Um guia completo para você descobrir qual o melhor ar condicionado de acordo com cada cômodo, além de dicas para escolher o modelo correto e mais econômico!

Descobrir qual o melhor ar condicionado para o seu lar pode ser a salvação nos dias mais quentes e um alívio para o seu bolso com a conta de energia no final do mês — afinal, a ideia de usar o modelo certo do aparelho é aliar eficiência e economia.

Para que você não se engane na hora de instalar o ar na sua casa, a TempoTem preparou um guia completo explicando tudo sobre o equipamento. Vamos lhe ensinar as diferenças entre os diversos tipos para que você adquira o que melhor se adequa às suas necessidades, e que esteja de acordo com o cômodo no qual será instalado.

Embora o ar condicionado seja conhecido como vilão no consumo de energia, a verdade é que ficar sem o aparelho em casa ou mantê-lo desligado somente para economizar é um grande desafio para o bem-estar de qualquer pessoa.

Chega de passar calor! Vamos juntos descobrir qual o melhor ar condicionado.

Porém, escolhendo o modelo adequado para as necessidades do seu lar, pode ser possível driblar o aumento na sua conta de luz e ainda garantir o refresco que a família merece.

Gostou das boas notícias, não é mesmo? Então, continue a leitura para entender melhor sobre o consumo deste aparelho e como optar pela potência e o modelo certos!

Entenda o que é BTU

British Thermal Unit” (BTU) é a unidade de medida utilizada para calcular a energia gasta para refrigerar uma massa — neste caso, o próprio ar. Para saber qual o melhor ar condicionado é preciso conferir a sua potência de acordo com o tamanho do ambiente em m².

Além disso, fatores como a incidência solar e o fluxo de pessoas dentro do local também devem ser avaliados pelo profissional responsável por recomendar qual o melhor ar condicionado. 

E, para não restar nenhuma dúvida a respeito da potência em BTUs e a metragem do espaço no qual será instalado o aparelho, veja abaixo a tabela com a capacidade indicada para cada situação:

Tamanho da áreaAmbiente residencialAmbiente comercial
9 m²7000 BTUs7000 BTUs
12 m²7000 BTUs9000 BTUs
15 m²9000 BTUs12000 BTUs
20 m²12000 BTUs16000 BTUs
25 m²15000 BTUs20000 BTUs
30 m²18000 BTUs24000 BTUs
35 m²21000 BTUs28000 BTUs
40 m²24000 BTUs32000 BTUs
45 m²27000 BTUs36000 BTUs
50 m²30000 BTUs40000 BTUs
60 m²36000 BTUs48000 BTUs
70 m²42000 BTUs56000 BTUs
Para qualquer finalidade, é sempre possível saber qual o melhor ar condicionado de acordo com o ambiente e fluxo de pessoas.

Qual ar condicionado é mais econômico: 9000 ou 12000?

As potências de 9000 e 12000 BTUs estão entre as mais utilizadas para cômodos residências, por refrescarem uma boa metragem de espaço sem gastar muita energia. Porém, para definir na prática qual dos dois será mais econômico, somente analisando as condições do local para instalação.

Isso porque apesar do modelo de 9000 BTUs consumir menos, para refrigerar um ambiente de 15 m² ou mais, com alta incidência solar ao longo do dia e muita movimentação de pessoas, será exigido muito mais esforço do aparelho. 

Quando observamos pontos como estes, concluímos que o equipamento acabará não apenas por consumir mais energia, como também se tornará ineficiente.

Qual o melhor ar condicionado de 12000 BTUs?

A escolha da marca e do modelo são as etapas finais para encontrar o melhor equipamento para uma residência. 

Um Midea 12.000 BTUs, por exemplo, seria uma alternativa bem econômica, enquanto o Samsung Wind Free 12.000 BTUs pode apresentar melhores benefícios, como proteção anticorrosão.

Qual o melhor ar condicionado 12000 BTUs inverter?

Entre as marcas mais populares de ar condicionado inverter — que vamos explicar em detalhes mais adiante —, estão Electrolux e LG.

Comparando dois modelos, temos o Electrolux Split Inverter 12000 BTUs, uma alternativa básica, porém eficiente, e o LG Dual Inverter Voice 12000 BTUs, mais moderno e completo do que o anterior.

Conheça os diferentes  modelos de ar condicionado

Cada modelo de ar condicionado se destaca por oferecer benefícios específicos de uso, embora algumas alternativas estejam perdendo espaço devido à praticidade e eficiência dos lançamentos recentes. 

Logo, se você ainda não sabe qual o melhor ar condicionado para o seu lar, dê uma olhada nas descrições a seguir e veja as principais diferenças entre cada um deles:

Ar condicionado janela

Esse aparelho consiste em uma única peça instalada embutida na parede, deixando à mostra apenas o painel e a saída de ar. 

O modelo é menos potente do que outras opções que você conhecerá ainda neste guia, no entanto, é prático de instalar e cumpre sua função de amenizar a temperatura do ambiente.

Ar condicionado split

Quando a pergunta é qual o melhor ar condicionado, o split é um dos primeiros da lista

Ao contrário do modelo anterior, esse é dividido em duas unidades, sendo uma delas externa, chamada de condensadora, e outra interna, a evaporadora, com funções muito mais precisas.

Ar condicionado portátil

A principal vantagem do ar condicionado portátil é não precisar fazer nenhum tipo de reforma na casa para colocá-lo, já que não é necessário instalação. 

Além disso, o aparelho pode ser levado para qualquer cômodo da casa, aliviando a temperatura exatamente onde você está — ainda que ele seja menos potente.

Ar condicionado central

O ar condicionado central é uma opção mais vantajosa para prédios comerciais e raramente é instalado em casas, já que exige uma estrutura diferente para sua tubulação. 

Portanto, quando quiser saber qual o melhor ar condicionado para ambientes amplos e de altíssimo fluxo de pessoas, lembre-se deste modelo.

Ar condicionado inverter

A função inverter permite que a temperatura do aparelho oscile menos durante o tempo de uso, pois o seu compressor funciona em modo de rotação contínua. 

E, mais do que isso, o modelo se torna também mais econômico graças à estabilidade do seu sistema, sendo um dos melhores em relação ao custo-benefício.

Ar condicionado convencional

Para saber qual o melhor ar condicionado — se o inverter ou o convencional — é preciso avaliar alguns fatores, como o valor de investimento e a necessidade de manutenção

Isso porque ainda que o inverter tenha um ótimo desempenho, o modelo convencional possui uma manutenção mais simples e um preço de mercado mais acessível.

Qual o melhor ar condicionado? Aquele que combina com o seu estilo de vida!

Escolhendo o melhor ar condicionado para cada cômodo

Assim, analisando os benefícios dos diferentes modelos de ar condicionado, fica mais fácil entender a opção mais adequada para o seu lar. Contudo, para facilitar a sua escolha, abaixo fizemos uma lista de indicações para você considerar antes de adquirir o seu aparelho. Dá só uma olhada:

Qual o melhor ar condicionado split inverter?

Se tratando de split inverter, a LG tem disparado na preferência dos usuários e ganhado destaque com os aparelhos Dual Inverter Voice Artcool 12000 BTUs e LG Smart Inverter 11500 BTUs.

Ambas alternativas são indicadas para ambientes entre 15 e 20 m², portanto são ótimos para salas e suítes.

Qual o melhor ar condicionado de janela?

Embora seja um modelo tradicional, muitas marcas ainda investem na fabricação de ar condicionado de janela com recursos mais avançados e modernos

O Springer Midea QCI 10.000 BTUs é um exemplo disso e tem conquistado vários usuários justamente por ter uma instalação muito mais prática.

Qual o melhor ar condicionado portátil?

E, dá sim para ter um ar condicionado portátil e potente o suficiente para levar para qualquer cômodo da casa, como Consul Facilite C1A12AB 12000 BTU

Essa versão pode ser usada até mesmo para ventilar e desumidificar os ambientes, evitando a proliferação de mofo e umidades nas paredes dos cômodos.

Qual o melhor ar condicionado para quarto?

O Electrolux Ecoturbo 9.000 BTUs apresenta a função Eco de economia e autolimpeza, ótimo para quem não quer perder tempo com higienização do ar condicionado diariamente. 

É excelente para quartos, pois poupa na conta de energia e evita problemas respiratórios causados pelo acúmulo de poeira no equipamento.

Qual o melhor ar condicionado: 5 dicas para comprar o certo

Até aqui já deu para entender a diferença entre cada tipo de ar condicionado e ficar de olho nas opções mais rentáveis do mercado, não é mesmo? 

Mas, para decidir na prática qual o melhor ar condicionado para o seu lar, veja cinco dicas que vão lhe ajudar a encontrar o aparelho ideal e tornar mais agradável cada cômodo do lar:

1. Calcule o tamanho do seu espaço

Tire a metragem mais exata possível do espaço em que você deseja adicionar o equipamento e cheque na lista — que você encontra no início deste guia — qual a potência indicada. 

Lembre-se de nunca instalar uma potência abaixo do recomendado para o tamanho do seu ambiente, ok?

2. Analise qual a necessidade do ambiente

Além do espaço, para saber qual o melhor ar condicionado para um cômodo você precisará analisar quais horários o sol incide diretamente no ambiente e qual a frequência de abertura da porta, bem como o fluxo de pessoas ali dentro

E, se atente sempre que, quanto maior forem esses fatores, maior deve ser a potência do aparelho.

3. Cheque a melhor instalação para o local

Já existe um espaço pronto para a instalação do ar condicionado? Caso a resposta seja não, você deverá checar em qual parede a unidade interna poderá ser fixada. 

É importante  avaliar a possibilidade de optar por um modelo portátil — eliminando a necessidade de fazer qualquer tipo de reforma.

4. Encontre o modelo mais apropriado

Depois de avaliar as condições do seu espaço, chegou a hora de ir para as lojas e encontrar as opções que se encaixam no que você procura. 

Se possível, faça mais de um orçamento, incluindo tanto o valor de aquisição dos equipamentos quanto a instalação do aparelho completo.

5. Entenda como o aparelho funciona

Depois de escolher qual o melhor ar condicionado para a sua residência, é fundamental entender como ele funciona para que você e sua família possam fazer o uso correto do produto. 

Isso irá evitar danos ou desconfigurações e ainda descobrirem os períodos de limpeza e manutenção do aparelho — tarefas essenciais para garantir o bom funcionamento.

Agora que você já sabe qual o melhor ar condicionado para você, conte com a equipe TempoTem para te dar todo apoio e suporte!

Agora, com essas dicas, você já sabe tudo sobre os principais modelos de ar condicionado, potências recomendadas e melhores opções do mercado — e está pronto(a) para escolher qual o melhor ar condicionado para refrescar o seu lar sem medo de errar.

Gostou de nossas dicas? Fique sempre ligado em nosso blog. Que tal conhecer um pouco mais sobre nossa sessão de bem estar?

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário