Montar um bom texto para orçamento pode ser a peça-chave para conseguir fechar uma negociação importante ou até mesmo captar o seu primeiro cliente. 

Por isso, não dá para ter dúvidas na hora de escolher um exemplo de orçamento para seguir ou errar nas informações colocadas na mensagem que será enviada aos interessados em seus trabalhos, certo? 

Por isso, não se preocupe, pois a TempoTem montou um guia completo com tudo o que você precisa saber para fazer um excelente texto para orçamento de serviços.

Antes do passo a passo é importante frisar que muitos profissionais pecam e perdem clientes por não saberem vender o seu trabalho da maneira mais adequada — ou seja, alguns exageram na propaganda, enquanto outros esquecem completamente dela. 

Saiba que depois que o seu público-alvo já demonstrou interesse no serviço, o que você escreve no arquivo do orçamento cumpre o papel de mantê-lo satisfeito com a sua proposta — portanto, não dá para cometer gafes nesta etapa.

Então, continue a leitura para saber como criar o melhor texto para orçamento e dobrar a quantidade de trabalhos fechados mensalmente!

A importância de um bom texto para orçamento

O texto para orçamento é o primeiro documento que trata de maneira formal a negociação entre o prestador e o potencial cliente. 

Logo, ele deve ser muito bem estruturado, conter uma linguagem clara e objetiva, e ainda organizar informações legítimas sobre o serviço proposto e os valores e as condições de pagamento.

Além disso, escolher bem um exemplo de orçamento adequado para o projeto é fundamental, já que esse será o primeiro contato do público com o seu profissionalismo. Ou seja, se o texto for desorganizado, mal escrito e incompleto, as chances do cliente desistir da parceria antes mesmo de começá-la são enormes.

Sendo assim, o texto para orçamento deve ser usado ao seu favor na hora da venda do seu serviço, como uma ferramenta de marketing. 

Obviamente, a estrutura do documento jamais deverá ser igual a um artigo publicitário, mas sim um recurso que apresente uma boa comunicação, organização e experiência — características que chamarão a atenção do cliente e serão confirmadas com a qualidade do trabalho concluído.

O que escrever em um texto para orçamento

O texto para orçamento é a oportunidade perfeita para caprichar no marketing pessoal!

Mas, afinal, o que faz o texto para orçamento ser bom para prospectar mais clientes? Bem, como já mencionamos, ter uma linguagem clara e uma organização apropriada são passos muito importantes, mas não é só isso. 

É necessário saber quais as informações indispensáveis e o que precisa ser esclarecido antes mesmo de um possível contrato. Desse modo, abaixo listamos exatamente o que você não pode deixar de fora do seu texto para orçamentos:

Sua identificação profissional

Você trabalha para uma empresa? Qual o nome dela? Caso não tenha uma, trabalha com emissão de nota fiscal? Qual a sua área de atuação e como o cliente pode entrar em contato com você ou com seu negócio?

Essas são as primeiras questões que devem estar bem claras logo no início de qualquer exemplo de orçamento. Afinal, a sua identificação é a primeira garantia de que o trabalho corresponde ao que tipo de serviço que o cliente procura. 

Se isso não estiver claro para ele ou fugir do esperado, é provável que o negócio não seja fechado. Contudo, atenção: honestidade e clareza nessas informações devem sempre prevalecer, ok?

Descrição completa dos serviços prestados

Grande parte dos profissionais prestam mais de um serviço,  por isso é muito relevante que o cliente saiba de imediato quais tarefas podem contratar você. 

Então, ainda que seja solicitado apenas o orçamento para instalações, por exemplo, descreva também o seu serviço de dedetização ou de chaveiro.

Mais do que isso, é essencial deixar claro no texto para orçamento o que está incluso ou não em cada serviço

Isso evita que o cliente faça cobranças indevidas e garante exatamente quais suas obrigações enquanto prestador de serviços, além de facilitar a negociação dos valores e dos pacotes.

Sobre esse assunto, leia também: Exemplos de prestação de serviços para você trabalhar.

Tabela de valores e pacotes negociáveis

Já que estamos falando em valores, é importante ressaltar que essa é a principal informação do seu texto para orçamento — e, portanto, precisa estar em uma fonte bem compreensível, com tamanho e cor apropriados. 

Além disso, os preços devem estar listados de acordo com a identificação de cada serviço, de modo que não cause nenhuma dúvida ou confusão para o cliente. Caso seja possível negociar preços ou fechar um pacote, é interessante que essa informação também esteja presente.

Os valores podem estar contidos em texto corrido juntamente com a descrição dos serviços ou organizados em uma tabela, contanto que não falte nenhuma informação de preço ou especificação das tarefas. Ou seja, cabe ao prestador identificar qual o melhor exemplo de orçamento para estruturar essa parte.

Condições de trabalho e prazos

Caso haja alguma condição de trabalho em particular que seja responsabilidade do contratante — como fornecer determinadas ferramentas, reembolsar gastos com equipamentos ou com a alimentação dos prestadores envolvidos no trabalho, por exemplo — você também precisa destacá-la. 

E, se houver restrição de dias e/ou horários de trabalho, deve igualmente constar no documento.

Além disso, no texto para orçamento não pode faltar o cronograma completo do serviço e o prazo final para a conclusão do projeto

Vale ainda colocar uma data de expiração para a sua proposta, já que a cotação de produtos e mão de obra pode oscilar dentro de poucos dias — e você não vai querer sair no prejuízo, não é mesmo?

O que não escrever no seu texto para orçamento

Siga as dicas abaixo e consiga aumentar sua rede de clientes!

Colocando as informações corretas no texto para orçamento, você já fica mais próximo de conquistar aquele cliente. 

Porém, para não cometer nenhuma gafe e nem deixar passar algum equívoco que possa prejudicar a negociação, elencamos também três pontos que você não deve escrever no seu exemplo de orçamento. São eles:

Prometer condições que não consiga cumprir

Se a sua empresa não pode arcar com o prejuízo de um atraso de pagamento, não prometa ausência de multa por este motivo. 

Caso você precise de uma semana para finalizar todo o serviço, não alinhe que vá concluir em 5 dias. Seja franco(a) e coloque na proposta exatamente o tempo que você pode cumprir, pois essas informações constarão também no contrato do projeto.

O mesmo vale na hora de requerer condições, ok? Mantenha uma postura correta e solicite apenas prazo, materiais e reembolsos que de fato sejam necessários. 

Afinal, é isso o que confere o seu profissionalismo e assegura que o cliente ficará satisfeito não apenas com o serviço, mas com o prestador de serviço — aumentando as chances de uma nova contratação no futuro e de indicações a amigos e familiares.

Oferecer serviços que não possa garantir qualidade

Caso não possua habilidade para exercer determinada função, não se ofereça apenas para fechar o negócio

Se você sabe instalar um aparelho de ar-condicionado, mas não tem conhecimento sobre o serviço de higienização das peças, não se arrisque com a segunda tarefa e evite a possibilidade de danificar o aparelho e acabar sendo responsabilizado pelo dano.

Essa prática prejudica o seu cliente e, principalmente, você, que perde credibilidade no mercado e poderá ver seu público migrando de uma vez para o concorrente. 

Por outro lado, invista na sua qualificação e coloque no texto para orçamento todas as habilidades que puder comprovar e garantir experiência e qualidade.

Escrever propostas genéricas a todos os clientes

Embora você possa utilizar sempre o mesmo exemplo de orçamento, lembre-se de fazer as alterações necessárias antes de enviá-lo

No cabeçalho do texto coloque as informações do cliente ou da empresa requerente, utilize o pronome de tratamento mais adequado e adapte o restante do documento de acordo com a necessidade do projeto.

Os clientes sempre sabem quando o orçamento é algo copiado e colado da internet, o que pode “colocar em cheque” a sua credibilidade. 

Além disso, todo consumidor, de qualquer serviço, gosta de ser tratado com exclusividade, dessa maneira, evitar os padrões genéricos e personalizar o atendimento desde o texto para orçamento é uma boa alternativa.

3 exemplos de orçamento para você escolher

Pronto, agora você já sabe como escrever o seu texto para orçamento deixando de fora os elementos que possam comprometer o trabalho e incluindo somente as informações mais relevantes para a negociação. 

Para não restar dúvidas de como deve ser a estrutura, trouxemos três modelos para você usar como exemplo de orçamento. Dá uma olhada:

Texto para orçamento de serviço

Para os prestadores de serviço, o documento precisa enfatizar a mão de obra e o prazo de conclusão, além de incluir o tempo que pode levar a execução, uma vez que o cliente precisará se programar para deixar o local livre para o trabalho e manter algum representante supervisionando o andamento da tarefa. Você pode usar o seguinte modelo:

  • Cabeçalho;
  • Endereçamento;
  • Descrição do serviço + valores;
  • Formas de pagamento;
  • Tempo de execução;
  • Previsão de término;
  • Informações adicionais.

Texto para orçamento de produto

De outro modo, o texto para orçamento de produto pode ser mais sucinto, já que não precisa detalhar nenhum termo referente à mão de obra. 

Aqui basta descrever as particularidades do produto, apresentar mais de uma opção de marca ou modelo e determinar preço e frete para entrega. Recomenda-se seguir a estrutura abaixo:

  • Cabeçalho;
  • Endereçamento;
  • Descrição do produto + valores;
  • Formas de pagamento;
  • Data de entrega;
  • Informações adicionais.

Texto para orçamento de obra

Já os exemplos de orçamento para obra precisam ser mais completos e conter algumas informações específicas, como lista e quantidade de materiais necessários; cronograma de execução e a data estimada de conclusão — além, é claro, de descrever minuciosamente todas as etapas e tarefas da obra. 

Veja uma sugestão para o documento:

  • Cabeçalho;
  • Endereçamento;
  • Descrição da obra completa + valores;
  • Solicitação de materiais + valores;
  • Cronograma de tarefas;
  • Formas de pagamento;
  • Prazo de conclusão;
  • Informações adicionais.

Com este guia você pôde entender o papel de um bom texto para orçamento nas suas negociações com clientes e aprender qual a melhor estruturas e informações ideais para colocar no seu documento, certo? 

Então, é só colocar a mão na massa e escolher o modelo sugerido mais adequado para o seu trabalho e personalizar para o público-alvo que você atua.

Se você é um prestador de serviços e está interessado em aumentar a sua clientela, baixe agora mesmo o aplicativo TempoTem Prestador para realizar o seu cadastro e começar a receber ofertas de serviços. Clique aqui para saber mais e fazer parte do nosso time!

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário