As fechaduras para porta passam despercebidas no momento de aquisição de um imóvel ou até mesmo na etapa da construção, porém, são elas que cuidarão da sua segurança.

Existem diversos tipos de fechaduras, alguns são mais recomendados para apartamentos, enquanto outros funcionam melhor em portões, grades e metais. Para facilitar a sua vida e acabar de vez com as dúvidas de qual opção escolher, a TempoTem criou um guia completo para abordar a utilidade de cada uma.

Além das variações de design, os tipos de fechadura se diferem quanto ao nível de proteção. Por isso, é importante unir estética, segurança e qualidade na escolha do modelo ideal, já que não adianta ter um ambiente lindo, mas desprotegido ou ainda ter uma fechadura de difícil manuseio, que atrapalhe a sua rotina.

Quer escolher a opção mais segura e adequada para o seu lar? Então, leia este manual até o final e descubra a funcionalidade dos diferentes tipos de fechaduras para você acertar na compra. 

Tipos de fechaduras e o modelo certo para cada ambiente

Antes de ir para loja, o ideal é fazer uma pesquisa direcionada para cada cômodo. Afinal, poucas pessoas sabem, mas existem diferentes tipos de fechaduras e cada modelo é voltado para uma função, tamanho de porta e nível de segurança. Ou seja, onde a fechadura será colocada e o tipo de moradia — se é apartamento, condomínio ou residência comum — devem ser levados em consideração antes de tomar a decisão final de compra.

Abaixo, você descobre em detalhes os principais tipos de fechaduras existentes e quais os cômodos ou áreas da casa mais indicados para a instalação: 

1. Fechaduras de entrada 

Os tipos de fechadura para porta de entrada precisam garantir alta segurança.

Essas são as mais procuradas e compradas pois, independentemente de onde você reside, sempre terá uma porta de entrada precisando de medidas de proteção.

Existem muitos tipos de fechaduras para portas de entrada, o que diferencia umas das outras é o design e o preço. Então aqui vai uma dica: possivelmente, quanto mais econômico for o modelo, menor será sua resistência. Portanto, não tente poupar aqui, combinado?

Além disso, estes tipos de fechaduras possuem duas maçanetas e podem ser fechadas tanto pelo lado interior quanto pela área exterior.

Vale reforçar que os modelos que possuem uma alavanca na parte de dentro da fechadura são muito indicados, já que eles bloqueiam qualquer movimento de chaves — ou seja, caso todos estejam em casa, ninguém mais entrará.

2. Fechaduras de travamento

As fechaduras de travamento são complementos para garantir mais segurança para a residência.

Uma opção para compor e aumentar a segurança da porta de entrada é a fechadura de travamento. Como são mais modernas, não existem muitos modelos, porém, vale a pena a aquisição mesmo que a estética fuja do desejado. 

As travas desses tipos de fechaduras são mais longas do que as tradicionais e não existe travamento direcionado para área externa. Além disso, possui um sistema feito com metal pesado e ela só pode ser aberta através de botões, chaves ou alavancas pelo lado de dentro. Ou seja, proteção garantida.

Uma maior segurança ainda pode ser adquirida com as chaves tetras, que foram projetadas especialmente para os tipos de fechaduras de travamento. Em resumo, é a opção perfeita para portas de madeiras ou de metal que ficam em contato com a área externa da residência.

3. Trincos ou fechaduras de superfície

Entre os tipos de fechaduras, os trincos são ótimos complementos para aumentar a segurança do ambiente.

Todo amante de cinema conhece um filme de suspense ou de terror com a presença dessa fechadura.

Embora esse modelo garanta um tempo maior para que a pessoa possa se esconder e chamar a polícia, por exemplo, os ladrões conseguem retirá-la empurrando ou colocando a mão pelo vão da porta. Ou seja, sua segurança é muito baixa se comparada aos tipos de fechaduras de travamento.

Mesmo assim, não deve ser descartada imediatamente, pois serve para escritórios, quartos e outros locais que não sejam a entrada principal da casa, garantindo uma maior privacidade entre os indivíduos que moram no local.

Ela pode ser colocada junto aos mais diversos tipos de fechaduras e sua localização varia entre a instalação embaixo e próximo da outra fechadura ou na parte de cima da porta — onde geralmente é colocada. 

Ah, e vale explicar que os trincos funcionam de maneira manual, onde quem está dentro do ambiente controla a corrente que vem inclusa para que feche e a abra a porta.

4. Fechaduras de encaixe

Muito presentes no Brasil — principalmente em ambientes residenciais —, as fechaduras de encaixe possuem nível médio de segurança, mas se colocadas junto aos tipos de fechaduras de travamento e de entrada, aumentam o nível de proteção do ambiente. 

Sua estrutura possui uma trava que fica no vácuo da porta e duas maçanetas. Além disso, para fechar a porta pelo interior da casa basta encostar suavemente que ela se fechará. Já pelo lado externo, é necessário colocar as chaves ou mexer na maçaneta. Ou seja, você saberá se tem alguém tentando entrar na casa.

Essa versão é muito indicada para portas externas de apartamentos. E outra vantagem é que esses tipos de fechaduras possuem os mais diversos modelos para combinar com a decoração da residência.

5. Fechaduras eletrônicas 

Se você é do tipo que sempre esquece as chaves em algum lugar ou perde no fundo da bolsa, uma boa pedida são as fechaduras eletrônicas.

Esses tipos de fechaduras não necessitam de chaves e possuem as mais diversas opções, como funcionamento por comando de voz, por aplicativo de smartphone, por biometria ou somente por senha.

Essas versões se tornaram requisito obrigatório em condomínios e apartamentos de alto padrão. Atualmente, tiveram uma queda em seus preços, o que permite que elas sejam adquiridas também por pessoas de classe média em apartamento menores.

É importante destacar que muitos arquitetos garantem que a tendência é que esses tipos de fechaduras para portas de entradas se tornem padrão e as maçanetas e chaves fiquem apenas disponíveis para a área interna. 

6. Fechaduras do tipo “papagaio”

As fechaduras do tipo “papagaio” são excelentes opções para portas de varandas.

Em consultórios médicos ou apartamentos com varandas, é comum ter portas deslizantes, conhecidas como corrediças. E para trancá-las, existem os mais diversos tipos de fechaduras que possuem a trava com formato de bico de papagaio, garantindo segurança em ambientes cirúrgicos ou residências com crianças e animais pequenos.

Esses tipos de fechaduras ficam inacessíveis pela parte externa. Além disso, não possuem maçaneta, apenas uma espécie de tranca que sobe ou desce com o movimento do dedo.

Seu funcionamento garante mais descrição e não atrapalha a estética do ambiente, já que os vidros são colocados para que a visão do local continue intacta, dando um toque de modernidade e segurança ao lugar.

7. Fechadura elétrica

É comum confundirmos as fechaduras elétricas com as fechaduras eletrônicas, mas ambas possuem muitas diferenças entre si. 

Caso você tenha uma sala comercial, por exemplo, a melhor escolha é a fechadura de travamento, certo? Porém, o que dá segurança a todo o prédio é a fechadura elétrica localizada na recepção e, muitas vezes, os proprietários têm acesso.

A vantagem dela é que você não precisa descer até a portaria para abrir a porta manualmente a todo momento, somando comodidade, praticidade e controle de segurança.

Dicas para escolher os melhores tipos de fechadura para porta

Como vimos acima, existem diversos tipos de fechadura para porta, cada uma direcionada para uma função.

Caso você ainda esteja em dúvida sobre qual escolher para a porta da sua casa, para os ambientes internos do lar ou para o seu escritório, não se desespere e anote as dicas da TempoTem antes de ir às compras ou instalar as fechaduras na residência.

Para portas de entrada

As fechaduras eletrônicas são muito indicadas para as portas de entrada, devido ao seu alto nível de segurança.

Pensando em segurança, o ideal é se preocupar, inicialmente, com a porta de entrada. Então, aqui indicamos a fechadura eletrônica, e se o modelo possui função de biometria, melhor ainda. Afinal, seu material é resistente, além de possibilitar suporte tecnológico com o smartphone. 

Mas, caso o investimento esteja fora do seu orçamento, os tipos de fechaduras de encaixe cumprem bem a sua função e por isso ainda são as principais escolhas dos brasileiros. Junto a ela, uma fechadura de travamento faz com que ladrões tenham grande dificuldade em invadir a residência.

Vale lembrar que ambas são feitas com madeira e metal, tornando opções perfeitas de qualidade, segurança e alta resistência.

Para portas em ambientes internos

Para os demais ambientes, as fechaduras de entrada são o suficiente em quartos e banheiros, enquanto as fechaduras de papagaio podem estar nas áreas externas, como varanda ou piscina.

Além disso, caso possua adolescentes em casa e queira dar privacidade a eles, os tipos de fechaduras com trincos podem ser colocados em seus dormitórios, por exemplo.

É claro que tudo depende do local em que você mora. Portanto, caso sua residência não esteja em um bairro tranquilo ou dentro de um condomínio seguro — ou ainda, se você está constantemente viajando —, o ideal é aumentar o nível de segurança dos cômodos adquirindo os tipos de fechaduras de travamento ou de fechaduras internas.

Ah, e lembre todos que moram com você de trancarem os quartos antes de cair na estrada ou de irem dormir.

Para portas de entrada em ambientes comerciais

Em ambientes comerciais, as portas de travamento junto com fechaduras elétricas são super recomendadas.

Se a indecisão entre os diferentes tipos de fechaduras para ambientes comerciais bater, o recomendado é utilizar as portas de travamento somadas às fechaduras elétricas na porta principal.

Embora as portas de vidro com estilo de corrimão sejam vistas de maneira frequente, por medidas de segurança, o ideal é projetá-las somente para jardins ou demais cômodos que não tenham objetos e eletrônicos de valor.

Já para os demais lugares, como salas de atendimento e recepção, os tipos de fechaduras de encaixe cumprem bem sua função, garantindo privacidade para seus atendimentos ou reuniões.

Comprei um dos tipos de fechadura de porta, como faço para instalar?

Para garantir o toque final de tranquilidade, uma mão de obra qualificada deve ser acionada para a instalação de qualquer tipo de fechadura — principalmente as eletrônicas e elétricas. Afinal, tudo deve ser feito da maneira correta para que os procedimentos de segurança estejam adequados, tanto na sua casa quanto em um ambiente profissional. 

Para isso existe a TempoTem, uma plataforma de serviços residenciais a custo acessível com chaveiros, marceneiros e todos os demais profissionais qualificados que instalam fechaduras e fazem qualquer reparo no seu lar.

Clique aqui e saiba mais sobre os serviços domésticos da TempoTem, incluindo a instalação de todos os tipos de fechaduras!

Autor

Gina Trancoso

17 anos de experiência em Data-driven Marketing, Digital, Performance, Fidelidade e CRM, em empresas como MercadoLivre, Walmart.com, Livelo e British Telecom – UK. Engenheira de Computação, estudiosa de Marketing e Negócios e apaixonada por pessoas, Comportamento do Consumidor, Tecnologia, Criatividade e Inovação. Mãe do Gui (4 anos), cantora de chuveiro, ex-bailarina e em constante evolução!

Deixe seu comentário