Uma casa com cheiro de tempero em todos os cômodos ou com aquele odor de gordura nos quartos que atrapalha na hora de dormir não é nem um pouco agradável, não é mesmo? Por conta disso e devido ao aumento de pessoas morando em apartamentos e casas menores, os depuradores de ar se tornaram tão necessários quanto a geladeira e o fogão.

Se você quer deixar os ambientes do lar sempre limpinhos e perfumados, a solução é descobrir qual o melhor depurador de ar para cozinha, assim, você irá minimizar os problemas causados pelo óleo e pelo cozimentos de outros alimentos. 

E para lhe ajudar nessa missão, a TempoTem — que é especialista em soluções práticas para serviços residenciais — preparou um guia com dicas imperdíveis para você acertar na escolha e na compra desse acessório essencial em qualquer cozinha. Vamos lá?

O que é um depurador de ar?

Algumas pessoas ainda não sabem o funcionamento de certos itens da casa, o que é extremamente natural, afinal, a modernidade é constante. É por isso que vamos falar um pouco mais sobre o depurador de ar, um eletrodoméstico que veio para facilitar a vida de quem adora cozinhar.

E já que você chegou até este manual e está pensando em adquirir um depurador de ar, é fundamental saber qual o melhor modelo para não errar no investimento. 

O depurador de ar fica instalado em cima do fogão e funciona de forma similar ao exaustor. Ele suga toda a fumaça e gordura que sai diretamente das panelas, filtra e libera esse ar limpo para a cozinha. Além disso, o acessório conta com sistemas de regulagem para controle da sucção, e essa velocidade depende da potência de cada aparelho.

Os de inox têm chamado a atenção por conta da praticidade na limpeza das telas e pela durabilidade. Mas também existem aqueles que optam pelo de aço.

De qualquer forma, ambos são eficazes, tudo depende apenas do planejamento e do gosto pessoal dos donos da casa, combinando o aparelho com os outros eletrodomésticos, como a geladeira e o fogão.

A importância de adquirir um ótimo depurador de ar para cozinha

Escolher o melhor depurador de ar para sua cozinha garante muitos benefícios.

Sabe quando você planeja aquele jantar especial para receber a família ou os amigos mais próximos, e mesmo depois que todos vão embora a casa ainda está cheirando gordura? 

É para evitar este contratempo que você deve saber qual o melhor depurador de ar e investir no seu. Afinal, a principal função dos depuradores de cozinha é diminuir em 50% a emissão desses cheiros de comida que refletem em todos os ambientes e impregnam pelo lar. Ou seja, uma aquisição e tanto.

Sabemos que com a rotina mais agitada e com famílias cada vez menores é comum que a busca por moradias mais enxutas tenha crescido. E embora manter esses locais limpos seja um trabalho menos exaustivo devido à suas pequenas dimensões, alguns pontos negativos existem.

Ter a cozinha em um espaço muito apertado — além da ventilação restrita — são alguns desses problemas. A solução? Um depurador de ar em cima do fogão e nada de mau cheiro pelos cômodos.

Vale frisar que outra vantagem desses aparelhos é que, juntamente dos cheiros e das fumaças, eles também sugam a gordura que ficaria disposta pelo fogão e pelo piso. Dessa forma, as limpezas e a atenção frequente com tal compartimento da casa diminuem e os moradores têm um lar sempre limpo e organizado.

Qual o melhor depurador de ar: 3 pontos que você deve saber 

Saiba quais são os 3 pontos principais que você deve considerar na hora de escolher qual o melhor depurador de ar para cozinha.

Agora que você já sabe a importância e como funciona este aparelho, é hora de descobrir qual o melhor depurador de ar para cozinha e escolher o modelo perfeito para cumprir as necessidades da sua rotina familiar — além de caber no seu bolso e combinar com a sua decoração.

E antes de mais nada, já adiantamos: por uma questão estética, é sempre aconselhável que o depurador de ar case com o fogão, como se fizessem parte de uma mesma peça, ok?

Para não te deixar com nenhuma dúvida, vamos te mostrar 3 fatores importantes que devem ser analisados durante a aquisição do depurador de ar para sua cozinha. E fique tranquilo, pois logo na sequência falaremos também dos modelos mais queridinhos e bem recomendados do mercado.

1. De olho no tamanho ideal

Mesmo que você não seja arquiteto e sequer tenha solicitado esse serviço para o desenho ou planejamento da sua cozinha, ter uma trena resolve o problema. 

Você deve medir o tamanho do fogão e saber a quantidade de bocas que ele contém, além de ter conhecimento da metragem do espaço onde ficará o depurador e se ele será instalado ao lado de um móvel planejado.

Ou seja, antes de comprar o seu aparelho, meça a área disponível na parede, evitando assim trocas ou contratempos com a loja.

De qualquer maneira, os tamanhos padrões dos depuradores de ar para cozinha são de 60 e 80cm. Caso você tenha espaço disponível, opte pelo maior, pois ele cumprirá melhor sua função, cobrindo todo o espaço do fogão que estará abaixo.

