conservação dos seus móveis. Afinal, ela também elimina bactérias, fungos e outros microorganismos que tentam invadir a sua residência. 

Isso significa cuidado com a saúde dos moradores de sua casa e, também, com seus pets!

Por isso, pensando sempre em facilitar a sua vida e deixar seu lar protegido, a TempoTem preparou um guia completo ensinando como limpar sofá a seco e prolongar a vida útil dos estofados.

Antes de iniciarmos as dicas, vale lembrar que existem centenas de técnicas úteis para quem quer descobrir como limpar sofá em casa, contudo, é importante saber usá-las de acordo com a necessidade do material e tecido do assento. 

Então, agora, continue a leitura e aprenda maneiras de usar os melhores truques de limpeza de estofados para deixar os sofás e poltronas da sua casa sempre novos.

Por que fazer a higienização de estofados é tão importante?

A lavagem de estofados impede que ácaros, traças, fungos e até mesmo insetos, como baratas e formigas, façam morada dentro do seu móvel. Além de serem pragas prejudiciais para a saúde, estes pequenos animais podem corroer tanto a estrutura de madeira, quanto o revestimento da sua mobília.

Dessa forma, realizar a limpeza de estofados periodicamente é fundamental para eliminar o surgimento desses invasores. 

Além disso, a limpeza também protege a saúde da sua família contra irritações tópicas e alergias respiratórias. Outro diferencial é que um estofado limpo mantém a decoração, a aparência e o conforto do jogo de sofás da residência igual a quando foi comprado.

Desfrute de momentos incríveis ao lado de sua família após realizar a limpeza de estofado!

Lavagem de estofados caseira ou profissional?

Como limpar sofá a seco com truques caseiros ou com o auxílio de profissionais é uma dúvida recorrente. Para escolher a técnica mais útil para o seu caso é necessário observar o estado do seu estofado

Móveis novos e pouco sujos, por exemplo, podem ser higienizados em casa mesmo. Por outro lado, móveis usados e/ou que nunca foram limpos exigem mais esforço, métodos e aparatos especializados para remover manchas, odores e sujeiras mais profundas. 

Portanto, recorrer aos serviços especializados pode ser muito mais eficiente e poupar o seu tempo e investimento.

Quanto custa uma limpeza de sofá?

O valor de uma limpeza de estofados com uma equipe profissional pode variar de acordo com a sua região, com o estado e o tamanho do sofá

Outro diferencial que acarreta mudanças no valor são as técnicas empregadas pela empresa. Assim, se a equipe utiliza apenas produtos específicos o preço cobrado tende a ser diferente dos que utilizam uma máquina de lavagem a seco.

Na TempoTem o serviço é realizado com bactericidas e hipoalergênicos — para remover todas as impurezas sem colocar o bem-estar dos moradores em risco. Já o enxágue é feito com máquina de limpar sofá a vácuo, garantindo a retirada total da sujeira sem deixar vestígios de umidade pelo local

Com nossos diferenciais, o custo desta higienização é R$136,77 para sofás de até dois lugares, considerando 60 cm de assento por pessoa.

Como funciona a limpeza de estofados?

Para quem optar por realizar a limpeza de estofados com técnicas caseiras, é possível combinar diversas misturinhas para limpar sofá, como com bicarbonato, detergente, água, uma escova e um pano. Estes ingredientes te auxiliam a exterminar as bactérias e remover toda poeira que permeia o tecido. 

Além disso, é importante saber também como fazer a higienização a seco do móvel, já que molhar a espuma interna pode não ser interessante para a durabilidade do material.

Mesmo realizando a limpeza em casa, é importante ficar atento(a) ao procedimento escolhido para a sua mobília. 

A limpeza de estofado pode ser realizada em casa — porém, sempre considere um profissional para não ter dor de cabeça na hora de limpar sofá a seco!

Portanto, para não errar nos cuidados com o estofado, veja abaixo como limpar sofá a seco com ingredientes que já estão na sua prateleira e eliminar a proliferação de bactérias nos assentos:

Como lavar sofá a seco caseiro?

Para fazer a lavagem a seco de estofados, você precisará apenas de produtos do dia a dia — próprios para a faxina da casa — e de utensílios fáceis de usar. 

Por isso, cheque a despensa da sua residência e garanta ao menos três dos produtos indicados no checklist a seguir:

  • Bicarbonato de sódio;
  • Detergente neutro;
  • Álcool 70%;
  • Talco corporal;
  • Vinagre de álcool;
  • Amaciante de roupas;
  • Borrifador;
  • Fita adesiva;
  • Panos limpos;
  • Escova de limpeza;
  • Aspirador de pó.

Com esses itens é possível fazer uma boa lavagem a seco de sofá sem danificar o material de fabricação, garantindo assim zero umidade na espuma interna e removendo completamente a poeira, as manchas e as demais sujidades da superfície

E, se você quer aprender as melhores receitas para limpar sofá a seco com cada um desses produtos, continue a leitura e veja todas as nossas dicas mais adiante.

Como matar bactérias do sofá?

Especialmente para quem tem o mesmo estofado há alguns anos: se você nunca realizou uma higienização profissional, além dos produtos caseiros para limpar sofá é interessante aplicar um bactericida apropriado para tecidos

Aqui, a sugestão é dar preferências para os produtos em spray, ok?

Como fazer a limpeza a seco de estofados?

A lavagem de sofá a seco feita em casa requer alguns truques especiais para remover todas impurezas sem deixar nenhum resíduo para trás — como manchas ou odores, e tampouco estragar a aparência externa ou interna do assento — pois a espuma não pode reter água.

Desse modo, para fazer a limpeza de estofados caseira você deverá se ater a dois pontos: as ferramentas utilizadas e a mistura de produtos para limpar sofá, como explicaremos melhor logo abaixo. 

Dá só uma olhada:

Limpador de sofá

Como você pôde conferir no início deste guia, a limpeza realizada por profissionais conta com uma espécie de limpador de sofá, uma máquina a vácuo para realizar o enxágue e extrair as impurezas da fibra do tecido.

Em casa, este limpador pode ser substituído pelo aspirador de pó convencional!

Assim, escolha uma ponteira que deslize adequadamente por todo o sofá. Se possível, regule a sucção para que a pressão causada não desgaste a elasticidade do tecido e, muito menos, para que rasgue o material.

 Já para esfregar o estofado, use sempre escovas de cerdas finas e panos limpos e macios.

Mistura para limpar sofá

Na hora de preparar a mistura para limpar sofá, existe uma série de produtos que devem ficar longe da sua solução, como água sanitária e cloro, sabão em pó, solventes químicos — o que inclui acetona

Mantenha distância de qualquer outra substância que possa corroer o estofado ou queimar a coloração do móvel.

Dito isso, use apenas produtos específicos de limpar sofá a seco, além dos itens caseiros citados no checklist anterior. 

Ah, e sempre com moderação e seguindo as proporções recomendadas nas receitas — que você poderá aprender logo a seguir —, ok? E, também, tomando os devidos cuidados para evitar reações imprevistas!

Deixe a criançada brincar à vontade na sala — depois, basta seguir nossas dicas para limpeza de estofados!

8 receitas para limpar sofá a seco

Até aqui você já conferiu a importância de manter sofás, poltronas e demais assentos sempre limpos, e também pôde anotar os principais produtos e materiais para fazer a higienização caseira da sua mobília. 

Agora, para você que quer aprender a utilizar cada ingrediente para limpar sofá na prática, listamos oito receitas fáceis de preparar e muito eficientes, que vão deixar o seu jogo de estofados como novo. Veja só:

1. Como limpar o sofá com vinagre de álcool

O vinagre é um ótimo removedor de manchas e neutralizante de odores, porém é um produto líquido e precisa ser aplicado com cautela. 

Assim, para fazer a limpeza de estofados com esse ingrediente basta aplicá-lo em um pano limpo, já umedecido com água, e friccionar levemente sobre a área desejada.

2. Como limpar sofá com bicarbonato de sódio

Quando o assunto é como limpar sofá a seco, o bicarbonato de sódio é indispensável. 

Por se tratar de um produto em pó, não há risco de deixar umidade na espuma, sendo necessário apenas pulverizá-lo sob o estofado, aguardar agir por, no mínimo, 30 minutos e finalizar com um aspirador de pó.

3. Como limpar sofá a seco com detergente

Como limpar sofá a seco com detergente envolve a diluição em água

Para dosar melhor a umidade no tecido aplique a solução com um borrifador, evitando encharcar a superfície. 

Feito isso, use uma escova de cerdas macias para esfregar. 

Por fim, remova o excesso da espuma com um pano seco e aguarde secar por completo.

4. Como limpar sofá a seco com álcool

O álcool é um excelente ingrediente para limpeza de estofados, pois evapora com mais facilidade, impedindo que os assentos fiquem molhados por horas. 

Assim, ele pode ser aplicado com auxílio de um pano limpo diretamente no tecido, removendo manchas encardidas e sujeiras escuras de sofás claros.

5. Como limpar sofá a seco com talco

Também tem como limpar sofá a seco com talco e eliminar de vez sujeiras gordurosas de diversos tipos de tecidos. 

Para isso, cubra o local com um papel toalha, aplique o talco por cima e deixe agir por alguns minutos. 

Em seguida, esfregue a mancha de gordura com uma escova e finalize com um pano umedecido em água morna.

6. Como limpar sofá a seco com amaciante

Além de ser útil para a limpeza de estofados a seco, o amaciante de roupas também ajuda a perfuma os tecidos, deixando o ambiente com a mobília muito mais agradável. 

Para isso, basta diluir uma colher de sopa do amaciante e ¼ de copo de álcool em um litro de água e aplicar a solução no local com um borrifador.

7. Como limpar sofá a seco com fita adesiva

A dica da fita adesiva é ainda mais interessante para quem tem gatos, cachorros e outros pets na casa. 

Aqui o truque é colar a fita nas áreas mais afetadas por pêlos dos animais, ajudando a retirar esses resíduos, juntamente com fios de cabelo e poeira

Após isso, aplique a solução desejada e ensinada acima para completar a limpeza.

8. Como lavar sofá a seco com escova

A escova pode ser usada para a higienização de sofá a seco, mas também é útil para devolver a maciez ao tecido após a aplicação de produtos que possam causar algum ressecamento, como o álcool e o vinagre. 

Desse modo, após a limpeza de estofados é só usar uma escova limpa, seca e suave para realizar movimentos circulares pelas partes mais endurecidas do assento.

Seu pet também merece curtir seu sofá! Se precisar fazer a limpeza de estofados, conte com a TempoTem.

Com esse guia, além de aprender a importância de cuidar da higiene dos seus estofados, você descobriu os melhores truques para limpar o sofá a seco e conservar a sua mobília sempre limpa e confortável.

Assim, agora ficou fácil deixar o seu lar sempre agradável para receber quem mais importa, não é mesmo?
E, não deixe de acessar o blog da TempoTem para continuar de olho nas dicas dos especialistas em reparos domésticos e organização residencial.

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário