O vaso sanitário entupido é, com certeza, um dos problemas residenciais mais temidos — afinal, além do desconforto que a situação causa na casa, nem todo mundo sabe como solucionar esse transtorno de forma rápida e descomplicada

E, pensando sempre em facilitar a sua vida, a equipe de encanadores profissionais da TempoTem preparou um guia completo com as principais razões e precauções contra os vasos sanitários entupidos. 

Confira, ainda, uma dica infalível para você se livrar desse mal em 1 minuto.

Primeiramente, se a privada do seu lar entope com frequência, não adianta desentupi-la todas as vezes sem investigar qual a origem do problema

A obstrução voltará a acontecer e poderá prejudicar a estrutura da residência, como é o caso dos encanamentos que se rompem gerando um grande dano. 

Então, se você quer descobrir o que tem provocado o vaso sanitário entupido e como acabar com este problema, continue a leitura e descubra tudo a seguir. Vamos lá?

As principais causas do vaso sanitário entupido

Confira quais as principais causas do seu vaso entupir e evite esse problema.

Uma das razões mais comuns para o vaso sanitário entupido é o excesso ocasional de dejetos, que pode vir a se acumular na tubulação, necessitando, assim, de uma pressão maior no momento da descarga. 

Como o próprio dispositivo da descarga não é capaz de produzir esse aumento na pressão da água sozinho, os dejetos acabam presos nos canos e, consequentemente, obstruindo a passagem.

No entanto, o excesso de materiais fecais e orgânicos costumam ser eliminados naturalmente dentro de poucos dias ou com métodos rápidos de desentupimento. 

Porém, existem outras causas acidentais que também resultam no vaso sanitário entupido e podem ser mais difíceis de resolver se não forem identificadas rapidamente. Veja abaixo quais são elas:

Papel higiênico e cabelo

Algumas pessoas estão habituadas a jogar papel higiênico e cabelo no vaso. Essa é uma prática extremamente prejudicial para o encanamento, já que tais materiais não se dissolvem na água e podem enroscar nos canos — e o problema pode ser mais grave para quem mora em apartamentos.

Ademais, pode levar algum tempo até que o vaso sanitário entupido com cabelo e/ou papel higiênico dê primeiros indícios da obstrução, já que esses resíduos são finos e, inicialmente, ficam grudados nas paredes da tubulação antes de causarem o entupimento. 

Portanto, atenção: o fato de ser um problema silencioso não significa que o seu vaso sanitário não ficará danificado a longo prazo, ok?

Absorventes e resíduos plásticos

Os absorventes conseguem ser piores que o papel higiênico, quando se trata de vaso sanitário entupido. Uma vez que o algodão e o plástico presentes neste tipo de produto são mais densos e grossos — além de impermeáveis —, resistindo à pressão da água e obstruindo sua passagem.

A queda de outros objetos plásticos — como escova de dente, pente de cabelo ou embalagens de creme dental e sabonete, por exemplo — também pode acarretar no mesmo problema. 

Sendo assim, é fundamental guardar estes itens de higiene em um armário fechado, além de manter a tampa da privada abaixada após o uso.

Fossa cheia ou entupida

Algumas residências possuem fossa séptica, uma unidade primária de tratamento de esgoto doméstico — mais comum em zonas rurais. 

Esta unidade consiste em uma caixa subterrânea, na qual são armazenados os dejetos e precisa ser esvaziada periodicamente por uma equipe de profissionais especializados.

Quando a fossa enche ou fica obstruída, o vaso sanitário entupido é um dos sinais, assim como a pia e ralo também são prejudicados

E aqui, ainda que a origem do problema esteja fora da tubulação do banheiro, é importante corrigi-lo o mais rápido para impedir que ocorram retornos dos materiais fecais acumulados pelo encanamento.

6 dicas para evitar vaso sanitário entupido

Desde indícios de vazamento até como orientar a criançada: Saiba dicas de como evitar entupimentos sanitários.

A melhor forma de se livrar dos transtornos de um vaso sanitário entupido é tomando as precauções adequadas para evitar qualquer obstrução da encanação

Para deixar esta tarefa mais fácil, elaboramos uma lista com alguns hábitos e cuidados que todos os moradores de uma residência precisam ter para o lar permanecer longe desse aborrecimento:

1. Guarde pequenos objetos longe da privada

Como já citamos anteriormente, sabonete, escovas de dente, caixinha de fio dental, entre outros objetos de uso pessoal, devem ser guardados longe da privada para evitar que caiam por acidente ou descuido. 

Além disso, também evite apoiar qualquer item sobre a caixa da descarga acoplada, especialmente enquanto o banheiro estiver úmido — já que a umidade deixa as peças lisas e mais suscetíveis a escorregarem para dentro do vaso.

2. Mantenha o cesto de lixo limpo

Em hipótese alguma deixe de ter um cesto de lixo no banheiro, sempre mantendo-o com um saco plástico para que ali sejam descartados corretamente os absorventes, o papel higiênico usado e os demais resíduos de banheiro para evitar um vaso sanitário entupido. 

Lembre-se, também, de retirar o saco de lixo regularmente — antes que o recipiente fique muito cheio e os moradores ou visitas tenham que optar pelo descarte indevido — e não deixe de higienizar a lixeira com desinfetante uma vez por semana.

Não esqueça ainda de conferir os dias da coleta de lixo da sua rua ou do seu prédio para que não haja acúmulo dos resíduos do banheiro em casa. 

Afinal, este hábito causa a proliferação de bactérias, germes e mau cheiro no ambiente, prejudicando tanto a saúde da sua família quanto a sensação de bem-estar.

3. Cuidado com pedras e acessórios sanitários

As pedras sanitárias, utilizadas para reduzir odores e perfumar o ambiente, também são causas do vaso sanitário entupido, pois elas podem descer junto com a descarga e ficar presas no encanamento, levando alguns dias até dissolverem por completo. 

Além disso, as hastes de plástico que prendem as fragrâncias, quando se soltam, igualmente resultam na obstrução da privada. 

Deste modo, dê sempre preferência para os desinfetantes e desodorantes líquidos apropriados para sanitários. 

As pastilhas adesivas — aquelas que são coladas diretamente na parede da privada —, por exemplo, são uma alternativa útil e eficiente para quem quer deixar o banheiro sempre perfumado, uma vez que derretem com mais facilidade, diminuindo assim as chances de entupimento.

4. Certifique-se que a descarga está funcionando corretamente

Nem sempre não descer desejos significa entupimento, sabia?

Pode ocorrer ainda do seu banheiro não ter um vaso sanitário entupido, mas sim uma descarga com pouca pressão ou sem a fração correta de água. Neste caso, dá impressão de que a privada está obstruída porque os dejetos não descem após apertar o botão. Mas, na realidade, o problema aqui é mais simples de corrigir.

O que acontece muitas vezes é que a água que vem da rua, ou mesmo da caixa, carrega pequenos detritos que chegam até a mangueira da descarga e, eventualmente, causam a obstrução dessa passagem, que tende a ser mais estreita. 

Dessa forma, a caixa da descarga não armazena a quantidade ideal para dar uma boa vazão. Mas, não se desespere, pois para resolver o transtorno basta fazer a limpeza da caixa acoplada.

5. Fique de olho nos vazamentos

Vazamentos no banheiro também são indícios de vaso sanitário entupido, pois com a pressão da descarga e o impedimento na tubulação, a água com resíduos acaba escoando por outras saídas do local. Assim, se não for feito o reparo imediato da obstrução do cano, tal escape pode piorar e danificar o encanamento.

Ainda que o vazamento do seu banheiro não seja causado pelo vaso sanitário entupido, procure um profissional com urgência para avaliar e corrigir o problema. Lembre-se que vazamentos não são normais e indicam que algo está errado, podendo colocar em risco a estrutura da residência — especialmente se resultar em infiltrações e umidade.

6. Oriente as crianças no uso do sanitário

Se você tem crianças em casa e elas estão em fase de aprender a usar o banheiro sozinhas, não deixe de instruí-las sobre o uso correto do sanitário. 

Fale sobre a importância de descartar o papel higiênico somente no cesto de lixo e não jogar nenhum objeto dentro da privada, seja ele grande ou pequeno.

Ainda assim, acidentes podem acontecer. Então, peça para os pequenos avisarem sempre que qualquer item indevido cair na bacia de cerâmica. E, quando isso ocorrer, não dê descarga, ok? Remova o objeto com o auxílio de luvas de limpeza para que sua casa não ganhe um vaso sanitário entupido.

Como desentupir vaso em 1 minuto

Para quem já está com o banheiro interditado e precisa de uma solução imediata para esse transtorno, trouxemos uma dica infalível de como desentupir vaso em 1 minuto e sem precisar de um desentupidor, com apenas dois passos simples. Olha só:

Passo 1: vede a privada com plástico filme

Com a tampa e o assento do vaso sanitário levantados, utilize o plástico filme para cobrir completamente a entrada da bacia, criando uma espécie de vedação e impedindo, assim, que o ar entre na privada.

Passo 2: pressione a descarga para desentupir

Em seguida, com o sanitário vedado, basta dar a descarga! O vácuo criado pela ausência do ar faz com que a pressão da água no momento da descarga se torne mais forte e empurre os dejetos presos na encanação com muito mais potência.

Mas, se o entupimento continuar acontecendo ou se a técnica de como desentupir vaso em 1 minuto não funcionar, não deixe de procurar um profissional para resolver o problema sem te cobrar caro por isso. 

Na plataforma da TempoTem você encontra técnicos de confiança para tratar tanto do vaso sanitário entupido, como de ralos, pias e caixas de gordura obstruídos. E o melhor: tudo por um preço que cabe no seu bolso. Clique aqui para agendar o seu serviço agora mesmo.

Por fim, uma coisa é fato: com todas essas dicas ficou muito mais fácil evitar o temido vaso sanitário entupido dentro de casa, não é mesmo? 

Então, fique de olho nas precauções para manter o bom funcionamento de cada ambiente e jamais deixe as manutenções residenciais para depois, combinado? Afinal, com tudo em ordem, você e sua família poderão curtir o conforto do lar sem medo dos imprevistos. 

Siga acompanhando os conteúdos exclusivos do blog da TempoTem, assim você saberá o que fazer quando qualquer contratempo surgir no seu cantinho!

E caso queira ser um prestador de serviços da TempoTem e realizar serviços de desentupimento como os desse artigo, é só baixar nosso APP na Google Play e fazer parte do nosso time!

Autor

Bianca Maria Dos Santos

Analista de produtos. Especialista em desenvolvimento de produtos e novas soluções na prestação de serviços. Curiosa do mundo dos e-commerces, marketplaces e marketing digital. Apaixonada por inovação, negócios, música e gastronomia.

Deixe seu comentário