A reforma apartamento novo é sempre uma das metas mais desejadas de quem acabou de adquirir seu imóvel é quer deixá-lo com a cara dos novos donos antes mesmo da mudança. 

Porém, para que seu futuro lar possa ficar pronto no tempo esperado e do jeito que você planejou, seguir o checklist para reforma de apartamento novo é indispensável. A TempoTem elaborou um guia completo que te ajudará com cada detalhe.

É verdade que toda obra pode ser cansativa e, quando não bem organizada, deixa muitas pessoas com trauma de outros reparos que tenham de ser feito na casa. Entretanto, saiba que com a reforma para apartamento novo não precisa ser assim e você é capaz de concluir o seu apê sem enfrentar problemas. 

Mas, para isso, é claro que será necessário fazer um planejamento completo, conhecer as etapas da reforma e aproveitar todas as dicas que vamos mostrar ao longo deste manual. Então, continue a leitura para não perder nenhum truque!

O planejamento da reforma do apartamento novo

Desmistifique a dificuldade de reformas em apartamento novo.

Com as chaves em mãos, falta pouco para que você e sua família possam curtir cada parte do novo apartamento, mas antes disso ainda é preciso cuidar da parte da reforma

Por mais que a ansiedade em finalizar tudo e realizar a mudança seja grande, o nosso principal conselho é manter a calma para evitar que qualquer pormenor mal executado se torne uma dor de cabeça posteriormente.

Isso porque a reforma de apartamentos novos envolve questões administrativas e muita cautela no andamento de cada etapa da obra — e que somente um bom planejamento poderá dar conta. 

Afinal, assim seja qual for o imprevisto que surgir, os profissionais contratados poderão identificar o problema rapidamente e, juntamente dos proprietários, encontrar a melhor solução.

É fundamental se preparar com antecedência e ter em mente que muitos detalhes que você nem imaginava vão ocupar parte da sua reforma de apartamento novo até que a parte importante comece — ver os cômodos ficando prontos, os móveis chegando e a decoração ficando pronta, por exemplo.

E um desses detalhes que vai envolver uma boa papelada é o plano de reforma, como você verá a seguir

O que é um plano de reforma?

A reforma para apartamento novo exigirá que o seu projeto passe por uma avaliação e aprovação do condomínio. 

Trata-se da NBR 16280, norma que regula e assegura que o plano de reforma do seu apê não afete as demais unidades, tampouco a estrutura do prédio. Portanto, este é um protocolo de segurança que não pode ser evitado ou burlado em hipótese alguma.

Para preparar o plano de reforma, você precisará de um arquiteto, um engenheiro ou uma construtora que seguirá todas as normas técnicas na elaboração do seu projeto. 

Desse modo, é comum que alguma alteração que você deseja fazer não seja permitida, como mudanças estéticas na parte externa da sua unidade, alterações no encanamento de água ou gás e, principalmente, a remoção de paredes estruturais.

É imprescindível contar desde o início com o suporte de um especialista de confiança para orientar os seus propósitos pessoais na reforma de apartamento novo, com o plano de reforma que será aprovado pela equipe técnica do condomínio — equipe que deverá supervisionar a obra periodicamente até sua conclusão.

Etapas da reforma de um apartamento novo

Saiba quais etapas seguir durante uma reforma.

O plano de reforma é apenas um elemento de todas as etapas da reforma para apartamento novo. Existem outras funções muito importantes que ficam a cargo do proprietário e dificilmente você conseguirá terceirizá-las integralmente. 

Mas, a parte boa é que a cada etapa concluída, mais perto você fica de entrar no apê pronto para ser a sua nova morada.

Para que você possa começar a se planejar de acordo com as diferentes fases da reforma de apartamento novo — e não se perca no meio de todas as obrigações e documentações —, listamos quais são as etapas iniciais e a importância de cada uma delas para o andamento da sua obra:

1. Contratação do arquiteto

Na reforma de apartamento novo, o arquiteto é um dos profissionais mais importantes e deve ser o primeiro a ser contatado. 

É ele quem prestará auxílio com a parte burocrática, além de dar uma direção sobre quais as próximas tarefas a serem cumpridas, quais outros prestadores de serviços que precisarão ser admitidos, além de fazer indicações de lojas e produtos de qualidade.

2. Elaboração do projeto

Com o arquiteto fechado, chegou a hora de colocar o seu plano no papel. Descreva exatamente como você deseja que fique cada cômodo, incluindo o design e a estética de sua preferência. 

Este também será o momento de firmar o plano de reforma conforme a legislação e as normas de segurança estabelecidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e pela convenção do condomínio.

3. Escolha dos fornecedores

Você já tem uma loja de confiança para comprar os materiais de construção, as louças e o box de banheiro, as portas para os quartos, entre outros itens? Pois é, entenda que vale a pena consultar os valores e a credibilidade das suas opções antes de comprar o material. 

Faça o mesmo com eletricistas, pedreiros, técnicos e auxiliares que farão todo o serviço dentro do seu lar, e feche com quem for mais acessível e qualificado.

Execução do projeto

Depois da aprovação do plano de reforma de apartamento novo, da contratação da equipe e da compra dos materiais, finalmente chegou o momento de ver o seu apê começar a ganhar a sua cara. 

Mas não descuide, essa é uma das etapas mais delicadas e exige atenção redobrada em todos os cômodos. Para isso, ter em mãos um novo checklist da obra fará toda diferença.

Checklist para reforma de apartamento novo

Os mínimos detalhes importam quando falamos de reforma de apartamento novo.

Você já entendeu que cada fase da obra possui várias tarefas diferentes e importantes para o andamento da obra, certo? E também sabe que muitas delas serão indicadas pelo seu arquiteto ou resolvidas por ele.

No entanto, saber o que precisará ser cumprido para que os próximos passos sejam dados é essencial. Para isso, confira um checklist para reforma de apartamento novo com tudo o que você não pode se esquecer:

Buscar referências e indicações

Você sabe exatamente como quer deixar cada ambiente da residência? Busque inspirações em blogs de decoração e em revistas de ‘casa e décor’, para repassar a sua ideia para o arquiteto. 

A partir disso ele poderá dar sugestões do que funciona para o seu espaço e esboçar o design e a decoração do projeto.

Calcular orçamento e investimento

Depois de definir o que você deseja fazer, é fundamental colocar os valores na ponta do lápis. Busque orçamentos em mais de uma loja e calcule se os preços estão dentro do que você pretende gastar com a reforma para apartamento novo. 

Lembre-se que nem sempre pagar mais barato é sinônimo de vantagem. Os serviços e materiais precisam ter qualidade.

Assinar contrato com os profissionais

O contrato é a sua garantia de um trabalho bem feito e entregue dentro do prazo. Logo, não abra mão assiná-lo com todos os profissionais envolvidos. 

Cheque a possibilidade de fechar um convênio com as lojas de materiais e decoração — e aqui, saiba que muitos arquitetos e designers de interiores já possuem esse acordo com os fornecedores e costuma valer a pena.

Montar um cronograma de tarefas

Em parceria com o arquiteto e a equipe responsável pela realização da obra, deve ser montado um cronograma de tarefas

Esse será mais um checklist para reforma de apartamento, mas com detalhes mais técnicos a respeito construção em si — o que permitirá que você tenha controle sobre o andamento de cada cômodo e uma data prevista para a entrega do apê.

Preparar a documentação necessária

A primeira data do seu cronograma de tarefas é a entrega dos documentos. Eles precisam ser preparados com certa antecedência, combinado? 

Por isso, não esqueça de tirar cópias da convenção e do regimento interno do seu prédio para repassar ao arquiteto e demais profissionais responsáveis pelo plano de reforma.

Iniciar a reforma de apartamento novo

A última tarefa deste checklist — mas não a última do projeto — é, de fato, o início da reforma de apartamento novo. Agora a obra segue nas mãos dos profissionais escolhidos e a sua tarefa é ficar de olho se tudo ocorre como o planejado

Uma lista de tarefas ou outra do cronograma ficará sob sua responsabilidade, como a escolha de torneiras, das pias, dos revestimentos, dos itens decorativos do quarto e outros detalhes que surgirão já próximos da finalização do apartamento.

5 dicas para a reforma do apartamento novo

Conhecendo as etapas e com o nosso checklist, ficará muito mais fácil guiar a reforma de apartamento novo desviando dos problemas que perseguem as obras. 

Mas, além disso, temos ainda mais 5 dicas extras que podem salvar a sua pele — e o seu bolso — caso algum imprevisto insista em aparecer. Veja:

1. Tenha um projeto para cada cômodo

É importante ressaltar a necessidade de ter um projeto para encaminhar o trabalho dos profissionais. Eles precisam saber exatamente o que será feito em cada cômodo — como o estilo do escritório, por exemplo. 

Portanto, não faça um plano de reforma pela metade, nem deixe detalhes para resolver depois, e só comece a reforma do apartamento novo quando tudo já estiver definido.

2. Atenção com a parte elétrica e hidráulica

Um deslize frequente é esquecer de observar onde você precisa de tomadas e de iluminação em cada ambiente — e viver com extensões espalhadas pela casa não é nada bonito e nem seguro. 

Por isso, veja bem se será necessário acrescentar plugues elétricos extras em algum local e evite quebrar paredes depois do apê pronto. Ah, e cuidado para não furar ou quebrar nenhuma região com tubulação hidráulica.

3. Escolha bem todos os materiais

Como já mencionamos anteriormente, o mais barato pode até ser melhor para o seu bolso, mas pode ser o pior para a estrutura e o acabamento da reforma de apartamento novo. 

Então, cuidado para certas economias não custarem bem mais caro futuramente e escolha materiais de qualidade e lojas com uma boa credibilidade — de preferência indicadas pelo arquiteto.

4. Conte com profissionais de qualidade

A mesma dica anterior vale para os profissionais — afinal, a mão de obra é um dos elementos principais para que o seu apê fique do jeito que você sonhou. 

Na TempoTem, por exemplo, é possível encontrar técnicos especializados para realizar diversos serviços domésticos, como instalação de ar-condicionado, reparos elétricos e hidráulicos e até pintura e decoração. Clique aqui para visitar a plataforma e saber mais!

5. Visite a reforma do apartamento novo

E, apesar de tudo estar encaminhado, é essencial acompanhar de perto a reforma do apartamento novo, pois somente o proprietário saberá se cada parte está ficando do jeito desejado. 

Além disso, visitar a obra com frequência é uma forma de evitar que as irregularidades passem despercebidas. Portanto, mantenha a atenção.

Agora não falta mais nada para começar a programar a sua reforma do apartamento novo, não é mesmo? Faça todo o planejado e siga o checklist para ter o seu lar pronto para receber quem você mais ama o quanto antes. 

Não esqueça que a TempoTem está à disposição para contribuir com a finalização do seu imóvel e facilitar a sua vida com todos os reparos e obras!

Autor

Bianca Maria Dos Santos

Analista de produtos. Especialista em desenvolvimento de produtos e novas soluções na prestação de serviços. Curiosa do mundo dos e-commerces, marketplaces e marketing digital. Apaixonada por inovação, negócios, música e gastronomia.

Deixe seu comentário