Encontrar a melhor coifa para a sua cozinha é fundamental para eliminar de vez o mau cheiro da gordura e óleo quente que ficam pelo ar após o preparo das refeições. 

Contudo, para não errar na escolha da peça, você precisará saber como ela realmente funciona, quais as diferenças entre os modelos e qual delas supre a necessidade do seu lar. Pensando nisso, a TempoTem montou um guia completo explicando o que é coifa e como escolher a correta para a sua cozinha.

Antes de iniciarmos o manual, vale reforçar que sim, o aroma da comida fresquinha pode ser ótimo assim que as panelas saem do fogo e a família se reúne para saciar a fome. 

Porém, depois disso, o que sobra é o cheiro de gordura misturado com os temperos que impregnam no ambiente e só saem com o trabalho da melhor coifa. 

Então, se você quer se livrar do odor forte que fica circundando a residência após o preparo das refeições, continue a leitura e aproveite as dicas para escolher a melhor coifa de acordo com sua casa ou apartamento. Vamos lá?

O que é coifa?

Você sabe o que é coifa? Descubra tudo sobre abaixo!

A coifa é o aparelho responsável por aspirar fumaça e odores do ambiente — normalmente causados pelo preparo e cozimento de alimentos gordurosos e fritos —, deixando o ar limpo e mais agradável tanto para a respiração quanto para a convivência no cômodo. 

Dessa forma, escolher a melhor coifa pode ser ainda mais importante para cozinhas sem janelas ou ventilação natural.

Como a coifa funciona?

A coifa pode funcionar por meio de exaustor, o qual exige a instalação de uma tubulação para que o ar seja expelido para fora do ambiente, ou por depurador, que filtra o ar e o devolve para a cozinha sem odor. 

Ambas as opções podem configurar a melhor coifa, o que fará a diferença é a necessidade de uso da peça na sua residência.

Se a sua cozinha não tem janelas, por exemplo, a melhor coifa será uma com exaustor, assim o aparelho consegue eliminar até 90% das impurezas juntamente com o mau cheiro e ainda melhorar a circulação do ar, evitando o surgimento de mofo e de umidade na parede em decorrência do vapor preso no cômodo.

Qual a diferença entre coifa e depurador?

Como você acabou de conferir, a coifa pode ter a função de depurador, no entanto, é possível encontrar os dois aparelhos separadamente. 

Neste caso, o depurador cumprirá apenas a função de filtro, mantendo o mesmo ar circulando no ambiente — o que não é o ideal para quem cozinha em grandes quantidades e com muita frequência ao longo do dia.

Entretanto, a instalação do depurador é bem mais simples, sem a necessidade de acrescentar uma tubulação extra na estrutura da casa. 

Por esse motivo, para quem mora em um apartamento sem coifa e não possui autorização do condomínio para colocar uma, a solução é optar pelo depurador — que já diminui significativamente o odor causado pelo óleo de cozinha.

Quais os melhores modelos de coifa?

Saiba qual melhor coifa para sua residência:

O modelo da melhor coifa para o seu lar também deve ser levado em consideração na hora da compra, uma vez que o aparelho deve se adequar tanto ao espaço disponível para instalação na sua cozinha quanto ao design e a decoração do cômodo. 

Dito isso, a melhor coifa escolhida para a sua casa pode ter as seguintes variações

Coifa de parede

As coifas de parede são as mais populares, justamente por se encaixarem com o modelo tradicional das cozinhas nas quais o fogão, a cuba da pia e as bancadas de preparo dos alimentos estão sempre encostadas na parede. 

Logo, essa é a melhor coifa para quem já está com a cozinha montada e não quer fazer grandes ajustes na disposição dos móveis para acrescentar a nova peça.

Coifa de ilha

Por outro lado, a coifa de ilha é fixada diretamente no teto e não precisa estar próxima a nenhuma parede. Nesse caso, o fogão e as bancadas ficam dispostos no meio do espaço, seguindo o estilo de cozinha americana. 

Assim, a melhor coifa para esse tipo de decoração é a de ilha e sua instalação deve ser projetada por um arquiteto, respeitando a estrutura hidráulica e elétrica presente no teto.

Coifa piramidal

Outra variação estética — que nada influencia na instalação e tampouco na eficácia do aparelho — é o formato da melhor coifa de acordo com o design da cozinha. O modelo piramidal, por exemplo, é o mais tradicional. 

Fabricado em material metálico, remete a copas e cozinhas mais clássicas, embora a peça possa conter toda tecnologia e sofisticação das versões recentes.

Coifa plana

Enquanto isso, a coifa plana tem ganhado espaço entre as cozinhas mais modernas, proporcionando um estilo ousado para o ambiente. 

Por ter uma estrutura compacta, a peça pode ser fabricada tanto em metal quanto em vidro, o que dá uma cara mais clean e contemporânea para o item.

Como escolher a melhor coifa?

Você sabia que a melhor coifa para seu cômodo depende do tipo de ventilação do local?

Agora que você já sabe o que é coifa e quais modelos existem desse aparelho tão funcional para a residência, é fundamental ficar de olho em outras especificações para escolher a peça certa para sua cozinha. 

Para isso, abaixo separamos os fatores que você precisa observar para adquirir a melhor coifa e acabar com o cheiro de gordura pela casa. São eles:

Dentro olho no tamanho da coifa

De acordo com a frequência de uso do fogão e sua largura, você deve analisar qual o tamanho ideal de coifa para instalar no espaço disponível

Sendo assim, se a cozinha é grande, com baixa ventilação e usada ao menos duas vezes ao dia, o ideal é optar por aparelhos maiores, que ultrapassem cerca de 10 cm de cada lado do fogão.

Além disso, a melhor coifa é a que fica a uma distância de 80 cm das bocas do fogão — caso seja instalada na parede — e cerca de 75 cm para fogão do tipo ilha. 

Contudo, é importante lembrar ainda que a coifa não pode ocupar mais do que o necessário da área da sua cozinha, o que significa que os aparelhos menores do que as medidas recomendadas podem se sair muito bem em ambientes mais apertados, uma vez que não pesam na decoração do cômodo e ainda conseguem manter o local cheiroso e agradável.

Cheque a potência do motor

A potência de sucção do motor de uma coifa pode variar de 400 a 2500 m³ de ar por hora, de acordo com o modelo e fabricante. 

Por padrão, a melhor coifa para residências com uma necessidade baixa ou moderada é aquela que conta com a potência do motor de até 1200 m³/h — indicação para quem cozinha por poucas horas ao longo do dia e em pequenas quantidades.

Para não restar nenhuma dúvida sobre a escolha da potência, consulte um arquiteto e faça o cálculo preciso com as dimensões da cozinha, do fogão, das entradas de ar compartilhadas com os demais cômodos da casa e com a área determinada para a instalação da peça — incluindo o cumprimento dos dutos para o exaustor.

Verifique o material do filtro

Para as coifas com função de depurador é importante verificar qual o material de fabricação do filtro responsável por limpar o ar e devolvê-lo para o ambiente. 

O filtro de metal, por exemplo, é capaz de reter até 80% da gordura e pode ser retirado para limpeza com água e sabão neutro, aumentando a eficácia e vida útil da peça.

Existem ainda os filtros de carvão ativado, comumente usado na função depuradora. Esse tipo de filtro pode ser fundamental para a melhor coifa, já que absorve odores, fumaças e outras impurezas que circundam o ar da cozinha. Contudo, não é possível lavar o filtro de carvão ativado e ele precisa ser trocado a cada quatro meses, ok?

Como limpar a coifa?

Por falar em limpeza, assim como a higienização do ar-condicionado da residência pode fazer toda a diferença para garantir o bom funcionamento do seu aparelho e evitar a proliferação de fungos e bactérias, limpar a coifa regularmente prolonga eficácia da peça e mantém distante qualquer microorganismo que prejudique a saúde da sua família.

Em vista disso, a melhor coifa deve ser aquela fácil de acessar o filtro para lavagem e troca sem que seja necessário solicitar um técnico que realize essa tarefa. 

Outro ponto relevante é que toda a parte externa também precisa ser higienizada ao menos duas vezes por semana com água, sabão ou detergente e, após isso, deve ser seca com um pano macio e sem pelos.

Como fazer a manutenção da coifa?

A principal manutenção preventiva para coifa é fazer o uso correto do equipamento, seguindo as recomendações de fábrica e limpando periodicamente todos os componentes acessíveis. 

Lembre-se: a escolha da melhor coifa para a necessidade do seu lar também ajuda a manter a peça com todas as funções funcionando de forma eficiente.

Porém, eventualmente a coifa pode precisar de manutenções, seja para fazer uma limpeza profunda, seja para desentupir as peças internas ou mesmo consertar alguma falha no funcionamento

Em situações como essa, o recomendado é recorrer ao suporte profissional especializado, assegurando um serviço de qualidade para o aparelho.

Para não correr riscos na mão de qualquer técnico, acesse o site da TempoTem e conte com uma das equipes mais qualificadas do mercado para te ajudar a instalar a melhor coifa na sua cozinha e ainda efetuar qualquer reparo que possa surgir com o uso. 

Agora, depois de descobrir o que é coifa e como escolher a melhor opção, com certeza sua casa ficará livre de odores de óleo, de gordura ou daquele vapor desagradável das panelas, ficando apenas o aroma gostoso da comida e o clima agradável de uma refeição em família. Nada melhor, não é mesmo?!

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário