O serviço de dedetização residencial é um dos mais importantes para se manter a segurança e bem-estar dentro do lar. No entanto, atenção: antes de contratá-lo é preciso entender como esse processo funciona, quais insetos e roedores ele elimina e que cuidados tomar enquanto os produtos estiverem em ação no ambiente. 

Por isso, pensando sempre em proteger a sua família e deixar sua casa organizada, a TempoTem preparou um guia completo sobre o assunto, respondendo as principais dúvidas a respeito dos serviços de dedetização doméstica.

Sim, caso você tenha se deparado com ratos, baratas e outros insetos passeando pela casa, talvez seja a hora de contratar os serviços de dedetização residencial para controlar as pragas que estão tirando o sossego dos moradores. 

Mas antes, entenda que existem algumas informações e orientações de segurança que você deve conhecer para garantir que somente esses “visitantes indesejados” sejam eliminados do local e fiquem fora o máximo de tempo possível. Vamos lá?

O que é dedetização residencial?

O serviço de dedetização residencial consiste na aplicação de venenos e produtos para eliminar pragas que circundam as áreas urbanas, como ratos, baratas, formigas e escorpiões — a depender do procedimento adotado pela empresa contratada. 

Ao contrário do inseticida convencional, que apenas mata o inseto quando aplicado diretamente nele, esse processo extermina até mesmo os ninhos escondidos nas paredes, chão e caixas de esgoto.

Devido ao uso de produtos extremamente tóxicos, o serviço de dedetização residencial só pode ser realizado por empresas autorizadas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)

As substâncias devem ser aplicadas como gel, pó químico ou pulverização, e os profissionais precisam estar devidamente protegidos com equipamentos de segurança.

Vale ressaltar que a dedetização residencial não é obrigatória, mas deve ser solicitada caso outros métodos de controles de praga não tenham obtido sucesso

Além disso, a credibilidade da equipe contratada — bem como a regulamentação da empresa e o uso de produtos aprovados pelo órgão responsável — é imprescindível para efetuar o procedimento sem causar danos para a saúde dos moradores.

Desinsetização ou dedetização?

Em algumas regiões, o serviço de dedetização residencial tem ganhado uma nova nomenclatura, passando a ser chamado de desinsetização

Isso porque a palavra dedetizar vem da sigla DDT (diclorodifeniltricloroetano), um inseticida extremamente agressivo, de alta permanência no ambiente, e que foi muito utilizado até a década de 70.

Apesar do DTT não ser mais empregado nos serviços de dedetização residencial — tendo em vista a segurança dos habitantes e animais de estimação —, o termo dedetizar ainda é utilizado quando se refere ao extermínio de diversos tipos de pragas e não apenas insetos ou roedores isoladamente. 

Atualmente, algumas empresas estão optando pelo uso da palavra desinsetizar, mas, popularmente, a expressão dedetizar continua sendo bastante falada.

Embora haja confusão entre os dois termos, a desinsetização consiste basicamente em dedetizar baratas, formigas e outros tipos de insetos voadores. Já desratização é o termo recomendado para a dedetização para ratos

Sendo assim, entre desinsetização ou dedetização ambas as nomenclaturas estão corretas, ainda que a segunda seja a mais utilizada para se referir ao procedimento que elimina as duas pragas.

Dúvidas sobre o serviço de dedetização residencial

Quais pragas são exterminadas? Quanto tempo ficar fora? Confira abaixo e muito mais!

Se você nunca solicitou um serviço de dedetização residencial — ou não recebeu uma assistência completa quando contratou o procedimento para o seu lar —, é possível que tenham surgido algumas perguntas sobre como funciona este método de extermínio de pragas e quais cuidados você precisa ter durante a aplicação dos produtos, acertamos?

Para que você tire todas as suas dúvidas com este guia e garanta a segurança da sua família, nossos especialistas fizeram uma seleção com as principais questões sobre a dedetização residencial. Confira só:

Para quais pragas serve a dedetização?

Em geral, o serviço de dedetização residencial extermina pragas como baratas, formigas, pulgas, cupins e ratos

Entretanto, cada empresa pode oferecer uma cobertura diferente de inseto e/ou roedor, por isso é fundamental consultar quais estão inclusas no pacote e quais não serão eliminadas — tendo em vista que dificilmente uma residência é atingida por todas elas.

Quanto custam os serviços de dedetização?

O valor dos serviços de dedetização dependem de quais pragas serão exterminadas, qual o produto utilizado pelos profissionais e qual a metragem da área a ser dedetizada. 

Algumas companhias podem optar por realizar uma visita técnica para definir o orçamento, enquanto outras determinam um preço fixo para cada condição de serviço — portanto, vale checar qual opção mais completa para a sua necessidade.

Na TempoTem, por exemplo, o procedimento é de excelência e tem o melhor valor do mercado: custa apenas a partir de R$ 202,00 com a possibilidade de parcelar o pagamento. Ou seja, hoje em dia existem muitas opções acessíveis para o seu bolso.

Dedetização: quanto tempo ficar fora?

Como mencionamos, o serviço de dedetização residencial pode ser feito com aplicação de gel, pó químico ou pulverizado

Para essas duas últimas opções é extremamente recomendado deixar o local enquanto o procedimento estiver sendo realizado. 

Para aplicações em gel, o ideal é retirar crianças, idosos e animais de estimação do ambiente a fim de evitar possíveis contatos com o material tóxico. Após a casa dedetizada, o recomendado é a família ficar fora por, em média, 4 horas.

Quando contratar uma dedetização residencial?

Quando as pragas se tornarem frequentes, o serviço de dedetização residencial é necessário. 

Para o método seguir sua eficácia, é fundamental manter a frequência de ao menos seis meses entre uma aplicação e outra para garantir o distanciamento dos insetos e roedores, prevenindo o surgimento de novos ninhos — como falaremos a seguir.

A importância de dedetizar a casa periodicamente

É indicado dedetizações residenciais periódicas principalmente para quem mora próximo de áreas verdes.

Precisamos destacar que o serviço de dedetização residencial não é permanente. Ou seja, sua duração possui um tempo limitado, e após o vencimento da aplicação é necessário solicitar novamente a visita dos profissionais. 

Em média, a dedetização para ratos, baratas e outros insetos costuma durar por três meses com alta eficácia e até seis meses com o potencial reduzido.

Se você já identificou quais são as pragas mais resistentes na sua casa e os métodos convencionais de extermínio — como inseticidas e pesticidas comercializados em mercados, por exemplo — não surtiram efeito, o serviço de dedetização residencial será a alternativa mais indicada, contudo uma única aplicação pode não ser o suficiente.

Dessa forma, as primeiras vezes que for dedetizar baratas, insetos e ratos, tenha em mente que será necessário efetuar o procedimento ao menos duas vezes no ano

Após esse período, converse com os profissionais e observe dentro dos ambientes se há algum sinal de retorno das pragas. Em algumas situações o serviço de dedetização residencial deve continuar sendo feito como método preventivo.

Tempo mínimo de aplicação dos produtos

O excesso de aplicações dos produtos de dedetização residencial também pode prejudicar a saúde da sua família — afinal, a substância tóxica tende a permanecer mais tempo nos cômodos, podendo entrar em contato com o organismo com facilidade. Em casa com crianças, idosos e animais de estimação o risco é ainda maior.

Ainda que os casos mais graves de ataques das pragas exijam uma manutenção da dedetização a cada três meses, a dosagem dos produtos deve ser reduzida

Logo, contrate o serviço de dedetização residencial no máximo duas vezes ao ano e confira com o profissional a necessidade de novas manutenções — sempre seguindo todas as medidas de segurança e o distanciamento durante as aplicações.

Cuidados após dedetização e desinsetização

Nunca deixe crianças, animais, idosos e alérgicos no local antes de 24 horas!

Logo após o procedimento de dedetização ou desinsetização, se o método utilizado for o pó químico ou a pulverização, é bem comum que o ar do ambiente fique alterado durante algumas horas. 

Para evitar intoxicação por inalação ou toque sem enfraquecer a eficácia do produto, é essencial tomar alguns cuidados. Veja abaixo quais são eles:

Aguarde 4 horas para retornar para o ambiente

Adultos sem problemas respiratórios podem retornar para a residência dedetizada após 4 horas da finalização do procedimento. Animais de estimação, crianças, idosos e pessoas alérgicas devem aguardar ao menos 24 horas para voltar ao ambiente — Portanto, dormir em outro local na primeira noite depois de se dedetizar a casa.

Não higienize o lar nas primeiras 24 horas

As primeiras 24 horas são muito importantes para o produto agir nos ninhos dos insetos, por isso a casa não deve ser higienizada durante esse período. 

Todos os pertences que ficarão no local durante o serviço de dedetização residencial — como eletrodomésticos e móveis — precisam ser cobertos com uma lona plástica para evitar a contaminação.

Cuide sempre da limpeza residencial

Para que o serviço de dedetização residencial dure por muito mais tempo, é indispensável cuidar da limpeza da casa

Evite deixar resíduos de comida espalhados pelo chão, retire o lixo no mínimo duas vezes por semana, tampe lixeiras, ralos e pias e faça uma faxina completa com desinfetantes semanalmente. Você pode ainda optar por contratar um profissional para fazer essa limpeza profunda quando preferir.

Mantenha os ambientes arejados e iluminados

Muitas pragas urbanas têm preferência por ambientes úmidos, escuros e sem ventilação, o que pode reduzir a eficiência do serviço de dedetização residencial. 

Por esse motivo, mantenha sempre portas e janelas abertas para receber a luz solar e a ventilação natural, e conserte qualquer vazamento ou infiltração que possa ocasionar a umidade nos cômodos.

Não guarde dúvidas sobre a dedetização residencial

Em hipótese alguma guarde dúvidas sobre os procedimentos da dedetização residencial, pois seguir todas as orientações de segurança é uma das partes mais importantes para ter 100% de eficácia no serviço e assegurar o bem-estar e a saúde da sua família. Nessa hora, contar com uma equipe especializada faz toda diferença.

Como já te demos a dica, na TempoTem você pode contratar o serviço de dedetização residencial por um preço acessível e com toda a assistência e qualidade oferecida por profissionais qualificados. 

Além disso, o plano anual TempoTem Casa é ideal para você poder realizar qualquer reparo doméstico de emergência e economizar dinheiro. São mais de 119 serviços disponíveis

Bom, viu só como o serviço de dedetização residencial é importante para a segurança de todos os moradores do seu lar? Com uma equipe qualificada e os cuidados certos você pode manter todas as pragas indesejadas longe da sua residência e aproveitar o melhor lugar do mundo sem medo dos invasores. 

Quer coisa melhor?! Clique no botão abaixo para conhecer todos os serviços da plataforma e solicitar os seus agora mesmo!

Autor

Bianca Amaral

Apaixonada por e-commerce e com mais de uma década atuando entre as áreas de Marketing e Inovação. Trabalhou com Eventos, “produtização” de Serviços e lançamento de Produtos, liderou a idealização e lançamento do Marketplace no Walmart.com Brasil e o lançamento de categorias na Amazon Brasil. Na TempoTem, dedica-se a trazer a simplicidade do e-commerce de Produtos para transformar o mercado de Serviços. Nas horas vagas, desdobra-se entre os papéis de mãe, atleta amadora de corrida de rua e entusiasta da cozinha saudável.

Deixe seu comentário