2. Medindo a sucção do aparelho

Uma maneira de saber a sucção por hora é medindo o comprimento, a altura e a largura de onde ficará seu fogão e multiplicando esses valores por 4.

Para facilitar, caso sua compra seja feita em uma loja física, pergunte ao vendedor sobre o nível de sucção do aparelho e não se esqueça de analisar a ficha técnica para não ficar decepcionado com o investimento.

Sobre este ponto, temos outra dica. Se o seu ambiente for maior e o depurador de ar não cumprir com a sucção necessária, você pode pesquisar por uma coifa, que é mais potente e possui saída de ar.

Essa solução é utilizada inclusive em restaurantes profissionais e existem modelos de tamanhos variados.

3. Por dentro da limpeza e da manutenção

Para a limpeza do seu aparelho é importante saber o valor do filtro de carvão que ele utiliza e onde comprá-lo, pois muitas das empresas vendem depuradores de ar sem esse serviço semestral de manutenção.

Portanto, pesquise por estabelecimentos confiáveis e com boas avaliações para realizar essas tarefas. Afinal, você compra um eletrodoméstico para que ele dure o maior tempo possível, certo? E para mantê-lo funcionando corretamente, é essencial ter o cuidado com a higienização. 

Modelos de depuradores de ar para cozinha

Conheça os melhores modelos de depurador de ar para sua cozinha

Agora que você já sabe todas as informações necessárias para escolher um bom aparelho, vamos abordar abaixo os modelos e marcas com boas avaliações dentro da categoria. São elas:

Colormaq Cook Preto

Com o visual super moderno — e um excelente preço —, o Colormaq Cook Preto é um ótimo aparelho para quem não pode gastar muito, mas quer manter a casa cheirosa. Seu tamanho é ideal para fogão de 4 até 6 bocas e possui uma dupla filtragem que suga tanto as fumaças como a gordura.

Um ponto negativo é que este aparelho não é bivolt — ou seja, caso você mude futuramente, isso pode ser uma problema. Além disso, ele possui ruídos altos que acabam sendo incômodos para quem mora em apartamentos com paredes finas.

Depurador Suggar Coifa Slim 

Um dos melhores aparelhos — por ser também uma coifa — é o Depurador Suggar Coifa Slim. Ele possui uma excelente sucção por metro, é bivolt e seu design é moderno e atraente. Além disso, conta com opções de velocidade e dupla filtragem, é silencioso e consome pouca energia.

Depurador Slim Philco

Já que estamos falando de aparelhos com dupla função, o depurador de ar Slim Philco também é um exaustor.

Sua desvantagem é o fato dele não ser bivolt, mas em contrapartida é compacto — sendo ideal para apartamentos planejados com cooktop — e possui uma luz que fica em cima do fogão. Além disso, seu visual é moderno e prateado, portanto é fácil de combiná-lo com os outros eletrodomésticos. 

Fischer Power Steel

Por ter apenas 60cm, o Fischer Power Steel é um excelente depurador de ar para cozinha de apartamentos e kitnets. E apesar do pouco tamanho, esse aparelho possui uma ótima potência que consegue comportar bem a fumaça e a gordura, deixando para trás até mesmo os modelos maiores. 

Esse acessório não faz muito barulho e tem uma lâmpada frontal que ajuda no preparo dos alimentos. Porém, apesar das vantagens, ele não é bivolt e seu filtro é feito com tecido sintético que precisa ser trocado de forma periódica — a cada um ou dois meses.

Consul CAT60GRANA

Esse modelo possui dois tamanhos — tanto de 60cm quanto de 80cm — e é feito de inox, o que garante uma maior durabilidade por não enferrujar. Além disso, também pode ser utilizado como exaustor, necessitando apenas que a residência tenha uma saída de ar.

Ainda sobre o Consul CAT60GRANA, ele possui lâmpada na parte frontal e velocidade que pode ser definida pelo cozinheiro. Esse aparelho também não é bivolt, portanto é necessário escolher corretamente de acordo com a voltagem da sua casa no momento da compra, ok?

Como fazer a manutenção e a instalação do depurador de cozinha?

A instalação e manutenção correta do depurador é essencial para manter o aparelho em bom funcionamento por mais tempo. 

De nada adianta comprar o aparelho mais caro e que possui as funções mais modernas, se ele não for bem cuidado e instalado corretamente.

No caso de filtros com tecidos sintéticos, a troca deve ocorrer mensalmente para casas onde as famílias cozinham quase diariamente. Já para os filtros de carvão, essa troca é mais demorada, levando até 5 meses.

E agora que você já sabe qual o melhor depurador de ar de cozinha e vai adquirir o seu, que tal garantir que ele esteja em boas mãos na hora da instalação e da limpeza?

Para isso conte com os serviços da TempoTem. Através da nossa plataforma online, você seleciona o serviço residencial que procura, escolhe o horário que for conveniente e nós enviamos o profissional mais qualificado e recomendado para lhe atender. 

E caso queira ser um prestador de serviços da TempoTem e realizar instalações de depuradores, como as desse artigo, é só baixar o nosso APP na Google Play e fazer parte do nosso time

Curtiu? Então e deixe que nós cuidamos da sua casa sem pesar no seu bolso!

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário