Quem já enfrentou transtornos com goteiras pela casa sabe como é chato ter que usar baldes, toalhas e rodos para evitar que, em dias de chuva, o vazamento no telhado se agrave e ocasione curtos elétricos, caso a água entre em contato com os fios de energia, certo?

E pensando em quem quer dar um basta nos pingos, mofos e infiltrações, a TempoTem — líder em serviços domésticos — trouxe um guia com dicas e informações importantes para você resolver o vazamento no telhado e se prevenir das famosas goteiras

Então, venha conosco e aprenda como ter uma casa muito mais segura, bonita e preservada.

As principais causas de vazamento no telhado

Conheça quais são as principais causas de vazamento no telhado.

Para saber o motivo do vazamento no telhado é necessário entender sua estrutura, que é composta por laje, impermeabilização, madeiramento e, por fim, os telhados.

Atualmente, também existem produtos mais tecnológicos e que são anexados junto a essas 4 camadas, as chamadas mantas impermeabilizantes, porém elas ainda são escolhas somente dos mais precavidos na hora da obra.

E para lhe ajudar a encontrar o que está causando o vazamento no telhado da sua casa, listamos os principais problemas de cada etapa do teto:

Problemas nas calhas

Para descobrir se acausa do vazamento no telhado está nas calhas, é necessário fechar as saídas das calhas e enchê-las com água. Se o gotejamento começar, significa que o erro é aqui. 

Produtos impermeabilizantes podem ser inseridos, porém, quando a construção é velha ou está degradada devido o calor, a falha só poderá ser resolvida com uma reforma. Ou seja, um investimento maior será obrigatório para trocar todas as estruturas do telhado.

Se a grana estiver curta, nada de desespero, pois existem substâncias especializadas que funcionam como soluções paliativas e são mais acessíveis no seu orçamento.

De qualquer forma, sempre converse com um profissional qualificado e nunca efetue reformas na estrutura do teto sozinho, pois isso pode afetar toda construção e transformar um problema pequeno em um grande contratempo que irá desvalorizar sua casa e colocar seu bem-estar em risco.

Telhas quebradas

Telhas rachadas, quebradas ou fora do lugar também não são problemas complexos e podem ser resolvidos facilmente.

Elas geralmente são colocadas entre a laje e o madeiramento, e com uma boa luz solar o especialista poderá identificar — através da localização das goteiras — onde está a lâmina com falhas. 

E efetuar a troca de telhas danificadas pode parecer simples — já que muitas pessoas acreditam que basta comprar peças novas e realizar a mudança —, mas a falta de conhecimento a respeito dos vazamentos no telhado pode fazer com que alguém não preparado danifique as telhas que estão boas ou posicione-as de maneira errada. 

Então, mesmo para soluções pequenas a regra é buscar por técnicos capacitados para cuidar dessas correções, combinado? 

Defeito no madeiramento

Os defeitos no madeiramento são mais visíveis do que as telhas quebradas, e para saber se isso está ocorrendo em sua casa basta verificar se as telhas estão erguidas ou apresentam curvas em sua disposição.

Em caso positivo, mesmo este sendo um problema mais fácil de descobrir, não existe nenhuma solução paliativa, como a impermeabilização para locais pequenos que falamos acima, por exemplo.

Aqui será necessário refazer ou construir novamente o madeiramento, já que as telhas continuarão quebrando e fora do lugar apesar da troca frequente da estrutura para evitar o vazamento no telhado. 

Segundo engenheiros e arquitetos renomados, o ideal é realizar a troca do madeiramento de 30 em 30 anos, pois essa sustentação sofre com as ações de frio, calor, cupins e outras pragas, e isso deve ser reparado para zelar a valorização do seu imóvel.

Outros responsáveis pelos vazamentos no telhado

Infiltrações e entupimento de calhas são consequências dos vazamentos no telhado.

Agora que você já conhece os problemas de vazamento no telhado que são interligados e possuem solução direta, está na hora de tomar ciência sobre os outros danos dessa mesma origem e que afetam a estrutura de uma casa. São eles:

Infiltrações

Quando ocorre o transbordamento e excesso de água nas calhas, é comum que o líquido escoe e entre pelo teto e pelas paredes.

Para solucionar esse problema, é necessário modificar a estrutura interna do telhado e fazer melhorias em sua curvatura para que a água possa ter melhor caimento e não fique acumulada nesses locais, gerando vazamentos.

Em países com fortes geadas e neve, esses cuidados devem ser redobrados, já que o gelo pode demorar a derreter e a água armazenada de forma intensa durante o processo é sinônimo de infiltrações e mofos.

Encanamentos que passam pelo telhado

Canos antigos com desgastes, quebrados, não fixados ou mal instalados causam o vazamento do encanamento. Esse vazamento pode se tornar um grande problema se não resolvido rapidamente, já que um pequeno furo pode ser responsável por deixar seu teto com muita água.

Portanto, manter a manutenção desses canos e garantir uma instalação correta e com material de qualidade é essencial para evitar vazamento no telhado.

Entupimento de calhas

O entupimento das calhas também pode gerar vazamento no telhado, além do acúmulo de líquidos na área externa que são capazes de atrair pernilongos e mosquitos que geram problemas graves de saúde para os moradores, como a dengue.

Para fazer a limpeza das calhas é necessário solicitar um serviço especializado que tomará os devidos cuidados com as normas de segurança e utilizará os métodos de prevenção e limpeza necessários. 

Se você quiser fazer o seu papel, retirar as folhas secas aglomeradas nesses locais já é de grande ajuda.

Claraboia

Em arquiteturas mais modernas, é comum que sejam colocadas as chamadas janelas de teto, dando uma vista privilegiada para as estrelas, além de permitir a economia de energia por conta da maior claridade durante o dia.

Porém, é necessário selá-las com silicone transparente para que as mesmas não quebrem e resultem em vazamentos no telhados — ou ainda para que não apresentem frestas capazes de serem prejudicadas com a queda de granizos, folhas secas e galhos. 

5 cuidados para evitar infiltrações, goteiras e vazamentos

Conheça os cuidados que devem ser tomados para evitar infiltrações, goteiras e vazamento no telhado.

Assim como os automóveis, todo lar precisa de uma “revisão”, e quando a construção é realizada da forma adequada essa manutenção ocorrerá apenas a cada 5 ou 10 anos.

E para prorrogar as reformas nas estruturas dos tetos e os vazamentos no telhado, algumas medidas de cuidados podem ser tomadas anualmente. Confira quais são elas:

1. Faça a limpeza das calhas

Limpar as calhas da área externa da casa evita que as folhas e os galhos secos entupam tais locais e gerem vazamento no telhado.

2. Verifique se as telhas estão bem posicionadas

Sempre que possível, confira se as telhas estão no lugar correto e não possuem rachaduras. Afinal, como vimos acima, a modificação na posição indica problemas no madeiramento e rachaduras, e quando você faz a vistoria consegue garantir que a mesma seja trocada antes de apresentar vazamento no telhado.

3. Coloque uma manta sintética entre a impermeabilização e o madeiramento

Ao apostar nessa técnica, o telhado se manterá intacto por mais tempo. Além disso, a manta protege a casa da frequência solar, preservando-a com uma temperatura mais estável e menos aquecida.

4. Nunca opte por construir uma casa sem a impermeabilização da laje

Sabemos que em construções antigas é comum tetos com telhas ou com o madeiramento expostos. Porém, além disso resultar em um ambiente muito quente, a chance de vazamento no telhado é maior — e ele ainda pode ocorrer em contato direto com fiações e com outros eletrônicos na área interna.

5. Sempre opte por uma mão de obra especializada

Embora pareça simples identificar problemas de vazamento no telhado, ao subir no telhado, você se expõe a grandes riscos, como quedas e fraturas severas.

Além disso, alguém inexperiente pode danificar toda estrutura da cobertura da casa e aumentar as infiltrações e as goteiras. Portanto, busque profissionais de qualidade e de confiança.

Como resolver o vazamento no telhado da sua casa e gastar pouco?

Grande parte dos vazamentos no telhado são resultados de erros durante a construção ou na manutenção da residência. E se a sua casa já apresenta este problema, não se desespere, pois é possível solucionar o dano sem gastar muito e sem ter prejuízos com obras complexas que atrapalham a rotina.

Muitas pessoas tratam o vazamento no telhado como um caso isolado, porém, é importante lembrar que a presença de água na área interna da moradia também resultará em mofo nas paredes, cupins e insetos na madeira e danos no circuito elétrico.

Ou seja, deixar baldes para captar as gotas que caem ou driblar a situação com toalhas e panos é a pior alternativa, já que coloca em risco o bem-estar e o patrimônio de toda família.

Então, para evitar imprevistos e custos ainda maiores, assim que notar um vazamento no telhado, conte com a ajuda da TempoTem, que realiza serviços de manutenção e cuidado domiciliar com os profissionais mais bem avaliados do mercado.

Para melhorar, a TempoTem possui o Plano Casa com 119 serviços disponíveis, desde prevenção e emergência, como chaveiro, encanador e eletricista até serviços de limpeza, instalação e trocas.

Quer saber mais? Dê adeus às goteiras e infiltrações hoje mesmo!

Autor

Bianca Amaral

Apaixonada por e-commerce e com mais de uma década atuando entre as áreas de Marketing e Inovação. Trabalhou com Eventos, “produtização” de Serviços e lançamento de Produtos, liderou a idealização e lançamento do Marketplace no Walmart.com Brasil e o lançamento de categorias na Amazon Brasil. Na TempoTem, dedica-se a trazer a simplicidade do e-commerce de Produtos para transformar o mercado de Serviços. Nas horas vagas, desdobra-se entre os papéis de mãe, atleta amadora de corrida de rua e entusiasta da cozinha saudável.

Deixe seu comentário