Os diferentes tipos de suporte para TV em painel chegaram para ficar e já se tornaram uma peça essencial nas residências mais modernas. E se no meio de tanta variedade bateu aquela dúvida sobre qual modelo de apoio é o ideal para posicionar o seu aparelho de televisão, confira este manual completo preparado pela TempoTem e descubra o que você precisa saber para deixar sua sala ou seu quarto confortáveis na hora de curtir um filminho.

É importante frisar que a tecnologia diminuiu o peso e a espessura das televisões e, com isso, eliminou também as enormes estantes reforçadas que serviam de apoio para os aparelhos. Logo, os tipos de suporte para TV em painel são ótimos para poupar o máximo de espaço possível sem prejudicar a experiência de assistir seu programa favorito — mas as opções não se resumem a ele.

Por isso, se você está precisando de um destes tipos de suporte para TV em painel na sua casa, continue a leitura e entenda como escolher e instalar o seu!

4 tipos de suporte para TV em painel

Existem 4 tipos de suporte para TV em painel apropriados para as diferentes necessidades e cômodos da residência. Isso porque a angulação do aparelho não é igual para todos os ambientes — como na sala, onde a maioria das pessoas assistem a televisão sentadas, enquanto no quarto dá-se preferência para estar deitado, por exemplo. 

Dessa forma, é importante definir qual o objetivo do cômodo onde será colocada a sua televisão e, só então, optar entre um apoio e outro. Para você entender melhor, abaixo detalhamos a função de cada um dos tipos de suporte para TV em painel e quais as situações mais indicadas para usá-los:

Suporte fixo

Esse é o modelo mais discreto e não permite que a sua televisão se movimente em nenhuma direção, além de deixá-la bem mais próxima da parede, facilitando a camuflagem da fiação e das hastes metálicas. 

O fixo é um dos tipos de suporte para TV em painel mais utilizados em salas, sendo ótimo para a sustentação segura de aparelhos de maiores polegadas — embora possa ser usado tranquilamente nos menores também

Suporte articulável

Para quem possui ambientes mais amplos — como uma área gourmet, uma sala de jogos ou de jantar, por exemplo —, o suporte articulável pode ser mais indicado, já que possui maior mobilidade e possibilita mover a sua tela da esquerda para a direita. Nesse modelo, quanto mais longas as hastes de sustentação maior a mobilidade, porém mais distante o aparelho ficará da parede. 

O articulável é um dos tipos de suporte para TV em painel que também facilita o acesso à parte traseira do seu aparelho, o que simplifica tanto a limpeza externa dos fios — que costumam acumular bastante poeira ao longo do tempo, prejudicando o desempenho dos eletrônicos — quanto a instalação de outros eletrônicos, como videogames e home theaters

Suporte inclinável

O suporte inclinável é indicado para os ambientes no qual a televisão não será instalada no exato ponto de visão de quem assiste. Um bom exemplo são os dormitórios, onde os aparelhos precisam ter uma leve inclinação para baixo para que possam ser assistidos da cama sem os incômodos das cores distorcidas e reflexos de luzes externas.

Os suportes inclináveis são recomendados para a fixação de monitores de computador, além de serem muito usados em estabelecimentos comerciais. Normalmente, esses tipos de suportes para TV em painel precisam de uma chave de fenda para ajustar as hastes para cima ou para baixo, para que a estrutura fique firme sem perder a regulagem e nem oferecer risco de queda para o aparelho.

Suporte para teto

O modelo que oferece maior mobilidade é o suporte de teto, uma vez que sua estrutura permite tanto os movimentos para a esquerda e direita quanto a inclinação para cima e para baixo. Além disso, com ele a instalação da televisão pode ser feita em qualquer ponto do teto — desde que conte com a fiação apropriada — sem haver necessidade de uma parede de apoio.

Com esse tipo de suporte para TV em painel é possível aumentar o campo de visão e ainda aproveitar melhor todos os espaços do cômodo, seja em estabelecimentos comerciais, em dormitórios ou cozinhas, por exemplo. O giro da tela para direita e esquerda não precisa de nenhuma ferramenta e os fios podem ser alojados dentro do tubo de fixação instalado no teto, tornando a peça mais prática e organizada.

Como escolher o suporte para TV em painel

Avalie as condições do local e confira se seu espaço terá o conforto e estilo desejado!

Para escolher o tipo de suporte para TV em painel ideal para a sua casa é preciso avaliar algumas condições, como a iluminação do cômodo e o espaço disponível, bem como a disposição de portas, das janelas e dos móveis, além da necessidade de movimentação do seu aparelho. Todos esses fatores influenciam no conforto e na praticidade da sua residência, além de interferir na decoração e na estética do local.

Os tipos de suporte para TV em painel que são instalados na parede, por exemplo, permitem que prateleiras, estantes e outros elementos decorativos sejam colocados na mesma parede, criando um estilo visual para o ambiente. Por outro lado, os suportes de teto são mais minimalistas e dispensam adornos e acessórios em torno da televisão.

E, claro, antes de escolher a sua peça, é importante conferir o material de fabricação e a descrição do produto para saber qual peso e tamanho de TV podem ser apoiados no seu suporte. 

O ideal é sempre optar por aqueles que resistam a um aparelho de até 55’’, mesmo que o seu eletrodoméstico seja menor que isso — assim, caso posteriormente você troque a tela, não precisará mudar e instalar outro suporte.

5 cuidados antes de fixar o suporte para TV

Cuide da segurança de sua casa: confira o que você precisa fazer para fixar seu suporte.

Nos tópicos anteriores você aprendeu a diferença entre os tipos de suporte para TV em painel e como a escolha certa pode garantir que sua televisão fique em segurança e atenda às suas necessidades de mobilidade. Entretanto, é fundamental ter mais alguns cuidados na hora da instalação para evitar pequenos acidentes domésticos.

Pensando nisso, elencamos 5 precauções que você precisa ter antes de fixar seu suporte. São elas:

1. Conheça a fiação elétrica do cômodo

Não adianta encontrar o local ideal para instalação da TV se a fiação não chegar até a área escolhida. Lembrando que adotar extensões elétricas pode não ser a melhor saída, já que os fios espalhados pela casa são um risco para a segurança de todos e ainda destoam a decoração do ambiente.

Sendo assim, a alternativa mais recomendada é optar por instalar a sua peça o mais próximo possível das tomadas. E, no caso dos tipos de suporte para TV em painel posicionados no teto, também pode ser feita uma pequena reforma no cômodo para puxar os cabos para a região eleita.

2. Escolha um local seguro para instalação

É fundamental levar em consideração a mobilidade do suporte na hora de escolher o local da instalação, pois a movimentação do aparelho não pode atrapalhar a circulação de pessoas pela casa e nem bloquear portas, janelas e demais passagens. Afinal, o bloqueio pode ocasionar alguns esbarrões com a televisão e resultar em machucados graves, além de dano material.

Logo, não deixe de medir o tamanho da TV em centímetros, além da dimensão do suporte e da área onde as peças serão instaladas, e não faça a fixação se notar que sua televisão corre o risco de colidir com a parede ou outros objetos.

3. Use ferramentas adequadas para a peça

Na hora de instalar, use somente as chaves apropriadas para os parafusos e entradas dispostos na peça. Utilizar as ferramentas erradas pode deixar o suporte torto e/ou frouxo, fazendo-o despencar facilmente da parede e do teto. Além disso, forçar uma chave errada para apertar um parafuso danifica o material, podendo até emperrar.

E, lembre-se também de não deixar nenhum parafuso solto ou faltando, ok? Tanto na parede quanto na sua TV é importante que todas as hastes estejam presas da maneira correta, assim você impede que seu aparelho sofra algum dano e ainda pode removê-lo sem dificuldades quando quiser.

4. Atente-se para o acabamento da parede

Algumas paredes não são indicadas para a fixação de TVs, seja pela baixa resistência do material de fabricação — como pode acontecer com o gesso —, seja pelo acabamento delicado utilizado nessa estrutura domiciliar. Assim, é recomendado conferir com antecedência — conversando com o seu arquiteto ou com o técnico responsável pela instalação — se o local pode dar a sustentação ideal para os tipos de suporte para a televisão em painel.

Se após a avaliação o profissional concluir que aquela parede não deve ser utilizada, você ainda poderá optar pelo suporte de teto, colocando exatamente na mesma área a fim de não alterar o seu projeto inicial e nem causar uma grande diferença na decoração do ambiente, uma vez que este modelo é básico e discreto.

5. Garanta a instalação correta do suporte

Deu para notar que a instalação faz toda a diferença na funcionalidade e durabilidade dos tipos de suporte para TV em painel, não é mesmo? Logo, é essencial seguir as orientações do fabricante para a fixação da peça. Não deixe também de checar se todos os encaixes estão firmes e se o aparelho está bem posicionado no suporte.

Porém, se você prefere não arriscar e deseja dispor de uma assistência especializada para a inserção de qualquer um dos tipos de suporte para TV em painel, conte com a TempoTem. Na plataforma online você encontra técnicos de confiança para a realização do serviço e agenda o melhor dia e horário para te atender, tudo por preços populares. Acesse o site e saiba mais.

E caso queira ser um prestador de serviços da TempoTem e realizar instalações de painéis como as deste artigo, é só baixar o nosso APP na Google Play e fazer parte do nosso time

Viu só como os tipos de suporte para TV em painel podem ser adequados para tornar a sua casa ainda mais confortável e prática? Agora que você já sabe como escolher o melhor apoio para a sua televisão, não deixe de seguir as nossas dicas para fazer uma instalação correta e segura, combinado?

Autor

Lourival Antonio da Silva Junior

23 anos de experiência na área de varejo com foco em bens e serviços dentro de empresas de grande porte como Submarino.com, Saraiva.com.br, Walmart.com e Wine.com.br. Mentor do E-Commerce Brasil, Palestrante, Apresentador, Terapeuta de PNL e curioso.

Deixe seu comentário