Torneira vazando: saiba as causas e como resolver
17/04/2020 | Por: Lourival Antonio da Silva Junior
Todos os utensílios e ambientes da casa necessitam de manutenção, inclusive as torneiras.

Ter torneiras vazando em casa pode parecer um problema pequeno, porém, saiba que não consertar aqueles pingos que caem o dia inteiro resultará em consequências chatas para os moradores.
Além de aumentar o valor da sua conta de água e gerar muito desperdício ao meio ambiente, o barulho — principalmente na hora de dormir — é bastante incômodo e pode impedir até mesmo que as pessoas relaxem durante o sono e a rotina noturna em família.
E por se tratar de uma situação corriqueira e que afeta milhares de lares em todo país, a TempoTem — que é líder em soluções práticas para serviços residenciais — preparou um guia com dicas e informações para você resolver a torneira vazando e evitar que esse transtorno apareça novamente no seu lar. Vamos lá?
4 principais causas das torneiras com vazamentos
Todos os utensílios e ambientes da casa necessitam de manutenção, e isso não seria diferente com as torneiras.
Como já introduzimos acima, além do “pinga-pinga” que é capaz de tirar qualquer pessoa do sério, especialistas garantem que uma torneira vazando desperdiça até 10 mil litros de água por ano.
E os contratempos não param por aí: uma torneira pingando pode danificar outros locais da residência, já que o acúmulo de água estraga os pisos, as paredes e os armários da cozinha e do banheiro, por exemplo, resultando em um enorme prejuízo para qualquer bolso.
Portanto, pensando em te ajudar a encontrar a causa da torneira vazando, elencamos os principais causadores desse problema, para que você possa solucioná-lo e evitar que volte a acontecer. São eles:
1. Força demais na hora de fechar a torneira
Apertar demais a torneira na hora de fechá-la pode causar desgaste em sua estrutura antes do tempo previsto. Afinal, com o passar do tempo você necessitará colocar uma força maior tanto para abrí-la como para fechá-la, prejudicando sua borracha interna.
Portanto, o ideal é nunca afrouxá-la demais e também parar de girá-la assim que a água cessar, sem colocar muita pressão, ok?
2. Falta de manutenção e de cuidados
Como vimos acima, todos os itens domiciliares pedem cuidados e a torneira faz parte desse time. Para mantê-la funcionando da forma correta é necessário trocar algumas peças — como o vedante, que falaremos a seguir — depois de um certo período de uso.
Geralmente, se você utilizar produtos de qualidade é possível ter uma torneira sem pingar por até 5 anos, caso contrário — ou seja, ao optar por objetos sem garantia — o problema pode voltar depois de cerca de 6 meses.
3. Problema no vedante de torneiras comuns
O vedante, conhecido popularmente como “borrachinha”, é a causa mais conhecida da torneira vazando na parede. Isso acontece pois, com o passar do tempo, essa peça vai se danificando e alargando e a torneira não consegue fechar da maneira correta, sendo necessário a troca da borracha com a ajuda de um profissional experiente.
Porém, vale explicar que nem toda torneira volta a funcionar corretamente apenas com a troca do vedante. Essas opções são mais presentes nas pias da cozinha e da lavanderia, por exemplo, por isso é necessário monitorar se a questão é realmente na borrachinha ou em outra parte.
4. Problema no reparo de torneiras 1/4
As torneiras do modelo “1/4 de volta” não possuem o vedante, portanto quando elas começam a pingar é necessário trocar sua estrutura interna — que possui peças como o reparo, o extensor e o arejador, além de um sistema que ajuda a conter a água. Geralmente, essas opções são vistas em banheiros e bidês.
Caso você esteja com uma torneira vazando na base — e não apenas pingando através da saída de água — será obrigatório trocar o reparo completo para solucionar o problema.
Como consertar uma torneira vazando
Agora que você já sabe como identificar o tipo de vazamento que está acontecendo na torneira da sua casa, chegou a hora de aprender como realizar as trocas de peças e solucionar esse problema:
1º passo: feche o registro de água
Antes de iniciar a manutenção de uma torneira vazando é necessário fechar o registro de água, que geralmente fica na parte superior do ambiente. Sem esse procedimento, ao retirar a torneira você presenciará a água saindo de maneira contínua e molhará todo o local em arrumação.
Caso você não encontre o registro daquele cômodo em específico, uma sugestão é fechar o registro geral que fica na área externa do lar e o registro da caixa d’água (no caso em que as torneiras são abastecidas pela caixa d’água) e avisar os demais moradores para não tomarem banho ou utilizarem o vaso sanitário temporariamente — afinal, a casa inteira ficará desabastecida por um tempo.
2º passo: selecione e separe as ferramentas
Fazer tudo de maneira organizada ajuda — e muito — no reparo da torneira vazando, pois um problema pequeno deve ser solucionado de maneira rápida e sem estresse, e para isso as ferramentas são essenciais.
Separe, de antemão, uma chave de fenda ou alicate e tenha cuidado com a força utilizada para não danificar a torneira ou deixar marcas em sua superfície. Você também não pode esquecer de comprar o vedante ou o reparo novo, pois são as peças mais importantes para se ter uma torneira sem pingos.
3º passo: solte a torneira da pia
Em determinadas situações, será necessário retirar a torneira da pia. Para isso, solte a peça de plástico que segura a mangueira na torneira, tomando cuidado para que a água que fica acumulada nesses locais não molhe e suje o cômodo.
4º passo: desmonte a torneira
Aqui teremos duas maneiras diferentes, que varia de acordo com o modelo.
As torneiras vazando que podem ser corrigidas com reparo e vedante são as chamadas torneiras comuns, já as torneiras com bucha plástica e vedante de cerâmica são conhecidas como torneiras 1/4.
Veja abaixo como fazer o procedimento em cada uma:
Torneira comum
- Retire o pino protetor com as mãos de forma cautelosa, pois essa peça é bastante frágil. Além disso, neste momento você também já deve tirar o parafuso com a chave de fenda;
- Ainda de forma manual, tire o acabamento e a parte protetora. Em seguida, com auxílio do alicate e manuseando-o no sentido anti-horário, desenrosque o reparo que fica na área branca;
- Pegue o novo vedante e coloque no lugar do antigo;
- Verifique se o problema foi solucionado ou se a torneira ainda continua com os pingos;
- Caso o problema não seja no vedante, pode ser no cano e necessitará de uma manutenção mais especializada para a troca completa de toda a estrutura, o que inclui quebrar as paredes e fazer uma pequena obra.
Torneira 1/4
- Repita o procedimento acima, retirando o pino protetor e o acabamento de forma manual, enquanto elimina o parafuso com a chave de fenda;
- Também remova o reparo em sentido anti-horário. Até essa etapa todas as torneiras têm estruturas similares;
- A partir daqui, a torneira 1/4 funciona de forma diferente, e você deve então verificar se o reparo — antes de ser retirado — possui uma bucha plástica que o segura. Com a resposta positiva, retire primeiro essa peça e depois puxe o reparo por completo;
- Troque-o colocando uma versão de metal ou cerâmica;
- Muitas vezes o problema é somente de sujeira acumulada nesses itens, e uma ótima lavagem solucionará o problema;
- Se mesmo assim a torneira continuar vazando, é necessário levar o vedante para uma loja de material de construção e comprar uma peça idêntica, ok?
Cuidados e dicas para evitar vazamentos na torneira
Algumas medidas podem ser tomadas para evitar os famosos pingos causados por torneiras com vazamentos, como a escolha por itens de qualidade na hora das reformas, o fechamento correto das pias e a manutenção constante da residência.
Para explicar melhor cada um desses pontos, separamos os principais cuidados que lhe farão poupar no bolso e evitar torneiras vazando na base ou torneiras vazando na parede. Confira:
Invista em materiais de qualidade
Mesmo que o custo seja mais elevado, investir em itens com garantia evitará a troca constante de vedantes e de reparos, além de poupar despesas imprevistas. Afinal, o barato pode sair caro, já que a economia feita em uma peça de má qualidade pode ser sinônimo de troca constante.
Verifique os canos e os tubos de água
Tenha atenção quanto ao encanamento, já que uma torneira vazando na parede ou uma torneira vazando na base podem ser problemas que não pertencem a sua estrutura e, sim, a um encanamento solto ou danificado.
Nesse caso, o ideal é contar com a ajuda e serviços profissionais, já que a pia precisará ser retirada por completo e, em alguns casos, até mesmo a parede necessitará ser quebrada.
Feche as torneiras da maneira correta
Fique de olho quanto a força utilizada para fechar as torneiras, principalmente se tiver crianças em casa e que, por curiosidade, acabam mexendo nos objetos para saber como funcionam.
E caso já tenha uma torneira vazando no seu lar, o truque provisório é não colocar pressão para estancar a água, pois isso piora ainda mais a situação.
Faça manutenção frequente nas peças
Além das dicas acima, você ainda deve manter a manutenção frequente das peças antes que as consequências de um vedante frouxo, por exemplo, apareçam.
A limpeza do reparo também é uma excelente medida para evitar danos e a necessidade de substituí-lo antes do esperado.
Torneira vazando na parede ou torneira vazando na base? Contrate um profissional
Mesmo que resolver esse problema pareça simples, a presença de profissionais especializados faz toda a diferença. Afinal, maneiras paliativas e caseiras — como colocar um veda rosca para fechar o local de escape, por exemplo — podem danificar ainda mais a peça e estragar a estrutura por completo, sendo necessário trocar até mesmo a pia posteriormente.
Além disso, como você viu anteriormente, em alguns casos é necessário um reparo na estrutura da parede e não somente na torneira, exigindo um trabalho de um especialista para evitar acidentes e problemas ainda maiores.
E como dica boa é dica compartilhada, é sempre bom lembrar: caso você só precise de uma reforma, troca ou conserto nesta parte hidráulica da casa, saiba que a TempoTem oferece os melhores profissionais para fazer reparo e instalação de todos os tipos de torneiras.
Para melhorar, a TempoTem possui o Plano Casa com 119 serviços residenciais disponíveis, desde prevenção e emergência, como chaveiro, encanador e eletricista até serviços de limpeza, instalação e trocas.
Não perca tempo, clique no botão abaixo para encontrar um encanador e agendar uma visita agora mesmo.
Deixe seu comentário