Seja na construção ou na reforma da casa e do apartamento, a cozinha merece uma atenção redobrada. É preciso conhecer os tipos de cuba para cozinha e saber qual o ideal para o seu espaço — afinal, além de ser um acessório indispensável para o funcionamento do ambiente, torna-se também parte da decoração. 

Pensando sempre em facilitar a sua vida quando o assunto é instalação, reparo ou qualquer serviço residencial, a TempoTem montou um guia para explicar quais os tipos de cuba para cozinha existem, seus tamanhos e outras informações que auxiliarão sua decisão na compra.

Antes de aprofundarmos o tema, vale frisar que os tipos de cuba para cozinha precisam cumprir um requisito obrigatório: a praticidade

No entanto, vários fatores podem interferir na escolha da peça, uma vez que armários e bancadas também atendem uma função importante na rotina doméstica e todos os móveis e equipamentos precisam “trabalhar” em conjunto.

Então, para não errar na combinação da mobília neste cômodo da casa e escolher a opção correta, continue a leitura e entenda tudo sobre as diferentes funções e tamanhos de cuba de cozinha.

5 tipos de cuba para cozinha

Qual tipo de cuba para cozinha combina com suas necessidades? Confira!

Você pode pensar que a cuba para cozinha é uma peça básica e que não precisa de muita atenção na hora de escolher, mas, calma lá! Sabia que ela existe em versão simples ou dupla? Com vários acabamento, tamanhos e formatos? Não? Pois é. 

Para que aprenda a investir no modelo certo, separamos os principais tipos de cuba para cozinha e informações que te guiarão na hora de decidir a que melhor atende às suas necessidades, além de permitir combinar esse acessório com o resto do mood da casa:

1. Cuba para cozinha de sobrepor 

Alguns tipos de cuba para cozinha são bem parecidas, como é o caso da cuba de sobrepor que se assemelha a embutida. 

Contudo, a principal diferença é que a sobreposta fica por cima da bancada da pia. Dessa forma, a borda fica bem visível, pois, como o próprio nome sugere, é sobressaltada. Outra diferença é que esta não é colada na parte inferior da bancada.

2. Cuba para cozinha embutida

A cuba embutida é a mais comum quando falamos em tipos de cuba para cozinha — e também é a mais vendida no mercado. 

Esse modelo é colado por baixo da bancada, não aparece qualquer tipo de borda e facilita na hora da limpeza, pois não existem empecilhos entre a pia e a peça. Além disso, por ser mais simples, confere ao espaço uma aparência clean.

3. Cuba para cozinha esculpida

Esse modelo de cuba tem se tornado tendência quando o assunto é decoração. A peça é feita com o mesmo material da bancada, que pode ser porcelanato, quartzo, Corian, entre outros. 

Outra característica é o fundo, que pode ser reto ou em rampa. Assim, uma das grandes vantagens é a sofisticação que o item dá ao ambiente — contudo, tenha em mente que essa é a versão mais cara se comparada a outros tipos de cuba para cozinha.

4. Cuba para cozinha dupla

Ideal para cozinhas amplas e que possuem uma bancada mais espaçosa, dentre os tipos de cuba para cozinha esse é o mais indicado para famílias grandes, pois tem dois compartimentos que facilitam na hora da limpeza e organização

Além disso, outro ponto positivo é a possibilidade de realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo, como lavar a louça e higienizar os alimentos.

5. Cuba para cozinha com furo

Alguns modelos de cuba de sobrepor possuem furos que podem ser usados para utilizar com outros acessórios. 

Esse é um dos tipos de cuba para cozinha mais versáteis em termos de reforma, pois permite que você escolha se quer furar a bancada, usar os buracos da cuba ou perfurar a parede para adicionar a torneira.

Entendendo os tamanhos de cubas de cozinha

Saiba o tamanho ideal da sua cuba de cozinha.

Agora que já sabemos quais os tipos de cuba para cozinha existem, devemos ficar de olho em outro ponto importante: a dimensão e a largura que cada uma delas possui

Afinal, quando compradas pela internet, as fotos das cubas acabam nos enganando por não aparentarem tantas diferenças, por isso, alguns fatores devem ser levados em consideração para entender quais os melhores tamanhos de cuba para cozinha de acordo com o seu espaço. São eles:

O tamanho da cozinha e da bancada

No momento de escolher os tamanhos de cubas para cozinha é necessário considerar o espaço que você possui. Assim, as medidas devem ser proporcionais. 

Ou seja, em uma cozinha com bastante espaço e onde a bancada é grande, nada melhor que uma cuba maior. Dessa forma, há um melhor aproveitamento das peças e consequentemente a realização de mais tarefas.

Contudo, se você possui pouco espaço na cozinha, a bancada usada deve ser menor e a cuba utilizada proporcional a ela. Assim, há um aproveitamento mais eficiente do ambiente, além de você conseguir usar a cuba de forma melhor e deixar o cômodo mais harmônico. 

Essa opção é ideal para quem mora sozinho ou não passa muito tempo em casa, pois não há uma utilização tão efetiva da pia.

A largura do armário sob a bancada 

Comprar uma cuba que não cabe no armário pode dar uma baita dor de cabeça. Por isso, recomenda-se que os tipos de cuba para cozinha não ultrapassem a largura do módulo do armário, pois assim não será preciso modificar a divisória ou mexer nas gavetas e prateleiras do móvel.

Outro ponto que você deve ter em mente quando falamos em tamanhos de cubas para cozinha é a torneira, pois sabendo qual será o modelo da sua, fica mais fácil determinar o espaço entre a cuba e a parede, e assim escolher uma ideal. 

Considerando todos esses fatores, o recomendado é escolher a maior cuba dentro dos limites da sua cozinha, pois uma cuba ampla garante mais praticidade.

Escolhendo entre os tipos de cuba para cozinha

Já sabe quais tipos de cuba para cozinha existem? Saiba como escolher o melhor!

Além de ter mostrado acima quais os modelos que existem e como entender o tamanho ideal para sua cuba, agora elencar alguns pontos importantes que deve-se ficar de olho antes de passar o cartão de crédito. Olha só:

Avalie o melhor formato para seu espaço

As cubas possuem diferentes formatos que podem se adequar aos seus gostos e necessidades. Sendo assim, as mais comuns são retangulares com as pontas arredondadas

Contudo, existem outros tipos de cuba para cozinha, como as redondas, que são recomendadas para o bar, a churrasqueira ou outros locais com pouco uso. Outro modelo são as quadradas, menos utilizadas mas que podem ser uma boa opção dependendo do tipo de decoração do seu espaço.

Defina o tamanho certo para a bancada

Como vimos no tópico anterior, a escolha do tamanho de cuba para cozinha deve ser proporcional ao da bancada. 

Por isso, quando a decisão for sobre a bancada, deve-se levar em consideração o espaço do cômodo e suas necessidades, incluindo a quantidade de vezes que a pia é utilizada e se há acúmulo de louças. Definindo isso, será mais fácil escolher entre os tipos de cuba para cozinha disponíveis na loja.

Considere a praticidade para a rotina

Esse é um dos fatores importantes — afinal, sabemos que muitas vezes no dia a dia não temos tempo extra para as tarefas domésticas, não é mesmo? 

Nesse caso, uma cuba mais simples, sem muitos acessórios e que facilite a rotina é a mais indicada. Ou seja, para quem quer praticidade, os tipos de cuba para cozinha que melhor se encaixam são as embutidas.

Combine com a decoração do ambiente

Além de funcional, a cozinha também precisa ser harmônica, concorda? Sendo assim, nada melhor do que escolher peças que conversem com a decoração do espaço

Seja você clean, sofisticado(a) ou mais ousado(a), saiba que existem tipos de cuba para cozinha que combinam com seu gosto, basta procurar a que mais se adequa ao seu ambiente e divirta-se montando o espaço.

Opte pelo tipo de cuba com melhor design

Existem diversos tipos de cuba para cozinha que fogem do básico, e exemplo disso são as cubas esculpidas

Além de serem feitas com material diferente das tradicionais, possuem variados formatos de fundo e bandejas removíveis que podem ou não cobrir a válvula. Uma coisa é fato: o design conferido a essas peças fez com que se tornassem parte da decoração.

Acessórios para adquirir com a cuba para cozinha

No mercado existe uma variedade de acessórios que se adequam aos diferentes tipos de cuba para cozinha. 

Eles vão dos mais indispensáveis até aqueles que são feitos especialmente para facilitar o uso durante a rotina. Assim, caso haja espaço dentro do seu orçamento, comprar esses itens é uma ótima opção.

Algumas dicas de acessórios que valem a pena o investimento são:

Válvula de cuba

Os modelos de válvula para cozinha são mais largos do que para os banheiros, pois é necessário espaço para a peneira — acessório que impede a saída de resíduos e evita entupimentos. 

dois tipos de válvula para cubas de cozinha:

Válvula de escoamento

Conhecida como ralo de pia de cozinha, é responsável por escoar a água e os resíduos que a cuba recebe.

Válvula com escape

Garante que a água da cuba seja direcionada ao encanamento de forma correta, evitando assim desperdícios e possíveis vazamentos.

Sifão de cozinha

Independentemente do modelo escolhido entre os tipos de cubas para cozinha, o sifão é um acessório indispensável para todas elas — afinal, essa peça é responsável por levar a água da válvula até o ponto de esgoto. 

No mercado podemos encontrar modelos estruturados, como os de metal, ou flexíveis, como os de plásticos — que possuem preços mais acessíveis.

Torneira e outros utensílios 

Assim como sifão, a torneira também é essencial para o uso da cuba para cozinha. No comércio existe uma variedade de torneiras que vão das mais simples até as mais sofisticadas. 

Dessa forma, tem opção para parede, para bancada, algumas mais flexíveis, além de diferentes tipos que permitem a adequação desse acessório à decoração do seu espaço.

Tem ainda outros acessórios que podem ser usados com os mais variados tipos de cuba para cozinha, como a cestinha para lavar verduras, a tábua de madeira e até o triturador de alimentos. São diversos os modelos de utensílios disponíveis, e o importante é saber qual se encaixa com o modelo de cuba escolhida.

Lembre-se de que além de comprar os materiais certos para o seu espaço, uma boa instalação é o que garantirá que a cuba funcione da melhor forma possível.

Na TempoTem, por exemplo, você encontra online os profissionais mais capacitados para realizar qualquer tipo de instalação doméstica — e o melhor: por preços populares e acessíveis. 

Além disso, a plataforma conta com o Plano TempoTem Casa, que te dá o direito de utilizar 119 tipos de serviços emergenciais diferentes e auxilia nas mais variadas situações, como conter vazamentos, desentupir pias ou trabalhos envolvendo encanamento. 

Gostou? Clique no botão abaixo e garanta a melhor instalação e manutenção para sua cuba de cozinha.

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário