Cada modelo de suporte para fixar prateleira na parede atende a uma necessidade e tem seu modo de instalação. Por isso, pensando em te ajudar e em facilitar a sua vida, a TempoTem montou um guia completo explicando quais são as características dos principais suportes e qual a melhor maneira de fixá-los na parede.

Antes de mais nada, vale lembrar que as prateleiras, além de serem funcionais na hora da organização da casa, trazem um charme a mais na decoração do ambiente, e por isso tornaram-se tão essenciais. 

Colocá-las na parede, à primeira vista, pode aparentar ser uma tarefa fácil, mas o problema começa quando você não sabe sequer qual o suporte para fixar prateleira na parede escolher. 

Então, para que este assunto não seja mais um problema na hora de reformar ou repaginar a residência, continue a leitura e confira todas as dicas e o passo a passo simples e prático que separamos.

Os 7 tipos de suportes para fixar prateleira na parede

Descubra quais são os diferentes tipos de suporte para fixar prateleira na parede!

No mercado existe uma variedade de suporte para fixar prateleira na parede, que vai desde os mais simples — como os de mão francesa — antes os mais diferenciados, que inclui o suporte pelicano. 

Cada um desses modelos possui características específicas para os diferentes tipos de prateleiras, portanto, abaixo te explicaremos quais são os principais tipos e suas finalidades:

1. Mão francesa simples 

Entre os modelos de suporte para fixar prateleira na parede, a mão francesa simples é o mais tradicional e conhecido. Uma das vantagens é a instalação fácil e rápida, além do fato de poder ser usada em diferentes tipos de estantes. 

O seu design moderno também é um ótimo aliado para a decoração do ambiente. Não se engane, a estrutura apesar de simples possui uma longa durabilidade, evitando assim a necessidade de trocas regulares.

2. Mão francesa reforçada

Possui estrutura e aparência semelhante a mão francesa simples, contudo, o seu diferencial está presente no material, que como o próprio nome sugere é reforçado

Esse tipo de suporte para fixar prateleira na parede é ideal para segurar superfícies onde serão usados equipamentos mais pesados. Além disso, também pode ser utilizado para sustentar pias e bancadas de mármore.

3. Mão francesa colonial

Além de toda estrutura e funcionalidade característicos desse modelo de suporte para fixar prateleira na parede, o design colonial é o destaque, podendo ser usado, inclusive, como item de decoração. 

Essa é a opção ideal para ser utilizado em quartos, salas ou até mesmo em espaços dedicados à jardinagem, pois os adornos inspirados na arquitetura de época conferem ao ambiente todo um toque vintage.

4. Suporte embutido

O suporte embutido para fixar prateleira na parede tem como principal vantagem oferecer um visual clean — afinal, a forma de sustentação se dá através do sistema de embutir. 

Contudo, uma das ressalvas é quanto ao peso suportado, pois esse modelo é indicado para segurar itens de decoração leves, objetos pequenos e até mesmo livros, mas sem excessos.

5. Suporte invisível

O suporte com ventosa é conhecido como invisível por ser discreto e transparente. Esse tipo de suporte para fixar prateleira na parede é ideal para sustentar as estantes de vidro, pois as ventosas garantem uma fixação mais segura e evita que a base se movimente. 

Vale lembrar que este modelo é encontrado facilmente no mercado e com preços bem acessíveis.

6. Suporte pelicano

O nome desse suporte para fixar prateleira na parede é associado a uma ave devido o seu design ser em formato de bico de pelicano. O modelo pode ser utilizado em diversos tipos de prateleiras, pois um dos grandes diferenciais são os contatos emborrachados que o suporte possui. 

Além de garantir uma maior fixação, não danifica a superfície das prateleiras. Outro ponto positivo é que o bico pode ser regulado de acordo com as espessuras da base.

7. Suporte fenda

Esse tipo de acessório é usado principalmente em prateleiras de vidro — e, em alguns casos, nas versões de acrílico e de madeira. 

Seu design é o que o torna diferente dos outros modelos de suporte para fixar prateleira na parede, pois a estrutura é simples e compacta, o que oferece funcionalidade e deixa as prateleiras organizadas e bonitas, conferindo uma visão limpa ao ambiente.

Melhor suporte para fixar prateleira na parede de diferentes materiais

Saiba abaixo qual suporte correto para diferentes situações.

O tipo certo de suporte para fixar prateleira na parede varia de acordo com o material e a finalidade da mesma. 

Algumas são utilizadas para sustentar itens de decoração, como quadros e jarros de plantas, enquanto outras servem de apoio para potes de mantimentos comumente usados em dispensas, por exemplo. 

Dessa forma, confira qual o melhor suporte para os diferentes tipos de prateleiras:

Como fixar uma madeira na parede?

Colas, fita dupla face, pregos ou cabos de aço são opções de suporte para fixar prateleira de madeira na parede. 

Lembre-se que além de serem esteticamente mais bonitas, esse tipo de estante é indicado quando as prateleiras forem usadas como apoio para objetos pesados.

Como fixar prateleira de vidro?

O suporte de fenda é o mais indicado para fixar prateleiras de vidro. Nele, a estrutura é adicionada à parede e a vidraça é colocada na fenda, sendo presa com auxílio de um parafuso. No mercado existem dois tipos deste suporte, tanto redondo quanto quadrado.

Saiba que há uma diversidade de suporte para fixar prateleira na parede que varia de acordo com a espessura do vidro — 4, 6, 8, 10 e 12 mm. 

Além disso, cada par pode sustentar cerca de 60 kg. Deste modo, é preciso observar a largura e a profundidade da prateleira de vidro para escolher o suporte que melhor atende às suas necessidades, e assim realizar a instalação de forma correta

Como fixar uma prateleira na parede?

Em apenas 4 passos você descobrirá como fixar sua prateleira na parede.

O primeiro passo para instalar o suporte para fixar prateleira na parede é separar os materiais

Além disso, é necessário realizar as marcações de direção e furos, perfurar a parede, posicionar o suporte e, por último, fixá-lo com parafusos e uma chave de fenda. 

Outros itens que você precisará são:

  • Fita métrica;
  • Prateleira;
  • Suportes — independentemente do modelo, seguindo as especificações aqui do guia;
  • Broca — na qual a espessura varia de acordo com o tamanho do parafuso;
  • Parafusos.

Para você aprender como fixar uma prateleira na parede de forma prática, separamos o processo em 4 passos práticos: 

  1. Com os materiais em mãos, comece utilizando a fita métrica para estabelecer a altura certa da base
  2. Em seguida, encoste-a na parede e verifique se a marcação está correta. Isso ajuda a evitar que a prateleira fique torta. Aqui, ainda segurando a prateleira na parede, coloque os suportes por baixo e marque todos os furos que serão feitos
  3. Perfure as marcações, coloque as buchas e o suporte no lugar. 
  4. Por último, posicione a prateleira e aperte os parafusos.

Como colocar uma prateleira de madeira na parede?

Para prateleiras de madeira, os suportes tipo mão francesa são ótimas opções. 

Para a instalação correta, atente-se a quantos suportes serão necessários de acordo com a dimensão e profundidade da estante, e siga o passo a passo descrito acima.

Como colocar uma prateleira flutuante?

O primeiro passo para instalar o suporte para fixar prateleira na parede tipo flutuante com ripas é cortar um pedaço de madeira com largura e profundidade suficientes para o encaixe. Em seguida, fixe a ripa na parede com parafusos. 

Saiba que essa é uma forma diferente de suporte para fixar prateleira na parede, pois a prancha precisa ter o fundo oco. 

Assim, realizado o processo que explicamos acima, basta encaixar a prateleira no suporte feito com a ripa e, por último, prender as laterais com parafusos e pregos para garantir uma maior sustentação. 

Uma dica é ficar atento para que não sejam colocados objetos muito pesados em cima de prateleiras flutuantes, pois esse tipo de suporte não garante a mesma sustentação que a mão francesa, por exemplo.

Como colocar suporte invisível para prateleira na parede

Descubra como fixar suporte invisível, o queridinho das decorações.

Embora esse suporte para fixar prateleira na parede funcione por meio de ventosa para sustentar o vidro, sua estrutura deve ser parafusada na parede de forma convencional. Isto porque a ventosa não fixa muito bem no concreto e pode se soltar com facilidade.

Como colocar suporte embutido para a prateleira?

O suporte embutido possui uma característica particular, que é a haste de ferro que fica grudada dentro da peça. Para realizar essa instalação, é necessário seguir todos os passos básicos, com a diferença que a estante também será furada na parte de trás. 

Ou seja, depois do suporte fixado na parede, o passo seguinte é encaixar a prateleira na haste, ok?

Como colocar nicho na parede com fita dupla face?

Por conseguir sustentar objetos pesados — como nichos para decoração —, uma das fitas mais resistentes e recomendadas para esse tipo de instalação é a fita dupla face 3M

Para o processo de instalação, a fita deve ser aplicada na parte de trás dos nichos e, em seguida, é preciso demarcar o local onde o nicho será colocado. Realizada essa etapa, basta apenas retirar a película da fita e pressionar a peça na parede.

Como colocar suporte para prateleira de armário?

O tubinho é o tipo ideal de suporte para prateleira de armário e sua instalação é fácil. Nele, o primeiro passo é fazer as marcações necessárias dentro do armário. 

Em seguida, posicionar o tubinho na marcação e, com a chave de fenda, apertar o parafuso. Aqui, apesar de ser um simples, é necessário atenção para evitar que a prateleira fique desnivelada, ok?

Seguindo essas dicas, escolher o melhor suporte para fixar prateleira na parede ficou muito mais fácil, não é mesmo? Ou seja, agora você já pode instalar suas prateleiras com segurança e ainda garantir um espaço a mais para ajudar na organização e decoração do seu lar.

Na hora da instalação de suportes para prateleiras ou qualquer outro item, não se esqueça que na TempoTem você encontra os melhores profissionais para realizar o trabalho a preço popular

Se interessou? Confira o serviço profissional de instalação de prateleira da TempoTem, a líder em serviços assistenciais.

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário